Jovem Pan recebia R$ 10 mil por reportagens pró-Kassab, diz revista

Da CartaCapital

A Rádio Jovem Pan, emissora paulista que produz conteúdo jornalístico e esportivo, veiculou propagandas estatais “disfarçadas” de conteúdo em sua programação durante a gestão Gilberto Kassab (PSD). É o que afirma reportagem de capa da revista Piauí deste mês. Segundo a publicação, durante a gestão de Kassab (PSD), atual ministro das Cidades, os repórteres da rádio recebiam até 10 mil reais extras por reportagens que enaltecessem programas ou ações da prefeitura.

“Na gestão de Gilberto Kassab, do PSD, a prefeitura costumava pagar cachê aos repórteres da [Jovem] Pan por esse tipo de serviço, e um jornalista poderia receber até 10 mil reais extras fazendo uma reportagem pautada pelos marqueteiros da prefeitura”, informa a edição de julho da Piauí. 

De acordo com a revista, propagandas de empresas ligadas ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), como Metrô e Sabesp, aparecem na programação em formato de “publieditorial” sem a devida identificação. Nesses casos, o ouvinte não é informado de que se trata de publicidade e não de jornalismo. Neste ano, o Metrô investiu 235 mil reais na Jovem Pan. Em 2014, esse valor chegou a um milhão de reais.

A reportagem de Piauí é centrada na guinada ideológica da Jovem Pan, ao longo dos últimos meses. Segundo a publicação, a emissora optou por um discurso conservador na tentativa de recuperar a audiência, visando o eleitorado antipetista. Desde novembro de 2014, o Jornal da Manhã, um dos principais programas da rádio, conta com comentários da jornalista Rachel Sheherazade. Quem também tem um programa na emissora é Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja e do jornal Folha de S.Paulo.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Edemerson Aquino

- 2015-07-14 12:49:40

Rançosos!

E esperar o que dessa "rádio" emburrecedora? Quem não sabe como funciona esse meio? Quem não sabe que as rádios de Aécio em Minas são retransmissoras dessa porcaria? Comigo a coisa funciona de forma mais simples e eficiente: Essa porcaria não entra mais na minha casa, nos meus ouvidos, nos meus dias. De rançoso já bastam as agruras da vida e não vou permitir que essa trupe de abutres venham distorcer azedar o que me resta de bom. A programação deles é tão ruim que, quando não tem "notícia rançosa" tem "futebol" e aqueles comentaristas horrorosos, pra encher linguiça.

Cintra Beutler

- 2015-07-14 12:26:06

A mídia NÃO é amiga do PSDB

Eu leio: "...

propagandas de empresas ligadas ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), como Metrô e Sabesp, aparecem na programação em formato de “publieditorial” sem a devida identificação. Nesses casos, o ouvinte não é informado de que se trata de publicidade e não de jornalismo. Neste ano, o Metrô investiu 235 mil reais na Jovem Pan. Em 2014, esse valor chegou a um milhão de reais."

Não, gente. A imprensa não blinda o PSDB, não. É tudo mentira de petista...

vera lucia venturini

- 2015-07-14 12:09:34

E a Jovem Pan está levando

E a Jovem Pan está levando quanto e de quem,  pra montar a estrutura de comunicação de ultra direita atual pra todo o Brasil? O Tutinha senhor Pimpolho que comercializa música e levou 1 milhão para lançar a Shakira no Brasil entrou no mesmo esquema no jornalismo.

A reportagem da Piauí esta muito boa, inclusive mostrando a perplexidade de jornalistas com o que foi feito com o jornalismo da rádio.

Assim Falou Golbery

- 2015-07-14 08:41:38

Quando Kassab estava do

Quando Kassab estava do oiutro lado é um santo em pessoa. Bastou  passar a ser petista que sua desgraça começou.

Assim Falou Golbery

- 2015-07-14 07:45:16

É mais um prova que

É mais um prova que democracia, como é o caso cubano, só pode haver sem mídia

Jorge Furtado

- 2015-07-14 04:17:44

O Mercado de Notícias

 

Só dez mil? Tá barato.

 

http://www.omercadodenoticias.com.br

Malú

- 2015-07-14 03:29:41

A Piauí é da Abril, então...

A Piauí é da Abril, então...

Ozzy

- 2015-07-14 02:31:38

Propaganda estatal disfarçada

Propaganda estatal disfarçada de conteúdo jornalístico? Realmente é um absurdo que esse tipo de coisa aconteça!

Raymond Goodventure

- 2015-07-14 02:09:16

Jornalistas da Jovem Pan recebiam cachê de Kassab

Não é de hoje, mas de longa data, a existência de  tais procedimentos por gestores, sejam da iniciativa privada ou pública (os honestos para se precaverem do justiçamento midiático, os desonestos para dividirem o butim sem serem incomodados). Ou pagam uma caixinha ou terão suas administrações atacadas e acusadas de toda a sorte de malfeitos(mesmo que não se comprovem as acusações). Claro, se for amigo do "patrão", nem pensar em atacar.

Na Bahia, não temos nenhum meio informativo que não esteja comprometido com os neocoronéis midiáticos. Toda a mídia local segue a mesma receita, baixam o sarrafo em qualquer governo dito de esquerda e omitem e desvirtuam fatos que possam atingir o "herdeiro da capitania", pois mesmo com o "passamento" do "coronel fanfarrão", seu avô, o predomínio comunicacional da família "soprano" está presente em todo o Estado. 

Recentemente, por volta de 04 anos atrás, dois jornalistas (televisos e radiofônicos) muito populares em Salvador, denunciavam-se mutuamente, afirmavam que o outro recebia propina para enaltecer os pagantes e baixavam o sarrafo nos inadimplentes com a caixinha. Hoje, pasmem, trabalham na mesma emissora e fazem juras de amor recíprocamente.

Melhor, estão milionários. Dominam os programas popularescos (não no sentido popular), onde "o bandido" é sempre o "outro". Não se excetuam os demais, de menor fama, mas com grande apetite.

 

Portanto, o que pode ser tido como escândalo é uma praxe na mídia em geral. Se pagar a caixinha só elogios, caso não pague...Entra na zona de tiro. 

Um paradoxo, mesmo direcionando verbas robustas para esses parasitas ( Os meios de comunicações comerciais), os governos petistas apanham de gato morto (até que eles miem), dia sim, outro também.

Vivemos uma ditadura informacional que recrudesce a cada dia em desfavor da sociedade, que nos transforma celeremente em repetidores de verdades convenientes.

armandolo

- 2015-07-14 02:05:08

Atire a primeira pedra......

Atire a primeira pedra......

Gilson.Raslan

- 2015-07-14 01:40:43

Quem leu o livro CHATEAU, O

Quem leu o livro CHATEAU, O REI DO BRASIL, de Fernando Morais, sabe muito bem que a grande maioria dos jornalistas da chamda grande imprensa segue segue à risca a escola do canalha fundador dos Diários Associados: SE PAGAR, FALO BEM, SE NAO, FALO MAL.

Marcos Antônio

- 2015-07-14 01:00:48

É da base aliada da DILMA!

Você só ouviria isso se ele estivesse na base da DILMA!

Assim como a globo noticiou que os EUA sabiam das execuções da ditadura antes que acontecessem...

Por que só agora?

Quem levava essa notícia?

Era da própria globo?

Tem cada notícia que não tem LÓGICA NENHUMA -  É BURRICE TOTAL!

E estão aí no PIG!

Grande parte das NOTÍCIAS(?) do PIG são de FATO PROPAGANDAS pagas por acordos entre milionários e corruptos que querem mais almoços grátis no BRASIL....

Alguem acreditam em Foro de São Paulo como núcleo irradiador de comunismo?

As coisas existem para se realizar...

Se depois de 12 anos de governo petista, ele NUNCA SE REALIZOU é por que ele não tem essa busca!

Só coxinha mesmo...

orlando soares varêda

- 2015-07-14 00:18:29

O mais engraçado disso é o

O mais engraçado disso é o cinismo e a hipocrisia dos jornalistas e comentaristas a soldo dessas espeluncas de rádio e tv. Inclusive, cobrando bônus extra pela baba e espuma de ódio que que conseguem produzir em seus adestrados ouvintes.

O mais incrível é a pose dessas vestais  acusando os políticos de corruptos e desonestos. São muito safados esses reynaldos sheherazade e rachel azevedo. Vão ser canalhas assim, na baixa da égua.

Orlando

Moraes

- 2015-07-14 00:12:39

Pensando bem.... quanto é que

Pensando bem.... quanto é que a Andreia Neves pagava em Minas? Era michê ou cachê artístico? Imprensa livre é isso aí. Na calçada, de bolsinha.

Moraes

- 2015-07-14 00:10:24

Tá caro o michê.

Tá caro o michê.

Maria Luisa

- 2015-07-14 00:10:04

E é pra quando o impeachment da imprensa?

Isso é apenas uma gota d'água nesse oceano de favores pagos entre políticos e jornalistas.

Renato Lazzari

- 2015-07-13 23:59:09

O blog "Implicante" recebe

O blog "Implicante" recebe mais, recebe R$ 70 mil/mensais do PSDB... se bem que blog não é concessão do estado.

Mas a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, então? Justo padre Anchieta, um jesuíta que fez voto de pobreza, é mole?

Ah, se fosse tirar a limpo as maracutaias todas, arrancar fora toda interferência de interesses privados nas administrações públicas... que beleza seria, né? Aproveitava, acabava com a sonegação, o que reduziria impostos, o estado interferiria o mínimo com a atividade privada e vice versa.

Álvaro Noites

- 2015-07-13 23:27:09

Jornalismo independente, sqn.
Jornalismo independente, sqn.

Álvaro Noites

- 2015-07-13 23:24:09

A melhor coisa que temos é o
A melhor coisa que temos é o MP3: nunca mais ouvi a Jovem "Ku Klux" Pan. Larguei mão de ouvir esse lixo depois de muitas vezes aguentar a entonação debochada de Anchieta Filho e Cláudio Miller quando tratavam do Mensalão. No final, foram os dois demitidos para entrar Danilo Gentili. Aqui se faz, aqui se paga. PS: como anda a audiência da JP? Aumentou?

José X.

- 2015-07-13 23:03:29

Na cidade de São Paulo o

Na cidade de São Paulo o rádio deve ser mais deletério do que a tv (Globo), pois "atinge" milhões  de pessoas diariamente, que automaticamente ligam o rádio ao entrar no carro...é uma lavagem cerebral maciça e ininterrupta.

Fernando J.

- 2015-07-13 22:50:34

sem palavras

Gregório de Matttos

- 2015-07-13 22:22:29

Uma dúvida: quanto a SABESP pagou ao Hélio Schwartsman

.

Ao ouvir a Bandnews, antes da crise hídrica, o jornalista Schwartsman fazia duras críticas ao governo federal, e ao final falava de quão bom e importante era o trabalho da SABESP. E agora, em quem acreditar!? kkkkkkk

gabi_lisboa

- 2015-07-13 22:14:28

Esse aí certamente entre na lista dos ministros

que nunca deveriam ter sido indicados, mas, em nome da governabilidade, vale tudo, até kassab e parlashopping e mesmo assim o golpe continua rondando... Enfim, certeza que os $10000,00 por reporcagem vinham direto do bolso dos paulistanos, por que pilantra que é pilantra não paga nem propina.

MarFig

- 2015-07-13 21:46:52

Melhor coisa que fiz em 2012

Melhor coisa que fiz em 2012 foi comprar um carro, quer dizer, um Palio, e mandar arrancar o ràdio que vinha junto fora. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2015-07-13 21:34:22

Fale-me mais sobre os 200
Fale-me mais sobre os 200 milhões de reais gastos anualmente por Alckmin para ser anulado pelo Estadão, Folha, Veja, Globo e TV Gazeta.

Fábio de Oliveira Ribeiro

- 2015-07-13 21:30:58

Jornalismo novo,
Jornalismo novo, neoliberalismo jornalístico, jabalismo ou merdalismo pago? Curiosamente são estes ilustríssimos canalhas com ou sem diploma que exigem moralismo dos políticos.

Athos

- 2015-07-13 21:18:11

Pode levar PT....
O tipo de gente que faz sucesso nos governos do PT. O safado de SP pego para "conpor". Nem fez bom governo... Já os cariocas do PMDB elogiadissimos e sem pgto a imprensa, muito pelo contrário. .. Esses são safadissimos e TEM QUE ficar fora de qualquer plano de governo do PT. SP justifica, porque SIM ora bolas. Quem conhece SP entende... Preferem as piores merdas de SP a qualquer um. QUALQUER UM....

Rodrigo Hídrico

- 2015-07-13 21:02:01

Errata?

O detalhe é que não existia PSD, ele era do DEM. Ou do PP?  Quase igual...

Artaud

- 2015-07-13 20:58:37

Rede.

Confere, Guiba. 

E a maioria da imprensa do país ( jornais, revistas, emissoras de rádio e de tv) atuam hoje sob improbidade administrativa. Um conglomerado corrupto/golpista acusando o governo de corrupto e sustentado em parte por verbas... do governo. "Durma-se com um barulho desses!", exclamou o velho bolchevique, entornando um Mojito duplo em seguida.

 

Ivan de Union

- 2015-07-13 20:56:05

E eu que escrevo tao bem?

E eu que escrevo tao bem?  PORQUE EH QUE NINGUEM ME OFERECE UMA PROPINA?!?!  LOGO EU QUE ADORO, uh, QUE GOSTO MUITO, uh, QUE ADMIRO KASS...  uh...  QUE NAO TENHO NADA CONTR...

Oh!

Descobri!

CB

- 2015-07-13 20:32:54

Nossa, estou surpreso! Eu nem

Nossa, estou surpreso! Eu nem imaginava nada disso. Segundo os coxinhas, chapa branca é a Carta Capital... Agora é só esperar que os batedores de panela comecem a cobrar explicações dos governos tucanos de SP sobre gastos com publicadade: Quanto? Quando? Onde? Por que?

Guiba

- 2015-07-13 20:32:46

Se a denúncia for comprovada,

Se a denúncia for comprovada, estamos diante de, no mínimo, um caso de improbidade administrativa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador