Imprensa distorce informações sobre relação de Padilha com Youssef

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – A Polícia Federal interceptou mensagens do doleiro Alberto Youssef, em sequência às investigações da Operação Lava Jato, e enviou um relatório à Justiça com as conclusões e suspeitas. O documento indica uma possível relação do ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, além do deputado Candido Vaccarezza (PT-SP), ao doleiro. As mensagens vazaram para a imprensa, que fez de uma suspeita decreto de crime.

Do ato ao fato. Assim que as mensagens vazaram, os meios de comunicação alardearam com manchetes que ligavam a ação do doleiro a Padilha e, ato contínuo, deputado de oposição ao governo entra com pedido para que Padilha seja convidado a se explicar na Comissão de Fiscalização e Controle. Tudo bem orquestrado conforme demonstra o desenrolar dos fatos. Acompanhe.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, uma mensagem foi enviada pelo deputado André Vargas (PT-PR) a Youssef por telefone celular, no dia 28 de novembro do ano passado, passando o nome e o número de alguém para dirigir o laboratório farmacêutico Labogen, informando que quem indicou o contato “foi Padilha, referindo-se possivelmente à Alexandre Padilha, então Ministro da Saúde” – é a descrição do relatório da PF.

A conversa de Vargas com Youssef era sobre a contratação de um executivo para o laboratório, que, segundo denúncias, funcionava como empresa fantasma para lavagem de dinheiro. Esse executivo foi identificado pela Polícia Federal, por meio de dados fornecidos pela operadora TIM, como Marcus Cezar Ferreira da Silva, ex-coordenador de promoção de eventos da assessoria de comunicação do Ministério da Saúde.

Em outra conversa, em 26 de novembro, a interceptação das mensagens de telefone celular apresentam que André Vargas disse ao doleiro: “falei com Pad agora e ele vai marcar uma agenda comigo”. A Polícia novamente relaciona o “Pad” a Padilha.

A partir do vazamento da investigação da Polícia Federal, as manchetes dos jornais tornaram o denunciado réu julgado: “Alexandre Padilha indicou diretor de laboratório fantasma”, estampou a Veja; “PF diz em relatório que ex-ministro indicou executivo para doleiro preso”, publicou o G1.

O relatório da Polícia Federal também menciona: “existem indícios que os envolvidos tinham uma grande preocupação em colocar à frente da Labogen alguém que não levantasse suspeitas das Autoridades Fiscalizadoras”.

Depois da onda de publicações dos jornais, Alexandre Padilha disse em nota pública, na sua página pessoal do Facebook:

“Pessoal, venho aqui para dizer que repudio o envolvimento do meu nome e esclarecer que NÃO INDIQUEI nenhuma pessoa para a Labogen. Se como diz a Polícia Federal, os envolvidos tinham preocupação com as autoridades fiscalizadoras, eles só poderiam se referir aos filtros e mecanismos de CONTROLE CRIADOS POR MIM no Ministério da Saúde justamente para evitar ações deste tipo. A prova maior disso é que NUNCA EXISTIU CONTRATO com a Labogen e NUNCA HOUVE DESEMBOLSO por parte do Ministério da Saúde.”

O Jornal Nacional divulgou o oposto, que o laboratório “chegou a firmar uma parceria com o Ministério da Saúde, mas não recebeu recursos”, ao contrário do que informou Alexandre Padilha.

O relatório de 80 páginas da PF, que analisa 270 mensagens trocadas por Youssef e Vargas, ainda associa que o doleiro mantinha contatos com outros parlamentares. Em uma das mensagens, a Polícia suspeita que Youssef encontrou-se com Vargas no apartamento do ex-líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), em Brasília.

Na mensagem do dia 25 de setembro de 2013, Youssef disse a Vargas que havia acabado de chegar no apartamento: “achei que você estivesse aqui na casa do Vacareza”, e André Vargas responde: “to indo”.

“Os indícios apontam que o alvo Alberto Youssef mantinha relações com o deputado federal Candido Vaccarezza, inclusive indicando que houve uma reunião na casa do deputado federal Vaccarezza, reunião esta entre Alberto Youssef, deputado federal André Vargas e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos”, diz o relatório da PF.

Pedro Paulo Leoni Ramos foi ministro do governo Collor, e já havia aparecido na investigação da PF como sócio oculto no laboratório Labogen.

A Folha de S. Paulo contatou o deputado federal que, segundo o jornal, afirmou que não pode “negar peremptoriamente” que Alberto Youssef tenha passado à sua casa, pois Vargas é seu vizinho em Brasília, mas que não se reuniu com Youssef.

A sequência orquestrada para colocar o pré candidato a governador na mira de escândalos teve desmanche com o anúncio oficial do líder da bancada do PPS na Câmara, Rubens Bueno, hoje (25) de que irá protocolar requerimento para Alexandre Padilha prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tropa de Choque

    Temos que convocar,urgentemente,uma tropa de choque para desmascarar as falsas denúncias feitas pelos partidos direitistas, parte podre da polícia federal, a mídia tucanóide…., que diariamente pipocam por esse país afora.

    Vamos com forca minha gente pois esse pessoal nao vale nada, só pensa no golpe sujo! 

    Golpe nunca mais minha gente! Faz,fez e fará muito mal ao nosso país.

     

    José Emílio Guedes Lages-  Belo Horizonte

  2. PADILHA E YOUSSEF

    O governo DILMA e os parlamentares do PT, assim como as  candidaturas da b ase, nao terao sossego.  UM FOGO DE BARRAGEM QUE  DEIXA OS ALVOS COM POUCAS OPCOES DE DEFESA. O PT NAO DEVE ESPERAR REFRESCO, OU RESPONDE A ALTURA OU VAI SER TRAGADO PELO TSNUNAMI.

    O MUNDO E PERIGOSO, NELE, SOMENTE OS FORTES SOBREVIVEM. 

  3. concorrer com tucanos em Estados importantes é um perigo…

    não por culpa do adversário, mas sim por causa dos petista$ de araque……………

    fico imaginando quanto devem ter pago ao Vargas para mencionar o nome Padilha nas gravações

  4. Caro Nassif e demais
    Quanto

    Caro Nassif e demais

    Quanto mais próximo da eleição, mais determinados grupos fazem pesquisas prórpias e o nome da Dilma insistindo em ficar ali, no topo, mais em pânico, esse grupinho entra e começa a disparar essas coisas.

    Eduardo Campos, Aécio e CIAs, ainda pegarão mais pesado.

    De boba, a Dilma não tem nada.

    Saudações 

  5. O que se pode concluir do

    O que se pode concluir do noticário dos últimos dias é que há um verdadeiro complô para derrubar na marra o governo Dilma. O bombardeio midiático tem sido parcial e impiedoso sem dar chance de defesa aos atingidos. E o pior: há instituições governamentais envolvidas.

  6. Vejo uma certa coerência no “nível ético”

    entre o Cachoeira, o doleiro Youssef, certos “elementos” oriundos da PF, e a “mídia brasileira” citada acima (globo/veja/folha).

    Alias fico tentado de ver o mesmo “nível ético” em alguns dos “novos comentaristas” do nosso querido blog, especialmente em termos de arrogância. Ano de eleições é fogo!

    1. Os profissionais!

      É a invasão dos profissionais, Lionel!  Isso já acontecia timidamente ano passado, agora escancaram de vez! Lembra-se dos 9.000 contratados?  E muitos mais devem estar sendo preparados para o seviço! 

  7. se Padilha sabia ou não que era uma empresa fantasma…

    ninguém procurou saber, principalmente investigadores……………

    é por isso que acredito que tudo não passou de armação de todos contra Padilha

  8. Enquanto isso…

    Tudo obviamente está bem armado pela extrema direita midiática.

    Hoje, a dupla ‘inefável’ Merval-Sarenberg davam como certa que existiem outras gravações da PF que comprometeriam o Padilha. Observe bem: não há materialidade alguma. O Merval disse que isso seria apenas uma das gravações.

    Ninguém está mencionando a resposta do Padilha por óbvio: são adversários.

    José Eduardo Cardozo é uma calamidade no Ministério da Justiça. Parece até que ele que quer ser o candidato ao governo.

     

  9. Por que ninguém do PT

    Por que ninguém do PT enquadrou esse André Vargas? Não me venha dizer que ninguém  no partido sabia da ligação do deputado com o doleiro. 

    Isso é que tem me deixado um pouco decepcionado com o PT. O partido sabe que tá todo mundo querendo pegá-lo pelo rabo e ainda dá esses moles. 

    Não adiante reclamar de mídia, pig, etc, porque todo mundo sabe que o objetivo é destruir o PT. Mas parece que o PT faz parte do jogo.

  10. Aliás…

    Aliás…

     

    Quem não tinha entendido por que a Folha resolvera meter aos leitores um R Azevedo, lendo hoje o seu texto o entenderá perfeitamente.

    Estamos de volta aos anos 80. O PT não é um partido contrário, um adversário político: é algo a ser exterminado….

    Essa a democracia que defendem…

     

     

  11. Considero o ministro Padilha

    Considero o ministro Padilha como um dos bons quadros que o PT possui. O que a PF trouxe a público não é indicio de coisa nenhuma. Aliás mereceria um processo por expor uma pessoa desta forma. A coisa fica como conversa de lavadeiras .

  12. Dilma tem que intervir agora..

    acho que tudo passou dos limites, invasão com escuta no planalto, denuncias vazias, alarmismo, crime contra a petrobraz, PF dando golpe, justiça invadindo esferas.. Parô parô parô.. Dilma tem que vir a tv e dar uma de Maduro.. Não dá não, gente. Não alcançaremos nada sem luta.. Dilma tem fugido disso, mas agora pode ficar cercada irremediavelmente.

    1. acredito que ela não está fugindo não, Carlos

       apenas deixando que sigam………….

      e se estão seguindo rumo ao nada, que sigam

       

      com Haddad aconteceu a mesma coisa, que mesmo sob fogo Serrado conseguiu se eleger

       

      oposição só é boa com o que não presta para nada, e assim mesmo só para atender a Globo

      em termos de força de convencimento, não convencem nem uns aos outros

       

      pergunte ao Laíla o que o povão sente pela Globo e entenda

      1. Publicidade

        Mas podia tirar um pouco da propaganda da Globo e distribuir, só uma titiquinha, para os blogs sujos, que noticiam fatos ( no 0800) e não mentiras a peso de diamante.

        Em verdade, o PT e o Governo do PT são frouxos e tem medo da briga…e o Dirceu sendo todo o dia comido pelo Batman.

  13. O negócio é ir prá cima do

    O negócio é ir prá cima do PSDB do Alckmin-PCC e tudo mais..sem dó!

    Essa coisa de querer ganhar eleição no estado tentando ser “polliana”

    não dá mesmo., os caras são sujos..sujos ..sujos a mídia é podre..podre.

    Padilha: vá prá cima..se bater o pé eles correm.

  14. Macedo vai comprar a Globo !

    O Globo de hoje está um primor: reservatórios estão secos – vai faltar luz e esta vai subir 18% –    temtam, desde o ano passado secarem a Eletrobrás – PSDB está seco e nenhuma menção.

    Padiilha é ladrão, ou suspeitíssimo ……….roubou mais do que Alckmim . M.Covas, Serra, FHC juntos.

    LULA…é um farsante Honoris Causa  ( fico triste pelo Caruso, pensei que ele fosse do time do Ziraldo – só honra o contracheque do final do mês).

    Petrobras comprou uma Pasadena bosta de ITU.

    Vaca louca no Brasil…..deve ser da fazenda do Faustão.

    Volks demite 900 operários…..

    Faltam vacinas ….

     

    MEU DEUS….temos que sair deste país rapidinho e ir para NEW YORK do Obama- Prêmio Nobel da Paz.

    Será que não tem uma única notícia boa: O Bonner foi demitido e sua mulher foi para o SBT; a M.Leitão vai se casar com Jô…………Macedo compra a Globo e C.Caruso vira pastor para aprender a mentir menos.

    Será que nenhuma criança pobre entrou na escola; uma família recebeu uma casa humilde do governo como lar para dignificar a sua família e achar que o mundo pode ser melhor?

    Que catarse coletiva estamos vivendo. E isto é o melhor da vida ?

    E a Dilma e seus ministros levando porrada…..e aceitando….e quem aceita parece que está gostando….ou tem medos…de quê?

    E o LULA, não vai mobilizar a massa para evitar o golpe ?

    E os petroleiros que adoravam fazer greve por qualquer coisa….vão continuar parados e vendo o Aécio e o Campos , Globo,o Itaú minarem a PB todos os dias. A PB não é nenhuma virtuosa, mas convenhamos ….é nossa e nos representa.

    E os  Sindicatos e Cuts vão ficar parados e verem o Zé Dirceu e o Genoíno apodrecerem na prisão e serem todos os dias sacaneados pelos ministros  do STF ( todos tem rabo preso com o Barbosão). Cadê  a  hombridade que nos faz ser útil na vida, que nos faz ser solidários e querer o bem dos demais , mesmo que estes pensem diferente da gente – não é Paulinho traíra e oportunista do SOLIDARIEDADE/PSDB ( que sonha ser ministro do Aécio do Pó) e quer fazer uuma greve por dia “Fora Copa”-  Viva o pö Royal “.

    Por fim: imagino que os funcionários da Globo devem ter vergonha de si mesmos por fazerem papel de traíras do povão que lhes apalude e paga os bons salários do fim dde mês.

    MRE

     

  15. A guerra da baixaria será

    A guerra da baixaria será muito maior e pior que em 2010. A imprensa e a oposição vão tentar, a todo custo, obter aqui o sucesso que não estão conseguindo na Venezuela, mesmo com a “mão de gato” do Tio Sam. Vale-tudo total. Estão apenas ensaiando o festival de baixarias e assassinatos de reputação. Será difícil, porém, ao PT recorrer ao Judiciário, pois estão alinhados. Resta buscar o apoio do povo. Esse, os mafiosos temem.

  16. Esta é a bola da vez.
    Anteontem foi a Pres. Dilma, e sua hipotética cumplicidade, na compra da refinaria de Pasadena, como se alguem que era apenas uma das pessoas que dirigiam a Petrobrás, pudesse determinar “tudo” naquela empresa; Depois foi o Dep. André Vargas, que por acaso, era amigo de um doleiro, há 20 anos, e que sequer sabia de suas atividades criminosas(se forem); Depois tentaram “crucificar” o Sérgio Gabrielli, que havia sido Pres. da Petrobrás, e joga-lo contra a atual Pres.da República, e que na época do imbróglio Pasadena, era a Pres. do Conselho de Administração da empresa(como se este cargo fosse “manda-chuva”) como nada disso, funcionou, agora alvejam o Padilha. É a bola da vez.

  17. Só nos resta, as redes sociais.
    Definitivamente começou o “vale-tudo” do PIG e das oposições, que perderam o mínimo de compostura e ética, que ainda tinham, e partiram para a guerra, com a arma mais perigosa que é o assassinato de reputações das pessoas boas, e até então limpas, que nesta altura dos acontecimentos, vão ter que reagir, na mesma proporção dos ataques, e tudo vai virar zona.
    Só resta ao PT, usar a mídia grátis e independente das redes sociais, para rebater as ofensas, e mostrar a verdade verdadeira dos fatos, e os seus programas de governo, alem das suas realizações.

  18. PT frouxo

    O Governo tem munição pesada para usar, mas acha que ao usar a coisa pode ficar pior

    Quando acordar não tera mais como piorar

    É só o começo, serão denuncias até a eleição

  19. PIG procura chifre em cabeça de cavalo
    Lamentável a imprensa partidarizada fazendo campanha para seus aliados demotucanos. Mais lamentável ainda é constatar que a PF está contaminada também pela máfia tucana e mantem parceria com a banda podre do jornalismo. Quanto à “denúncia” e todo alarde, completamente infundados e vazios. Nada mais normal que Vargas, do mesmo partido de Padilha, citar seu nome. Mais ainda ele usar o nome do ministro para fazer loby ou para alertar sobre as dificuldades de se conseguir algo no ministério.da saúde. Tanto que, não conseguiram. Já demotucanalhas, mais uma vez enrolados até o pescoço e sendo acobertados por essa mesma imprensa. sERRA cedeu contratos para o tal laboratório. CANSAMOS DE SER ENGANADOS!

  20. Álvaro Dias desapareceu que nem peido
    Por que será que Álvaro Dias desapareceu que nem peido? Só porque fez campanha no jatinho do doleiro? Ou será que tem muito mais coisas? Não precisa se preocupar, a imprensa acoberta.

    P.S.: Se o demotucanalha botox falar mal do doleiro, ficará em maus lençóis.

  21. O que mais me entristesse é

    O que mais me entristesse é ver que só batem e culpam o governo federal, independente do partido que está governando. Não sou filiada a partido nenhum e tento ser o mais conhecedora possível das situações, sejam nas esferas municipais, estaduais e federal para escolher meus candidatos na hora de votar.

    Acompanhando a situação que se encontra a cidade que moro, as vizinhas e outras tantas, até mesmo algumas capitais, não vejo responsabilização aos governos municipais e etá mesmo aos estaduais quando lhes competem. Remetem sempre a cobrança ao governo federal, como se este estivesse governando cada município ou estado. 

    Moro em Minas Gerais e nada aqui vai para a mídia nacional, por que? Aqui é o paraíso! Em meio as tantas montanhas  muitas sugeiras e falcatruas ficam perdidas? Por que? Qual o motivo? Lei da mordaça, literalmente.

    Como já disse, não sou partidária, mas acho muito estranho o que estão fazendo com o governo atual e anterior, que são do PT. Até parece que o PT foi o inventor da corrupção e falcatruas no Brasil. Até parece que a ditadura militar foi a mais certinha em se tratando de crescimento do país e que outros partidos que governaram antes do PT não fizeram nada de errado. 

    Quem descobriu o Brasil mesmo, foi o Pinóquio? 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador