Lula é a notícia. Nós somos seu porta-voz. Lula preso somos a notícia e não a Globo, por Alexandre Tambelli

Lula é a notícia. Nós somos seu porta-voz. Lula preso somos a notícia e não a Globo

por Alexandre Tambelli

Hoje despertei na ideia Política de que a notícia é Lula em qualquer circunstância para o brasileiro, para o bem ou para o mal.

Sem a notícia Lula do que viveria a velha mídia oligopólica capitaneada pela Globo atualmente?

Aprisionar Lula é dar a ele centralidade no noticiário mais do que nunca e mais do que Lula Livre, Lula aprisionado concede à advogados, à militância e amigos e aos partidários do PT ligados à Lula mais protagonismo do que Lula Livre.

Pode ser um paradoxo para quem o aprisionou ter de contar o que interessa a todos: Lula, para o bem ou para o mal.

Lula Livre fazia suas caravanas e não precisavam contar delas, ficavam no rés-chão do processo pré-aprisionamento, tinham a notícia: que horas ele irá preso? Hoje, não!

A notícia hoje é Lula preso e o que ele faz, sente, come, lê, pensa e tem a dizer no cárcere. E quem pode dar a notícia que importa de Lula é quem o acompanha sempre: é quem é amigo de Lula, é quem defende Lula, é quem é partidário de Lula.

Quem não é não poderá fazê-lo com mínima credibilidade, no famoso Off de uma fonte me disse que Lula faz isto ou aquilo na prisão, certo? Lula teria dito, etc. Seria piegas e ridículo, para muita gente dentro e fora do país, porque a notícia Lula vai além do Off, ela é ON, felizmente. E a Globo é oposição feroz de Lula.

Quem o aprisionou não tem quase nada para falar de Lula, só quase tem para falar de processos e advogados, não do Lula de carne e osso e do que ele está a sentir e pensar hoje. Essa voz a dizer de Lula com verossimilhança é Gleisi, Lindbergh, Pimenta, Damous, Zanin, Mujica, Frei Beto e todos mais que estão com ele e do lado de Lula, porque estes falam diretamente com Lula e do Lula real e não lhes calarão, falam a partir de uma visita na sua cela, em uma troca de telefonema, em uma carta ou mensagem, os outros são vozes sem vê-lo e silenciadas de seu contato até que fosse para editá-la numa entrevista em algum lugar do Brasil e do Mundo.

Incrível pensar que precisarão de nós, Globo & velha mídia, para a notícia Lula.

Nós crescemos com Lula preso, porque o que Lula sente, pensa, faz, tenha a contar tenderá a ser contado por intermédio de nós e não, diretamente, da velha mídia, se formos milhões de Lula.

A narrativa do Lula preso é nossa!

O microfone de Lula preso na velha mídia será, em boa parte, nosso, por mais incrível que possa parecer.

Ou alguém acredita que depois de 40 anos da centralidade do noticiário em Lula se pode fugir dela? E de todo o medo que o Sistema tem de Lula e de quem são seus seguidores? E minimamente do que ele está sentindo e dizendo na prisão?

A Política não tem noticiário sem Lula, sem ele a dicotomia bem e mal se perde e o real avança, se deixa o partidarismo e se caminha no sentido da necessidade de mostrar: o agora, e agora? E lembrando: o PT não é mais Governo para dividir as atenções reais do noticiário com Lula.

Então, se tem o engraçado dos políticos de direita e extrema-direita querendo ocupar o espaço simbólico de Lula, reclamando para si um protagonismo sem conteúdo, querendo apagar a notícia Lula. Mas como apaga-la se apagar é ter de mostrar o real como ele é e o que se pretende fazer dele? Não mais uma disputa no real do bem contra o mal já aprisionado.

Lula preso é notícia a ser buscada fora das garras do oligopólio midiático, é propaganda para a esquerda pró-Lula e sua porta-voz, melhor seria Lula Livre para o Golpe. Lula dizer da prisão que o aprisionam porque ele venceria a Eleição se estivesse solto é notícia. Alckmin dizer que a corrupção enfim puniu poderosos não é notícia, porque aqui no real as pessoas querem, agora, saber das coisas concretas perdidas: do emprego e da reforma trabalhista caótica, do poder aquisitivo menor, da inflação que não sobe na proporção dos preços. E os anti Lula, também, porque o inimigo e a “corrupção” já foram aprisionados.

Lula em outro canal de comunicação, além Globo & velha mídia, pode nos fortalecer sobremaneira. Deixemos pequenas palavras de Lula em destaque, diárias, colocadas para os canais que ouvem Lula com respeito, admiração e sem ódio nem interesse de vê-lo fora de combate eleitoral.

Eu penso que a libertação social pode ser maior com Lula nesse tempo de reclusão, porque a notícia Lula é a notícia de seus atos e falas e não de seus advogados.

Falará Lula para seus parceiros. Encaminhamos suas falas.

A Globo vai poder falar o que de Lula? Mais um processo, mais outro processo, mais uma fala virulenta para atingir o coração da classe média e médio-alta tradicionais e anti Lula, dos fogos de artifício e das panelas? Mais uma fofoca de seus hábitos lá na PF?

Mas, a Globo não havia comprado o discurso paz e amor, com diversidades e bandeiras identitárias respeitadas, no sentido de se passar por amiga de parte do ideário de Marielle para escantear Bolsonaro e a extrema-direita?

Quem quiser saber do Lula real vai procurar por nós, estejamos prontos para sermos os milhões de Lulas, porta-vozes da notícia Lula espalhados pelo Brasil afora e até no mundo todo.

Lula falará através de nós. Lula é notícia. Lula é a notícia sempre e em todo lugar. As ideias de Lula no cárcere somos nós que propagaremos. O inédito de Lula ON e não Off. Nunca eles.

A direita política não poderá dizer de Lula, porque não estará ao lado de Lula. Lula é Gleisi, Lindbergh, Jandira, Manuela, Boulos, Celso Amorim, Fátima Bezerra, etc.

Finquemos nossas estacas no chão desse imenso Brasil.

A notícia Lula é nossa, a real notícia Lula é nossa.

E vençamos o arbítrio do Golpe com a soltura definitiva de Lula crescendo nossos espaços midiáticos de esquerda.

Lula é nosso porta-voz, o outro lado não tem Lula, tem a disputa interna de dizer, afinal, que fazem do Brasil, já que Lula não está, ilusoriamente, em combate.

Ou sobrará para a Globo & Cia. eternizar a notícia Lula dizendo que os nossos, os que defendem Lula, são vândalos e violentos, guerrilheiros e antidemocráticos? O que já faz por 40 anos seguidos e só cola nos midiotizados? Sendo sempre preciso colocar a notícia Lula acima de qualquer outra?

E Justo no tempo em que se passa pela repaginação de ser a imagem de Marielle e defensora da diversidade e das bandeiras identitárias, do combate intransigente ao racismo para se mostrar à distância de Bolsonaro, Dória e das escapulidas do centro político, ficcional é claro, de Alckmin e o “colheu o que plantou” vai dar primazia ao telejornal policialesco?

Para não terem de enfrentar o Brasil real é capaz de soltarem o Lula mais cedo do que o esperado.

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mundo começa a ver o LULA

    O mundo começa a ver o LULA como um perseguido politico…

    Basta comparar os prazos dos processos contra e dos processos que poderiam ajudá-lo com a média dos processos normais!

    Isso sem analisar o mérito ou conteúdo jurídico, apenas uma reles numérica análise temporal!

    Mais um pouquinho mais e eles vão começar a ver quem o tornou um perseguido politico…

    Vai ser difícil esconder a globo…

  2. Canção
    Eles têm códigos e

    Canção

    Eles têm códigos e decretos.
    Eles têm prisões e fortalezas.
    (sem contar seus reformatórios!)
    Eles têm carcereiros e juízes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que eles pensam que nós, como eles,
    seremos destruídos?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles têm jornais e impressoras
    para nos combater e amordaçar.
    (sem contar seus estadistas!)
    Eles têm professores e sacerdotes
    que fazem o que mandam por trinta dinheiros.
    Sim, e para que?
    Será que precisam a verdade temer?
    Seu fim será breve e eles hão de notar
    que nada poderá ajudá-los.

    Eles têm tanques e canhões,
    granadas e metralhadoras
    (sem contar seus cassetetes!)
    Eles têm policia e soldados,
    que por pouco dinheiro estão prontos a tudo.
    Sim, e para que?
    Terão inimigos tão fortes?
    Eles pensam que podem parar,
    a sua queda, na queda, impedir.

    Um dia, e será para breve
    verão que nada poderá ajudá-los.
    E de novo bem alto gritarão: Parem!
    Pois nem dinheiro nem canhões
    poderão mais salvá-los.

    Brecht

  3. Parafraseando a Janis Joplin

    A Janis Joplin disse que no palco fazia amor com vinte cinco mil pessoas diferentes e depois ia para a cama sozinha.

    O Lula foi protegido e carregado nos braços de milhares de trabalhadores mas foi para a cela sozinho e lá enfrenta sozinho a solidão e o fascismo sem nada poder fazer. Que tristeza!

    Com o guizo no Lula, agora os Ratos Gatunos podem continuar roubando trnaquilamente.

  4. Amnésia não.

    Me fez lembrar daquela frase dita por uma senhora puxa saco dos marinho que se diz ser jornalista e presidia a tal fenaj , mas que como tantos outros pseudos, não passam de moleques de recado:  ” a oposição ao PT somos nós, já que a verdadeira oposição é fraca”.  Estão como, vira latas que são, como os originais que correm atrás dos carros e quando esses param,  ficam como baratas tontas sem saber como agir. Felizmente nem todos nós sofremos de amnésia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador