Em qual jornalismo acreditar

Do Grupo de Mídia da Comunidade do Blog

O Jornalismo e a verdade na qual queremos crer

* Posted by Victor Luiz Barone Junior

“A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro.” Noam Chomsky

O jornalista estadunidense Chip Rowe publicou certa vez na revista American Journalism Review uma reportagem sobre a relutância dos profissionais de imprensa em dar entrevistas aos seus colegas de profissão: “As pessoas da comunidade jornalística têm as mesmas suspeitas do público de que suas palavras serão distorcidas”, afirmou Rowe. Na mesma linha, seu conterrâneo David Shaw citou – referindo-se ao mesmo tema – uma história dos tempos em que cobria a mídia para o Los Angeles Times, quando um editor do próprio veículo se recusou a conversar com ele sobre uma pauta, estendendo a proibição aos seus repórteres.

O professor Ken Metzler, que durante vinte anos estudou as relações entre fontes e repórteres na Universidade do Oregon, fez o seguinte diagnóstico sobre este desconforto: “A mídia comete tantos erros que os repórteres sentem-se paranóicos para dar entrevistas; sentem-se desamparados”. Outra explicação para o mal-estar entre colegas de ofício foi dada por Jack Shafer: “Eles vivem de encher lingüiça. Então sabem o que vai na lingüiça” (continua)

Luis Nassif

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. para variar….a manchete
    para variar….a manchete chamou-me atençaõ……mas quando me dei ao trabalho de lêr…decepcionei-me…..não cheguei a conclusão nenhuma…o que eu tento passar para minhas filhas e pessoas interessadas….é que devemos ter muito cuidado com a informação…e principalmente quem a passa….por exemplo….voce vai confiar numa informação passada pela RECORD…se o assunto for religião..?, ou voce vai confiar numa informação passada pelo jornal feito por um sindicato….?…e assim sucessivamente…inclusive grandes emissoras de radio tipo JOVEM PAN…já vi varias reportagens duvidosas…..infelizmente não exixte jornalismo independente….pois seus proprietarios tem interesses mesmo que discretos nos bastidores….

  2. A pouco assisti a um
    A pouco assisti a um documentário em que dizia que a publicidade surgiu da necessidade de se vender remédios que ninguém precisava com o intuito de aumentar vendas.
    Exatamente como ocorre com a imprensa hoje.

  3. O Victor arrasou. A afirnação
    O Victor arrasou. A afirnação do Chomsky talvez seja a explicação porque nós (Brasil) ficamos na mesmice, não conseguimos dar um passo à frente. Afinal, a imprensa que faz a cabeça de nossos lideres e a nossa é oligopolista, comprometida com interesses inconfessávels. É deploravel. Com isso nossos problemas ainda são os mesmos que existiam no 1º e 2º Império. Por exemplo: a escravidão. Ainda não conseguimos resolver esse problema no campo e na maioria dos lares brasileiros onde a exploração da mão de obra é cruel e achamos que isso é normal.

  4. Eu acredito em dois tipos de
    Eu acredito em dois tipos de jornalismo, atualmente:
    1. nos veículos impressos que mostram compromisso com a verdade factual, como é o caso de CartaCapital.
    2. em blogs sérios, como este, que permite a expressão do leitor.
    Atentem, colegas leitores do blog, à coluna do ombudsman da Folha de hoje, 28/12. Ele enumera 12 solicitações dos leitores para melhoria do jornal. Jornal impresso vive de vendas. Que podem diminuir caso o jornal não seja mais bem aceito. Vide o caso da mesma Folha após as eleições de 2006.
    Um abraço

  5. Bem oportuno este
    Bem oportuno este questionamento para sentirmos o quanto, ainda, somos vítimas da colonização de exploração até no jornalismo (comunicação) não nos deixam ser autênticos e, quando se faz um jornalismo independente nós já colocamos em dúvida se é verdadeira ou não a matéria. Vejamos o caso do desmatamento em nosso país, gasta-se rios de dinheiro para aprecia,r via satélite, aonde ocorrem e outros milhões com ONGS viciadas e nada se faz para equipar e suprir o quadro de fiscais, interessante não é, assim e que somos um colonizados.

  6. Nassif, com a nossa mídia
    Nassif, com a nossa mídia quase toda, integrada nos mesmos interesses, os repórteres no Brasil , não tem muito medo de dar entrevistas, pois são “”eles, entre eles”. Só sabemos de alguma coisa, quando algum deles é contrariado, aí…
    Agora, interessante, do post, “A mídia comete tantos erros…..”.
    Definição de erro: engano, equívoco, resultado falso, incorreção, desvio do caminho, mau comportamento, desregramento, delito, culpa.
    Acho que essas várias definições, explicam porque a maioria da nossa mídia e jornalistas, são comprometidos com a verdade…Sdc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador