Globo, o tigre miou

1 – Falar em Time-Life nem pensar.

“Globo cobra restrição ao capital estrangeiro em empresas jornalísticas

11/8/2010

Da Redação

Em discurso na abertura da ABTA 2010, nesta terça-feira (10/08), o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, criticou a entrada de empresas estrangeiras no mercado jornalístico nacional e defendeu a restrição da participação das mesmas na produção e distribuição de conteúdo.

De acordo com o executivo, a Constituição é clara sobre o limite de 30% na participação de capital estrangeiro em empresas jornalísticas. Marinho lembrou que quando a Constituição foi escrita, a referência eram jornais e revistas.

“Hoje, não há como deixar de incluir a internet ou a TV fechada. Se a empresa é jornalística e destinada ao público brasileiro, não se pode fugir da Constituição”, afirmou.

Sem citar nomes, as críticas foram direcionadas aos grandes portais de internet como o Terra, ligado à Telefônica; e à Ejesa, ligada ao grupo português Ongoing, controladora dos jornaisBrasil Econômico, O Dia, Meia Hora e Marca Campeão.

“Não há nação soberana e democrática que entregue a estrangeiros a capacidade de informar a seus cidadãos”, disse.

Com informações do Teletime.

1 – E no mesmo release, logo abaixo do texto acima:

Teles vão oferecer pacotes de TV digital paga para celular

11/8/2010

Da Redação

As operadoras de telefonia móvel planejam para outubro deste ano o lançamento de planos de TV digital para celulares. Serão cerca de 30 canais por menos de R$ 29,90 mensais. Além do pacote, os clientes poderão comprar programas avulsos, no modelo “pay-per-view”, e vídeos sob demanda, que estarão disponíveis para download.

O plano será disponibilizado apenas para celulares com tecnologia que permita o acesso à internet móvel, pois a transmissão é feita via web. Os programas ficam armazenados de em servidores e baixados pelo telefone.

A expectativa é que o número de assinantes de TV móvel chegue a dois milhões no final do ano e 20 milhões em 2011.

Atualmente, as teles oferecem a TV digital móvel, mas cobram por hora de uso. Esse sistema foi adotado para evitar o congestionamento das redes de dados.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador