Instituto Lula critica edição de grampos no Jornal Nacional

Jornal GGN – Por meio de nota, o Instituto Lula criticou a reprodução de trechos editados de grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Siva nas últimas edições do Jornal Nacional. Segundo o Instituto, a emissora viu “fracassada a tentativa de incriminar o ex-presidente”, e então ataca Lula fazendo interpretações “ilógicas e sensacionalistas das conversas”, editando os áudios para eliminar trechos das falas do petista.

O Instituto afirma que, na conversa entre Lula e o cientista político Alberto Carlos Almeida, a emissora suprimiu trechos em que o ex-presidente afirma que “esses caras sabem que eu não tenho apartamento, esses caras sabem que eu não tenho a chácara”, e outro no qual ele fala que não iria assumir um ministério no governo Dilma para se proteger. Leia mais e ouço os áudios abaixo:

Do Instituto Lula

O Jornal Nacional não produz grampos, mas edita, esconde e manipula

Nas últimas edições do Jornal Nacional, a Rede Globo tem insistentemente reproduzido trechos editados de grampos telefônicos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao perceber que esses áudios são mais uma prova de que o ex-presidente jamais praticou nenhum ato ilegal, a emissora não se contentou em fazer apenas jornalismo isento. Vendo fracassada a tentativa de incriminar o ex-presidente, restou à emissora atacar a imagem de Lula, suprimindo o outro lado, fazendo interpretações ilógicas e sensacionalistas das conversas e, pior, editando os áudios para eliminar trechos fundamentais das falas de Lula.

O apresentador William Bonner terminou a edição de quinta-feira (17) defendendo a Rede Globo dos protestos que vêm sofrendo no país todo: “a imprensa não produz grampos”. É verdade. Mas, esconde e manipula quando não gosta da informação, voltando a fazer hoje, em 2016, o que fez em 1989 e tantas outras vezes quando este país era governado por ditaduras.

Na mesma quinta-feira, dia 17, a Globo reproduziu o seguinte trecho de uma conversa entre Lula e o cientista político Alberto Carlos Almeida.

Acompanhe a manipulação:

O áudio, segundo a Globo:

Alberto Carlos: Eu acho, tá, tem uma coisa que tá na mão de vocês, é ministério, acabou. Agora, você tem uma coisa na tua mão. Você, o PT, a Dilma… Vai ter porrada? Vão criticar? E daí? Numa boa, você resolve outro problema, que é o problema da governabilidade. Você e Dilma, um depende do outro. Pô, tá esperando o quê? Que arranjo vocês estão esperando?

Lula: Não, não tô esperando nenhum arranjo não. Pra mim é muito difícil essa hipótese. Na verdade, ela já ofereceu, sabe? Mas eu vou ter uma conversa hoje, que, depois eu te ligo.

Pois veja agora o resto do áudio.

O trecho que a Globo tirou do áudio para distorcer a informação:

Lula: Deixa eu te falar uma coisa. Eu até acho que ele deve fazer para ver o que acontece. Porque eu quero… eu tou vivendo uma situação de anormalidade. Ou seja, esses caraspodem investigar minha conta na casa do caralho que eles não vão encontrar um centavo. Esses caras sabem que eu não tenho apartamento, esses caras sabem que eu não tenho a chácara. Esses caras sabem que não só eu fiz muita palestra como eu fui o mais bem pago conferencista do começo do século 21. Só eu e o Clinton, e não sei se o Stiglitz depois. Agora, se o cidadão começa a levantar suspeita de tudo isso… eu quero ver como é que eles vão provar que eu tenho uma chácara, que eu tenho um apartamento. Porque alguém vai ter que pagar pra mim ter, eu não posso ter sem pagar, entendeu?

“O que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”

Revivendo uma prática histórica da emissora, o Jornal Nacional tem se esforçado muito para esconder diversos trechos dos grampos telefônicos. Você não vai ver, por exemplo, este trecho da conversa entre Lula e o governador do Piauí, Wellington Dias, do PT: 

Lula: Deixa eu te falar. Eu vou ter uma conversa com ela porque não é fácil. Não é uma tarefa fácil. Eu jamais irei pro governo pra me proteger.

Wellignton Dias: Não, eu sei. Mas não é pra isso. Isso que você está fazendo é uma coisa excepcional, é fantástico o que você está fazendo. Acho que dá resultado, se caminhar nas duas direções. Isso que você está fazendo junto àquelas medidas da economia que a gente está tratando. Estou aqui pra falar com ela disso.

Nada a esconder

Sem nada a esconder, o Instituto Lula oferece os links dos áudios na íntegra para que todos possam ouvir o verdadeiro conteúdo das conversas:

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os grampos foram feitos de

    Os grampos foram feitos de maneira criminosa. Foram editados também de maneira criminosa pela Globo. Então é um crime elevado ao quadrado e tem que ser exemplarmente punido

  2. Enquanto isso…

    Lula divulga a relação completa das palestras dele pelo Brasil e pelo mundo:

    http://issuu.com/institutolula/docs/relatorio_palestras_2015_20160322_b/28?e=0/34349678

    Como bem disse Fernando Brito: “Detalhes, imagens e patrocinadores de todas as palestras de Lula. O resto é fofoca e manipulação.”

    Fonte: http://tijolaco.com.br/blog/detalhes-imagens-e-patrocinadores-de-todas-as-palestras-de-lula-o-resto-e-fofoca-e-manipulacao/

  3. Frase lapidar

    “A justiça brasileira é a última peça de autoritarismo na sociedade brasileira.” Alberto Carlos Almeida, cientista político

  4. O GOVERNO É FROXO – PORQUE NÃO CAÇA A GLOBO ???

                    

                                                     A REDE GLOBO COMO ARAUTO DAS VOZES GOLPISTAS

                                              PORQUE  A TV  GLOBO- GOLPISTA ESTÁ NO AR  ?. ATÉ QUANDO ???

    Embora a concessão seja  pública, ela é  usada para fins políticos   e  interesses privados, dando  suporte a um  sistema de   comunicações  concentrado que  impede a   manifestação da  diversidade e da pluralidade  Existentes na  sociedade  brasileira, como prega a democracia

     

    Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político

    “ Uma revelação bombástica do maior executivo da história das organizações Globo aconteceu na última semana. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, afirmou que ajudou o então candidato Fernando Collor de Mello nas eleições presidenciais de 1989.

    A declaração reacendeu a polêmica sobre o que a Globo fez para interferir no resultado da primeira eleição presidencial que Lula disputou”

    Embora a concessão seja  pública, ela é  usada para fins políticos   e  interesses privados, dando  suporte a um  sistema de   comunicações  concentrado que  impede a   manifestação da  diversidade e da pluralidade  Existentes na  sociedade  brasileira, como prega a democracia.

     A Rede Globo como Arauto das vozes golpistas, se o governo constitucional democrático não faz sua parte, seguramente o povo fará sua parte, a sua maneira.

     

     

    1. A concessão vence em 2018 e

      A concessão vence em 2018 e provavelmente não será renovada. Por isso toda esta manipulação. Querem o PSDB lá para poder continuar…a história só se repete.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador