Globo em mais um caso de assassinato de reputação

Por Igor Pouchain Matela

Olá Nassif,

Eu, Igor Pouchain Matela, e minha companheira, Carla Hirt, fomos vítimas de mais um caso de assassinato de reputação cometido pelo jornal O Globo.

Estamos num momento muito delicado no Rio de Janeiro, onde garantias constitucionais estão sendo deixadas do lado em nome do suposto “combate ao vandalismo”. Podemos dizer que estamos nos limites de um Estado de Exceção e a velha mídia, ao invés de denunciar tal situação, se presta ao papel de criminalizar as vítimas.

O Azenha fez uma bela matéria sobre o caso:

Viomundo

Carla Hirt: Baleada, agredida e acusada de formar quadrilha, militante diz que foi difamada pela mídia e teme represálias

publicado em 26 de julho de 2013 às 23:29

por Luiz Carlos Azenha

Desde a noite do dia 17 de julho a geógrafa Carla Hirt, integrante do Comitê Popular Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro, vem vivendo um pesadelo.

Primeiro, foi atingida por dois tiros de balas de borracha durante manifestação na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Depois, foi presa sob acusação de formação de quadrilha, apesar de desconhecer totalmente aqueles que foram presos junto com ela — supostamente integrantes da mesma quadrilha.

Em seguida, Carla foi autuada como se tivesse sido presa na rua Visconde de Pirajá, onde de fato aconteceram atos de vandalismo — quando, assegura, foi presa na rua Redentor, 294, diante de um prédio intacto, de fachada de vidro, onde ela e outros manifestantes se abrigaram justamente para evitar os tiros da polícia.

Finalmente, no dia 25, o jornal O Globo publicou uma reportagem ilustrada por uma foto que sugere que Carla e o marido dela, Igor, agente da ABIN – Agência Brasileira de Inteligência — teriam sido flagrados em atos de vandalismo.


Leiam a legenda.

Nem Carla, nem o marido aparecem na foto acima.

Ela não foi presa atirando pedras.

O marido nunca foi preso, nem nas ruas, nem na delegacia.

Igor foi à delegacia para socorrer Carla, que havia telefonado para relatar que tinha sido ferida por uma bala de borracha e estava a caminho da delegacia, presa.

O Globo fez mais: sugeriu no título que Carla e o marido foram presos “participando de quebra-quebra”:

 


 

A notícia de O Globo foi replicada nas redes sociais e por outros meios.

O jornal voltou ao assunto em outro texto, no qual destacou que a ABIN faria uma investigação do caso.

Porém, a própria nota oficial da ABIN desmentia o jornal.

Primeiro, deixou claro que Carla não pertence aos quadros da agência.

Depois, informou que o marido dela não estava infiltrado na manifestação.

Finalmente, que Igor passava férias no Rio de Janeiro.

Na edição impressa, o diário direitista anunciou: “Vândalo chapa-branca: Agente da Abin foi preso em protesto“. E fez trocadilho: 

Igor Matela, o marido de Carla, escreveu um texto rebatendo o jornal.

Enviou por e-mail a O Globo:

“Hoje fui surpreendido por uma reportagem da editoria Rio do jornal O Globo que relata que eu e minha esposa, Carla Hirt, teríamos sido presos por ações de vandalismo no dia 17/07 na sequencia do protesto em frente à casa do governador Sérgio Cabral. Além disso, a reportagem afirma que eu e minha esposa teríamos nos identificado como agentes da Abin, insinuando que estávamos infiltrados e com outras intenções que não a livre manifestação política.

Gostaria de informar que tal reportagem é difamatória, não nos ouviu e publicou informações erradas que poderiam ser facilmente checadas na própria 14 DP. Carla é professora e atualmente doutoranda no IPPUR/UFRJ. Foi presa de forma arbitrária, agredida, baleada, acusada de formação de quadrilha junto com outros rapazes que ela sequer conhece. A denúncia é tão absurda que o Ministério Público indicou que não irá levar adiante, uma vez que a polícia não conseguiu provas do crime.

No meu caso, é verdade que trabalho na Abin. Passei num concurso público e sou um servidor federal como qualquer outro, submetido à lei 8.112. Tenho garantido minha livre manifestação política. Neste dia, não fui preso. Quando Carla estava sendo abordada e já tinha sido ferida, conseguiu me ligar.

Ouvi pelo telefone que estava sendo agredida e levada para a delegacia. Corri para a DP e cheguei lá uns 30 minutos depois indignado, perguntando pela minha esposa e questionando o abuso de autoridade da PM. Injustamente fui acusado por desacato, numa situação que nada teve a ver com atos de vandalismo. Me identifiquei com minha carteira de motorista e disse, quando a delegada que questionou, que trabalhava na Abin. Em nenhum momento tentei usar isso para o que quer que seja, pois se fosse assim teria sido autuado por abuso de autoridade ou então teria sido liberado.

Tudo isso está nos registros de ocorrência da delegacia.

Esta história conspiratória está me causando muitos prejuízos. Está ferindo minha honra e de minha esposa, me colocando em risco por me associar com policiais infiltrados e está me trazendo problemas no trabalho, onde posso sofrer um processo disciplinar.

Se quiserem ter referências sobre mim e sobre a Carla, sobre nosso efetivo e honesto engajamento político, podem perguntar a várias pessoas: professores do IPPUR/UFRJ (onde eu também curso mestrado), com o vereador Eliomar Coelho que conhece bem a Carla, Comitê Popular da Copa e Olimpíadas, Justiça Global, etc.

Gostaria de pedir que esta reportagem fosse retirada do site do jornal, pois nossos nomes completos estão sendo expostos, causando um prejuízo incomensurável para nós. Já estamos desmentindo a reportagem nas redes sociais, recebendo muita solidariedade de todos. Mas gostaria que os senhores também fizessem uma retratação.

Ciente de sua compreensão,
Atenciosamente,

Igor P. Matela“.

 

A foto acima foi feita no dia 23, pela fotógrafa Tahiane Stochero, do G1. Ou seja, cinco dias depois de Carla Hirt ter sido baleada e em seguida presa, nas ruas do Rio de Janeiro.

A geógrafa também escreveu uma carta sobre os acontecimentos, antes da “denúncia” de O Globo:

“Prezados(as)

Tenho 28 anos, sou professora e faço doutorado no IPPUR/UFRJ. Acompanho as manifestações pois acho importante o momento que estamos vivendo, no qual inúmeras pessoas saíram da letargia e apatia que caracterizou os últimos anos no Brasil.

Mando este relato sobre o que passei na noite de 17 de julho de 2013, quando fui presa, agredida e acusada de formação de quadrilha junto com mais 6 rapazes que não se conhecem entre si:

Neste dia 17 eu e mais alguns manifestantes fomos presos sob a acusação de formação de quadrilha, pelo simples fato de termos corrido de 3 viaturas que entraram atirando na rua em que estávamos.

Não nos conhecíamos, e a polícia resolveu que éramos uma “quadrilha” simplesmente por que nos abrigamos em frente a um prédio com fachada de vidro, pois sabíamos que a chance de os policiais continuarem atirando, em Ipanema/Leblon, em um prédio daqueles, seriam menores.

Eu fui baleada 2 vezes por balas de borracha (uma na perna e outra na altura da cintura, que acertou a minha bolsa e quebrou minha máquina fotográfica). Além disso fui agredida por um policial, e para não ser levada para Bangu (!!!), precisei pagar 700$ de fiança (cada um dos membros da suposta “quadrilha” também teve que pagar).

Fui liberada às 5:30 da manhã  quase sem conseguir caminhar, com muita vontade de chegar em casa, lavar o ferimento da perna (não tive atendimentos da delegacia) e ver o tamanho do estrago.

Hoje, assistindo os noticiários, fiquei surpresa com a quantidade de imagens  que a mídia e a polícia tinham dos atos que são, por eles, considerados de vandalismo. Alguns videos tem cerca de 10 minutos.

Com tanto policial infiltrado (fáceis de identificar) e com a polícia motorizada entrando à toda velocidade e atirando no meio dos manifestantes, me pergunto: por que nenhuma daquelas pessoas filmadas não estavam na delegacia e não foram presas?

Quando fui presa, havia um policial à paisana ajudando a colocar-nos dentro dos camburões. Se a polícia tivesse mesmo tão interessada em conter os atos de vandalismo, por que esses policiais à paisana estavam seguindo pessoas que estavam longe da “confusão”?

Cabe ressaltar que a policia registrou que nos prendeu na rua Visconde de Pirajá, sendo que eu fui presa na Redentor, 294. A intenção da polícia é dizer que nos prendeu no meio de onde estavam quebrando bancos. A sorte é que eu fiz registro de agressão policial (um policial me agrediu), e no meu depoimento eu disse exatamente o endereço em que tudo aconteceu*.

Carla Hirt (arquivo pessoal)

Em vários momentos vi policiais mascarados e sem identificação perseguindo, agredindo e enraivecendo os manifestantes (os mais “inofensivos”). Os P2 em nenhum momento se ocuparam daqueles que eles chamam de “vândalos” na TV.

Para mim, está claro que a intenção é amedrontar manifestantes, deixar o “vandalismo” correr solto (incitando-o, inclusive), para desqualificar os atos para que percam cada vez mais o apoio popular.

Meus colegas de “quadrilha” eram mais jovens do que eu, entre 17 e 20 anos, de diferentes classes sociais e não se conheciam entre si. Um perigo para a sociedade!

Eu nunca cometi crime algum, tampouco quebrei bancos ou seja lá o que for. Participo do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas.

Lá, organizamos atos, manifestações, acionamos o MP, fazemos denúncias em várias esferas, acompanhamos e documentamos as arbitrariedades que ocorrem com a desculpa festiva dos megaeventos, etc (ex do nosso último dossiê).

Nunca em nenhum ato organizado pelo comitê houve confronto com a polícia ou atos classificados como vandalismo. Isso é um indício de que a minha forma de participar das manifestações, seja colaborando com a organização, ou simplesmente como manifestante, é pacífica.

Já fiz denuncia no Ministério Público [Nota do Viomundo: Ver no pé do post a íntegra] e agora espero a defensoria pública (que parece estar bem empenhada contra as recentes arbitrariedades policiais) para responder à acusação.

Segue anexo um arquivo com cópia da denúncia ao MP, e fotos.

Atenciosamente,

Carla

* isso corrobora com essa (e outras) noticia tendenciosa: que dá a entender que estávamos depredando as ruas (o que suspeitávamos que aconteceria quando vimos que a policia disse que nos prendeu na rua Visconde de Pirajá, e não na Redentor).

*****

Em sua página no Facebook, o Comitê Popular da Copa sugere que a “denúncia” de O Globo, publicada uma semana depois dos acontecimentos, foi baseada em informação fornecida ao repórter Antonio Werneck pelo ex-deputado Marcelo Itagiba.

A página reproduziu a troca de mensagens entre os dois no twitter (ver abaixo) na véspera da publicação da reportagem; no dia 25, Itagiba diz, ao tuitar o texto que acusa o casal: “Minha informação no Globo”.

Informação, sustentam Carla e o marido, que era falsa.

 

*****

Ferida, presa, acusada pela polícia e difamada sem defesa na mídia, Carla Hirt deixou de dormir em casa, por medo de retaliações.

Emocionada, deu a seguinte entrevista ao Viomundo, na noite de sexta-feira: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carla-hirt-baleada-agredida-e-acusada-de-formar-quadrilha.html

Ministerio Publico by Luiz Carlos Azenha

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador