Lewandowski desmente O GLOBO: ele não participou do “segredo furado” da Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal emitiu uma nota à imprensa desmentindo trecho da reportagem “O segredo furado sobre o sítio de Lula”, publicada na sexta (23) pelo jornal O Globo, no qual o ministro Ricardo Lewandowski aparece como parte de uma apuração mal sucedida da Lava Jato para levantar mais indícios contra o ex-presidente da República.

Diz a reportagem que um detento enviou ao STF uma carta dizendo que tinha detalhes sobre os “crimes” de Lula, pois ele teria trabalhado com o caseiro do sítio durante muitos anos. O Globo afirmou que Lewandowski era o destinatário da correspondência do detento que estava interessado num acordo de delação premiada e redução de sua pena. O ministro, então, teria remetido o ofício à força-tarefa de Curitiba.

O detento sequer chegou a ser ouvido pelo juiz federal Sergio Moro. Isso porque, no depoimento aos procuradores da Lava Jato, não demonstrou real conhecimento de qualquer informação sobre o sítio.

Em nota à imprensa, o STF diz que a carta era endereçada a Moro, ao contrário do que afirmou O Globo. Além disso, sugere que o Supremo já conhecia bem as intenções do detento: aquela já era a trigésima vez que ele enviava um relato sobre algum crime, algo que vem fazendo desde 2009.

Leia a nota abaixo:

Diferentemente do que veiculado na matéria “O segredo furado sobre o sítio” da edição de hoje (23) do jornal O Globo (pág. 14), a correspondência do senhor Paulo Ricardo Costa de Moraes foi enviada à Central do Cidadão do Supremo Tribunal Federal, e não ao Ministro Ricardo Lewandowski, que sequer teve conhecimento do fato.
Ao receber a correspondência, a Central do Cidadão verificou que o destinatário era o juiz federal Sérgio Moro. Diante disso, a própria Central do Cidadão encaminhou a correspondência à 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba.
Somente o cidadão citado na matéria jornalística já enviou mais de 30 relatos distintos ao STF, desde 2009, os quais receberam o devido encaminhamento.
A Central do Cidadão foi criada em 2008 e é responsável pela triagem dos pedidos de informações enviados ao STF, com base na Lei de Acesso à Informação. O maior destaque da Central são os pedidos de habeas corpus redigidos por detentos, que são distribuídos para análise dos Ministros.
Durante a gestão do Ministro Ricardo Lewandowski – setembro de 2014 a setembro de 2016 –, a Central do Cidadão recebeu 92.506 pedidos de informação e de habeas corpus, e foram respondidos 96.087, considerando o passivo de anos anteriores.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entre a globo e o ministro,

    Entre a globo e o ministro, ficamos com a globo que transforma mentiras em verdades, enquanto que o ministro nem isso consegue fazer.

  2. Safados são safados. O GOLPE

    Safados são safados. O GOLPE midiático será mantido por esses safados a qualquer custo, inclusive a vida de MUITOS Brasileiros.

  3. A perseguição ao Lula e ao

    A perseguição ao Lula e ao Partido dos Trabalhadores  e a pessoas a eles relacionadas já passou de todos os limites admissíveis. O bom-senso e a justica ficaram para trás. Muito dinheiro público vem sendo gasto nessa perseguição, além da frequente transgressão da Lei. Ações espetaculosas que destróem por toda a vida a reputação do indíviduo, mesmo antes de sua culpabilidade comprovada, são penalizações antecipadas que só uma justiça insana poderia praticar. Por outro lado, qualquer bocó que queira denunciar alguma coisa a respeito dos peseguidos, torna-se imediatamente de uma pessoa de bem, insuspeitável e um digno colaborador. Não sei se há alguém que ainda acredite que essa terra arrasada após a passagem do Átila seja combate à corrupção.

  4. Para manter o Lula no

    Para manter o Lula no noticiário desmoralizante da Globo, os Marinhos se servem de qualquer coisa, até de delírios de um detento. É o vale-tudo da Globo.

  5. Não entendi o enredo do samba!

    A reportagem nada tem de desmoralizante para o ex-Presidente; apenas narra as bravatas de um presidiário.

    O único ponto é que corrigiram a informação sobre o destinatário da missiva!

    No mais, parece que a chamada da matéria resume tudo: o “segredo furado sobre o sítio”!

     

  6. Fácil de entender

    Eis a imprensa tentando estabelecer poder de mando na república. Aposto que tem um empregado dessa firma privada, “Globo”, gozando o fato de ter provocado resposta de um ministro do STF.

    A propósito, quanto do apoio dos administradores dessas empresas à caça ao PT se deve a pura molecagem, inconsequente e irresponsável desejo de derrubar esse partido só para derrubar, mesmo, só para mostrar quem é que pauta e manda aqui? Agora pergunta se algum desses “jornalistas” quer assumir cargo público, quer por a cara a tapa e se arriscar a criar solução, a tomar decisão…

    Claro que há pessoas com profundo senso de responsabilidade social e de ética fazendo jornalismo. Mas o que tem de moleque abusado, ressurreição de “yuppies” que nunca morreram… O mesmo sentimento da molecada que, na área financeira, inflacionou as dívidas imobiliárias estadunidenses “nu úrtimo” e deu o pretexto de que o capital precisava para promover o maior arrocho de todos os tempos da iniciativa privada contra os estados nacionais, desde 2008. Com o agravante de estarmos falando do Brasil, um dos países em que a auto-proclamada “classe média, sim, porém ‘diferenciada’, VIP” é extremamente deslumbrada, afeta às demandas da mídia, à propaganda comercial.

  7. Quando o Silêncio dos Responsáveis Começa a Fazer Ruído

    Taí!

    “Disque Lula Denúncia”.

    Decadas de investigação e fortunas gastas do erário público (mais ainda nos últimos dois anos), sem chegar-se a nada além da CONVICÇÃO que lhes interessa em relação ao CULPADO escolhido, quem sabe com essa modalidade mais em conta e abrangente, não apareça um septuagenário denunciando que Lula tinha um sanhaço e dois pintassilgos presos em gaiolas quando crianças em Garanhuns ou então um companheiro de torno com o dedo faltante em formol ou o canivete com manchas de sangue, para perícia e prova que o “Comandante Maximo” cortou-o de propósito.

    Tem hora que a indignação ultrapassa o suportável e essa gente do obscuro não está percebendo as consequências do que estão provocando para o futuro no Brasil. 

  8. O Ministro Ricardo

    O Ministro Ricardo Lewandosviski ainda vai comer o pao que o diabo amassou,pelo seu comportamento melifluo na Presidencia do STF,ocorrido durante o processo  que culminou com a queda da Presidenta Dilma.Quis da uma no cravo,outra na ferradura.Em tempos de cachorro doido,impossivel.Acordou tarde.

     

  9. Se duvidas tinha,nao mais as

    Se duvidas tinha,nao mais as tenho.O Ministro Ricardo Lewandowski escolheu esse blog para dar uma fugidinha do chamado baton na cueca.Quem tiver duvidas que leia convite extensivo ao editor Luis Nassif sobre o brilhante artigo Golpe e Contragolpe,de Raimundo Rodrigues Pereira.Ele despe o Ministro literalmente.O Minstro na concepcao irrefutavel de Pereira,estava engessado pelos golpistas.Espero que Nassif leia.

    1. Vejam as incoerencias dos

      Vejam as incoerencias dos cadastrados daqui.Duvido que 1% deles tenham lido o artigo de Raimundo Pereira.Se leram,nao entederam,trata-se de um artigo longo e dificil compreensao,o que convenhamos,nao e o forte da maioria deles.Saem a distribuirem  estrelas do que sequer sabem do que se trata.Em certas situacoes,nao deveriam sequer se manisfestarem,para nao deixarem o batom na cueca,principalmente tendo eu na outra ponta do chicote.E ai eu me permitiria uma humilde sugestao:Porque a editoria do blog nao promove uma aula magna,que pode ser perfeitamente ministrada por Da.Lourdes,ou o proprio Nassif,de como se comportar em uma Rede Social.Se Nassif ou Da.Lourdes,estiveram com agenda lotada,me coloco a inteira disposicao.Sobre meus honorarios,uso a frase do Juiz bunda suja do Parana,quando aparece tucano ou algum Marinho na rede,nao vem ao caso. 

  10. Canalha
    Concordo com o amigo sobre a rede globo o globo e outros meios de comunicação. Transmitem mentira baseadas em verdades. Lewandowski nem isso tem a capacidade de fazer, por ser um pau mandado do PT. Ele vai comer o pão que DIA.O amassou com a calda pra largar de ser covarde.

  11. – “Mas o… Levando?”- “Ué,

    – “Mas o… Levando?”

    – “Ué, o que é que tem?”

    – “Bem… ele é Ministro.”

    – “E o que ele vai fazer? Mandar lacrar? Censurar ou o que?”

    – “Sei lá… processar?”

    – “E a liberdade de expressão?”

    – “Pedir direito de resposta?”

    – “A gente dá… ajoelhou, pediu, a gente dá, rs…”

    – “Ministro?”

    – “Presidente, todo mundo, qualquer um. Você não viu o que fizemos com o Lula? Saiu com 99% de aprovação e… olha agora.”

    – “Mas a Justiça?”

    – “Existe Ségio Moro sem a gente?”

    – “E quem pode mais que a gente?”

    – “Ninguém. E esse foi o problema. Onde já se viu querer regulamentar empresa privada? Ainda mais do nosso ramo. A gente derruba mesmo, sem dó.”

    – “E a Economia? Política? Democracia?”

    – “O nosso está garantido, não está?”

    – “Podemos derrubar qualquer um?”

    – “Qualquer um. Mas não vamos derrubar o Levando, vamos só zoar um tiquinho, prá mostrar quem manda.”

    – “Sem pretexto…”

    – “A gente inventa enorme e depois desdiz pequenininho. Mas aí o estrago já está feito.”

    – “Sacanagem.”

    – “Sacanagem é lei de imprensa, querer enquadrar a gente em leis, como tentou a Dilma. Derrubamos ou não?”

    – “O Congresso derrubou…”

    – “Citando a gente.”

    – “E se cobrarem da gente?”

    – “Ora, a gente não ocupa cargo público, somos firma privada. Com ares de ‘oficial’. Mas não temos a menor obrigação de fazer nada.”

    – “Fazemos o que queremos…”

    – “O que quisermos, rs… Põe aí: ‘Parecem ser infundados os boatos de que Levando teria se corrompido.'”

    – “Só prá cutucar.”

    – “Só prá cutucar. Por enquanto, rs…”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador