Emissoras brasileiras começam a cortar supersalários

Sugerido por Cláudio José

Do Uol

Acaba a era dos supersalários na TV brasileira

Ricardo Feltrin

Numa política radical de contenção de gastos, três das maiores redes TV aberta (Globo, Record e Band) deverão economizar mais de R$ 100 milhões somente em salários este ano. Só a Record estima que o corte de custos salariais vai economizar R$ 60 milhões até dezembro.

A Globo deve cortar o mesmo, mas a redução deve ocorrer de forma parcelada, até o final de 2015 (à medida que forem vencendo os contratos antigos).

Para a Record, os R$ 60 milhões ficaram quando profissionais famosos deixaram a casa nos últimos meses. É o fim da era dos supersalários na casa.

Nos últimos oito anos, a Record investiu pesado em contratações e no assédio a profissionais das concorrentes. Com isso, chegou mesmo a causar inflação no mercado profissional, afetando outras emissoras que tiveram de ceder reajustes muitas vezes fora da realidade. O assédio ocorreu em quase todos os setores da TV: dramaturgia, esporte, jornalismo, humor, produção e áreas técnicas.
A nova diretriz, porém, põe fim à era dos supersalários, como os que já foram pagos a profissionais como Gugu Liberato (R$ 3 milhões), Ana Paula Padrão (R$ 450 mil), Tom Cavalcante (cerca de R$ 500 mil) e a atriz Bianca Rinaldi (R$ 100 mil, até então o maior salário da área dramatúrgica).

Somente com a saída desses profissionais, a Record já economizaria cerca de R$ 50 milhões por ano, mas houve mais cortes pontuais feitos em outros setores da casa, como rádios e o site.

A Record também mantém agora um quadro muito mais enxuto de atores e atrizes. São cerca de 200 artistas, ou seja, um quarto do que a Globo mantém. A maior extravagância do ano foi a contratação de Sabrina Sato, mas estima-se que ela não receba nem R$ 250 mil –ou seja menos de 10% do que Gugu ganhava.

Globo e vocês

Cabe lembrar que a Globo também está dando fim à era dos megasalários para as grandes estrelas da casa. Com exceção de cerca de 100 dos chamados “medalhões” das novelas, praticamente todos os jovens atores agora só receberão por obra, e mais um pequeno percentual quando a emissora sabe que usará esse ou aquele ator ou atriz em outras histórias no futuro próximo.

O departamento de humor da casa foi bem reduzido nos últimos meses, com preferência por formatos mais enxutos.

Mesmo a Band não está mais disposta a enfiar a mão no bolso. A emissora, que teve seu elenco atacado por SBT, Globo e Record nos últimos meses (perdeu Danilo Gentile, Mônica Iozzi e Sabrina Sato, respectivamente), desistiu de qualquer contra-ataque, a despeito da mágoa e do que considera falta de ética por parte das demais emissoras. E desistiu porque não tem dinheiro.

Outra que não tem mais o que cortar é a RedeTV!, que tem investido o mínimo com elenco e vende boa parte da programação para terceiros. A emissora de Osasco é a que mais tem apostado em fofocas de famosos.

O SBT é a emissora com menos “gordura” para cortar, pois trabalha num sistema diferente das demais: o artista recebe de acordo com o que seu programa fatura. Se não faturar nada, nada recebe.

Cabo do medo

Muitos ex-profissionais da TV aberta decidiram migrar para os canais a cabo e parecem estar satisfeitos: Rosanna Jatobá (NatGeo), Sabrina Parlatore (canal Glitz), Cazé (Discovery) e até Milhem Cortaz, que divide seu tempo entre a Record e o Discovery, além do cinema.

Ou seja, não apenas acabou a era dos supersalários da TV aberta, mas também terminou a era dos galãs e estrelas intocáveis.

Talvez pelo advento da internet e outros formatos de tela, nenhum profissional mais, com raras exceções, poderá se dar ao luxo de se achar imprescindível a qualquer emissora –seja aberta ou fechada.

Redação

20 Comentários

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  1. Só a Miriam Leitão é

    Só a Miriam Leitão é inatacável. Será ? por quanto tempo ainda ? Penso que enquanto ela continuar usando as notícias, comentários e previsões econômicas das agências de economia e  dos jornais americanos e ingleses, fica !. Mas ela que não se meta a comentar as boas notícias econômicas do governo, mesmo com os porens, todavia , contudo, MAS  costumeiros. Este ano tem eleições, viu Miriam. Muito cuidado.

  2. Esse mercado inflado, fez com

    Esse mercado inflado, fez com que uma rede de ensino de idiomas lançasse um comercial com um ator americado, ao preço de US$10.000,00. A turma daqui não quiz fazer por menos  do correspondente a US$ 500.000,00

    Estão SEM PARÂMETROS DE BOM SENSO. 

  3. “É o capitalismo, estúpido.”

    Os rostos que perfilam os produtos ficam mais caros que os próprios produtos. A área de comunicação em geral tem muito glamour e conteúdo duvidoso. Acho que só não falta emprego para um tipo: o contador.

  4. Quem quer, quem quer, oêe

    ..,,,a Band, que teve seu elenco atacado por SBT…

    …o SBT é a emissora com menos gordura para cortar…

    De repente tá bem o patrão, sorte do Sílvio, azade outros.. Tomara que não descuide de sua biografia. 

    Será que alguns salários de lá vão aumentar ? O tempo dirá.

  5. salários exorbitantes e submissão…

    em certas áreas o trabalho é o que menos importa……………

    ou justamente nas áreas onde quem paga não é o empregador

     

    se liga MPF

  6. Se a moda pega

    Os Clubes de Futebol poderiam tomar esta mesma atitude com os jogadores e reduzir radicalmente o “cache artístico” daqueles empresários de chuteiras.

  7. Muito bem feito. Que a onda

    Muito bem feito. Que a onda chegue no futebol. Treinadores, a exemplo de Luxemburgo, ganharem fábulas de dinheiro para ficarem gesticulando na beira de gramados foi o começo do fim da estabilidade financeira dos clubes. O mesmo vale para jogadores.

    Por mim, Faustão, Datane e Marcelo Voz de taquara deveriam era pagar, e muito, para aparecerem na TV. Esse trio é de lascar o cano. 

  8. Noticia animadora. Próximo

    Noticia animadora. Próximo passo,  inevitavelmente,   será   cortar,reduzir, extinguir o lixo  que é oferecido  aos     telespectadores dos  canais livres e pagos. A subcultura  que é imposta   a quem  ingenuamente  assiste  a trupe  de falastrões a  enganar,manipular  e subestimar a inteligência alheia. 

    Que o passaralho  os acolha !

  9. Esse povo todo é funcionário

    Esse povo todo é funcionário público fantasma. Quem sustenta a tv brasileira são as verbas publicitárias públicas. Se acabasse a farra da publicidade estatal não existiria mais nenhuma tv aberta no Brasil.

  10. Diario de São Paulo saiu de edifício e vai para prédio pequeno.

    O ex-Diário Popular, agora Diário de São Paulo, de propriedade das Organizações Globo, saiu de um grande edifício na Rua Major Quedinho, no Centro de São Paulo, para um pequeno prédio assobradado na Barra Funda, onde antes funcionava uma revendedora de autopeças.

    Resta saber por quanto tempo o velho OESP vai resistir na sua sede faraônica da Marginal do Tietê. E também, quando a “Folha de São Paulo” vai desocupar a velha sede da Barão de Limeira e passar a ter como endereço um local do tamanho de uma padaria, como é a nova sede do Diário de São Paulo.

    Não adianta colocar a culpa na internet. A percepção de cada vez maiores parcelas da população de que a imprensa corporativa divulga “informação” (com aspas obrigatórias) ao invés da verdadeira informação é também muito responsável pelo ocaso da velha mídia.

     

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