Grande imprensa mostra erros condenados na mídia segmentada, por Augusto Diniz

É comum a grande  imprensa acusar a mídia segmentada de produzir pautas baseadas exclusivamente aos seus interesses. Pois a grande imprensa fez o mesmo nesta eleição.

Jornalistas da grande imprensa costumam esnobar jornalistas de veículos segmentados dos mais variados setores do País, desde o sindical até os voltados às diversas áreas econômicas, por achar que fazem jornalismo centrado no interesse privado e não público.

Assessores de imprensa seguem a mesma linha, e também costumam ver com desconfiança a mídia especializada. Por isso, vão primeiro atrás da grande imprensa para oferecer pautas. Quando não vingam, correm para a mídia especializada para tentar algum resultado.

Assessorias alegam que fazem isso porque a grande mídia atende a um público amplo. No entanto, o argumento cai por terra quando se analisa que muitas pautas valeriam mais a pena ter sido tratadas em veículos segmentados, os quais a mensagem teria chance maior de exposição com resultado direto junto ao seu público.

Na cabeça dessas pessoas, a mídia especializada sempre está a mando de interesses, sejam financeiros ou ideológicos. Faz-se uma matéria aqui porque quer ver se arranca alguma publicidade lá na frente. Realiza-se uma entrevista ali para estabelecer um compromisso vantajoso em futuro próximo.

Pois foi esse exercício que a chamada grande imprensa trabalhou nestas eleições, sem a menor cerimônia, embora condene regularmente a mídia segmentada por fazer isso.

O apoio a Aécio da grande imprensa não foi meramente ideológico, como muitos tolamente acreditam. Foi interesse final financeiro – como alguns veículos segmentados são corretamente taxados de seguirem na sua produção editorial.

A grande imprensa no Brasil conseguiu por muito tempo driblar a pecha de fazer jornalismo fora do interesse público. Mas nestas eleições caiu do cavalo.

O que ela tentou apoiando Aécio descaradamente foi ganhar crédito para que, caso o candidato fosse eleito presidente, pudesse lhe oferecer benesses que não foram garantidas no governo do PT, direcionado a distribuir verbas publicitárias de forma mais aberta e horizontalizada, inclusive à mídia segmentada. O resto é conversa fiada.

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a grande mídia ainda perdeu pouco…

    Continuavam os anúncios milionários na Globo, Veja, FSP e Estadão.

    Mesmo assim, queriam mais…

    E não se importaram em jogar o país na lama.  Acabaram promovendo, Brasil afora, episódios lamentáveis, dignos de briga de torcida.

     

  2. Concordo com o autor do post

    Concordo com o autor do post de que o apoio da mídia à Aécio possui interesses ocultos de natureza financeira. Ontem, em comentário sobre outro post apresentei essa mesma interpretação que o Augusto Diniz sugere em seu texto. De fato, é pouco crível que a grande mídia brasileira esteja disposta ao suicídio, remando contra trinta milhões de eleitores/consumidores. É uma parcela muito grande de pessoas que, não somente passam a repudiar seu produto (informação), como engrossam um coro de ausência de credibilidade da imprensa que possui um efeito publicitário devastador. Isso somente passa a fazer sentido se pensarmos nos interesses das corporações que controlam essas empresas, que integram o capital financista que está dominando a globalização econômica. E o PT não atende aos principais interesses dessas corporações. A política desenvolvimentista adotada pelo PT possui nítido viés de proteção aos interesses nacionais, o que contraria a lógica da globalização defendida pelos financistas, essa espécie de neo-capitalista que arrepiaria todos os cabelos de Marx se ele vivesse hoje. São parasitas sociais que vivem e lucram exclusivamente da especulação. Sem compromisso algum com a produção, não precisam fabricar um prego, vivem de negociatas de títulos e de manipulação de câmbio e juros de países distintos. O PT, ao tentar proteger o seu parque industrial, torna-se um espinho de tamanho considerável no pé da globalização econômica financista. Se o modelo do Brasil obtiver consagração mundial, estará aberto um caminho perigoso para que outras nações se questionem sobre os próprios modelos a serem adotados. A comparação com os EUA será evidente: social-democracia ou ultraliberalismo? O Brasil está fornecendo indícios reveladores de que é possível o sucesso da social-democracia através do desenvolvimentismo. É um sonho perigoso que precisa ser combatido pelos financistas de Wall Street. Esse combate eles realizam através da imprensa que controlam e de “matérias” que conduzem a opinião pública na direção que eles indicam. Isso será feito ainda que ao custo de prejuízo para algumas das empresas jornalistícas dos quais, direta ou indiretamente, oficial e não oficialmente, possuem o controle. Ao meu ver, essa é a questão que subjaz à profunda rejeição que a imprensa demonstra ao governo do PT. Se isso custar a Abril ou o Estadão, que custe. É apenas dano colateral aceitável e nem é grande coisa.

  3. [  O que ela tentou apoiando

    [  O que ela tentou apoiando Aécio descaradamente foi ganhar crédito para que, caso o candidato fosse eleito presidente, pudesse lhe oferecer benesses que não foram garantidas no governo do PT] só  induzir que os Marinhos ficaram mais pobres durantes dos governos petisttas, é  um bom crédito furturo. De fato os Marinhos  vão precisar mudar de âncaro do JN em 2015

  4. Agora é aguardar o

    Agora é aguardar o posicionamento da Presidenta. No seu discurso de ontem já sinalizou aquilo que praticamente não tinha como fugir: a Reforma Política. Se vai sair da forma como o país necessita devido a um Congresso bem conservador é o que teremos que aguardar.

    Depois da última e descarada capa de Veja, que atingiu diretamente a honra da instituição Presidencia do Brasil, queremos ver sim é a força de Dilma para peitar a velha imprensa de oposição propondo  uma Lei de Imprensa que considere por exemplo o direito amplo de resposta.

  5. Se Dilma for sábia

    Acaba agora com as verbas publicitárias para o PIG. A justificativa pode até ser contenção de despesas, já que o PIG pregou 12 anos que o Brasil estava em crise. É muito melhor gastar este dinheiro para construir casas para os sem tetos que gastar para engordar ainda mais o PIG. E ano que vem abrir o mercado para imprensa estrangeira. Afinal não é a imprensa que diz que o Brasil deve seguir a lei do mercado?

  6. Não acredito que a mídia

    Não acredito que a mídia tenha simplesmente apoiado Aécio.

    Aécio era a própria mídia. Não foi o candidato do PSDB, representou a mídia e suas bandeiras

    O discurso de Aécio foi claro quando ele disse que não era mais um candidato de um partido.

    Observei atentadamente os programas eleitorais do candidato e as suas falas nos debates. Cada proposta e cada palavra de Aécio estava pautada pelo que a mídia defende desde sempre e seguia rigorosamente o script dela.

     

    1. Também acho Assis. Os tucanos

      Também acho Assis. Os tucanos ainda não aprenderam: enquanto se deixarem pautar pela midiazona, vão tomar pau. Fariam bem a si mesmos e ao país se chutassem para longe essa ‘terceirização’ – e eles são bons nisso! – do discurso do contra e construíssem um projeto realmente propositivo de centro-direita.

    2. exatamente, Assis…

      em campanha, apenas passseiam pelo país repetindo a mídia

      mas repare por quem são acompanhados, fotografados, filmados e entrevistados

      não há um sequer que tenha a coragem de fazer uma simples pergunta:

      ””’candidato, na sua opinião quais são os principais problemas dessa região?”””

      ninguém pergunta; e por sua vez Aécio se aproveita e diz apenas que vai mudar tudo aquilo e resolver, os problemas da região, mas sem dizer o que nem onde e nem como pretende encará-los

       

      esse papo de que imprensa é oposição, já caiu por terra há muito tempo, e tucanos continuam entrando de gaiatos

  7. Faz muito tempo que não vejo

    Faz muito tempo que não vejo nada na globo, mas, hoje dei uma passadinha para ver a cara broxa dos empregados do patrão. Foi impagável ver a urubóloga, literalmente, na lona, mas ainda tentando mentiras e falando bobagem. Essas pragas “jornalísticas” se têm como deuses só porque são empregados dos marinhos. A dignidade é para ser pensada em algum tempo da vida de subservientes que eles levam. Vergonhoso. Dá-lhe DILMA! Dá-lhe Lula! Dá-lhe PT com o voto digno, com o voto da sensibilidade, da inclusão, com o voto de uma NAÇÃO INDEPENDENTE, DONA DE SUAS RIQUEZAS, NA REAL LUTA PELA  JUSTIÇA SOCIAL! Gente,  contra toda  máfia, conseguimos reeleger por mais quatro progressistas anos, o único partido que ousou, por meios lícitos, pelo voto consciente do programa do partido, colocar os que não votaram em seu candidato, mas no ódio vomitado pela mídia corrupta. Nossa luta, agora, é pela civilizada diluição do poder dos senhores donos dessa máfia midiática, a regulação dos meios de comunicação, como existe em TODOS OS PAÍSES DEMOCRATAS DO MUNDO.

  8. A gde imprensa fez o possível

    A gde imprensa fez o possível para o PT ser chamado de  único partido corrupto,mas,o povo percebeu e entendeu que na realidade é o único que investiga e pune a corrupção

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador