sexta, 29 de março de 2024

Desinformação, a gente vê por aqui, por Eliara Santana

A construção da desinformação. Com estratégias sempre muito refinadas

Desinformação, a gente vê por aqui

por Eliara Santana

em seu blog

Por causa da live bacana sobre o SUS, ontem, não foi possível fazer o Boletim com detalhes. Mas quero comentar duas notas breves e marcantes da edição do JN.

A primeira é: “Desemprego sobe para 13,8% em julho e bate recorde histórico”. É a taxa mais alta desde 2002, atingindo 13 milhões de desempregados. A população subutilizada, que pode trabalhar mais horas, mas não consegue trabalho, subiu 14,7%. Há mais de 32 milhões de pessoas nessa situação. O que implica, obviamente, que essas pessoas que “poderiam trabalhar mais mas não conseguem” têm menos renda – ninguém trabalha mais apenas por prazer, certo? As pessoas trabalham porque precisam pagar boletos. Não é todo mundo que tem amigo que toma pra si todas as contas, de plano de saúde a mensalidade da escola do filho.

Pois bem, pra tratar esse assunto muito ruim, o JN gastou 22 segundos de sua preciosa edição de quarta-feira, geralmente recheada de perfumaria. Vinte e dois segundos pra dimensionar o caos de um pais com mais de 13 milhões de desempregados e com um enorme contingente de subempregados. No quadro projetado na tela, a construção referencial é interessante: “população subutilizada”. Ou seja, ao que parece, a população tá lá mas ninguém sabe muito como utilizar. A questão é apenas de “subutilização” mesmo. Nada mais profundo.

A segunda nota/matéria, na sequência é: “Economia brasileira cria 249.388 empregos com carteira assinada em agosto”. Num fundo bem neutro, azul e suave, Bonner citou o fato, satisfeito, dizendo que isso mostra sinais de reação da economia.

A nota, obviamente, foi maior que a anterior – teve 32 segundos. Resumindo, mostra que há sinais de reação, que apesar dos pesares, a economia reage. Balela. É reflexo talvez da abertura pós-pandemia, em alguns setores. Não dá pra tomar isso como “reação da economia”. Mas está lá posto, neutralizando o feito ruim da nota anterior grave sobre o desemprego.

Modalizar o lado ruim e fingir que a economia dá sinais de reação é a forma de sustentar Guedes, o Chicago Boy, o rapaz do mercado, o cara das facções neoliberais predatórias e das reformas. Isso reconfigura o cenário, o dado real, e o conta de outra forma, mais amena. Simbolicamente, pra se ter a dimensão do dado real desemprego, uma coisa é você ver imagens de pessoas nas ruas procurando emprego, sem esperança. Outra, bem diferente, é vc ver um quadro projetado na tela sendo explicado pela Renata Vasconcellos.

Na minha tese, dediquei umas páginas pra mostrar essas construções da economia em momentos históricos diferentes – com Dilma, Temer e Bolsonaro. As estratégias todas para destacar aspectos ruins quando a economia estava boa e esconder problemas quando a  economia estava um caos. Cenários reconstruídos que recontam realidades. E reconfiguram percepções.

Isso, amigos, é construção de desinformação.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma especialidade da globo platinada que se aprimorou ao longo dos anos. Uma empresa privada que goza da benesse do governo para impedir que o País melhore.

  2. No condomínio onde moro, houve substituição da empresa que administradora em agosto. A empresa que saiu demitiu quatro funcionários e a empresa que entrou contratou esses quatro funcionários. Sem interrupção do serviço.
    Quando o JN anuncia a criação de duzentos mil empregos está incluindo essas quarto contratações que foram meros ajustes entre empregadores, sem criação efetiva de nenhum posto de trabalho.
    Seria mais honesto informar o saldo de contratações e demissões, mas aí vai revelar a triste realidade que a Globo quer esconder.

  3. Adaptando Thomas Jefferson, A tirania existe quando a mídia não é isenta e quando o governo mantém o monopólio das armas através de uma força militar permanente para manter as revoltas longe do asfalto. Só nos oferecem e ensinam o caminho do estado de direito com representação de esquerda ou direita. É hora de sairmos dessa bitolação programada por engenharia social e honrar os verdes na revolução russa, os anarquistas da revolução espanhola e saudar Rojava. A única saída para uma nação soberana é cada indivíduo ser soberano, a única forma de não termos mídia e governos que mentem é ter uma população que não tolere mentiras. É hora de abandonar nossa velha opinião formada sobre tudo e rever o que de fato queremos para nós e nossos filhos http://www.desocultismo.com.br

  4. E não é lindo?
    Isso se chama prestidigitação, o truque mágico do ” nada nesta mão, nada nesta, nada nas mangas e, “voila”, o aumento do desemprego vira aumento de empregos com carteira assinada.
    Muito legal, embora infame.
    É lindo de se ver o quadro da Renata com a taxa de 13,8% sem qualquer sinal na frente e “13,1m” de pessoas desempregadas
    e se comparar o outro quadro da Renata com +14,7% e “32,9m” de pessoas, englobando um período idêntico(veja que fizeram questão de colocar um sinal + na frente da porcentagem e o comparativamente elevado número de pessoas)
    O visual é irretocável e garante que as entrelinhas ou o cerne da notícia sejam irrelevantes, de modo a prevalecer a aparência dos fatos sobre a sua compreensão adjacente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador