Hélio Bicudo, o”fundador do PT” – Folha erra, corrige e erra de novo

Agência Xeque

Hélio Bicudo, o”fundador do PT” – Folha erra, corrige e erra de novo

por Michel Arbache

Com a morte de Hélio Bicudo, é inevitável que venham à tona as velhas polêmicas envolvendo o jurista. Não cabe, aqui, julgar o caráter do jurista que, nos últimos anos, se notabilizou por ser um crítico de Lula; do PT (Partido dos Trabalhadores) – do qual foi integrante – e que, por fim, acabou sendo um dos principais personagens no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Na época, José Eduardo Bicudo, filho de Hélio Bicudo, deu um depoimento ao DCM e deixou entender que seu pai “estava sendo usado pelos articuladores do golpe” e que a ira dele contra Lula e o PT teria sido motivada por mágoas (1). O fato é que, pelas críticas, Hélio Bicudo se transformou numa espécie de herói da mídia. Não era assim quando, por exemplo, a mídia apontou Bicudo na ‘folha de pagamentos’ da empresa Alstom nos anos 90 (2). Enfim, melhor que fique na memória de todos o Hélio Bicudo da defesa dos Direitos Humanos e que fez um trabalho importante na luta contra o chamado ‘Esquadrão da Morte’. A crítica, aqui, é contra o ativismo político da velha mídia.

Como a dar um “selo de qualidade” de isenção nas críticas que Bicudo dirigia contra petistas, a velha mídia passou a pintá-lo como “fundador do PT” – mesmo sem nunca ter sido. Uma pesquisa simples na internet e você poderá checar que a expressão “fundador do PT” foi praticamente o único tratamento que Bicudo recebia (e ainda recebe) da imprensa nacional.  Mas o fato mais curioso vem da Folha/UOL. Em notícia do dia 01/09/2015, por exemplo, a Folha noticiou: “Filhos de fundador do PT criticam ação contra Dilma” (3). Vinte dias depois, em 20/09/2015, a Folha fez uma (tardia) errata: “Hélio Bicudo não é fundador do PT” (4). Bom, para quem quiser ouvir do próprio Bicudo, em vídeo ele diz ipsis verbis: “Eu não sou fundador do PT” (5).

Leia também:  TV GGN 20hs: como será o fim dos grupos de mídia nacionais

Daí que a Folha, que, a propósito, resolveu fundar a “Agência Lupa” de combate (?) às fake news, deu a notícia: “Morre advogado Hélio Bicudo, fundador do PT e autor do pedido de impeachment de Dilma” (6).

Eis a mídia, que se jacta como o “porto seguro” contra as fake news. 

Fontes:

1- José Eduardo Bicudo: “meu pai está sendo usado pelos articuladores do golpe”: 

“Meu pai está sendo usado pelos articuladores do golpe”: o depoimento do filho de Hélio Bicudo. Por Kiko Nogueira

2- Hélio Bicudo aparece na imprensa francesa como “lobista” da Alstom, em processo de corrupção na França;

https://epoca.globo.com/tempo/eleicoes/noticia/2014/09/investigacoes-sobre-o-bcaso-alstomb-mostram-que-operacao-comecou-antes-do-governo-tucano.html

3- Folha: “Hélio Bicudo, fundador do PT”:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1676585-filhos-de-fundador-do-pt-criticam-acao-contra-dilma.shtml

4- Folha / errata: “Hélio Bicudo não é fundador do PT”:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/erratas/2015/10/21/uol-noticias-helio-bicudo-nao-e-fundador-do-pt.htm

5- Hélio Bicudo: “não sou fundador do PT”:

6- Folha: “Morre Hélio Bicudo, fundador do PT”:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/07/morre-advogado-helio-bicudo-fundador-do-pt-e-autor-do-pedido-de-impeachment-de-dilma.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

15 comentários

  1. Espero que o capeta lhe
    Espero que o capeta lhe reserve um lugar no inferno, bem no centro da churrasqueira.

    Senil safado !

    Não sou hipócrita de dizer após sua morte, que era gente boa.

    Esse safado ajudou bagunçar o país.

    • E que o inferno seja um lugar

      E que o inferno seja um lugar horrendo, cheio de doenças, torturas, assassinatos, estupros, miséria, fome, depressão, ansiedade, medo, sofrimento, onde cada dia parece ser pior do que outro. Humm …  Talvez fosse melhor ele continuar por aqui mesmo.

  2. Mídia picadeiro

    Kkkkkkkkkkkkkk … eles dizem que são imparciais, que fazem um jornalismo de isenção e que irão combater às Fake News. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … combater às Fake News, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … dizem que são imprensa série e isenta, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … 

  3. Sabiamente o post que noticia

    Sabiamente o post que noticia a morte de Bicudo não está aberta a comentários. Nassif percebeu de pronto a enxurrada de comentários impróprios que viriam saudar a grata efeméride.

    • Classe é classe
       

      Em vez de impropérios, observações elegantes e oportunas:

      “comentários impróprios que viriam saudar a grata efeméride.”

      Mas o cidadão é fino.(rsrs)

      Comemoremos!

  4. Não sejamos aquilo que

    Não sejamos aquilo que criticamos. Muita gente comemorou a morte de Dona Marisa, o que achamos injusto. Assim só desejo que este senhor tenha morrido de desgosto com o país que ele ajudou a afundar! 

    • Eu desejava que ele vivesse mais tempo

      a fim de experimentar do seu próprio veneno. Mas não. O sujeito caga e cai fora deixando a bosta e a mosca para quem não merece.

  5. Não sejamos aquilo que

    Não sejamos aquilo que criticamos. Muita gente comemorou a morte de Dona Marisa, o que achamos injusto. Assim só desejo que este senhor tenha morrido de desgosto com o país que ele ajudou a afundar! 

    • Não sei se ele morreu de

      Não sei se ele morreu de desgosto. Mas certamente milhões de brasileiros estão sofrendo as consequências do golpe de estado que esse senhor ajudou a perpetrar. Esse senhor teria que pagar em vida ainda pelos crimes que seus parceiros estão cometendo com o Brasil e com o seu povo.

  6. Homem com um passado de
    Homem com um passado de glórias, morre como um pária da sociedade.
    Sua transmutação produziu expurgos sociais irreparáveis.
    A fome está de volta, assim como o desemprego.
    A democracia sucumbiu em janaínas.
    O patrimônio público entregue às multinacionais.
    O privatismo galopeia.
    Que os espíritos do reacionarismo o recebam de braços abertos.

  7. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome