J. Carlos de Assis: lições de Transparência Internacional para acabar com a corrupção

O diretor da Transparência Internacional veio ao Brasil nos ensinar como combater a corrupção. O Jornal Nacional da tevê Globo lhe deu uns cinco minutos corridos ontem. E a lição que ele ministrou, do alto de sua experiência e sabedoria, deve entrar para os anais do combate à corrupção em escala universal: primeiro, segundo ele, não se deve receber suborno; segundo, não se deve pagar suborno. Há outros três pontos de que me esqueci. Acho que é um lapso de memória grave. Talvez perdoável porque se esses dois primeiros pontos forem cumpridos o problema está resolvido e os outros se tornam irrelevantes.

O problema com temas políticos que entram na onda é que sempre aparece um cretino para se aproveitar da situação com o único objetivo de aparecer. É claro que, para tanto, é necessário que haja cumplicidaade da mídia, que é louca por quem fala inglês. E a má fé de parte da mídia, que é apenas um pouco inferior que sua imbecilidade, leva a situações como essa de dar amplo espaço a um oportunista que não sabe sequer falar português, tratando de uma questão na qual os nossos promotores e investigadores estão dando um show de competência sem qualquer comparação, por exemplo, com o sistema jurídico corrupto e venal norte-americano.

Onde estão os condenados pela maior crise financeira da história, com o assalto aos tesouros americano e europeu da ordem de uns 7 trilhões de dólares para evitar a debacle do capitalismo mundial? Sim, promotores americanos descobriram fraudes de bilhões de dólares no mercado imobiliário praticadas pelo Bank of America e pelo Citigroup. Entretanto, eles pagaram, cada um, multas de 20 bilhões de dólares a fim de evitar a ação penal. Não há nada mais estimulante da corrupção do que esse sistema jurídico no qual o réu, tendo suficiente dinheiro, paga para não ser preso. No caso, foram os acionistas dos bancos que pagaram.

Não sei por que diabos Transparência Internacional não rastreia a cadeia de fraudes que aconteceu nos países desenvolvidos avançados no curso da crise financeira. A Libor, a taxa que regula todos os contratos bancários em Londres, foi fraudada. O Deutch Bank e o UBS fraudaram o mercado de câmbio, no qual são o primeiro e o segundo operador. Mais incompressível ainda é que Transparência Internacional  não denuncia mundialmente essa excrescência que são os paraísos fiscais, sem os quais a corrupção seria reduzida a zero. Aliás, na reportagem do Jornal Nacional, o assunto é mencionado com a explícita ressalva de que os paraísos fiscais prestam serviços legais para o pagamento de menos impostos.

Sim. Tudo isso é simplesmente repugnante!

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em determinado momento da

    Em determinado momento da reportagem, foi mostrado as formas de lavar dinheiro, via empresas Offshore sediadas em paraísos fiscais, uma formula que as Organizações Globo conhecem muito bem.

    1. Pois é, e o Assis, ainda

      Pois é, e o Assis, ainda queria que o Bonner, com aquela cara de indignação posada, repudiasse a existência de paraísos fiscais. Santa inocência, Batman!

  2. Transparência

    Será que a instituição tem um diretor com aquele nível?  Será que ela tem esse nível?  Cheguei a pensar que a tv estava fazendo uma brincadeira do tipo cruzamento de tomate com boi.

  3. excelente comentário que

    excelente comentário que mostra a indignação que sentimos

    com esses falaciosos que vem ensinar aos outros o que nãopraticam.

    o documetário “inside job” – no youtuybe – comprova o esquema corrupto-corruptor nos states.

    até os esconomistas que se diziam da cademia faziam partre do esquema.

    aconselhavam seus clientes corruptosa a continuarem na corrupção.

    e deu no que deu.

    não vi essa reportagem da globo, mas imagino essa do final registrada

    aqui de que a globo fala em parísos fiscais, onde supostament eteria feito das suas.

    o o que resuiltou na famosa pergunta das redes sociais : onde o darf?

    essa tal da transparecnia entpo deveria chamar-se obscurescencia internacional.

    obscuresce o essencial para vender falácias como a tal da transparecnai, mas só a dos outros.

  4. Combate à corrupção é

    Combate à corrupção é factível e obrigaçao de qualquer governante sério (excluam da lista FHC e sua curriola que somente varreram os casos para debaixo do tapete). Agora acabar com a corrupção é lorota bem ao gosto de pol[iticos demagogos e inocentes que não sabem do que estão falando. A corrupção é tão antiga como a Bíblia e não há País imune a este mal. Vejam o exemplo do Vaticano, para não ter que listar uma infindável relação de exemplos ocorridos em todo o mundo. Então vamos consertar o título do artigo.

  5. O melhor do post é a frase:

    “na reportagem do Jornal Nacional, o assunto é mencionado com a explícita ressalva de que os paraísos fiscais prestam serviços legais para o pagamento de menos impostos.”

    Genial! Isso que é mídia de qualidade! E as pessoas que assistam essa “coisa” se acham mais cultas que as demais!

  6. Olha, melhor mesmo eh manter

    Olha, melhor mesmo eh manter tudo isso em silencio. Em boca fechada nao entra mosquito. Que perda de tempo esta reportagem da globo, poderiam ocupar o espaco com reportagens edificantes tais como a diminuicao da mortalidade infantil,o aumento da espectativa de vida, diminuicao da pobreza,…… Essa globo nao tem jeito mesmo, melhor ainda seria cortar-lhes as verbas publicitarias. Ou melhor ainda, estatizar toda a midia.(soh as que falam mal).

  7. Essa matéria no JN ilustra

    Essa matéria no JN ilustra muito bem a questão que o Nassif trata quando fala do Gilmar que sentou em cima da aprovação pelo STF da proibição de financiamento privado de campanha.

    A Globo, e de resto o pig, não vai entrevistar ninguém que toque nas causas de origem da corrupção. É assim que eles querem que o Homer Simpson pense. Para não ter corrupção baste que não se aceite e nem se ofereça propina. Viu, Dilma? 

  8. Assis,
    Na mosca!
    Sobre a

    Assis,

    Na mosca!

    Sobre a reportagem do JN, não vejo mais a cara do Bonner, da Leitão, do Alexandre Graxinha e do Waack, a azia não me

    permite. 

    Cada vez que abro os Sites dos grandes jornais, fecho imediatamente,  nao suporto mais.

    Até algum tempo atrás via e lia alguns jornais.  Eh uma fonte privilegiada para quem aprendeu a entender sua linguagem cifrada. Saber quais os próximos paises a serem invadidos  pela CIA e saqueados, que sao, sempre, os que a Mídia ve algum “ditador facínora” que deve ser deposto.

    Eh tudo tão grosseiramente elementar que me pergunto se sou psicótica ou o mundo EH cego.

  9. HIPOCRISIA, elevada à 5a.

    HIPOCRISIA, elevada à 5a. potência. Isto são os americanos, tão democráticos, que ainda mantém a prisão de Guantanamo, guerras no mundo todo, espionagens internacionais, etc., além das maracutaias descritas no Post. Agora vem os acionistas da Petrobrás prá cima dela, propicionando mais queda  nas ações da mesma. São de lascar mesmo, e nós é que temos mania de conspirações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador