PSDB lidera ranking de prefeitos que tentaram censurar em campanhas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Prefeitos eleitos do PSDB lideram a lista de candidatos vitoriosos que tentaram censurar informações da internet, de rádios ou televisões por meio de processos judiciais.
 
É o que mostra o último levantamento  da plataforma Ctrl+X, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O balanço catalogou todos os prefeitos eleitos durante o pleito de 2016. Pelo menos 126 deles tentaram retirar dados de jornais e veículos de mídia, por meio da Justiça.
 
O balanço torna-se ainda mais impactante quando se verifica que os políticos que alcançaram o cargo representam 32,45% de todos os processos verificados pela Associação como tentativa de censura de informações de veículos noticiosos e online, além de rádio e TV.
 
Neste grupo, a liderança é do PSDB, com 29 prefeitos que tentaram eliminar os conteúdos, seguido do PMDB, que teve 22 prefeitos eleitos que também entraram na Justiça para os mesmo fins. Em terceiro lugar, aparecem 12 do PSB.
 
O levantamento também mostra que a maior parte das ações de prefeitos partem do estado do Paraná, totalizando 22 prefeitos, seguido de São Paulo, com 19 eleitos e, em terceiro posto, Bahia, com 10 prefeitos eleitos que buscaram censurar.
 
 

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador