Haddad como plano B de Lula: furo ou ficção jornalística, por Luis Felipe Miguel

Por Luis Felipe Miguel

De seu Facebook

Não sei bem como avaliar a longa matéria, na página 4 da Folha de hoje, assinada por uma tal Marina Dias e relatando conversa privada em que Lula teria dito que Fernando Haddad precisava estar “pronto para assumir candidatura”.

A matéria é uma descrição minuciosa de uma reunião entre Lula e três amigos não nomeados, mas que comporiam “a correia de transmissão de poder” no PT. Se é isso mesmo, se a repórter teve acesso a um relato do círculo íntimo de Lula que prova, para além das especulações de sempre, que o ex-presidente já bateu o martelo no sempre negado “plano B”, seria um furo importante. Então, por que a Folha não deu sequer uma chamada de capa?

Por outro lado, quem vazou o conteúdo da conversa? Uma reunião tão seleta não vaza sem que o informante corra o sério risco de ser descoberto. Lula estaria sendo traído por seus colaboradores próximos? A Folha teve acesso a uma escuta colocada na sede do Instituto Lula? Ou foi um vazamento deliberado, um balão de ensaio meio combinado com a jornalista, como é comum nas relações entre agentes do campo político e do campo da mídia? Nesse caso, a interpretação da matéria muda. A quarta hipótese, claro, é que seja um ensaio de ficção jornalística, gênero comum na imprensa brasileira.

O que não gera nenhuma dificuldade de interpretação é a frase inicial do texto, um belo exemplo da desonestidade e preconceito dos jornalões brasileiros. A reunião de Lula é descrita como um “encontro com três amigos e uma garrafa de uísque”. Isso é um fato relevante, quase um escândalo, certamente porque os jornalistas da Folha de S. Paulo nunca bebem uma gota de álcool quando conversam com amigos. Por outro lado, quando relata reuniões de Temer com Meirelles, por exemplo, a mesma repórter nunca acha relevante descrever que tipo de líquido eles estavam consumindo.

Num país em que há alguns de quem é mais provável dizer que se encontraram com “três cúmplices e quinze gramas de pó”, três amigos e uma garrafa de uísque não parecem ser problema.

 

Luis Felipe Miguel

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Plano B tem sido falado…

    Por mais que se possa querer discutir, tem um Blog Progressista que vem falando disso já faz mais de 60 dias… onde tem fumaça tem fogo…eu adoro ditados populares porque são POSTULADOS.

  2. Próximo alvo

    Questão de pouco tempo para mais uma espetacular fase de busca e apreensão ou, até mesmo, prisão preventiva do Haddad com meia hora de destaque no Jornal nacional.

  3.  Das três hipóteses, fico com

     Das três hipóteses, fico com a mais provável:a ficção jornalística, hoje uma modalidade de “jornalismo” incorporada as demais com atuação principalmente na Política, 

    Não passa um dia sequer sem uma manchete ou nota de cunho psicográfica relatando as supostas agruras de Lula nessa quadra recheada de problemas. A tática é impressionar os bestas, digo, leitores. dando um Lula já conformado com a prisão, portanto fora da disputa. 

     

  4. Esse jornal ai tá tão sem

    Esse jornal ai tá tão sem credibilidade que ninguém mais ousa acreditar no que ele diz. Dar-lhe crédito se tornou matéria de fé, nada mais.  

  5. Desviando o foco propositalmente

    Lamenável, que continuemos a cair na esparrela do foco das eleições ignorando por completo os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, pois se continuar do jeito que está nem o Superman governa democraticamente.

     

    1. Tem razão. E ainda tem as urnas eletrônicas…

      …que, nas poucas vezes que penso nas próximas eleições, lembro dessas urnas, fico desanimada e tiro o assunto da cabeça.

  6. O Atuch do 247 disse que essa

    O Atuch do 247 disse que essa reporter é filha de um petista histórico, por isso as pessoas tendem a der crédito para o que escreve. Não sei, mas tudo é possível. O estranho é esse assunto vir a baila justo agora que a candidatura Lula ganha uma sobrevida.

    Se é ainda quase 100% certo que o TSE não vai permitir a candidatura, por outro lado, o folego que Lula ganhou lhe dá outras prioraridades agora do que o plano B. 

    Se vai se encontrar com amigos e uma garrafa de uisque é para comemorar que ganhou tempo para caravanas, eventos e manifestações. Deixar claro para o STF que vai deliberar em 4 de abril o quanto é apioado pelo povo simples, os formadores de opinião, os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada. 

    Contrabalançar a pressão que vai se acirrar até o dia do julgamento. Virá chumbo grosso aí como reação a essa vitória do Lula. É isso com que o PT tem que se preocupar. Não é hora de conversar sobre plano B nenhum

  7. E o Celso Amorim?

    Também já li em algum lugar que o Lula teria dito para o Cleso Amorim ficar preparado para assumir a candidatura. Toda a imprensa, e não só agora mas dede sempre, inclusive os blogs, não desperdiçam um boato de jeito algum.

  8. Sei não,

    Marina Dias, a jornalista, foi minha editora, das mais gentis e competentes, na época de coluna em Terra Magazine, do Bob Fernandes, de quem todos conhecemos posições e honestidade. Escrevia, e bem. Foi para a Folha e apesar de há alguns anos eu ter deixado de ser assinante do jornal, sei através de amigos que é uma excelente repórter. Sei não … Teorias conspiratórias são perigosas.

    1. Nem sempre o passado condena,
      Nem sempre o passado condena, Rui, e nem sempre absolve. O Nassif se preocupou em demonstrar, rapidamente, que William Waack era um homem de caráter, e também deu um hoje tristemente famoso voto de confiança a dra Dodge – no que teve a companhia de Eugênio Aragão.
      Não conheço a moça, e mesmo que conhecesse, não a julgaria. Mas que a matéria é uma depravação, isso é.

  9. Vazou?? Caramba não dá prá

    Vazou?? Caramba não dá prá confiar nem nos “amigos”. O tal do “vazador” disse ainda que discutiram isso com uma garrafa de wisk?( sei lá como se escreve). Lula já pode beber? Afinal teve um cancêr. Ahhhh sei lá. Uma coisa é certa, não vão deixar o Lula concorrer, então, nada mais lógico do que reuniões para estudar um nome que possa fazer frente à essa “onda facista”, que parece, (espero que só pareça mesmo), assola o país. 

  10. nao sei

    Não sei o que é pior, SABER que não será candidato, mas fazer de conta que é, fazer campanha enganando a todos…..e em cima da hora catapultar seu vice.

    No minimo desonestidade com o povo.

  11. FAKE NEWS POLÍTICO

    POSSO ESTAR ENGANADA , MAS ISSO PARECE MAIS COM FAKE NEWS POLÍTICO., NÃO ESTOU DESMERECENDO A JORNALISTA, SÓ ESTOU ACHANDO QUE É UM TIPO  DE DISFARCE, MAS SE FOR VERDADE VOTO NO HADDAD SEM PROBLEMAS

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador