Globo mentiu sobre ”triplex de Lula”, por Altamiro Borges

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Webster Franklin

Globo mentiu sobre ”triplex de Lula”

Por Altamiro Borges, na Carta Maior

O Instituto Lula divulgou na final da tarde desta sexta-feira (12) uma nota em que desmente os boatos sobre o apartamento comprado pelo ex-presidente no Guarujá, no litoral paulista. Durante vários dias, alguns fascistóides alimentaram nas redes sociais esta falsa boataria. Eles foram insuflados por uma “reporcagem” do jornal O Globo, que até poderia ser processado por calúnia. Leia a íntegra da nota:

*****

Nota sobre suposto apartamento de Lula no Guarujá

12/12/2014 – 18:04

Dona Marisa Letícia Lula da Silva adquiriu, em 2005, uma cota de participação da Bancoop, quitada em 2010, referente a um apartamento, que tinha como previsão de entrega 2007. Com o atraso, os cooperados decidiram em assembleia, no final de 2009, transferir a conclusão do empreendimento à OAS. A obra foi entregue pela construtora em 2013. Neste processo, todos os cooperados puderam optar por pedir ressarcimento do valor pago ou comprar um apartamento no empreendimento.

À época, Dona Marisa não optou por nenhuma destas alternativas esperando a solução da totalidade dos casos dos cooperados do empreendimento. Como este processo está sendo finalizado, ela agora avalia se optará pelo ressarcimento do montante pago ou pela aquisição de algum apartamento, caso ainda haja unidades disponíveis. Qualquer das opções será exercida nas mesmas condições oferecidas a todos os cooperados.

Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

*****

Na semana passada, O Globo fez alarde com a suposta compra de um triplex pelo ex-presidente Lula. O diário da famiglia Marinho, famoso por sua história golpista e por suas práticas suspeitas (como no caso da sonegação do imposto de renda), nunca fez estardalhaço contra o apartamento de FHC em Paris ou contra Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, que adquiriu de forma misteriosa um imóvel em Miami. No seu ódio de classe, o jornalão preferiu destilar seu veneno contra o ex-operário que foi eleito e reeleito presidente e ainda ajudou a eleger e reeleger a ex-presa política Dilma Rousseff.

A “reporcagem” do jornal O Globo foi corrosiva. “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode passar o “reveilon” na Praia das Astúrias, no Guarujá, área nobre do litoral Sul de São Paulo. De sua ampla sacada, poderá ver a queima de fogos, que acontece na orla bem defronte do seu prédio, feito pela OAS, empresa investigada pela Operação Lava-Jato. É que na semana passada terminaram as obras de reforma do apartamento triplex no Edifício Solaris, que ele e dona Marisa Letícia, sua mulher, compraram por meio da Bancoop — a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo —, ainda na planta, em 2006”.

A “reporcagem” mentirosa, agora desmentida pelo Instituto Lula, alimentou o ódio nas redes sociais. Será que a famiglia Marinho fará nova autocrítica do seu “equívoco”, como fez do seu apoio ao golpe e à ditadura militar? Na dúvida, o ex-presidente poderia abrir mais um processo contra esta máfia midiática!

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O PiG é uma máquina de mentiras e difamações…

    … a serviço da “elite” branca e rica.

    Estas oligarquias midiáticas são o sustentáculo do Apartheid Social.

    E já passou da hora de explodir a casa-grande!

     

  2. MISÉRIA JORNALÍSTICA ZERO!

    É de dar dó ver a miséria em que este jornalismo vive…

    E me reforça o sentimento de URGÊNCIA de reduzir o poder que eles têm de produzir MISÉRIA…

    MISÉRIA JORNALÍSTICA ZERO!

  3. Não faz sentido responder uma

    Não faz sentido responder uma facada nas costas com uma notinha. Milhões de pessoas foram de alguma forma influenciadas pela reporcagem do Globo e pouquíssima gente tomará conhecimento da notinha. Para reequilibrar o prato da justiça é necessário uma ação contundente, com a mesma visibilidade da facada nas costas. Parece que estou ouvindo uma voz do PT dizendo: Mas isto é impossível !!  Pois é, de impossível em impossível, os tucanos, a imprensa e as TVs vão comendo o PT pelas beiradas.

  4. gostei de uma análise feita

    gostei de uma análise feita pelo fernando brito sobre isso no tiijolaço.

    brito critica a globo,mas vai além.

    diz que periga a globo desaparecer

    por escárnio público depois dessa aberração e dessa mentira

    inominável sobre o tal do triplex que é apenas um financiamento

    de um apartamento ainda não entregue..

    brito fala que lula pode enfim conseguir o triplex através de uma ação

    que condenaria a emissora a pagar um alto valor em dinheiro pela difamação cometida.

    e lula poderia convidar o zeca camargo a fazer uma reportagem

    especial para o fantástico sobre o triplex conseguido

    por lula através dessa ação contra essa infamia global.

    daí o escárnio em que desmoralizaria completamente

    a globo, já desmralizada há tempos pelas suas próprias mentras

    e falácias e aleivosias e outros adjetivos impublicáveis..

  5. Canalhice como método

    Essa “canalhice” de O Globo vem se juntar às patifarias que destilam contra Lulinha, filho de Lula.

    Recordemos… Circula na internet mentiras que viraram verdades para incautos e imbecis, segunda a qual Lulinha é dono da Briboi, acionista majoritário da Oi, possuidor de enormes fazendas Brasil afora e proprietário de luxuoso jatinho… Para ficar nisso.

    É assim que a direita cretina destila todo o seu ódio e tenta transformar mentiras em verdades.

    Caso já tivéssemos aprovado no Congresso o instituto do Direito de Resposta (que “juristas” inescrupulosos e conhecidos pelas suas práticas lutam para que não seja aprovado) talvez essa prática canalha e medonha fosse minorada.

    1. E a mansão da Verônica Serra no

      oI, Luciana, para ficarmos em apenas duas calúnias contra o filho de Lula, que circulam pela interet, temos a foto da suposta mansão do filho do Lula. Fui investigar e descobri que a “mansão” é a sede da ESALQ, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Quanto ao suposto jatnho de US$ 50 milhões que seria do filho do Lula, fui investigar o prefixo do jato preto que aparece na foto: o prefixo “N” é de aviões estadunidenses, isto é, de cidadãos residentes nos Estados Unidos da América.

  6. Caro Nassif e demais
    Mas a

    Caro Nassif e demais

    Mas a folha, que agora é tida pelo Serra, como blogue sujo, tem a mania de mentir, quando é tucano, todos são honestos, quando é petistas,  a desonestidade foi inventada pelos petralhas.

    Trimentirex.

    Saudações

  7. Notinha

    Lula e família não deveriam ficar só nessa notinha, que relativamente poucos vão ler. Deveriam interpelar até mesmo judicialmente, se necessário, os autores da mentira.

  8. MUITO ALÉM DOS FLAMINGOS

    É gozado: uma família que ganhou, com certeza corretamente, sem negócios excusos, todos sabemos, durante anos, mercê de concessão de TV – direitos da nação – uma fortuna, hoje calculada em aproximadamente 28 bilhões de dólares – v. Forbes:

    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/14/marinho-e-a-familia-mais-rica-do-brasil-segundo-forbes-veja-lista.htm

    Assim, a família mais rica do Brasil, é claro, tem uma das residências mais sofisticas e maravilhoss do País, faz inveja internacional, tem uma beleza Muito Além dos Flamingos:

    http://www.terra.com.br/istoegente/edicoes/524/artigo152328-2.htm

    Agora, ficar anunciando que um ex-operário, o ex-presidente, Lula, que se tornou presidente de nossa Nação por duas vezes e por duas vezes conseguiu eleger a sua sucessora, a presidente Dilma, tem uma apartamento – seja lá o que for – ora bolas, é digno das grandes hipocrisias de nossa história.

    Por que não olhar para dentro de si?

    Duvido que as TVs e jornais de nosso País, incluindo a Globo, tem a coragem de mostrar o luxo e a riqueza que usufruem, hoje, no Brasil, a família Marinho!

    A hipocrisia vai muito além dos flamingos! 

    1. Divulgação de endereços e residências

      Sua iniciativa é educativa e oportuna.

      Vamos divulgar fotos e endereços das residências da família Marinho e dos demais barões da velha e carcomida imprensa brasileira.

       Não pode cair no esquecimento:

      Família Marinho constrói casa em terreno irregular

      https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/familia-marinho-constroi-casa-em-terreno-irregular

      Processo que mostra sonegação da Globo vaza, na íntegra, para internet

      http://correiodobrasil.com.br/noticias/politica/processo-que-mostra-sonegacao-da-globo-vaza-na-integra-para-internet/715536/

      O editorial de Roberto Marinho que exaltou a Ditadura Militar

      http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-editorial-de-Roberto-Marinho-que-exaltou-a-Ditadura-Militar/4/27682

      1. Então mais algumas que anotei na internet

        Uma mansão para ninguém botar defeito:

        http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-nova-mansao-do-dono-da-redetv-e-uma-homenagem-aos-salarios-atrasados-de-seus-funcionarios/

         

         Minha Casa Minha Vida fica na Av Foche

        http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/12/03/o-apartamento-de-fhc-em-paris/

        Nesta – um artigo do Plantão do Brasil comparando apartamentos de algumas autoridades com a mansão do nosso Genoíno.  As fotos falam muito mais do que as palavras. Esse PIG hipócrita:

        As mansões e apartamentos não são Genoíno. Ao final do texto, lá podemos ver a mansão do Genoino, condenando pelo maior escândalo do País. Quanta injustiça: 

        http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=74382

         

         

         

      2. “Terreno irregular”
        contruído

        “Terreno irregular”

        contruído pela AC Lobato :

        http://www.bloomberg.com/news/2012-03-08/brazil-s-rich-build-homes-in-nature-preserves.html

        que é da Icatu – 2001:

        http://www.jusbrasil.com.br/diarios/75753035/djrj-iii-judicial-1a-instancia-capital-29-08-2014-pg-196

        Que é de:

        http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Carlos_de_Almeida_Braga

        Antônio Carlos de Almeida Braga (São Paulo2 de julho de 1926) é um empresário brasileiro do ramo financeiro. Foi dono de uma das maiores seguradoras do Brasil, a Atlântica Seguros, empresa que fundiu-se à Bradesco Seguros. No acordo de incorporação, Braguinha, como é conhecido, ficou com um imenso volume de ações do Bradesco, o que lhe proporcionou a direção da instituição. Acabou saindo do banco devido a desentendimentos com o seu maior acionista,Amador Aguiar. Ao sair do Bradesco, Braguinha montou seu próprio banco, o Banco Icatu, mas logo passou a administração dos seus negócios aos seus filhos e aposentou-se.1

        Braguinha foi um dos maiores investidores das bolsas brasileiras dos anos 1980. Atualmente ele divide seu tempo entre sua Quinta Penalva (SintraPortugal) e sua casa do Condomínio Lyford Cay (NassauBahamas), freqüentando o circuíto mundial de tênis e o de Fórmula 1. É amigo do ex-piloto Emerson Fittipaldi, foi grande amigo de Ayrton Senna, além de outras pessoas influentes do esporte, como o tenista Gustavo Kuerten e o ex-dirigente de futebol João Havelange, tendo sido agraciado com o título de Grande Benemério do Fluminense Football Club em 10 de setembro de 2013.2

        É um grande amigo e parceiro da família Marinho, proprietária das Organizações Globo. Na época do Natal ao carnavalcostuma estar no Brasil, onde se divide entre seu apartamento de Ipanema, no Rio de Janeiro, e sua casa na cidade deAngra dos Reis.

         

        1. EM LINHAS GERAIS, para

          EM LINHAS GERAIS, para contribuir e criar mecanismos.

          ___________________________

          É outro problema que tem que ser enfrentado e confrontado… Mudou..ninguém viu e ninguém vê..morreu?

          Purula em ações que estão diretamente ligada à sucessões e suas responsabilidades!!! Tem advogado responsável pelo espólio…e daí..quem comprova que tal pessoa não mais sobrevive no exterior ? 

          Não é de Hoje….não mesmo.

  9. Tudo bem que é o jornal, mas

    Tudo bem que é o jornal, mas gostaria de saber por que uma concessão passa de pai para filhos  ou filhas? Se é provisoria deveria se extinguir com a morte do concessionario, ou não? Deveria ser personalíssima, assim acabariam essas excrecencias que vemos no setor das telecomunicações, mas é claro, com boar parte do congresso formado por donos de midia eletronica isso é sonho, seria mais um assunto para a reforma politica, se ela sair.

  10. Quem reivindicar direito de resposta será chamado de stalinista

    Quem reivindicar direito de resposta será chamado de stalinista  por Janor. Na verdade Lula está pagando o direito de financiar um “umplex”. Não pode? Imprensa bandida, fazem isso para que essa mentira deslavada fique rodando por anos e anos nas redes sociais, afinal de contas saiu na Globo, fonte “confiável”…. Na verdade são bandidos disfarçados de jornalistas.

  11. Nassif
    Como o pt em 12 anos

    Nassif

    Como o pt em 12 anos de poder não fez nada contra a nocividade da grande mídia, merece apanhar,  e com esta notinha, calado.

  12. IMPÉRIO FEUDAL SEMPRE ATACA

    SOBRE O PT, LULA, DILMA E O GOVERNO.

    QUANDO É QUE A GLOBO NÃO MENTE???

    ILAÇÃO, OMISSÃO, DIFAMAÇÃO, MENTIRA – MODUS OPERANDI GLOBAL.

    QUEM MANDOU ALIMENTAR ESSE ESCORPIÃO???

  13. E a mansão em Trancoso, BA, da Verônica Serra?

    Saiu na internet. Mansão do filho do Lula. Eu conhecia aquela casa, achava que era de alguma celebridade de Hollywood. Não era. Era a sede da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, da USP., que fica dem Piracicaba. Quanto ao jatinho, cuja foto ilustrava as calúnias contra o filho do Lula, era de prefixo “N”, privativo de cidadãos residentes nos Estados Unidos.

  14. Em meu comentário anterior,

    Em meu comentário anterior, deixo algo que tem que dito :

    Estudei com Ayrton. Se estive vivo não gostaria de ver seu nome associado desta forma torta e porca na wikipédia.

    A Globo não reclamou..então a parte que cabe a ela é dela.

     

  15. PetroBrax – uma nova tentativa

    A Petrobrás e a nova estratégia do “entreguismo”.

    Não é a primeira vez que gente graúda do mercado e na velha mídia tenta colocar as mãos na Petrobrás.

    No passado, do governo Fernando Henrique Cardoso, a estratégia para entregar a Petrobrás ao capital estrangeiro passava pela mudança do nome da Cia. para PETROBRAX e com o afundamento de algumas plataformas.

    Era uma maneira de retirar da cabeça do brasileiro a idéia de que a empresa pertencia aos brasileiros ou era eminentemente nacional. E ainda passava o recado da ineficiência.

    A nova estratégia mereceu uma mãozinha da própria companhia quando não conseguiu evitar os desmandos nela existentes.

    Nesse vácuo entram novamente os interesses corporativos. A estratégia é malhar e fazer com que a Cia. não consiga mais captar recursos para financiar sua produção. E aí entra novamente a família mais golpista e entreguista do país: Os Marinho.

    Editorial de O Globo desse domingo:

     

    Política para o petróleo terá de ser revista

     

    Com ações e títulos desvalorizados, a Petrobras não conseguirá captar recursos facilmente nos mercados a fim de cumprir compromissos impostos pelo governo

    O Plano de Negócios da Petrobras até 2018 prevê investimentos anuais da ordem de US$ 44 bilhões. Em situação normal de temperatura e pressão, empresas desse porte concretizam seus investimentos com uma combinação de recursos próprios (gerados pelas próprias atividades) e de terceiros. Assim, multiplicam a capacidade de investir e de obter lucros futuros.

    Além de ter sido obrigada pelo governo a assumir compromissos que excediam o seu fôlego financeiro, a Petrobras teve sérios problemas de gestão, agravados por golpes criminosos, agora revelados pela Operação Lava-Jato. Esse desgaste de imagem, que se evidencia pela queda vertiginosa dos preços de suas ações e desvalorização dos bônus emitidos, certamente complica a equação financeira que havia sido formulada para execução dos investimentos previstos no Plano de |Negócios. Para 2015, por exemplo, estava previsto que fosse captar o correspondente a US$ 12 bilhões no mercado internacional.

    A Petrobras já se desfez de alguns ativos, como ocorreu recentemente no Peru, conseguindo obter cerca de U$ 2,6 bilhões. Possivelmente terá que se desmobilizar ainda mais para se livrar de dívidas onerosas e se concentrar nos investimentos que identifique como prioritários.

    Mesmo assim, não é uma situação que se resolva rapidamente. A política brasileira para o petróleo, extremamente concentrada na Petrobras, terá de passar por uma revisão. Há sinais que isso começará a ocorrer em 2015. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai propor ao Conselho Nacional de Política Energética uma rodada de licitações no ano que vem com uma oferta que englobe de 200 a 300 novas áreas destinadas à exploração. Após tantos anos sem rodadas ou com ofertas minguadas a potenciais investidores, 2015 pode marcar uma reviravolta na política do petróleo.

    O próprio pré-sal também precisa de uma revisão nas regras de exploração de futuros blocos. O governo Lula instituiu o modelo de partilha de produção no pré-sal, tornando a Petrobras operadora única desses blocos, e com uma participação de no mínimo 30% no consórcio investidor. Na prática, ressuscitou o monopólio para essas áreas. Ambas as condições são inexequíveis para a realidade financeira e gerencial da Petrobras. 

    Em face das suas restrições de capital, a estatal não poderá assumir compromissos tão expressivos, o que poderia até levar o governo a não promover licitações no pré-sal, desperdiçando oportunidades para atrair investidores e reforçar o caixa do Tesouro. Ainda que mantenha o modelo de partilha para o pré-sal, o governo terá então de rever a obrigação de a Petrobras ser a operadora única dos futuros blocos e ter um limite mínimo de participação nos consórcios. E some-se a tudo isso a queda do preço do petróleo no mundo, um desestímulo a investimentos na exploração.

    A conjuntura potencializa o estrago em curso provocado pelo esquema de corrupção montado pelo lulopetismo na estatal.

     

    :

  16. Os Marinho em plena atividade

    Tarso Genro denuncia: generalizar corrupção é tática fascista

    14 de dezembro de 2014 | 14:51 Autor: Miguel do Rosário

    ScreenHunter_5457 Dec. 14 14.37

    O alerta de Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul (não reeleito), é importante.

    A tática de setores da mídia, como vemos no editorial da Globo de hoje, de generalizar a corrupção, e não individualizá-la, como deve ser feito, é uma tática fascista.

    O Globo encerra o seu editorial de hoje falando que o esquema de corrupção na Petrobrás foi montado pelo “lulopetismo”, contradizendo as afirmações dos próprios promotores públicos do caso, que afirmaram que o esquema teve início há 15 anos.

    E mesmo que tivesse sido iniciado na era Lula, a corrupção é feita por indivíduos.

    O raciocínio da Globo é torpe duplamente: chama os empreiteiros de lulopetistas e bolivarianos, o que é uma imbecilidade; ou então os trata como vítimas inocentes dos malvados lulopetistas, que os extorquem.

    Vários denunciantes já afirmaram que não havia extorsão. O esquema de propinas era pago alegremente pelas empreiteiras, que assim asseguravam contratos para si.

    O governo federal está fazendo a parte dele, combatendo a corrupção.

    Faltaria a mídia fazer a sua: parar de manipular, botar de lado por um momento o jogo político e informar a sociedade.

    Infelizmente, isso não vai acontecer nunca. Não na atual conjuntura, em que temos uma mídia formada na cultura da ditadura e da corrupção inerente ao autoritarismo, que se beneficia do oligopólio construído durante o regime de exceção para continuar extorquindo empresas e governos.

     

  17. Doença da Casa Grande ou bandidagem mesmo?

    Fernando Henrique Cardoso está aposentado da USP (Universidade de São Paulo) desde os 37 anos de idade. Record mundial, portanto.

    Tem até imóveis em Paris (http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/12/03/o-apartamento-de-fhc-em-paris/).

    Agora, ser proprietário ou promitente comprador de 1/3 de um ap. no Brasil virar manchete de O Globo só pode ser doença adquerida ainda na Casa Grande.

    E tem idiota que engole essas coisas.

     

     

     

  18. Desfile de Apês

    Nassif: a “reporcagem” (para lembrar um colega seu) da Globo seria novidade se falasse diferente. Essa do Apê da dona Marisa, fala o novo do mesmo, baixo e difamatório, próprio dos redatores. 

    Dizem os entendidos que notícia, se na Globo, é boato; se na Veja, mentira! E, fato notório, o sonho de destruir política e moralmente o ex-presidente e desafeto eterno é sem precedentes.

    Porém, cadê que tocam no Apê do Farol de Alexandria, na área nobre de uma das cidades mais badaladas e caras do planeta, onde o metro quadrado chega custar vinte e dois mil euros (a área útil é de 500m2), que foi adquirido pelo desestabilizador plano “Alô, Alô, Quem Falla?”, em sociedade com um dos asseclas?

    O do Morcegão, também lá pras bandas das estranjas, só noticiaram porque queriam apressar a queda dele, que começava, no mundo judiciário e político, a dar trabalho e poderia melar a trama, jogando no ventilador, numa espécie de “delação premiada”, os planos executados no mensalão.

    Mas é oportuna a explicação, que põe uma pá de cal na hipocrisia desse lixo de mídia.

     

    PS.: como a conclusão das obras foi da construtora OAS, vão querer vincular o caso na Lava Jato. O Catão dos Pinhais já começou recolher assinaturas para a CPI do Apê.

  19. a rede “golpe de sonegação” não mentiu…

    … ela é MENTIROSA CONTUMAZ !!!

    Ela é ladra contumaz !!!

    Ela é vil, traidora, porca e asquerosa – a pior meretriz !

    A VERDADE É DURA a “groubo”  apoiou a DITADURA !!!

  20. Muita calma

    O que as pessoas não entendem é que um ato lícito ou ilícito não justifica o outro, mas deve ser cultural sempre colocar a culpa no outro ou comparar histórias: mas o vizinho é pior, olha o que ele fez.

    chamo de covardia não assumir os erros.

    outra coisa, o ex ministrou que comprou imóvel em Miami já deixou claro como foi a compra e gente, hoje um imóvel emMiami está mais barato que no Brasil, convenhamos.

    Vamos pesquisar mais na hora de escrever, de compartilhar as notícias e de julgar fatos e pessoas?

    se o Lula comprou triplex ou não é irrelevante mas gostaria muito de participar de uma palestra dele, são dicas de ouro, o mesmo valor que custa cada uma delas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador