Jogo online mostra que Folha brinca com imparcialidade

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo criou um jogo online para ajudar “a entender os problemas do governo Dilma”. Com um design inspirado no já conhecido Pacman, o DILMAN elenca seis problemas que devem ser “perseguidos” para se vencer o jogo.
 
O jornal mistura crise ambiental, com barreiras do Congresso, iniciativas econômicas, investigação na Petrobras e pesquisa de popularidade em um mesmo patamar de “problema” do governo. A cada vez que o boneco com o desenho de Dilma “captura” um “inimigo”, uma explicação aparece, juntamente com o botão “continuar perseguindo”.
 
Uma gota raivosa representa a CPI da Petrobras, que na descrição coloca-se que “o PT tenta garantir a relatoria da CPI”. A popularidade em declínio é caracterizada como uma seta para baixo. O raio é a crise energética que, segundo o game, levou o país a um “apagão” em janeiro deste ano. Em “Congresso hostil”, o jogo explica que a base de apoio de Dilma está rachada na Câmara e no Senado.
 
Um fantasma representa a Operação Lava Jato, que traz as seguintes informações que ajudariam a entender o problema: “as investigações sobre o escândalo de corrupção na Petrobras abalaram o governo e provocaram uma crise que culminou com a troca da diretoria da estatal. O delator e ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco acusou o PT de ter recebido até US$ 200 milhões em propina do esquema. Dilma defende que a Petrobras deveria ter sido alvo de apuração no governo de Fernando Henrique Cardoso”.
 
E o ajuste fiscal é uma nota de dinheiro. “Reeleita, a petista trocou os titulares da Fazenda e do Planejamento para cortar gastos e arrumar as contas do governo”, introduz a explicação.
 
O jornal também não economiza superficialidade já na descrição do game: “a presidente Dilma tem enfrentado crises sucessivas desde a sua reeleição. Criamos um jogo para você descobrir quais são”. 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Sisudo?
      Pense no público alvo

      Sisudo?

      Pense no público alvo (entre 20-40 anos, geração videogame), e verá que a tática é, a primeira vista, bastante eficaz. 

      A esquerda ainda não aprendeu a pegar o público geração internet.

  1. Contradição

    Estranho que a mesma Folha raivosa e elitista estampe em sua página virtual uma entrevista com o ex-ministro Bresser Pereira que, através de uma retorspectiva político-econômica do Brasil desde o início do século passado, expõe as amarras que impedem o atual governo de superar o atual cenário de estagnação. Muito interessante esta entrevista, gostaria de sua opinião a respeito, caro Nassif! Amplexos!

     

    Link da entrevista: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1596370-ricos-nutrem-odio-ao-pt-diz-ex-ministro.shtml

  2. Jogo do HSBC

    Pode-se propor outro jogo, o  do HSBC, que supera em muito os desvio da Petrobrás, baseado no seguinte: O HSBC foi o patrocinador do Jornal Nacional da TV Globo desde meados de 2004. Este negócio entre o HSBC e a TV Globo durou até o meio de 2006, época em que ocorria o Suiçalão..Neste período o HBSC Suíço captava dinheiro graúdo em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Em muitos casos o dinheiro tinha origem na sonegação, corrupção e outras atividades criminosas. A investigação “SwissLeaks” revelou que até 2007 haviam 8,667 clientes do HSBC Suíço ligados ao Brasil. Gerentes de relacionamento da unidade suíça do HSBC realizaram 39 visitas ao Brasil para fazer captação irregular junto a clientes brasileiros do banco, apenas entre 2004 e 2005, período do patrocínio ao telejornal da TV Globo. Hoje, o Jornal Nacional tem blindado o antigo parceiro de negócios em seu noticiário.

    1. Quiá,quiá,quiá,quiá….

      O PT levou o dobro de turnos que o PSDB prá ganhar cada mandato (o PSDB ganhou no 1º turno em todos) e o coitado entende que isso é boa performance. Não é a toa que defende uma gestão incompetente…..

  3. videogame

      Depois que a direita fanfarrona e fascista levar um couro nessa CPI, pois adivinhem só quem financiou a campanha dos tucanalhas? Quem? Quem respondeu LAVA JATO, acertou no alvo. E a única diversão desses canalhas na cadeia vai ser mesmo o antigo joguinho do PAC MAN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador