Jaques Wagner é favorito para Ministério das Comunicações

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Renato Rovai

Na Revista Fórum

Wagner é o favorito para as Comunicações, Berzoini corre por fora

O ministério das Comunicações está longe de estar entre os mais importantes da Esplanada, mas está muito mais longe de ser desprezível. Principalmente porque quem vier a assumi-lo deve ir (espera-se) com o compromisso assumido por Dilma em entrevista com blogueiros e em outros tantos momentos da campanha: o de fazer a regulamentação econômica do setor. E esse é um desafio histórico que se bem conduzido vai garantir ao responsável um lugar na história política nacional.

O fato é que o PT não tem tantos quadros assim para conduzir este processo. E os outros partidos, então, nem se fale. Em primeiro lugar, porque além de força política a regulamentação do setor exigirá imensa habilidade política para não fortalecer o discurso de oposição e fazer o governo recuar. E ao mesmo tempo para não transformar uma grande energia dos movimentos em uma imensa frustração. Alguém pode dizer, mais isso é impossível. Não é. E a forma como a aprovação do Marco Civil da Internet foi trabalhada é exemplo. O setor das comunicações tem imensas necessidades de uma reforma que por um lado impeça que os players nacionais venham a ser engolidos pelos globais, como Google e Facebook. E para que essas reformas legais se implementem, é preciso negociar contrapartidas que devem abrir espaço para democratizar a quantidade de vozes na área. Não é simples, mas é o caminho.

Tanto Jaques Wagner quanto Ricardo Berzoini são exímios negociadores. Ambos são ex-sindicalistas e a arte de saber operar em conflitos é a base para se tornar liderança com respeito no movimentos sindical. De qualquer forma, Berzoini sempre se mostrou mais interessado neste debate que o atual governador da Bahia. E ao mesmo tempo tem ambições políticas menos audaciosas neste momento, o que leva a uma parte do PT e do movimento da democratização a preferi-lo em relação a Wagner. O baiano que é um dos nomes fortes pra sucessão de Dilma se Lula não vier a ser candidato poderia pensar duas vezes em brigar com a Globo, avaliam. E sem comprar umas brigas com a turma do Jardim Botânico, não há regulamentação que valha a pena.

Por outro lado,  Wagner sai hoje como uma das principais lideranças do PT no Brasil. E ao colocá-lo nas Comunicações Dilma daria um recado de que ela vai tratar a área com a prioridade que merece.

No momento, Wagner é o nome favorito para a pasta. Entre outros motivos, porque já teria deixado claro a Dilma que não está disposto a assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), ministério comandado por Berzoini no momento. E na dança das cadeiras, com Mercadante ficando na Casa Civil e Rosseto indo para a Secretária Geral não sobraria outra pasta política. Na Petrobras, ao que consta, fica Graça até a tempestade passar. Depois, ela deve sair, inclusive a pedido.

Wagner e Berzoini são dois bons nomes e um grande avanço em relação a Paulo Bernardo, mas independente de qual deles vier a ser escolhido para assumir o ministério que por muito tempo teve nomes indicados por Roberto Marinho, o que mais importa é a missão que Dilma atribuirá ao escolhido. Se ele for pra o cargo com a missão de fazer o tempo passar, qualquer um que for vai sair de lá do tamanho do atual ocupante do cargo. Se for com a missão de enfrentar os desafios que o atual cenário impõe, vai sair ainda maior do que entrou. Mas isso não depende só do indicado, mas de Dilma. E essa é a conversa que quem for indicado deve ter com a presidenta antes de aceitar o desafio da área.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. IDEAL PARA A COMUNIÇAO SERIA

    IDEAL PARA A COMUNIÇAO SERIA O FRANKLIN MARTINS, ELE DEU INICIO AO PROJETO A REGULAÇAO DA MIDIA OU ENTAO ELE COMANDAR A E.B.C  PRA REVOLUCIONAR A  TV DO GOVERNO.

  2. Roberto Requião no Ministério da Comunicações

    O Senador Roberto Requião, do PMDB, Jornalista e Advogado, seria o nome ideal para o Ministério das Comunicações, nao só pelo seu curriculun, mas principalmente por ser um político corajoso, muito bem informado e que com certeza irá agir com firmeza para promover a regulação da mídia.

  3. ”’O fato é que o PT não tem

    ”’O fato é que o PT não tem tantos quadros assim para conduzir este processo.”

      E qual a área que o PT tem bons quadros?

           Certamente não é na economia ou em qualquer outro

  4. esse ministério é crucial

    esse ministério é crucial pára o governo e a preparação para 2018…

    o cara, qualquer um, que conseguir atravessar o orubicon, sairá de lá estadista.

    alea jacta est.

     

     

  5. Acabei de ler um texto que

    Acabei de ler um texto que diz que o Berzoini bateria mais de frente com o PIG.

    O Wagner é mais politico, mais de papo, de conversa.

    A preferência de alguns politicos importante do PT, no momento, seria pelo Berzoini.

    Eu preferiria o Frankilin Martins.

    Mas o governo não tem peito para isso, ainda acredita no controle remoto. 

    E por falar em comunicação, quando é que a Dilma vai agradecer pessoalmente no planalto,  com pompas, os blogueiros sujos.

    Estou esperando um elogio pelos meus serviços prestados a custo zero para reeleição da presidenta.

  6. Se for o Jacques Wagner, ele

    Se for o Jacques Wagner, ele va ser o primeiro ministro do novo Governo a cair

    A relação pessoal dele com o José Sergio Gabrieli tem tudo para azedar futuramente a sua imagem.

    Evidente que essa porcaria toda na Petrobras vai respingar em quem manteve todos esses corruptos nos cargos nos anos de mandato do Lula.

    Eu não colocaria ele de ministro

  7. Vocês não acreditam?
    O PT é

    Vocês não acreditam?

    O PT é uma FARSA!

    Querem mais provas?

    Vocês são iguais aos tucanos.

    ILLUMINATTI

     

     

  8. Vamos esperar que o Sr Jaques

    Vamos esperar que o Sr Jaques segure a histeria dos pelegos que adoram ” pluralidade ” desde que seja compostas por diferentes pessoas que pensem o mesmo que eles…rs

  9. O nome do novo ministro fará

    O nome do novo ministro fará pouquíssima diferença .

    O que ajuda a transformar a sociedade e os atos governamentais e a pressão popular. Então…

    Quem puder, compareça :

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador