Folha continua assassinando reputação de vereador inocentado

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O vereador Antonio Donato (PT-SP) é uma das unanimidades da Câmara de Vereadores de São Paulo. Dono de uma biografia limpa, tornou-se Secretário de Governo do prefeito Fernando Haddad no início da operação que descobriu a máfia do ISS. Foi alvo de uma represália dos suspeitos: acusaram-nos de receber mesada da máfia. Foram acusações declaratórias, que não vieram acompanhadas de nenhuma prova.

Mesmo assim, Donato foi alvo de uma campanha implacável de mídia, dentro do modelo de assassinato de reputação consagrado pelo jornalismo contemporâneo. Investigações foram abertas em vários órgãos e, em todas elas, Donato foi inocentado.

Mas o jornal prossegue nas suas manchetes o trabalho de assassinar sua reputação, mesmo depois de inocentado.

da Folha

Petista citado na Máfia do ISS presidirá Câmara de SP

Antonio Donato, ex-braço direito de Haddad, teve apoio de 46 vereadores

Parlamentar, que foi investigado sob suspeita de receber dinheiro de fiscais, nega as acusações

GIBA BERGAMIM JR. DE SÃO PAULO

O petista Antonio Donato (PT), 54, foi eleito presidente da Câmara de São Paulo nesta segunda-feira (15).

Integrante da base de sustentação do prefeito Fernando Haddad (PT), Donato foi candidato único e teve apoio de 46 dos 55 vereadores do legislativo paulistano.

Ex-braço direito do prefeito, o petista deixou o cargo de secretário de Governo no ano passado, após ser citado na investigação sobre a Máfia do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Esse esquema, organizado por auditores fiscais da prefeitura, teria desviado R$ 500 milhões dos cofres públicos.

Pelo menos duas testemunhas dizem ter dado dinheiro para a campanha de Donato. Um dos acusados afirmou que dava mesada de R$ 20 mil a ele em seu mandato de vereador, entre 2011 e 2012.

As acusações não tiraram o prestígio do então secretário –que também foi coordenador da campanha de Haddad– na cúpula do PT.

O vereador diz ter sido alvo de acusações levianas e que abriu suas contas a todos os órgãos de controle financeiro e nada foi constatado.

“Quando decidi sair [da secretaria de Governo] foi justamente para me defender com tranquilidade, sem expor o governo e para minha conveniência”, disse Donato.

“Fiz isso durante um ano, fui investigado por vários órgãos de controle que não constataram nada na minha vida. Estou à disposição para o que o precisarem, mas já prestei todos os esclarecimentos”, declarou.

PROPOSTAS

Donato assume o cargo em 1º de janeiro, no lugar de José Américo (PT), que ficou dois anos à frente da Casa.

De lá para cá, Haddad conseguiu manter maioria para votar projetos do prefeito, o que não deve mudar.

Donato diz que pretende até o final do ano colocar em votação o projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo, que define regras para construções bairro a bairro.

“A lei aplica as diretrizes do Plano Diretor concretamente, em cada quarteirão. É um debate importante para cada cidadão”, afirmou.

Também foram eleitos Edir Sales (PSD), como vice-presidente, e Aurélio Nomura (PSDB), como primeiro-secretário, seguindo a lógica da proporcionalidade entre as maiores bancadas.

Mas nem todos da base aliada de Haddad endossaram a eleição de Donato.

Os vereadores do PMDB não votaram. Segundo Nelo Rodolfo, essa foi uma opção da bancada. “O PMDB entendeu que deveria ficar de fora. Não nos ofereceram cargos na mesa diretora e também não pedimos”, disse.

Também não votaram Ricardo Young (PPS) e Gilberto Natalini (PV), da oposição.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mas em deferência á nosso perfeito ordenamento juridico,

      um tucano nunca é cassado. No máximo convidado com extrema polidez a se retirar, obviamente momentaneamente até a comprovação definitiva de sua Inocência, a cargo do excelente ministro Luiz Fux, ou se o caso merecer o tempo dele, o nobre Gilmar Dantas, digo Mendes.

  1. O PT se perdeu. Não há como

    O PT se perdeu. Não há como manter integridade e projeto nacional com mais democracia e igualdade aliando-se aos capitalistas. Não há contrato com esse povo que mantém o dna da escravidão.

  2. note que o assassinato de

    note que o assassinato de reputações é repetido:

    a cada vez que se fala no “assassinado” da vez, fica implícito o assassinato já cometido.

    neste caso bata dizer que o cara que assumiu a camara foi citado na máfia tal e tal.

  3. Será que o “Tuminha” vai

    Será que o “Tuminha” vai receber o mesmo tratamento da mídia?

    Afinal, um dos “cidadãos” acusados de extoquir comerciantes recentemente, era seu assessor…

    Ou a Folha vai continuar acobertando os tucanos?

  4. Assassinos de reputação de uma mão só

    Também, onde foi parar a notícia da sua “inocentação”?… Não dá mais para aguentar esses jornais nojentos. Algo precisa ser feito!

  5. Departamento Rastaqueras:
    “O

    Departamento Rastaqueras:

    “O vereador diz ter sido alvo de acusações levianas e que abriu suas contas a todos os órgãos de controle financeiro e nada foi constatado”:

    Nao, ele nao “diz” nada nao.  Ou ta documentado que isso aconteceu ou nao ta, nao dava pra falha de Sao Paulo descobrir antes?

  6. E tem crente do jornalismo

    E tem crente do jornalismo esgoto  dizendo, ainda, que quem criou o antipetismo foi o próprio partido por suas ações.

  7. DÁ NOJO DO PIG

    Fico enojado, cada vez mais, quando vejo estas atitudes, buscando, não a verdade, mas resultados políticos, custe o que custar, mesmo que seja para fazer a história da imprensa uma lama.

    Não assisto mais vários canais de TV – não só jornalísticos – inclusive esportivos, mesmo aqueles voltados à diversão, como os cômicos, pois sempre está, embutido neles todos, com propaganda sub-reptícia,  tipo Jequiti, a mão pesada do rumo da leitura ignorante e da manipulação, para favorecer intesses políticos ou dos mais poderosos.

    Outro dia, v. gratia,v. em um programa de razoável audiência – a que não mais assisto desde este dia – um comunicador, no seu programa de lazer, fazer uma pesquisa. Essa pesquisa era para saber a opinião dos telespectadores sobre o privilégio dado por Haddad a gays e lésbicas para a aquisição de casa própria, no programa municipal da Minha Casa, Minha Vida.

    O comunicador pode até ser enganado por sua produção, mas não informou que eram casos de pessoas que residem em abrigos e que viver no abandono das ruas é tremendamente perigoso, pois há muitos homicídios, envolvendo gays e lésbicas, moradores de rua.

    É claro que a pesquisa provocou uma revolta em todos aqueles que assistiam ao seu programa – certamente o objetibo foi alcançado, ou seja, atingir Haddad, mas trouxe dificuldades para a proteção de pessoas que, vivendo no abandono das ruas, estavam expostas a grave perigo de vida.

    A falta de sensibilidade do PIG é um fato que se repete diariamente. Não importa se a tomada de posição de um governante busca a melhor solução, é importante derrotá-lo, bani-lo das disputas eleitorais,  pois,  ao que se percebe, ao PIG é mais importante que seus  aliados possam governar.

    Vejo com  muito desprazer e mágoa, um governo estadual que não está aplicando o valor orçamentário obrigatório na Educação quando nas despesas dela há grande número de assinaturas de revistas e jornais, totalmente desnecessárias à educação. São milhões de reais gastos totalmente desnecessariamente, quando os professores ganham apenas 2.400 mil reais por mês por 40 horas semanais.

     

     

  8. Nítida, clara, insofismável,

    Nítido, claro, insofismável, indiscutível, o direcionamento da matéria, qual seja, enodoar, desqualificar, a eleição desse vereador para a presidência da Câmara Municipal de São Paulo. 

    O político é eleito por 46, dos seus 54 pares, quase por unanimidade, aí a reportagem alude que “nem todos da base aliada votaram no candidato”. Ah, sim, e mais dois da oposição. Qual a relevãncia disso para o evento? Nada vezes nada. 

    A parte mais safada(essa é imprescindível numa mídia dessa “QUALIDADE”) é a “lembrança”  de que o edil foi “citado” no processo da máfia dos fiscais por UMA testemunha. 

    Mas o alvo preferencial não é o vereador: é o prefeito Haddad e sua provável reeleição. Só isso.

    No Brasil não temos mais imprensa, mas empresas jornalísticas comprometidas até o osso com esquemas políticos-empresariais. 

  9. Tem gente que não sabe


    Tem gente que não sabe administrar o próprio quantalzinho e vem arrotar como se fosse técnico em administração. A corrupção está sendo combatidade pela PRIMEIRA VEZ NESSE PAÍS, então, se não está afim de ajudar, bota a mão no bolso e fica divagando com seu neurônio, mas NÃO ATRAPALHA! .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador