Em nota, BNDES critica “postura enviesada” da revista Época

Do BNDES

Resposta do BNDES à Revista Época
 
A reportagem “Ministério Público diz que o governo repassou irregularmente R$ 500 bi ao BNDES” evidencia, mais uma vez, a intenção de “Época” de atacar o Banco público e seu presidente. O texto tenta transformar a prática rotineira de consulta e pedido de esclarecimentos dos orgãos de controle em suspeitas e condenações prévias, revelando parcialidade e falta de isenção, tendo como alvo instituições públicas com enormes serviços prestados ao país. 
 
Apesar de ainda não dispormos do teor do suposto questionamento do Ministério Público e de termos sido procurados a apenas poucas horas do fechamento da reportagem, o ‪‎BNDES‬‬ respondeu de maneira enfática que não foram utilizados recursos da chamada conta única do Tesouro nas operações dos empréstimos concedidos ao Banco. A resposta foi relegada ao pé da matéria, de maneira burocrática, evidenciando a falta de rigor técnico e a intenção sensacionalista de “Época”, ao não apresentar as informações do Banco como contraponto as afirmações feitas ao longo do texto. Lamentáveis, mas ao mesmo tempo reveladoras da baixa qualidade e da intenção da revista, são expressões utilizadas na reportagem para desqualificar o BNDES e as empresas brasileiras.
Em linha com sua postura de ataque ao Banco, pouco mais de um mês após publicar texto semelhante, a revista requenta as críticas ao apoio do BNDES às exportações de bens e serviços brasileiros para as obras do metro de Caracas. Novamente, mesmo sem ter sido comunicado do pedido de informações do Ministério Público sobre o tema, o Banco deu todas as informações para a revista, idênticas aquelas transmitidas anteriormente à publicação. O tratamento dado a resposta foi, mais uma vez, burocrático, e os argumentos técnicos enviados, que responderiam de maneira direta a questionamentos contidos na reportagem, foram omitidos.
 
O BNDES reitera que tem fornecido todas as informações demandadas pelos órgãos de controle e que os procedimentos adotados nos créditos para exportações de bens e serviços brasileiros para as obras do metro de Caracas foram absolutamente regulares e dentro das práticas usuais do Banco, sem qualquer excepcionalidade. 
 
Finalmente, o BNDES reafirma que tem fornecido, de maneira consistente e detalhada, todos os esclarecimentos que lhe são solicitados pelo TCU e por outros órgãos de controle, por todas as esferas do Estado brasileiro, por entidades da sociedade civil, pela imprensa e pelo cidadão que interage com o Banco por meio de nossos distintos canais de relacionamento. Temos convicção absoluta da lisura e correção das práticas adotadas pelo BNDES e certeza de que a conclusão dos procedimentos em curso vai evidenciar a postura enviesada e não isenta de “Época” em relação ao Banco.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para tomar o poder, a direita

    Para tomar o poder, a direita golpista se vale de todos os instrumentos: mídia comercial, braços não-democráticos do Estado (PF, MPF PJ), atacam a soberania do País (prisão do coordenador programa nuclear brasileiro), os bancos públicos de desenvolvimento e financiamento da infra-estrutura e setores-chave, como a agricultura (BNDES, CEF, BB), se aliam ao interesse estadunidense co o objetivo de desmantelar as cosntrutoras brasileiras, tentam esfacelar e privatizar a Petrobrás e os recursos energéticos. Acho que são capazes de vender a alma ao diabo (para usar símbolos e força de expressão dos que acreditam nessas entidades), para atingirem o nefasto intento. Não confundo essa direita perversa com aquela parcela dos cidadãos que, democraticamente, defendem idéias liberais ou conservadoras identificadas com uma direita cidadã, que valoriza o interesse nacional, o Estado Democrático de Direito e retidão na gestão pública.

    1. Nada como o tempo para demonstrar que a PF e o MPF estavam certos e de que o BNDES do tempo dos petralhas era mais uma organização criminosa para desviar recursos dos brasileiros para corruptos nacionais e estrangeiros.

  2. A qual grupo ela pertence ?

    A um grupo de não brasileiros e que somente visam seus próprios interesses, apesar de ter sido criada e amparada com o nosso dinheiro. Mas ela foi criada, ou melhor a sua rede de TV foi criada para colaborar na Ditadura e mostrar o Brasilzão da época dos militares. Grande colaboradora ! tão grande queultrapassou todasas demais e se tornou a dona do futebol, dos carnavais, das copas e seus donos se tornaram a famiglia mais rica do país, e ainda eleger seus candidatos à presidente. Por isso a birra !

  3. O BNDES DEVERIA ERA NÃO MENTIR PARA OS MICRO EMPRESÁRIOS

    O BNDES entope a mídia de propaganda enganosa, não tem dinheiro nenhum para as microempresas a não ser que o dono seja milionário e esse certamente não precisaria do BNDES. Chega a ser vergonhoso o bulling que comete com os microempresários os fazendo fazer cadastro e negando. O dinheiro que gastam mentindo deveria estar era financiando o progresso e as microempresas e o pior disso para as empresas envolvidas na LAVA JATO tem dinheiro a hora que querem, para os micros a covardia do credito negado. O BANCO DO BRASIL deveria ser privatizado ele não atende mais aos anseios do povo brasileiro, virou um devastador de sonhos os seus juros no giro para uma microempresa chegam ao patamar de quase 5% ao mês, me digam que interesse o BANCO DO BRASIL tem em fornecer um cartão a mais ou menos 1% do BNDES? Não tem, o BANCO DO BRASIL virou um agiota mor o escravizador e pilhador por assim dizer dos microempresários. Vergonha, a campanha da DILMA falava outra coisa. MENTIRAM e continuam MENTINDO e gastando com a mídia por nada, somente para enganar. Esta CPI está vindo em boa hora e deveria começar analisando a negativa do cartão para os micros baseando na covardia do BANCO DO BRASIL e entender a investigação também ao BANCO DO BRASIL.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador