Do G1
Jornais franceses se unem para combater domínio da Apple
Newsstand, da Apple, novo aplicativo para venda
de revistas e jornais digitais (Foto: Reprodução)
Fabricante do iPad cobra 30% de comissão em venda de conteúdo.
Apple deve lançar nova loja digital para revistas e jornais no próximo mês.
O controle estrito da Apple sobre o conteúdo de mídia em seu iPad está atraindo oposição de alguns dos mais poderosos jornais e revistas na França, que pretendem se unir para tentar impedir a gigante da tecnologia de ditar os termos de distribuição.
O esforço das oito publicações, entre as quais o diário “Le Figaro” e o jornal esportivo “L’Équipe”, é o mais recente sinal da crescente desilusão dos grupos editorais mundiais quanto ao que avaliam como termos rígidos e comissão elevada da Apple (30%).
O grupo de publicações francesas, que também inclui o jornal financeiro “Les Echos” e a revista “Nouvel Observateur”, lançou um quiosque digital para vender edições individuais no iPad e em breve oferecerá assinaturas e pacotes de produtos.
As empresas estão negociando com a Apple de forma coletiva e não venderão seus produtos na loja digital que a Apple pretende lançar no mês que vem, conhecido como Newsstand, sem antes obter grandes concessões.
“No mundo da Internet, estamos diante de protagonistas infinitamente poderosos, como Apple, Google e Facebook, muito mais fortes que nós, as editoras,” disse Pascale Pouquet, diretor de mídia no Figaro, o segundo maior jornal francês.
“Fazia sentido que tentássemos estabelecer uma dinâmica de poder mais favorável e um relacionamento mais igualitário com eles,” acrescentou. O consórcio reúne publicações que costumam concorrer ferozmente.
O diário “Le Monde” é a ausência mais notável. Louis Dreyfus, presidente do conselho do grupo, disse que o jornal acredita que sua marca seja forte o bastante para atrair usuários online sem ter de se incomodar com um processo decisório coletivo, que tende a ser lento.
Desde que a Apple começou a vender assinaturas, em fevereiro, o setor de mídia conquistou algumas concessões. Em junho, a fabricante do iPad abandonou um controverso plano de exigir que os veículos de mídia oferecessem seus preços de assinatura mais baixos em sua loja online.
Mas a empresa não relaxou o controle sobre os dados dos assinantes: as publicações só obtêm acesso às informações de um usuário caso este clique em um botão que as autoriza especificamente.
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