Jornal Nacional esconde manobra de Moro com a delação de Palocci

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A reportagem do Jornal Nacional sobre a delação de Antonio Palocci contra Lula e outras figuras do PT escondeu dos telespectadores uma informação no mínimo curiosa: Sergio Moro anexou o acordo de colaboração em ação penal que tramita em Curitiba contra Lula, e suspendeu, na sequência, o sigilo judicial para dar amplo acesso à imprensa. Mas, no mesmo despacho, Moro confessou que não vai usar a delação de Palocci no julgamento contra Lula. A “publicização”, portanto, serviu apenas para alimentar o noticiário e abastecer campanha de adversários, há poucos dias do primeiro turno da eleição presidencial.

O capítulo da delação de Palocci divulgado por Moro tem 12 páginas. O Jornal Nacional enfatizou ataques do ex-ministro da Fazenda ao ex-presidente Lula e à reeleição de Dilma, inclusive os trechos em que o delator afirma que a campanha de 2014 custou quase R$ 1 bilhão, sendo o que valor declarado teria sido menos da metade disso.

A reportagem informou, logo no início, que Lula “sabia da corrupção na Petrobras” desde 2007 e usou relatos de supostas reuniões entre Palocci e o ex-presidente que dificilmente serão comprovados. Também reportou que, segundo Palocci, Lula nomeou Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento para atender os interesses do PP e da Odebrecht.

Ao final, a bancada do telejornal leu manifestações dos políticos e partidos atingidos, que negam as acusações e reafirmam que Palocci mente para sair da prisão.

O JN também informou que a delação, firmada com a Polícia Federal, não foi aceita pelo Ministério Público Federal por falta de provas, entre outros pontos que tornam o acordo controverso.

Ainda há trechos da delação que não foram expostos nesta edição do principal telejornal da Globo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual é a surpresa mesmo ?

    Essa divulgação era mais que prevista, todo mundo cantou a bola.

    É errado? Claro que é !

    Era previsto assim como o massacre na entrevista do JN ? Com certeza sim

    Acho estranho ter sido agora e não no segundo turno mas essa é outra análise, cheia de especulações.

    Todo o desgaste que o PT está passando era previsto. Mas o ego venceu !

    Mas fiquem tranquilos, o Bolsonaro continua torcendo para que o Haddad vá para o segundo turno. Será uma vitória fácil.

    O José Dirceu dando entrevistas só está atrapalhado e a do Lula será a pá de cal…

    Depois de eleger o Dória o PT ajudará a eleger o Bolsonaro.

    E só Deus sabe quando será a próxima eleição presidencial depois de 2018. 

    1. Quem boicotou a frente democrática ?

      Concordo com você, Célio.

      A arrogância e prepotência do PT, não reconhecendo o perigo do antipetismo, colocou-nos à beira do abismo fascista.

      Tudo em nome da hegemonia da esquerda e protagonismo futuro (vide entrevista ao Nassif).

      Mas quem aponta esses fatos é xingado, desqualificado, ofendido, etc.

      1. Hegemonia e protagonismo

        Entendi: então um partido político que possui quase 1/3 da preferência do eleitorado, que venceu as 4 últimas eleições, com a maior capilaridade e estrutura partidária, que tem uma das maiores bancadas do Congresso e provavelmente terá novamente, que possui a maior liderança popular do país e, talvez, mundial, que se não tivesse sido tirado ilegalmente do pleito provavelmente seria eleito no primeiro turno, deveria dar uma de São Francisco de Assis e abrir mão de seu protagonismo e de sua hegemonia no campo progressista, baixar a cabeça e fazer aquilo que a grande mídia mandou? Então, tá, então. 

        https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2938561/mod_resource/content/1/BOBBIO.%20Dicion%C3%A1rio%20de%20pol%C3%ADtica..pdf

        http://www.scielo.br/pdf/ln/n80/04.pdf

        1. É isso mesmo André. Este

          É isso mesmo André. Este pessoal só pode ter um vácuo na cabeça.

          Mas eu acho que é ainda pior. Eles acharam que o PT estava acabado e que poderiam, mesmo sem nenhuma densidade eleitoral (e até representativa mesmo) ocupar o espaço. Quando viram que o negócio não era bem esse, começaram a espernenar e inventar este monte de elocubrações. Triste sina a do nosso campo progressista que não consegue entender a gravidade da situação. 

    2. PT egoista??

      Quer dizer que a militancia do PT fez todo trabalho, naoa abandonou Lula como os traidores fizeram. E a culpa é do PT??Imagina se Lula ou PT dao a vaga à qualquer aliado, o que a militancia ia sentir??? Claro que  as esquerdas mais uma vez estao desunidas, e a direita leva sem voto. Mas culpar o PT?? Cade a militancia dos outros partidos??

    3. Quer dizer que tenho que

      Quer dizer que tenho que andar pianinho pq a Globo e Moro não querem o PT….quero entender essa lógica segundo a qual não posso votar no PT porque a Globo não aceita…aliás, essa classe dominante assassina não aceita o PT assim como não aceita Ciro, a não ser que Ciro reze na cartilha neoliberal….neste caso, estaremos fazendo o jogo do Império, explico:

      Há um texto antigo mas atual em que Vicente Rangel aborda a doutrina da argumentação golpista pregada pelos EUA quando Hilary Clinton era secretaria de Estado. … Foi publicado pela Carta Maior Segundo tal doutrina, se o governo eleito não reza na cartilha neoliberal tem que ser derrubado Trata se da deslegitimaçao do voto quando o povo descobriu que o voto é arma https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/A-doutrina-Hillary-a-gestacao-do-argumento-golpista/6/15269

    4. Lógica enviesada ou esperta

      Para acabar com o anti-PT, então, devemos acabar com o PT, pois aí o antipetismo desaparece.

      A proposta do Célio Jr (provavelmente Cirista) é de aceitar o jogo da elite e abdicar.

    5. Por falar em ego

      Para os eleitores de Ciro: o que ele conseguiu atacando o Haddad nos debates, enquanto afagava o Álvaro Dias, foi perder o único voto que ele tinha aqui em casa. Esse voto migrou para o Haddad. Dos demais ele era o segundo voto seguro. Não é mais.

  2. Juiz fake com denúncia fake que é notícia fake

    Mas a notícia fake tramada pelo juiz de piso foi divulgada pelo pig: eu estava dentro de um elevador de uma repatição quando li no telão a malandragem do Moro e Palloci: de mil MP, o PT recebeu propina em 900…..um detalhe: as MP editadas pelo governo petista não chegam a 700…kkkkk….

    Juiz malandro…..os teus amigos que protegestes estão indo pro xilindró: tua hora vai chegar, viu

  3. Se a delação do Palocci não vem ao causo, porque foi usada?

    Se a delação do Palocci não vai ser utilizada no processo contra o Lula, porque ela foi anexada aos autos respectivos?

    Já que o Álvaro Dias não decola, o $érgio Moro quer a vitória do Bolsonaro a qualquer custo, a fim de se tornar Ministro da Justiça ou Ministro do $TF.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador