JN pede desculpas admitindo erro de edição na acusação a Estrella

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Jornal Nacional, da Rede Globo, corrigiu uma informação divulgada, na última semana, em reportagem sobre a delação premiada de Pedro Barusco. A matéria afirmava que Guilherme Estrella estava envolvido diretamente no esquema de propina da Petrobras, por ter sido diretor de Exploração da estatal. 
 
Mas ao contrário do que expôs o JN, Pedro Barusco, em seu depoimento à equipe de investigação da Operação Lava Jato, disse o oposto: “nunca viu ele [Estrella] participando de nada, falando de nada, que era muito reservado, e que, se sabia de algo, ou desconfiava, guardou para si”.
 
 
“Na diretoria de exploração, que foi comandada por Guilherme Estrella, o PT levava metade da propina, que variava entre 1% e 2%. Ou o valor integral. Ainda segundo Barusco, na diretoria de Gás e Energia, que foi comandada por Ildo Sauer e Graça Foster, a mesma coisa acontecia”, disse o apresentador. Mas Barusco isentou ambos de qualquer participação nos esquemas.
 
“Por um erro de edição, nós não dissemos que Barusco afirmou o mesmo sobre Guilherme Estrella”.
 
Assista aqui o vídeo do Jornal Nacional desta segunda-feira.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há uma tremenda malandragem

    Há uma tremenda malandragem editorial nessas “desculpas”  esfarrapadas do JN. Consiste no seguinte: Eles rapidamente se desculpam de “erros” cometidos em uma reportagem. Logo após, o truque: Eles repetem e reforçam a reportagem “errada” no final. Ou seja, a desculpa na verdade é usada para reforçar a tese global. A reportagem errada ganha assim um repeteco extra para que o incauto espectador global seja manipulado mais uma vez.

    Aliás, a sanha global de atacar a Petrobrás é o PT é tamanha que ontem colocaram o mapa do Maranhão no lugar de Sergipe. 

    O bom nisso tudo é que a audiência do  show do bonner&Kamel  continua despencando.

    1. Espero que não se fique

      Espero que não se fique aguardando a groubo dar traço de audiência, para que tome uma posição de contestação dessa manipulação.

  2.  
    Esse rapaz, ao cabo de

     

    Esse rapaz, ao cabo de tanta merda,  devera cumprir a mesma trajetória da jornalista que com ele dividia a bancada de locução dessa porcaria de jornal, ou seja, vai terminar vendendo presunto da Friboi.

    Orlando

  3. Que vincularam o cara de

    Que vincularam o cara de sacanagem tenho certeza.Agora minha duvida se o motivo foi o nome dele conter Estrella.

    tentando reforçar olhem é estrela.

     

  4. Depois dos tucanos sairem

    Depois dos tucanos sairem ilesos do trensalão, acho que gostaria que o PT tomasse umas aulas com eles de como se safar ao invés de investigar qualquer coisa. É burrice, quanto mais investigam, mais a globo diz que são culpados e o povo acredita. O negócio é ser escorregadio como os tucanos. Eles estão certos. Roubam e continuam  numa boa roubando. Só têm 5% de voto segundo o Datafolha mas quem liga. Quando precisam a globo dá uma força e eles seguem em frente com as caras mais lavadas desse mundo, roubando como sempre e conseguindo 60% dos votos numa eleição. Piada não é mesmo?!

    1. Mastercard… Não tem preço!
      Já comentei sobre esta jovem senhora antes e pelo vídeo nada mudou. Mas desta vez senti firmeza no entrevistado; finalmente alguém que tem pruridos e não aceita ser conduzido tão facilmente.

      Republicando:

      Esta Leilane já foi uma repórter respeitável, mas depois que ela foi para a Globonews comentar ad nauseum o julgamento da AP470, tornou-se uma paladina do noticiário. Raivosa, por diversas vezes deixou constrangidos seus entrevistados e comentaristas ao tentar induzir, direcionar respostas e ao forçar determinado viés às falas alheias. Aliás, tornou-se a marca de algumas apresentadoras de telejornal: a impressão é de que a qualquer momento vão descer do salto e rodar a baiana com as mãos nas cadeiras. Deve render pontos a favor com os patrões. Nos tempos que correm, cada emissora tem a Sherazade que merece.

  5. Petrobras e anti-petismo

    Mídia anti-petista confunde a população sobre Petrobras

    Texto baseado na entrevista do ex-presidente da estatal, Sérgio Gabrielli,  à Rádio Brasil Atual, em 10/02/2015.

    A imprensa corporativa não cumpre o seu papel e presta um desserviço ao confundir a população brasileira sobre a realidade da crise por que passa a empresa.

    Primeiro, tem uma posição pré-definida de condenação, a priori, de tudo. Segundo, não tem nenhum interesse em esclarecer as coisas. Tem mais confundido do que esclarecido. Terceiro, trabalhado, muito fortemente, confundindo problemas policiais e criminais com problemas de gestão e de economia. E quarto, tem um viés claramente partidário. Tudo o que se refere ao PT está condenado, independente do que seja.

    Há interesse em confundir e criar um clima, que é irreal, de que a Petrobras vive em um mar de lama.

    Os casos de corrupção, apontados por delatores no âmbito da operação Lava Jato, não compromete o modelo de gestão da empresa: Se se verificar, analisar e comparar o que tem sido divulgado da íntegra dos depoimentos nas duas delações premiadas, diga-se, de funcionários de carreira, constata-se que os procedimentos internos da Companhia foram seguidos e que, se houve corrupção, foi fora da mesma, na relação dos envolvidos com os fornecedores, e com os fornecedores dos fornecedores e doleiros, portanto, não tem nada a ver com a vida interna da Petrobras e suas diretrizes da gestão empresarial.

    No afã condenatório, a grande imprensa esquece do histórico de conquistas da empresa, com sucessivos recordes, e da sua importância para o setor de petróleo e gás no país,  da grande descoberta do Pré-Sal e da política de expansão do conteúdo nacional, que viabiliza a expansão da cadeia de fornecedores, no Brasil, gerando emprego e renda para os brasileiros, no curto, médio e longo prazos.

  6. Errado

    A bem da verdade, a matéria original do JN não afirmou “que Guilherme Estrella estava envolvido diretamente no esquema de propina da Petrobras”. Ter sido citado como o diretor de E&P da estatal à época que se desviava de 1 a 2 % dos projetos da área para o PT é bem diferente de “estar envolvido diretamente no esquema de propina”.

  7. Globo injuriou? Alguma novidade?

    Esta é uma prática recorrente, Injúria, sonegação A venus venérea é inimputável, amiga de autoridadesmuito ligadas ao poder da mídia . Já uso meu controle remoto a tempos . O povo não é bobo, abaixo a rede groubo!

  8. pediram desculpas ao estrela,

    pediram desculpas ao estrela, mas não ao pt…

    repetiram a criminalização….

    o vídeo postado pelo franklin mostra como a dignidade do

    entrevistado coloca oesquema global em xeque, já que basta falar

    a verdade, para que as teses desse  esquema sejam desmontadas….rapidinho.

  9. Claro que esse homem tem que ser destruído

    “Quando Lula ganhou em 2002 fizemos a maior festa. Recebi ligações dizendo que se falava em meu nome para voltar à Petrobras. Recebi um convite do José Eduardo Dutra [presidente da empresa] e voltei.

    Quando cheguei lá, não encontrei uma empresa de petróleo, mas uma instituição financeira que investia no setor de petróleo. Tinham acabado com os cursos fora, com as viagens para seminários. Estavam concentrados apenas na bacia de Campos, fazendo caixa, sem investir.”

     

    http://www.defesanet.com.br/pensamento/noticia/12610/Pre-Sal—Guilherme-Estrella—O-homem-que-inventou/

  10. Aos pouco o juiz Moro e a Globo vão destruindo a Petrobras

    Publicado em 10/02/2015 no Conversa Afiada

    http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/02/10/moro-vai-comer-1-do-pib/

    Moro vai comer 1% do PIB

    O Nordeste não tem consumo … Melhor fechar mesmo …

    No twitter de ‏@Sportehphoda

    A cidade de Bacabeira http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacabeira no Maranhão tem 16 mil habitantes.

    E se preparou para receber mais 70 mil.

    Ali se construiria a refinaria Premium I da Petrobras (a Premium II seria no Ceará).

    ( O PiG que chama nordestino de burro e bovino sempre combateu as duas refinarias, com o argumento de que não há consumo no Nordeste.

    1. Um dos pais da Urubóloga, o economista de O Globo e ministro da Fazenda do Governo que sucedeu Vargas, Eugenio Gudin combateu a construção da Usina de Paulo Afonso, porque não havia consumo no Nordeste.

    O Padim Pade Cerra combateu a construçao da Ferrovia Norte-Sul.

    Nem criatividade eles têm…)

    A Lava Jato do Dr Moro, que botou os trabalhadores da Comperj na rua, quebrou Bacabeira – e suspendeu as obras da refinaria: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/02/petrobras-cancela-refinaria-premium-e-cidade-lida-com-perdas-e-frustracao.html

    Esse será o maior desafio do novo governador Flavio Dino: reconstruir o Maranhão sem as obras da refinaria, do estaleiro, do porto e de uma usina siderúrgica que dela derivavam.

    O canteiro de obras – http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/teste-galeria/premium-i.htm – se tornará um elefante branco, para a alegria da República Morinha.

    O PSDB deveria convocar uma Convenção no canteiro de obras à luz de velas.

    Será um desastre sem impressões digitais.

    Porque não se espera que os trabalhadores da refinaria e os moradores de Bacambira fechem a entrada da Vara do Dr Moro.

    Não há esse perigo.

    O Juiz, os delegados aecistas e o Procurador Lima podem dormir o sono dos justos e justiceiros.

    A Petrobras deve ter aproximadamente R$ 10 bilhões a pagar.

    De obras feitas, entregues, e que não podem ser pagas, porque não foram – e não serão ! – assinados os aditivos indispensáveis.

    Os empreiteiros tem a receber e não receberão.

    Como os empreiteiros trabalham com pouco capital de giro e pedalam créditos de uma obra para outra, a inadimplência “conduzida” sob coerção pela Republica Morinha provocará uma paralização em cascata: aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias.

    A Casa Grande realizará seu sonho: desfazer o projeto de construçao do Brasil independente, que começou a ser desenhado pela Lei 2004 do Dr Getúlio que criou a Petrobras.

    Desde então eles sonham com isso.

    Ou seja, agora, paralisar o Governo Dilma, impeachá-la e manchar o Lula.

    O efeito desastroso da Lava Jato sobre a Economia já é calculado em uma perda entre 0,5% e 1% do PIB.

    Como o crescimento está próximo de zero, a desaceleração será desastrosa.

    1% do PIB é menos do que custou o Apagão do Fernando Henrique e do seu Ministro pefelista, José Jorge, aquele que “condenou” Gabrielli no TCU – leia a defesa corajosa de Gabrielli.

    Com uma diferença.

    O Fernando Henrique fica na entrada da Casa Grande, como seu símbolo e inspirador.

    O PT fica no pelourinho …

    E por culpa do PT.

    Que não exige a saída do zé da Justiça, agora feito porta-voz do Governo Dilma.

    Ainda falta uma cabeça para colocar todas as peças no lugar, refinaria por refinaria, estaleiro por estaleiro, Eduardo cunha por Eduardo Cunha, gandra por Gandra, Cardozo por Cardozo, e Moro por Moro.

    E ver o que vai dar lá na frente.

    É mais fácil imaginar que vá dar num desmantelamento do PT e a eleição do Berlusconi, como aconteceu na Itália, depois da Operaçao Maos Limpas contra a Máfia.

    Uma coisa é uma coisa.

    Outra coisa é outra coisa.

    Os Berlusconis daqui são os filhos do Roberto Marinho, que não tem nome próprio – e que o Berlusconi comeu com farofa na Itália.

    E na senzala, na Itália, não tinha o Lula, com o legado dele – no Governo e na Petrobras.

    Devagar com o andor.

    Paulo Henrique Amorim

  11. EstrelLa boa é a da Texaco

    “Tudo na Globo é tendencioso”. É com a frase do momento mais heroico da resistência contra a ditadura midiática da Rede Globo, o direito de resposta de Leonel de Moura Brizola, em 1994. Eles usaram a imagem do Guilherme Estrella não por erro, mas por maldade mesmo. Eles sabiam que ele era um dos nomes cotados para a presidência da Petrobras, ou se não, poderia ser um dos protagonistas da nova gestão. E como sabem, ele é uma das figuras mais odiadas pelos mercadistas. Então sem Estrella no caminho, eles vão fazer de tudo para a Petrobras Não brilhar.

  12. A Globo foi rapida.
    Temendo

    A Globo foi rapida.

    Temendo um processo de direito de resposta, que no momento seria altamente inconveniente, colocando em duvida a veracidade das “denuncias”, se adiantou pedindo desculpas.

    Um processo de perdas e danos contra a emissora, no momento, seria oportuno para a vitima, a estatal e ao pais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador