Jô pede desculpas após entrevista intolerante sobre Black Blocs

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Foi com ironia, intolerância e, em algumas doses, desrespeito ao trabalho de pesquisa da socióloga Esther Solano e dos jornalistas Willian Novaes e Bruno Paes Manso que Jô Soares comandou a última edição de seu programa, na Rede Globo, sobre a tática Black Bloc. Os ingredientes inseridos na discussão por Jô transformou a entrevista num confronto em atmosfera pesada, destoando do estilo costumeiro do apresentador. 

Sem ler o livro “Mascarados” – lançado um ano após as manifestações de junho de 2013, para fazer um contraponto à cobertura exclusivamente negativa dos protestos em função dos episódios de depredação – Jô classificou a obra como um “documento absolutamente parcial, em defesa do movimento Black Bloc”, que o apresentador tratou de repudiar durante toda a entrevista. 

Jô começou o bate-papo chamando o “movimento Black Bloc” de “aterrorizante” e “tenebroso”, na expectativa de que os autores confirmassem sua visão do grupo que, hoje, é expulso de manifestações até mesmo por organizações de esquerda. Quando Esther, que acompanhou várias pessoas adéptas da tática ao longo de um ano, disse que o assunto não é tão tenebroso assim, Jô rebateu classificando os manifestantes como “perigosamente fascistas”.

“Não é à toa que associam a atividade deles com uma violência quase que anárquica. Mas quando começa a aparecer o símbolo mais terrível da história da humanidade, que é simbolo do nazismo, a suástica, nos protestos] isso me preocupa demais. Por isso pedi para fazer entrevista, para saber como que é, mas você disse que tirou de letra, saiu com eles, foi jantar, almoçar e tudo”, disse o apresentador, ironizando a pesquisadora.

Em outra passagem, Jô Soares, reproduzindo o discurso da grande mídia, denotou que as manifestações não eram legítimas por causa das máscaras e comparou os black blocs brasileiros aos nazistas, ao que Esther respondeu que “não tem nada a ver”. “Não tem nada a ver porque você é a favor do movimento”, disparou o apresentador. Tivesse lido a obra, Jô saberia que a pesquisadora posicionou-se pessoalmente contra as depredações. 

Novaes e Paes tentaram, em algumas pausas às opinões de Jô, explicar que Black Bloc não é um grupo com ideologia, mas uma tática de protesto que nasceu na Alemanha e atravessa um processo de globalização desde os anos 1990. No Brasil, houve um superdimensionamento dos atos, sem considerar que justamente por ser um protesto de mascarados, os adéptos ficaram sujeitos a toda sorte de oportunistas e críticos.

No Jô, a tentativa de dar voz aos mascarados e compreender seus objetivos e linguagem virou atestado de parcialidade. 

O apresentador, contudo, reconheceu sua postura equivocada, principalmente do ponto de vista jornalístico, e pediu desculpa aos autores, afirmou Esther Solano em sua página no Facebook.

O GGN, em outubro de 2014, entrevistou os autores de Mascarados. 

Leia mais: A tática Balck Bloc e as histórias não contadas na grande mídia

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jô também acreditou no

    Jô também acreditou no Powerpoint do procurados messiânico sobre Lula.

    Parece que quer compensar seu apoio a Dilma e encerrrar a carreira de bem com a direita.

     

     

     

     

     

  2. Jô também acreditou no

    Jô também acreditou no Powerpoint do procurados messiânico sobre Lula.

    Parece que quer compensar seu apoio a Dilma e encerrrar a carreira de bem com a direita.

     

     

     

     

     

  3. Jô também acreditou no

    Jô também acreditou no Powerpoint do procurados messiânico sobre Lula.

    Parece que quer compensar seu apoio a Dilma e encerrrar a carreira de bem com a direita.

     

     

     

     

     

  4. Alguém deveria cortar o

    Alguém deveria cortar o barato do Jô Soares, quando ele faz esse tipo de coisa. E ele já fez isso muitas vezes! É se levantar, no meio da entrevista, mandá-lo à merda e não compactuar com o circo! Ir embora!

  5. “O apresentador, contudo,

    “O apresentador, contudo, reconheceu sua postura equivocada, principalmente do ponto de vista jornalístico, e pediu desculpa aos autores, afirmou Esther Solano em sua página no Facebook”:

    “Depois Esther sorriu e docemente acrescentou “Vail tomar no rabo, Jo Soares”.  E dormiu como um anjo…”

    “Dzi end”…

  6. Ou seja, se alguém estudar presidiários, é “a favor” deles

    Eu vi e fiquei perplexo com a atitude acusatória do entrevistador, que falou mais que os entrevistados e tomou posição sem a menor cerimônia (e entendimento), apesar das tentativas de esclarecimentos, que nem eram objeto da entrevista, a qual se perdeu.

    Certamente a influência das “gagaguinhas do Jô” está fazendo nefasto efeito.

    Ainda bem que continua uma pessoa de bem e pediu desculpas pelo mico.

    Deveria ler o livro, reconvidá-los e deixar que eles falem.

  7. As desculpas

       Dane-se as desculpas por facebook, mande a merda o senil apresentador, pseudointelectual, que está bravinho mas ainda puxa o saco de seus empregadores, não porque importa-se com a audiência de seu programa, e os velhuscos que lá aportam, mas não quer perder os fringes de seu contrato que alavancam suas peças de teatro.

        É ate´compreensivel a furibundice do idoso entertainer, ser substituido por um moleque e por um ex- baba de possiveis sub-celebridades, não deve ser muito facil de engolir.

    1. Junior50

      O Jô sempre foi assim, desde q iniciou seu programa de entrevistas. Não é por estar velho, não. É uma característica dele e do programa americano q copiou.

      Não vamos  menosprezar a pessoa pela sua idade. Os jovens tb fazem tanta bobagem, vc não acha ? Não quero ser  a moralista do Blog, mas um pouco mais de consideração c/ os idosos, acredito ser uma boa idéia.

      Desculpe se não gostou, mas é o que penso.

  8. Humor Negro

    Nassif: o gozado disso tudo é que o Jô, após se tornar imortal do Largo do Arouche, parece que virou reacionário, no mais etimológico do termo. Dizem que ele foi “despedido” da Globo por ter defendido o governo da Presidenta Dilma. Parece que acovardou-se o suficiente porque, depois disso, já é a segunda vez que mete os pés pelas mãos. Não acredito que faz isto para tentar uma vaguinha com com pessoal do Jardim Botânico. Porém, se verdade, está tentando ser assistente da Checoria Maria. Ou a vaga do Gavião Peixoto.

    Seja como for, triste fim para quem já foi um dos grandes dentre os humoristas brasileiros.

  9. Jô Soares começou os ataques

    Jô Soares começou os ataques ao PT em 2005 com seu time de intelectuais às quartas-feiras. Depois que Lula e praticamente todo o governo evitaram pisar em seu programa virou guerra. Jô, Faustão e tantos outros são dispensáveis e serão esquecidos. Lula, ao contrário, tem a admiração de milhões aqui e lá fora. Quem não reverencia, nunca será reverenciado. 

  10. Cadê os Black Blocs?

    Cadê os Black blocks? A temperatura política do País subiu e eles sumiram… ou deixaram de ser convenientes?

    Jô participa de uma clássica engenharia de opinião: se faz de demitido… depois se passa como acovardado ao criticar personagens supostamente anarquistas que, na verdade, serviram como uma luva para torcer o parafuso que resultou na situação atual política deletéria em que passamos.

    Jô e Black Blocs fazem parte do mesmo tsunami semiótico que a grande mídia promoveu e que deixou as esquerdas assim, procurando inimigos e culpados.

    Nessa suposta “entrevista intolerante”, todos participam do mesmo jogo.

  11. Depois de fazer o serviço de

    Depois de fazer o serviço de sua amada Rede Globo, ele responde pela sua consciência fora do ar, ou seja, fora da Rede Globo. Isso se chama canalhice.

  12. Algo inexplicável acontece.

    Algo inexplicável acontece. às vesperas da última eleição presidencial! Surgem dos porões, dos ralos de esgoto, dos edifícios, dos engravatados que abanam suas grifes das sacadas, surgem os paneleiros emanado uma raiva de que eles próprios desconheciam….por causa de 0.20 centavos!!!!!

    Cadê esta turba hoje?

     

     

  13. Onde estão os Black Blocs?

    Coitados!

    Apanham da esquerda, da direita e do centro. De norte, sul, leste, oeste e derivados. São expulsos do céu, da terra, do purgatório e do limbo. Et alia.

    E ainda perguntam onde estão os Black Blocs?

  14. Por ironia

    Por ironia, Jo Soares aplica a mesma tática dos Black Blocs que condena aos seus entrevistados…

    Mas é sempre assim, em qualquer programa da Globo, os entrevistadores fazem questão de impor goela abaixo a sua opinião aos entrevistados e telespectadores. Acontece com o Jô, Faustão, Bonner, Alexandre Garcia, Waak, Leitão, Walvogel et caterva.
    Só não fazem isso quando os convidados são tucanos ou, como atualmente, com os donos do poder, os usurpadores do Palácio do Planalto, que compram através das gordas verbas publicitarias, o “alpiste com o qual se alimentam.

    Agora, acusar em rede nacional (independente do seu ibope atual) e pedir desculpas no Facebook da moça, que só os seus seguidores leem, lembra um pouco a tática, também Black Bloc, dos grandes jornais que acusam em grandes manchete e corrigem em notas de rodapé.

  15. jo

    Não vi o programa, mas o Jo me parece sim um pouco “menos lucido” , e acho que em geral os artistas brasileiros se agarram com unhas e dentes ao seu espaço e so largam mortos……ja passei dos 50 e acho que chega uma hora que voce deve pensar em se afastar pouco a pouco e deixar o lugar aos mais jovens, isso tambem é digamos assim “consciencia social”, ele pode muito bem continuar a escrever peças e outras coisas.Fazem mais de 20 anos que sai do Brasil e os caras continuam os mesmo……..o David Letterman que é mais jovem que ele se aposentou do show em 2015….quanto a   opinião dele, eu acho que ele quer agradar gregos e troianos……no programa o discurso da emissora e da maioria da opinião publica e no face uma media com os de “esquerda”……E quanto a levantar e ir embora, eu acho que mesmo quando eu assistia o programa, mais de uma vez eu pensei que se eu fosse o entrevistado, levantaria e iria embora……mas é muito complicado voce fazer isso nas barbas da globo…..os autores estão promovendo o livro, seria um tiro no pé…..quando digo que ele esta pouco “menos lucido”, a prova é que ele mesmo se põem numa situação de passar por um babaca, bastava a moça ter respondido que ela não esta de acordo com essa maneira de protestar “esta escrito no livro na pagina tal” e ai ele ficaria com cara de tacho…..muito simples…..quanto um entrvistador da ele mesmo a corda para ser enforcado, eu digo que tavez seja hora de parar……

  16. Anarquistas já foram esquerda, hoje são massa de manobra do PIG

    Quando nos países Árabes em torno de 2011-2012 as ditaduras foram derrubadas pelos jovens mobilizados pelo Facebook, alguém poderia pensar, então foi bom, pois derrubaram as ditaduras, ledo engano, eram interesses geopolíticos norte americanos que estavam por trás dos “FLASH MOBS” , e dos Occupy da vida, pois o povo continua de mal a pior, pois houve o aparecimento dos terroristas fanáticos, que se aproveitaram da bagunça e estão barbarizando por lá. E os poços de petróleo estão bem guardadinhos pelos EUA.

  17. Os Blacks Blocs estão certos!

    O vexame de Jô se repete diariamente nesta burra e intolerante classe mérdia dominada pela Globo. As opiniões endurecidas e repetidas sem reflexão, a intolerência e teimosia de quem acha o dono da razão, o xilique mimado de quem tem muito dinheiro no banco mas nenhuma ideia que preste na cabeça. É assim com o Jô, é assim com Mainardi, é assim com os milhares de estúpidos que ficam aí defendendo estado mínimo e PEC 241 como remédios maravilhosos somente porque se acham superiores aos outros. Como meninos mimados que nào podem perder seu brinquedinho acham justo matar pessoas na fila do SUS e condenar os trabalhadores a miséria só para poderem trocar de carro todo ano e assistir a porcaria do futebol na sua TV 42″. 

    E a aposta na burrice?? Como se consideram os sábios de tudo ficam agressivos com quem se debruçou em longos estudos só pra seguir o roteiro traçado pelo Kammel de que o entrevistador é mais importante que o entrevistado, que a ideologia global arcaica, mentirosa e viciada é mais importante que a informação real da vida como ela é.

    Quer saber quem está mesmo são Black Blocs! Tem mesmo que quebrar todas as vidraças destes bancos FDP! Tem mesmo que botar fogo nos ônibus dessa máfia de transporte público. Tem mesmo que jogar pedras e molotov neste polícia facista que acha mais importante defender fachadas bonitinhas de shopping centers do que a vida das pessoas. Tem mesmo que cuspir na cara dos Bolsonaros, Mainardis, jaboures e soares deste lixo que a rede Gloelbels.

  18. SUIÇO

    O que esperar de quem elogiou publicamente os trabalhos realizados e conduzidos pelo procurador PowerPoint, chegando, inclusive, a dizer que, se for pelo bem da sociedade, exceções legais podem ser consentidas? Visão de mundo construída na longínqua e doce infância desfrutada na Suiça.

    1. Brasileiro….

      Posso te garantir, essa visão do mundo é 100% made in Brasil……..a Suiça foi uma das primeiras democracias da europa…..um pais onde se vota para tudo e qualquer cidadão pode propor uma lei….não tem nada a ver com a “visão do mundo” de Jo Soares….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador