Em meio a crise, aumenta a virulência entre Globo e Lula, por Nelson de Sá

Jornal GGN – Em análise publicada na Folha de S. Paulo, Nelson de Sá comenta que, junto com o crescimento da radicalização política no país, também tem aumentado a virulência entre a TV Globo e o ex-presidente Lula. No sábado, o Jornal Nacional questionou um pedido de resposta de Lula, afirmando que não deixou de procurá-lo para dar sua versão sobre a denúncia do Ministério Público de São Paulo. Já no domingo, o Instituto Lula mostrou que o e-mail utilizado como prova pelo telejornal teve o logotipo da GloboNews apagado, acusando a emissora de enganar o público.

Nelson de Sá também ressalta que se acumularam “críticas e ironias” dos dois lados durante todo o episódio, e diz a denúncia sobre o imóvel da família Marinho em Paraty (RJ) coincide com o aumento nas menções a Lula e seus familiares no Jornal Nacional, “o que talvez ajude a compreender a crescente virulência dos ataques de parte a parte”. Ele conclui que tanto Lula quanto a Globo estão “com influência limitada sobre os acontecimentos, mas o rancor só faz crescer”. Leia mais abaixo:

Da Folha

Junto com a crise, cresce a virulência entre Globo e Lula

NELSON DE SÁ
 
Paralelamente à radicalização política no país, uma outra divisão, de caráter quase individual, vem crescendo e atingiu seu auge –até o momento– no “Jornal Nacional” de sábado, horas antes das manifestações.
 
O principal telejornal da Globo questionou longamente um pedido de resposta do ex-presidente, dizendo que “não é verdade” que deixou de procurar Lula para registrar sua reação às acusações dos três promotores paulistas.
 
Apresentou um e-mail como prova de sua solicitação de comentário.

 
No domingo, o Instituto Lula contra-atacou postando que a reprodução do e-mail pelo “JN” havia apagado o logotipo do canal Globonews, cujo repórter havia solicitado o comentário, numa “farsa” para “enganar o público”.
 
Amontoaram-se críticas e ironias, das duas partes, no episódio todo.
 
Mas o que chamou a atenção foram os 7min8s do “JN”, inclusive 1min46s para trechos da resposta pedida por Lula –ao que parece mostrados preventivamente, pois os advogados do ex-presidente “preparam medidas judiciais”.
 
Houve várias tiradas pela voz de Alexandre Garcia, como: “Se os fatos são ofensivos ao ex-presidente”, não é culpa da Globo. Ou ainda: “A emissora não é parte nas investigações a que está sujeito o ex-presidente”.
 
Sobre esta última ironia do “JN”, há duas semanas um parlamentar próximo a Lula pediu investigação de um imóvel supostamente vinculado à família que controla a Globo –e já mencionado publicamente pelo ex-presidente.
 
A denúncia, levantada por blogueiros também próximos a Lula, coincidiu com o aumento nas menções a seus familiares no “JN”, o que talvez ajude a compreender a crescente virulência dos ataques de parte a parte.
 
Um dos blogueiros da denúncia sobre o imóvel é Fernando Brito, curiosamente o autor do célebre direito de resposta de Leonel Brizola no “JN”, pela voz de Cid Moreira, em 15 de março de 1994.
 
A audiência da Globo e o poder do governador do Rio estavam então no seu maior patamar. Não se pode dizer o mesmo da Globo e do Lula de hoje, ambos com influência limitada sobre os acontecimentos, mas o rancor só faz crescer.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Todo mundo é incompetente, inclusive você…

    Esse assunto de “Globo” já está cansando também…

    Ora, se é verdade que a “globo” usa e abusa de seu poder ( e eu , particularmente, também penso que faz isso)  não podemos deixar de pensar que é também verdade que NINGUÉM consegue NADA contra a globo Todos dizem que a globo é isso e mais aquilo. Que a grande mídia faz e acontece. Que não cumpre a constituição de 1988. Que há monopólio da mídia no brasil e a globo é a principal monopolista. Que há propriedade cruzada, enfim, uma infinidade de “julgamentos” à respeito da CONCESSÃO PÚBLICA DE RÁDIO E TELEVISÃO.

    Ora, por que então NINGUÉM toma providência?

    Por que não se CASSA a concessão das “organizações globo? Ou, por que a “concessão” , AO QUE PARECE, tem caráter vitalício?

    Por que conviver com essa  suposta “absurda manipulação” da opinião pública com o flagrante descumprimento dos preceitos constitucionais?

    Vamos combinar…

    É muito papo e pouca ação.

    E a culpa é também nossa. 

    Somos manipulados, sabemos disso, sabemos apontar TODAS ( ou quase todas)  as “fraudes” só que NADA, efetivamente, acontece.

    Então, 

    Seja você também um “BOVINO”…

    Saudações 

  2. Efeito colateral…

    A CIA precisa melhorar as formas de implementação das “Primaveras…”

    Por que em todos os paises em que isso aconteceu, houve um renscimento das identidades que estavam dentro de cada nação.

    Grupos de extrema-direita a extrema-esquerda buscam REDESENHAR SEUS ESPAÇOS e com a disponibilidade democrática, ganham força e figor E VISIBILIDADE.

    A rede globo assim como os estremistas de direita estão apenas demarcando território.

    É como se a unidade estevisse se rompendo e passasse ao cada um por si – o que é péssimo, mas é um sintoma de todas as revoltas do tipo “Primaveras árabes”.

    Ai é que entram as forças organizadas do #nãovaitergolpe

  3. Nelson de Sá foi muito

    Nelson de Sá foi muito comedido, tentando dssimular uma falsa neutralidade da linha editorial da Folha. Será que o articulista vê com neutralidade a perseguição política e a guerra que o PIG (Globo à frente) declarou ao ex-presidente Lula. Quando Nelson de Sá escreve “Mas o que chamou a atenção foram os 7min8s do “JN”, inclusive 1min46s para trechos da resposta pedida por Lula –ao que parece mostrados preventivamente, pois os advogados do ex-presidente “preparam medidas judiciais”.” o que está querendo dizer, nas entrelinhas?

    Meus botões me dizem que Lula conseguirá, por via judicial, o direito de resposta que a Globo lhe negou. Se Dilma Rousseff não tivesse sido tão covarde e vetado o trecho da Lei que permitia ao injuriado, ofendido, caluniado ou difamado veicular, ele próprio, no meio de comunicação que lhe fez injúria, ofensa, calúnia ou difamação, por meio de gravação sonora ou audiovisual, certamente os donos da Globo e a malta que lhes serve não se mostrariam tão renitentes e virulentos nas denúncias sem provas – contra Lula , o PT, os petistas e  Esquerda em geral – que tonitruam como a mais absoluta verdade. 

    Resumo: a Globo sentiu a dor pedrada. Ela é, agora, também vidraça. Viva a internet! Os jornalistas e blogues independentes acertaram e feriram o Golias.

     

  4. Amontoaram-se críticas e ironias, das duas partes, no episódio

    A hora que alguém começa, por sobrevivência é claro, a peitar a Globo vem o texto e diz que os dois lados são irônicos e dando a entender que o juiz tem que dar cartão para os dois.

     

    Ora, todos sabem que o PIG Global já ganhou eleições, manipula o país, manipula o carnaval para apresentar o B.Brother ( mais cultural do  o que vem do povão), manipula o futebol ( que até  hoje e sempre comerá na mão de quem dá mais e que se danem os torcedores), manipula junto com os eco-bancos a economia do país e saúda a destruição da Amazônia,…..etc….

    E aí vem o GGN dar uma de bonzinho !  Tem é que calar a Globo – o dia que acabar a Globo, o Brasil melhora !

    Tem é que ver por que existe o rabo preso e ninguém constesta a concessão !  Talvez exista jurisprudência , como nas linhas cariocas de ônibus que tornavam estas  eternas, mas nada que uma nova lei não possa ser aplicada e acabar com esta mamata.

    Tem que  criar uma TV estatal ou pró- governo que dê as notícias verídicas. Tem que criar um site do governo que diga a versão deste. Assim as más notícias mentirosas teriam menos alcançe.

    1. Chame de Organizações

      Chame de Organizações Criminosas Globo.

      Sonega impostos, lava dinheiro, oculta patrimônio, está com problemas com FBI em relação ao escândalo FIFA/CBF*, etc etc

      É ou não É uma organização criminosa?

      * Com relação a este crime já tem uma Juíza de primeira instância escalada para abafar o caso.

      Isto também é crime.

  5. Essa luta é de vida ou

    Essa luta é de vida ou morte.

    Ao final, só um sobrevive. Não há possibilidade de os dois coexistirem.

    Acredito que o Lula leva uma certa vantagem, porque só agora o Lula começou o ataque.

    Ao contrário, a Globo está com a imagem desgastada de golpista,manipuladora e sonegadora.

    A Globo só conta com os coxinhas para derrubar o governo e o Lula.

    Acredito que o desespero bateu à porta da Globo.

  6. a globo foi e  é golpista e

    a globo foi e  é golpista e contra os sindicalistas e o

    governo popular desde que nasceu o sistema globo-time life…

    lula tem direito de se defender dessas infamias…

    a história não pode ser sempre contada soMente pela globo,

    conforme seus interesses…

    há um bem  maior – o país, a nação.,,..

    a nação não é a globo…

    um dia a glObo cai do cavaLO

  7. A Globo foi pro tudo ou nada

    Tremo só de pensar no que a Globo vai ganhar em termos de poder, benesses e influência, caso triunfe.

    A famigilia Marinho será o Governo efetivo do país. Terá todos sob seu poder. Poderá chantagear, fazer e derrubar quem quiser nos 3 poderes da República.

    Quem poderá deter a Globo e o Estado Policial que se implantará após um eventual Impíxim da Dilma + prisão do Lula?

    Teremos, ao menos, 10 anos de retrocesso político, social e econômico.

    Enquanto o Golpe não passa, estarei nas ruas defendendo a democracia.

    Se o Golpe entregar o país nas mãos de um fantoche da Globo e dos seus Justiceiros, não sei se vou querer ficar aqui para ver meu país ser destruído e retroagir ao perfil Casa Grande e Senzala.

    Já renovei meu passaporte.

  8. Direito de resposta de 2

    Direito de resposta de 2 minutos com novos ataques de 5 minutos geram novo direito de resposta, até que a emissora dê um mínimo de isenção e veracidade no tratamento dos fatos!

  9. O canal chama TVT e esta no

    O canal chama TVT e esta no canal 8 da tv digital, se não me engano.

    Me livrei da globo por completo. Algumas vezes ligo a CBN para ver a estratégia do grupo, mas tenho sempre que tomar um engove antes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador