Folha ironiza pessimismo da mídia (internacional) com a Copa

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Prenúncio de que Copa seria o ‘fim do mundo’ não aguentou 3 dias

Nelson de Sá, da Folha de São Paulo

Início do Mundial no Brasil reverteu expectativa da mídia internacional de que o evento seria desastroso para o país

Estádios que ‘Nunca’ ficariam prontos já receberam jogos –e sem grandes problemas

 

Do início do ano até a abertura da Copa do Mundo, a imagem do Brasil foi alvo de um ataque de histeria na mídia ocidental.

Na capa da revista alemã “Der Spiegel”, com o enunciado “Morte e jogos – O Brasil antes da Copa do Mundo”, uma bola em chamas caía como meteoro sobre o país.

Os tabloides ingleses avisavam que torcedores arriscariam suas vidas se viajassem ao Brasil, e que Londres já havia sido consultada para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no lugar do Rio.

O correspondente do “New York Times”, Simon Romero, anunciava na primeira página que as obras atrasadas e mortais dos estádios simbolizavam o fim das “grandes ambições” do Brasil.

Iniciada a Copa, porém, o fim do mundo que fora anunciado por quase seis meses não aguentou três dias.

No sábado (14), a maior e mais independente agência de notícias, Reuters, informou que os torcedores estrangeiros estavam felizes de encontrar tudo de pé e que os protestos eram pequenos.

Desde antes, na verdade, celebridades e jornalistas vinham tuitando a estranheza por não encontrar o caos imaginado ao chegar ao país.

A qualidade crescente dos jogos pesou na mudança de humor, assim como os xingamentos à presidente.

A inglesa “Economist” creditou a grosseria aos “paulistanos endinheirados” e afirmou que eles não representavam ameaça à reeleição. Análises posteriores disseram que podiam até ajudar.

A mistura de gols com infraestrutura abafou o pouco que havia de protesto, que passou a ter dificuldade para ser ouvido –como observavam os próprios veículos que não os ouviam.

As manifestações que ocorreram no início resultaram em breves críticas à repressão policial, por ter ferido jornalistas estrangeiros.

Ao fim da primeira semana de jogos, vieram os balanços e o veredicto do correspondente de “NYT”, Sam Borden, de que as “previsões de dia do juízo final dão lugar a soluços menores”.

Estádios que não ficariam prontos “nunca” já tinham recebido jogos –e seus problemas não passavam de fios visíveis ou grama pintada.

Os tabloides londrinos, que antes alertavam para a violência no Brasil, destacavam que um comentarista de TV deixou a Copa às pressas, depois de um violento assalto a sua casa na Inglaterra.

Questionavam ainda uma integrante do governo que havia recomendado evitar viagem à sede da Copa –e que, agora, aparecia em fotos no Brasil, festejando.

Antes do torneio, um especialista do King’s College havia previsto que a cobertura exageradamente negativa reduziria as expectativas –e acabaria revertendo, no final, em avaliação positiva.

A reversão aconteceu não só antes do esperado, mas em grau bem maior.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. rsrsrsrsrsrsrrrsrsrsrsr
    kkkkk

    rsrsrsrsrsrsrrrsrsrsrsr

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tocam o fogo e dizem “não fui eu”.

    O faz de contas brasileiro é que atravanca o progresso.

    A Folha faz de conta que não chamou o caos, os seus eleitores fazem de conta que não leram suas matérias pessimistas.

    E se permitem que suas mentes sejam lavadas.

    Inacreditável a desfaçatez deles; a grande midia e seus leitores.

  2. então a folha e outros da

    então a folha e outros da chamada grande imprensa estavam apenas repercutindo o que os seus semelhantes estrangeiros publicavam, é isso mesmo? alguem pode desenhar pra mim?

    é muito cinismo e mau-caratismo desta turma

  3. Cara de pau …

    A Folha publicar essa matéria é uma ofensa à nossa inteligência. Afinal, essa merda de jornal e seus parceiros do PIG vieram pregando que daria tudo errado, dando corda ao “Não vai ter Copa”. A Veja chegou à conclusão que os estádios só estariam prontos em 2038. Taí …

     

  4. Caro Nassif e demais

    Caro Nassif e demais

    Tá parecendo aquele pseudojornalista Reinaldo e pseudohumorista Gentili. Distribuem veneno e depois falam que são perseguidos pelos envenenados.

    O recuo das Bestas. Ehehehh

    Saudações

  5. Nelson de Sá, da Folha de São Paulo

    já ganhou o título de “empregado do ano” do seu local de “trabalho”. Parabéns.

    O patrãozinho ficou muito feliz em ver que a “culpa” das expectativas negativas sobre a Copa no Brasil era da tal “imprensa internacional’. A honra da famiglia está salva.

  6. Calma que o Nelson de Sá é um

    Calma que o Nelson de Sá é um dos poucos que se salva na Folha.

    Na reportagem, de fato, só faltou dizer que a mídia brasileira (notadamente a Folha) colaborou (e ainda tenta colaborar) muito para esse clima de pessimismo.

  7. Mas qual revista publicou que

    Mas qual revista publicou que os estádios ficariam prontos somente em 2038, mesmo? Ah, sei a “internacional” veja. OK!

    1. Implicância

      Vocês são mesmo implicantes e parciais ! Não desculpam um errinho de…quantos mesmo? 24 anos de diferença na previsão de uma opinião isenta ! Vocês deveriam ser mais compreensívos ! Assim não dá, assim não pode.

  8. PERA LÁ…

    Deixa ver se entendi:

    A BANANA TÁ COMENDO O MACACO OU É O POSTE QUE TÁ MIJANDO NO CACHORRO?

    Seu Nassif, óleo de peroba (do verdadeiro) nas fuças dessa imprensa de bosta! A nacional, para ser bem claro!!!

    Abrs.

  9. Etica de ladrões

    Ha ha ha parece o ladrão gritatando “Pega Ladrão”….

    Se Nelson de Sá é correto deveria ter se recusado a fazer a matéria. Podia até ter conversado antes com a Ombudsman da Folha, que já registriou com coragem e lucidez, os desvarios da Folha quanto à Copa do Mundo…

  10. O G1 também entrou nessa

    Le Monde destaca ‘milagre brasileiro’ no bom funcionamento da Copa do Mundo
     

    Le Monde escreve sobre improviso à brasileira

     

    ….

    “Todas as preocupações parecem ter desaparecido com os primeiros acordes da cerimônia de abertura (…) Depois de uma semana de competição, parece que a catástrofe não ocorreu”, explica o texto (leia a reportagem original, em francês)

    http://g1.globo.com/mundo/blog/brasil-visto-de-fora/post/le-monde-destaca-milagre-brasileiro-no-bom-funcionamento-da-copa-do-mundo.html

     

  11. Manchete de PIG louco

    APESAR DOS PROBLEMAS, COPA VENCE O CAOS.

    ONDE EU LI ESTA MANCHETE TEM ESCRITO:  ESTADÃO, UM MINUTO ATRÁS

    É como diz o Juquinha: É FODA, MADRE SUPERIORA!

     

     

     

     

  12.   FINALMENTE!!!
      Finalmente

      FINALMENTE!!!

      Finalmente descobrimos por quê a grande imprensa é contra o Brasil: o PIG é estrangeiro, joga contra.

      Desse modo, está explicado o posicionamento da estrangeira VEJA, da estrangeira GLOBO e dos estrangeiros ESTADÃO e FOLHA.

  13. A fsp considera seus próprios leitores… imbecis!

    Nem parece verdade. O jornaleco do frias achincalhou a Copa com o mais descarado complexo de vira-latas… e agora, com o sucesso da organização,  crítica o pessimismo da “imprensa internacional”?

    Vai dormir, frias! Tenha vergonha na cara, moleque!

    A única coisa que envergonha o Brasil diante do mundo é a “elite” branca, rica, mal educada… e mau-caráter. 

    Mas nestas eleições vamos dar cabo do PiG-psdb… e explodir de uma vez por todas a casa-grande.

  14. Ainda bem.

    Ainda bem que a Folha, o Estado, a Globo e outros órgãos , muito responsávelmente,  não acompanharam essa histeria e defenderam a possibilidade do país realizar um evento desta natureza. É claro que a nossa imprensa, sabendo que , a cada ano, o país promove mega eventos como carnaval no Rio, Bahia, SP, Recife, e outros centros, promove o Reveillon em Copa, em diversas cidades praianas do Brasil, promoveu recentemente outros eventos, organiza, medianamente todos os anos, campeonato brasileiro, copa do Brasil, campeonatos regionais…é claro que a nossa mídia madura defendeu o país. Que bom!

  15. PESSIMISMO INDUSTRIAL
    As pessoas sérias no jornalismo deveriam levar mais a sério esta “indústria pessimista” da mídia, por convêniência lógicamente gananciosas burras, colocam seus interesses políticos na destruição de tudo que é positivo no Brasil, o governo tem sido passivo, por ser o “chapa branca”, os jornalistas de bem não criam a indústria que não precisa ser otimista, mas realista, livrando nosso povo deste escárnio de “fim de mundo” que certamente têm consequências desastrosa na psique das pessoas. Sabe uma iniciativa jornalística legal para os adeptos de Dilma/Lula fazerem, é contrapor as mentiras e as colocações embaixo do tapete as realizações Dilma/Lula, com reportagens por exemplo, tiradas de Veja, Folha, Globo, Estadão:- Como eram as construções de casas populares- A prospecção e produção do petróleo- A transposição do Rio são Francisco X O até hoje que estão devendo a drenagem do Tietê.- Como era a segurança pública, a construção de preídios federais ajudou a diminuir a criminalidade. Como era a fronteira Brasil X Paraguai.- As estradas brasileiras como estão hoje- As creches que ninguém fala. A educação com dados reais.- Fazer um levantamento real dos assentamentos fundiários.- Enfim fazer série de reportagens positiva do governo.

  16. Aquela revista de extrema direita

    a serviço da concentração de renda e da propagação da miséria ainda espera por uma reviravolta.

    Esse país vai ferver sim, mas vai ser depois da  Copa.

    A propósito, sou contra a regulação da mídia. Com todas as mídias digitais, há muitos espaços alternativos para respostas e contrapontos. Que o diga o ex-repórter  Mário Sérgio Conti.

     

    “Quem não se comunica, se estrumbica”

    Abelardo Barbosa, também conhecido como Chacrinha.

  17. Não seria a própria Folha de

    Não seria a própria Folha de São Paulo uma das culpadas para a Imprensa Internacional acreditar que a Copa do Mundo no Brasil seria um caos?

    Por onde se informam os jornalistas estrangeiros?

    Pelo GGN, Viomundo, Tijolaço, Revista Fórum, Sul 21, Conversa afiada, RBA, Carta Maior e alguns outros mais é que não é.

  18. Quem ironizou

    Foi o Nelson de Sá.

    Ele não representa o pensamento editorial da Folha. Nem o Jânio, que já estão querendo encostar.

    Quem representa as idéias mirabolantes do Otávio é a cheirosa Catanhêde, especialista em aviação civil, febre amarela e em reuniões emergencias do setor elétrico marcadas com um mês de antecedência.

      1. Em termos

        O fato de ser um bom jornalista não pode tirar dele a responsabilidade de ter feito um artigo que joga a toda culpa de uma falha gravissina da imprensa no colo dos estrangeros

         

  19. Quá, quá, quá, eu vou

    Quá, quá, quá, eu vou chorar… vergonha alheia deve estar sentindo agora a imprensa internacional (verdadeira óbvio).

  20. Quando o INVASOR entrou em

    Quando o INVASOR entrou em campo, no jogo de ontem, a FIFA cortou as imagens!

    No mundo civilizado, tentativa de aparecer fazendo bagunça NÃO É INCENTIVADA!

    Eles sabem disto e fazem EXATAMENTE O CONTRÁRIO!

    Aqui o PIG faz restrospectiva, com HORAS DE COBERTURA AO VIVO  e até a FGV LANÇA SITE PARA MANIFESTANTES que querem bagunçar com o GOVERNO!

    Gostaria que  FGV FOSSE RETALIADA DE ALGUMA FORMA!

    Ia me fazer bem!

    1. Não só por isso!

      A retirada de imagens, pela FIFA,  do torcedor que invadiu o campo foi para não incentivar outros!

      O que “não é mostrado não existe, não acontece”!

      Daí, pode se concluir que, tudo que aparece na mídia, principalmente, a televisiva, é copiado e repetido.

      O que é mostrado e divulgado hora a hora é verdadeiro!

      Os seguidores, “cegos” acreditaram no “não vai ter copa” (“sessenta indivíduos” contra seiscentos mil turistas)!

      Por isso, todos os dias “se bate” no governo e no PT, como se fossem o “diabo”!

      Programas sobre violência é repetida a exaustão, a qualquer hora!

      Comentaristas “especializados” dizem que a economia vai mal!

      O Brasil está descendo a ladeira!

      Nada funciona neste país!

      Enfim, o objetivo está sendo alcançado: um país sem ordem e sem progresso!

      Portanto, na próxima eleição tem-se que mudar o partido que governa o país!

      Só assim tudo vai virar uma maravilha!

      A grande mídia sabendo das limitações do nível crítico de boa parte da sociedade que “parece ter” e “parece ser”, consegue levar pessoas ao pior nível do ser humano: a falta de discernimento, de respeito, de solidariedade e de compreensão para com o outro!

       

  21. Parece que muitas pessoas não

    Parece que muitas pessoas não conseguem dissociar a ironia de um jornalista, (repito: um das raras excessões na Folha), da linha editorial do jornal.

    O jornal é o mesmo, mas há jornalistas e jornalistas. Para cada Jânio de Freitas há dezenas de Catanhedes e Josias e Azevedos…

      1. Sim. Porque o post dá a

        Sim. Porque o post dá a entender que foi a “Folha” que disse isso.

        A Folha ainda não desistiu de procurar coisas  “erradas” nesta Copa.

        Não se iludam. Basta dar uma passada de olhos no UOL.

        Depois que a Copa acabar, mesmo sendo absoluto sucesso, a Folha vai voltar a recriar a realidade em suas páginas, dando amplo destaque ao que pior aconteceu e minimizando o sucesso da competição, dizendo que tudo foi por causa da qualidade esportiva do evento e blá, blá, blá!…

        Repito: Não se iludam. Eles não vão desistir até Outubro.

         

        1. Realmente, a Folla consegue

          Realmente, a Folla consegue ser pior que O Globo, no quesito “quanto pior melhor”. O Globo e A Globo pelo menos usam vaselina.

    1. Aliás, por falar em Josias…

      Se ele não sofresse de amnésia seletiva, bem que podia fazer um mea culpa – já que, aparentemente, condenou o “vai tomar no Itaú” ocorrido na Arena Corinthians -, uma vez que foi na sua coluna que saiu publicado o infame texto “Notas vadias de um domingo de notícias vagabundas”. Ele pode ter convenientemente se esquecido. Eu não.

  22. Os E.T,s

    Eles apostam mais uma vez na história que seus leitores são E. T.s  e que caíram hoje no planeta Brasil e vão acreditar que o jornal já havia noticiado a futuro sucesso da Copa em contrapartida com a mídia internacional. Pior para eles que caíram na besteira de imitar a mídia nativa nos besteiróis de sempre.

  23. O ronalducho deve ser

    O ronalducho deve ser extraditado imediatamente. Por tem vergonha de ser brasileiro e haver se tornado cidadão inglês é necessário visto de permanência, e isto ele ainda não dispões. Portanto a PF deve recolhê-lo e embarcá-lo no primeiro avião com destino a Inglaterra. Vai beijar o anel da rainha seu tolo de fazenda.

  24. Podemos afirmar, com 100% de

    Podemos afirmar, com 100% de certeza, que é muito estranho um jornal estrangeiro apunhalar seus pares dessa forma.

  25. A redação da folha é uma

    A redação da folha é uma repartição, há os puxa sacos( maioria)

    os alienados ( muitos) e os jornalistas ( poucos..).

  26. A imprensa internacional

    A imprensa internacional simplesmente refletiam o que a nossa imprensa golpista falava diuturnamente contra a copa. De acordo com a Veja, havia um estudo matemático de que os estádios só ficariam prontos em 2038….. Se a imprensa nativa falava tanto mal e estava tão presente, a eles que estavam distante era muito mais fácil cirticar em cima das nossas críticas. Agora vejo os mesmos jornalistas que fizeram a campanha mais odiosa contra a copa, tentar posar de bons moços, como nada tivessem com isso. Até para ser hipócrita tem limite…

  27. imprensa nativa =ctrl+sei lá

    Preferencialmente declinei a nossa imprensona para qualquer tipo de noticiário, os blogs bem selecionados são as minhas informações. O que a imprensa nativa noticia está nos comentários das cobaias que ainda se atrevem a ler para depois opinar. Leio, devido a familiares ali residentes a imprensa italiana e francesa e notei desde sempre que qualquer noticia do nosso Brasil não passa de uma tradução googliana do globão, folhão, estradão e outros menos votados. A imprensa daqueles países, em profunda crise no sistema informativo delegou as informações nos press release aos jornalecos associados e vice versa.

    Os grandes momentos da imprensa sempre foram dos jornalistas mais qualificados eventualmente apoiados (por qual motivos?) dos editores.

    É esta a imprensa, a nossa um pouco piorada.

  28. O mote agora e´dizer que as

    O mote agora e´dizer que as pessoas estão passando fome nos estádios ,filas enormes para comprar bebidas servidas quentes,etc..E não é só a Folha não , o tal Renato Prado fez uma cartase numa de suas colunas recentes no Globo.Aquele que o Galvão expulsou da TV ,talvez esteja com medo de perder o emprego no jornal!!!! 

  29. Bolivarianos solidários com

    Bolivarianos solidários com Dilma na Copa

    19.06.2014 | Fonte de informações:

    Pravda.ru

     Bolivarianos solidários com Dilma na Copa. 20479.jpeg

    Ao discursar no encerramento do Fórum “Conjura Midiática contra a Venezuela”, o vice-presidente da república bolivariana, Jorge Areaza,  genro de Hugo Chávez,  expressou claramente o seu apoio ao governo Dilma Roussef em razão da campanha política midiática internacional contra o Brasil, que tenta fazer crer que a Copa do Mundo seria um fracasso. “

    O Brasil está sendo alvo porque esta Copa se realiza em um país da Celac, da Unasul, do Mercosul, e também membro dos Brics, além de ter uma política externa anti-imperialista, de solidariedade a Cuba e Venezuela, e por defender a integração latino-americana.

    Dilma está sentindo as garras do vampiro imperial”, declarou.O pronunciamento  do dirigente venezuelano, reforçado pelo  presidente Nicolás Maduro, teve sua expressão física inquestionável nas  presenças dos presidentes Rafael Correa, do Equador e Evo Morales, da Bolívia, que participaram do jogo de abertura da Copa do Mundo, no Itaquera, no qual Dilma, além de vaiada, foi insultada de maneira baixa, torpe e injustificável, pelos ocupantes da tribuna VIP, onde o ingresso custa 990 reais. Rafael e Evo afirmaram estar no Brasil para mostrar solidariedade ao Governo Dilma, um governo que, continuando o de Lula, retirou cerca de 40 milhões pessoas da área da miséria.

    Correa lembrou que segmentos da  ultra esquerda minoritária e sectária que, tal como em seu país, recebe obscuros apoios financeiros do exterior, age da mesma forma contra Dilma, fornecendo material para exploração midiática manipulada contra o Brasil, ao organizar minoritárias e violentas manifestações contra a Copa. Maradona, outro bolivariano, amigo de Chávez, que está no Rio como comentarista do programa De Zurda, da Telesur, também defendeu Dilma lembrando que os que a xingavam não eram representantes do povo brasileiro. A omissão de Pelé, no caso, para variar, é sempre reacionária.

    Na semana que antecedeu a Copa, Dilma inaugurou uma ferrovia de 855 km ligando Palmas a Anápolis, o metrô de Salvador, a via Expresso Sul de Brasilia,  o BRT Tranascarioca ligando a  Zona Oeste do Rio ao Aeroporto do Galeão, que também teve obras de expansão inaugurada.

    Nestas obras concentram-se o recursos públicos! Numa destas solenidades, ao referir-se aos xingamentos, Dilma, mostrou grandeza e lembrar das torturas bestiais a que foi submetida na ditadura pela mesma classe social que hoje exibe ao mundo, via satélite, sua baixeza moral e incapacidade para dirigir uma nação.

    “Suportei agressões físicas no limite do insuportável e nada disso me fez mudar de rumo”, declarou, sem rebaixar-se ao nível dos agressores, que devem amargar arrependimento por não ter eliminado fisicamente, quando puderam, a atual Chefe da Nação. Beto AlmeidaMembro do Diretório da Telesur

    http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=f1e1fd9e97f59379ed79bdf258d55042&cod=1

     

  30. Será que entendi?

    Se entendi bem, além dos coxinhas brasileiros do faceboock e assemelhados a mídia internacional também se informa pela Folha, Globo, Estadão, Veja etc… Sabe de nada inocente!

  31. Governador  do Estado de São

    Governador  do Estado de São Paulo Geraldo Alkmin, do PSDB  é um ininputável político.

     

    Vejam a declaração da proprietária da loja atacada pelos black blocks na 5a. feira, em matéria publicada no caderno poder, fl. 11 da Folha de São Paulo de 21/06.

     

    ” A gente emprega, não xinga a Dilma e recebe isso, diz dona de loja atacada.”

    Uma das donas das lojas depredadas pelos black blocks durante o protesto da 5a. feira (19) comentou em sua página numa rede social:

    ” A gente dá emprego pra um monte de gente, não xinga a presidente, faz tudo certo e é isso que recebe em troca”, disse Mariana Caltabiano”.

     

    Curioso né, então a responsabilidade pela segurança pública estadual também é responsabilidade do governo federal da presidente Dilma, a distinta cidadã esquece ou teve um surto de ignorância política ou cegueira ideológica, ao esquecer que o responsável pela segurança pública é do Governador do Estado de São Paulo.

     

    Aliás, segurança pública no Estado de São Paulo só vai passar a  ser responsabilildade do governo do Estado quando o governador for um politico do PT, aí então qualquer roubo de galinhas será objeto de cobranças vigorosas da nossa Proba Imprensa Gloriosa – PIG e da elite cheirosa paulista.

  32. A mim não enganam

    Engraçado, uns 98% (chute meu) dos amestrados e amestradas da nossa impoluta big-press passaram meses e meses – notamente no período Janeiro a Maio de 2014 – divulgando as mais estapafúrdias previsões (com uma fortíssima dose de torcida) alarmistas sobre a Copa 2014 no Brasil; vomitaram suas teses mirabolantes reforçando sempre que seríamos um “fracasso total” para seus consumidores e fãs (Ana Paula Padrão, por ex., se mandou pra os steits no final de maio, não sem antes escrever um texto onde se dizia envergonhada pelo mico que o Brasil pagaria a partir de 11 de Junho de 2014… ela, como boa brasileira que é, não queria estar aqui para presenciar isso, está registrado na internet pra quem quiser ver).

    Quiseram, por meio de suas opiniões, “especialistas ouvidos” e editoriais, sabotar o evento pois, na cabecinha desses e dessas sumidades, o sucesso da copa traria, ou trará, uma visão positiva do povo brasileiro em relação a Dilma Roussef, o objetivo era claro e cristalino.

    A convocação para o povo ir para as ruas… “a maior arquibancada do Brasil” foi uma das coisas mais sórdidas que esses senhores e senhoras de punho de renda (mais que não valem o que gato enterra) fizeram nos últimos tempos, sorrateiramente estavam convocando a população para participar das tais “manifestações cívicas e sem violência” que eles vem incentivando desde a tal Primavera de Junho de 2013.

    Como deram com os burros n’água (junto com os com black-bostas, MPLs e tudo mais) agora a maioria deles vem com esse papinho de “eu não disse, apesar de alguns percalços pontuais, a copa está sendo tremendo um sucesso” aqui e lá fora.

    Taxar essa turma de cafajestes ainda é um elogio muito pomposo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador