Lava Jato atiça a “tiragem” na caçada ao Lula, por Ricardo Amaral

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Como na ditadura, República de Curitiba pauta os jornais para fazer a caveira do inimigo

Lava Jato atiça a “tiragem” na caçada ao Lula

por Ricardo Amaral

Nos últimos dez dias, Globo, Folha e Estadão republicaram antigos vazamentos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. Notícias velhas foram requentadas e servidas como carne fresca a quem perdeu a memória dos desmentidos: uma sede do Instituto Lula que nunca existiu, uma rodovia na África e o acervo que Lula tem de guardar por força da lei. Isso se chama publicidade opressiva, violência inerente ao estado de exceção e essencial aos “julgamentos pela mídia”.

Não pode ser coincidência. A ofensiva dos vazadores e seus repórteres amestrados segue-se à ação da defesa de Lula, que levantou a suspeição de Sérgio Moro para julgá-lo, por perda da imparcialidade. Essa é a notícia nova do caso, que a velha imprensa escondeu. Não deu no Jornal Nacional.

A ação aponta 12 afirmações de Moro antecipando a decisão prévia de condenar Lula. Registra os abusos que ele cometeu – da condução coercitiva sem base legal à divulgação criminosa de grampos telefônicos. No estado de direito, Moro deveria declinar do caso para outro juiz, isento, imparcial, condição que ele perdeu em relação a Lula.

O Datafolha também ajuda a entender a ofensiva. Só Lula cresceu. Tem um terço dos votos válidos no primeiro turno e mais de 40% no segundo, contra os três tucanos e a insustentável Marina. Só perde, hoje, para o antipetismo; e debaixo de uma campanha de difamação sem precedentes.

É preciso acabar com Lula, fazer sua caveira, antes que ele tenha chance de voltar pelo voto. E antes que sua defesa desmoralize a Lava Jato. Tem de bater na cabeça da jararaca. Mas como, se não há crime para acusá-lo? Se há só pedalinhos, obras de alvenaria, propriedades imaginárias, palestras profissionais, presentes de governos estrangeiros.

Desde a reeleição de Dilma (aliás, por isso mesmo), Lula, seus filhos, sua empresa de palestras e o Instituto Lula tornaram-se alvos de 9 inquéritos do Ministério Público e da Polícia Federal, 3 proposições de ação de penal, 2 fiscalizações da Receita e 38 mandados de busca. Quebraram e vazaram seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.

Numa afronta à Constituição e a princípios universais do Direito, adotados pelo Brasil em tratados internacionais, Lula é investigado pelos mesmos fatos em inquéritos simultâneos: da Procuradoria-Geral da República, de procuradores regionais do Paraná e Brasília e de promotores do Estado de São Paulo. É tiro-ao-alvo.

Essa verdadeira devassa – insisto: sem precedentes no Brasil – não encontrou nenhum depósito suspeito, conta no exterior, empresa de fachada ou contrato de gaveta; nenhum centavo sonegado, nenhuma conversa de bandido. Nada que associe Lula direta ou indiretamente aos desvios na Petrobras investigados na Lava Jato ou qualquer ilegalidade.

Nem mesmo os réus delatores, que negociam acusações sem provas em troca de liberdade e (muito) dinheiro, apontaram fatos concretos contra Lula. No máximo, ilações, do tipo “ele devia saber”, conduzindo à esfarrapada tese do domínio do fato. No estado de exceção midiática, apela-se à tese da obstrução da justiça (o maldito direito de defesa), a partir do pré-julgamento de grampos ilegais.

O fato é que a Lava Jato e a Procuradoria-Geral da República não têm como entregar – na só-base da prova, da lei e do direito – a mercadoria esperada desde sempre por seus patrocinadores: Lula na cadeia. Não em julgamento justo, com policias e procuradores apartidários, juiz natural e imparcial, tribunais fiscalizadores da primeira instância. Não no estado de direito democrático.

Para tirar Lula do jogo, precisam desesperadamente da cumplicidade dos meios de comunicação; a Rede Globo à frente e o rebotalho dos impressos na retaguarda. Precisam promover um julgamento pela mídia, com base na publicidade opressiva. Precisam espalhar que Lula estaria metido “nessa coisa toda”; silenciar e até intimidar quem duvide disso, para sancionar uma condenação sem prova.

Quem foi jornalista na ditadura tem amarga lembrança de colegas que serviam à repressão (alguns em dupla jornada, como na Folha da Tarde, da família Frias). Noticiavam assassinatos de presos como “atropelamentos”, tratavam torturas como “rigorosas investigações”. Faziam a caveira dos “subversivos”. Eram chamados jornalistas de “tiragem” – a serviço dos “tiras”, é claro, não da verdade.

Recordo sem intenção de ofender os jornalistas “investigativos” de hoje que comem na mão dos “investigadores” anônimos. Podem acreditar sinceramente que contribuem para “combater a corrupção”. Ganham as manchetes, mas abrem mão do jornalismo, que é a busca da verdade. Quando a meganha pauta e o repórter obedece, cegamente, quem perde é a notícia. E perde a democracia. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula ganha!!
    Para evitar isso

    Lula ganha!!

    Para evitar isso ou o prendem na marra ou somem com ele, seria de bom alvitre ele não viajar nesses jatinhos com controle remoto.

  2. “Quando a meganha pauta e o

    “Quando a meganha pauta e o repórter obedece, cegamente, quem perde é a notícia. E perde a democracia.”

    Aqui, a democracia já perdeu há muito tempo, se é que algum dia existiu.

     

  3. Minha teoria sobre a lava

    Minha teoria sobre a lava jato é a seguinte:

    Seu objetivo jamais foi combater a corrupção, tanto que ela foi liderada por aquele que não investigou o maior roubo da história do Brasil: O BANESTADO. O Moro estava lá juntamente com aquele barbicha de bode e como os bandidos eram em sua maioria tucanos, não aconteceu nada. acabou em pizza.

    Agora, a lava jato foi constituída e executada com o ÙNICO objetivio de pavimentar a derrubada de um governo democraticamente eleito. Foi executada em parceria com o que de mais golpista existe no Brasil, a REDE GLOBO.

    Acredito que deve haver muita gente chantageada pelo Moro e seu bando de facínoras. Porquê? Porque no Brasil a maioria do homens públicos, seja de qual poder for, tem algum rabo preso em algum lugar.

    Como sabemos, a NSA, agência de espionagem norte americana passou anos a bisbilhotar as vidas de muitos homens públicos em todos os poderes, e de grandes empresas nacionais, n otadamente aqueleas que mantinham negõcios com os homens públicos, porque até as pedras sabem que aí é que morava a corrupção.

    Através desta espionagem sistemática, os verdadeiros mentores do golpe foram identificando no judiciário aqueles que nutriam mais ódio pelo PT e partidos de esquerda e, com o passar do tempo, agrupando-os em Curitiba e levando-os para “cursos” de aperfeiçoamento no EUA. Chego a imaginar as “matérias” dos cursos.

    No congresso, os inocentes do PT foram aprovando leis – provavelmente encomendadas sob medida para o que viria – como a lei da delações.

    Na mídia, já tinham os parceiros de sempre, nem precisaram procurar. A REDE GLOBO.

    Com o grupo formado e a globo a postos, pôs-se em marcha e script entregue: Atacar o PT e seus líderes. Se não tiver provas, que se invente.

    Porque o Moro desrespeitou tantas leis e normas constitucionais sem que nada acontecesse a ele e seus capangas? Com base nas informações colhidas em muitos anos de escuta clandestina pela NSA, o bandidio Moro sabia exatamente os crimes de cada um. Aí era só prender as pessoas certas, oferecer os benefícios certos para as delações direcionadas e o mal estava feito.

    Qualquer um que se opusesse era atacado com matérias no jornal nacional e revisitinhas amestradas. Como sabiam dos podres de cada um, utilizavam os mais leves para aviso e chantagem. Só assim dá para entender a omissão daqueles que poderiam e deveriam contê-lo. O caso do STF é o mais emblemático. Se era guardião da constituição como gosta de alardear, onde foi parar esta  missão? porque permitiram graves violações da contituição, como escutas ilegais, prisões ilegais de senador, tentativa de sequestro do Lula, etc etc,

    A missão era desmoralizar o PT e prender o Lula. Ainda falta a segunda. Mas, talvez não seja mais tão importante pois com o golpe perpetrado contra a democracia que será confirmado até agosto, bastará cancelar as eleições de 2018 que o Lula jamais poderá concorrer a eleição nenhuma.

    Como efeito colateral da missão, a ruína da economia, a destruição de grandes empresas nacionais e incineração de milhões de empregos, milhões de pessoas lançadas de volta à pobreza, desemprego e fome, queda de uns 6% do PIB, tomada do poder por ladrões, possivelmente mais umas duas décadas perdidas, etc etc etc

    Mas nada disso vem ao caso. Afinal, o aumento do judiciário saiu. 

  4. Ótimo texto. Merecia uma

    Ótimo texto. Merecia uma campanha de ajuda financeira, por independentes, para ser lida e impressa nestes meios de comunicações tristes.

  5. Essa mídia está super

    Essa mídia está super comprometida e com os cofres vazios. A cabeça do Lula…tem preço…e pelo visto muito, muito, muito alto. PPPT e minorias nesse país que explodam…é o mote dessa midia. A pergunta é: quem está bancando toda essa intriga ? Quem…? Com que dinheiro…? É a hipnose coletiva do ódio … Só se darão conta que foram manipulados …quando descobrirem que não existe mais empregos, o dinheiro não dá pra coisa alguma, direitos pessoais e trabalhistas “jubilados”. Os que deram o Golpe estão com os cofres abarrotados de grana…e usarão qualquer expediente para continuarem a “roubar legalmente”. O STF, MPF…só irão despertar dessa hipnose quando não existir mais Brasil…ou a Sociedade excluída despertar…e partir para o confronto. Qualquer animal “emparedado”, sem saída alguma…parte para o confronto. Turquia já mostrou do que o povo é capaz.

  6. Lava rapido

    Correm contra o tempo ja mostrando desespero. Para uma melhor analise vamos dividir o lado direito da sociedade brasileira em elite sem pudor e vergonha, classe media miamista e povo manipulado “ta todo mundo falando mal então eu falo”. A lava jato ilude o segundo e terceiro grupo com a ideia de eficiencia no combate a tal de “corrupção”. O primeiro grupo quer o Lula preso e o petismo extinto. E para completar a aflição da lava existe sempre a possibilidade de algum advogado ou delator falar demais. Alguem descobrir alguma coisa sobre devoluções e ressarcimentos. Alguma verdade secreta vir a tona. etc

  7. plano B

    Pode estar em andamento um plano B (ver meus comentários no post da Abin)

    Eventos “terroristas” durante os jogos olímpicos podem ser pretexto para decretação de estado de emergência (permanente como na França?, Patriot Act?).

    E aí, babau, golpe consolidado, ditadura aberta, e “ajuda” do Império para restabeleer a “paz”.

  8. Ei Lulão, quanto mais bate,

    Ei Lulão, quanto mais bate, mais cresce a massa. Dai, o desespero se acentua, dá-lhe denuncias vazias e sem efeito nenhum afinal, nós não somos burros, pode até parecer.

  9. Lava Jato

         Bom dia!Até um certo tempo atrás,ficava encantado quando lia uma boa reportagem,seja de qual fosse o seguimento,hoje infelismente não me atento mais para certas reportagens,principalmente quando se fala das nojeiras e falcautruas em todo o país.Uma coisa tenho certeza,não é com esse jornalsmo comprado e a maioia dos brasileirosas sem a miníma vontade de ler os grandes clássicos da literatura,imaginem as reportagens fabricadas nas grandes mídias.Estou me referindo a uma maioria de jornalistas e não aos que ainda acreditam na ética profissional e na essência humana.

         Não tenho nenhuma formação na área jornalística,mas,basta ler algo que tiramos nossas dúvidas quanto a tendenciosidade quanto aos grupos políticos desse país.Mas,como preciso continuar vivendo e estimulando o meu cerébro,a esperança é que um dia,tudo isso irá passar e eu continuarei a teclar algumas palavras.Agora compreendo um pouco as diversas decepções de grandes filósofos,poetas,escritores e cientista,quando no seu silêncio do seu quarto ou em sua hora de folga,pensa nos montantes de palavas e escritos,muitas das vezes na exaustão da lida diária,sabendo que a maioria nem se quer tem o prazer de folhear ou discutir suas ideias nas casas,escolas,comunidades e até em seus grupos sociais.

           Vou ficar por aqui,aos que ainda sonham com um País e o mundo Justo e Igualitário,continue a sonhar,pelo menos sua realidade será menos dolorida.Um abraço fraterno para todos.Prof.Mota-Mar Vermelho-AL, a Suíça Alagoana.

     

        PARA REFLEXÃO:”De que serve ao homem conquistar o mundo se perder a alma”Jesus Cristo de Nazaré

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador