Dilma é figura rara na política brasileira, diz NY Times

Do Jornal do Brasil

‘NYT’: “Dilma é um dos raros políticos no Brasil que não são acusados de enriquecimento ilícito”
 
Jornal americano fala sobre a batalha da votação do impachment na Câmara

Em reportagem publicada nesta terça-feira (12), o The New York Times destaca a votação do relatório de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (11) e reforça: “Deve-se lembrar que Dilma é uma das raras figuras políticas no Brasil que não estão enfrentado acusações de enriquecimento pessoal ilícito.”

A reportagem destaca que os ânimos estavam exaltados na sessão que, após longas considerações de cada parlamentar presente, terminou com 38 votos a favor do andamento do processo  e 27 contra o afastamento da presidente.

>> Veja aqui a reportagem na íntegra

Segundo a reportagem, os partidários de Dilma devem agora lutar por mais votos antes da votação na Câmara, onde esperam evitar que dois terços dos 513 deputados votem pelo impeachment.

O jornal americano informa que a votação que ocorrerá neste fim de semana, no domingo (17), aponta para uma nova etapa volátil na crise política do Brasil. “Se a medida de impeachment for aprovada na Câmara, o processo seguirá para o Senado, que decidirá o futuro da presidente. Se o Senado opta por avançar, Dilma será suspenso e substituída pelo vice-presidente, Michel Temer.”

O ‘NYT’ destaca que Dilma e seus principais assessores argumentam que o processo de impeachment é um golpe de Estado. “Incapazes de acusa-la por corrupção, seus adversários estão tentando impeachment por manipulação orçamental envolvendo o uso de recursos de bancos estatais para cobrir lacunas de orçamento. Deve-se lembrar que Dilma é uma das raras figuras políticas no Brasil que não estão enfrentado acusações de enriquecimento pessoal ilícito.”

“A história não perdoará os atos de violência contra a democracia”, disse José Eduardo Cardozo, o advogado-geral da União, em defesa de Dilma na segunda-feira (11), descrevendo as deliberações do painel de impeachment como ” golpe de Estado de 2016.”

O jornal acrescenta que durante a sessão, vazou para a imprensa uma gravação de 15 minutos do vice-presidente Michel Temer, com discurso triunfante, afirmando o impeachment como certo e apelando para um governo de “salvação nacional”.

 

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, acabo de ler na minha

    Nassif, acabo de ler na minha página do Face que Míriam Leitão, sem querer (querendo), deixou vazar um telefonema dela, onde diz que está no Congresso, assistindo tudo e vendo a roubalheira. Diz que os caras tão cooptando gente pra votar, e que as manifestações de ontem era de gente com transportes, comida e até 350,00 para estarem na manifestação. Aparece o áudio com a voz dela, como de quem está chocadíssima e diz que esse impeachment tem que passar para tirarmos a corja de larões que está no poder. E que o povo tem que estar nas ruas todos os dias e todas as horas, etc.

    Veja que como disse Dilma em seu discurso temos que estar atentos a tudo. Agora querem pegar Lula, no seu hotel, para ligarem-no a corrupção por compra de votos. Até domingo, Lula que se cuide.

  2. ACHO QUE OS AMERICANOS

    ACHO QUE OS AMERICANOS ACORDARAM PARA O QUE SEUS COMPATRIOTAS ESTÃO FAZENDO COM O BRASIL E QUASE TODA A AMÉRICA DO SUL, DE NOVO. 2 PASSOS À FRENTE, 4 ATRÁS, ASSIM CAMINHA O BRASIL DESDE SEMPRE. MUITO TRISTE TUDO ISSO!!!!

    1. Até os yankees estão se dando conta que é golpe mesmo!!!

      Verdade, DISSE TUDO/ é lamentável a que ponto chegaram os golpistas: CRETINICE TOTAL.

  3. Nassif, eu gostaria de avisar

    Nassif, eu gostaria de avisar que a instituição FIESP está possivelmente financiando uma compra generalizada de votos a favor do processo de impeachment. Eu suspeitei que Temer estivesse negociando algo assim com o presidente do partido PP e realmente logo depois o PP anunciou que irá apoiar o impeachment. Eu pensei daonde viria o dinheiro e então notei uma notícia sobre a suspeita de que a FIESP estaria fazendo caixa para bancar o impeachment, e se os valores são verdadeiros seria possível pagar um milhão para cada parlamentar e ainda sobraria dinheiro. Coincidências demais em um curto espaço de tempo, o que me sugere que é perfeitamente possível que esta entidade tenha decidido por simplesmente comprar todos os votos que precise para fazer o processo de impeachment passar e então subornar também os senadores do seu senado.

    Eu espero estar errado, mas sinto o cheiro de que a democracia do seu país está sendo comprada.

    1. SOMOS UMA REPUBLIQUETA DE BANANAS

      Somebody (temporário). Não duvido desta sua suspeita. Isto é próprio desta entidade. Hoje, todos sabem que em 1964 o Presidente da FIESP,  levou ao Gal Amary Cruel, então, comandante do II Exército em São Paulo, uma maleta com mais de um milhão de dólares para que ele e os seus comandados apoiassem o golpe. E não se deu outra coisa. O dinheiro falou mais alto. E ele, o Gal, era tido como amigo de João Goulart. Esta é a poderosa FIESP, e também convenhamos, todas as outras entidades patronais deste país. Pessoas que desrespeitam as leis, que se lixam para a constituição. Não é atoa que somos o que somos: UMA REPUBLIQUETA DE BANANAS.

  4. Estamos diante da

    Estamos diante da possibilidade concreta de termos uma presidenta, segundo a opinião geral honesta, preste a ser inabilitaba politicamente pelos próximos 8 anos, enquanto no congresso inúmeros deputados e senadores com uma ficha criminal extensa, continuarão disputando eleições naturalmente.

  5. Revendo o áudio, Míriam diz à

    Revendo o áudio, Míriam diz à colega que estão oferecendo até um milhão de reais para quem votar contra o impeachemt. “É um escândalo. Tenho muito nojo disso, porque é dinheiro do povo?”

    O negócio é sério porque é uma forma de mover o povo para o caos, e com muito ódio. Alguns seguidores agem como a jornalista, também expressando nojo e ódio dos petralhas. 

    Chocante é a gente ver, e saber que o que se pasa é exatamente o contrário. Tá na cara que Cunha, Temer, Moreira Franco e tantos outros, de outros partidos, é que estão no fito de comprar até a alma dos parlamentares para dizerem sim no domingo, prometendo vantagens financeiras, e talvez ameaçando quem não votar pelo impedimento de Dilma. 

     

  6. É justamente por Dilma não

    É justamente por Dilma não querer esquemas de enriquecimento pessoal ilícito que os golpistas querem pegá-la. Pense quem são os golpistas, Aécio Neves da Cunha e Eduardo Cunha na dianteira: será que os golpistas acham certo ou errado o enriquecimento pessoal ilícito? Que outros professores aposentados e ex-presidentes da república têm apartamento em Paris? E Serra? E sua filha Verônica?

  7. Até o NY reconhece!

    Será que esta reportagem não mereceria a 1ª página dos jornais brasileiros?

    Ah! Esqueci! Como diria o Moro, “não vem ao caso”!

  8. Lembro , se não me engano, a

    Lembro , se não me engano, a frase  de Stanislau Ponte Preta, ” Ou moralizamos para valer ou nos locupletamos todos” A Dilma resolveu moralizar, segundo o  post  ” Dilma versus Cunha, a origem, por sérgio Medeiros”. Deu no que deu. O Cunha e quadrilha se dando bem e nós que pagamos a conta se arrombando.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador