Consórcio para Belo Monte

Por Paulo Cezar

Mais uma vez a Folha “Falha”

Do Valor

Grupo Bertin forma consórcio para Belo Monte

Josette Goulart e Fernando Teixeira, de São Paulo
08/04/2010

O grupo atendeu a chamada pública da Eletrobras, encerrada ontem às 17h, para ter a estatal como sócia

Saem a Camargo Corrêa e a Odebrecht e entra o grupo Bertin. A empresa, junto com as construtoras Queiroz Galvão, OAS, Mendes Júnior, Serveng e ainda com apoio de um grupo chinês, formou um consórcio para disputar a usina hidrelétrica de Belo Monte. O grupo atendeu a chamada pública da Eletrobras, encerrada ontem às 17h, para ter a estatal como sócia. Essa pode ser uma saída para o governo federal, que viu ontem as duas maiores construtoras do país anunciarem oficialmente que estão fora da disputa por considerar o projeto economicamente inviável.

A pressão, no entanto, continua forte e fontes importantes do grupo formado por Andrade Gutierrez, Vale, Votorantim e Neoenergia, que há mais de uma semana se apresentou para ser sócio da Eletrobras, afirmam que com a tarifa imposta de R$ 83 por megawatt-hora o governo terá de ceder em alguns pontos se quiser uma disputa no leilão. Isso porque seria grande a dificuldade para obter o retorno do capital investido nas condições atuais.

As construtoras Odebrecht e Camargo Corrêa deram sua cartada final ontem ao anunciar a saída da disputa. Deixaram em aberto, entretanto, a possibilidade de voltar ao empreendimento caso o governo altere algumas condições da disputa. Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo, com capacidade para gerar 11.233 megawatts – uma obra que não pode ser dispensada no currículo de grandes construtoras.

Por sua vez, o grupo Bertin conta com o fato de estar bastante capitalizado após ter vendido seu frigorífico para a JBS. A empresa está investindo fortemente em infraestrutura e no setor de energia constrói 28 usinas termelétricas, que, juntas, vão somar um total de 5,3 mil megawatts de potência instalada

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora