Moro, o agente da passiva, por Madrasta do Texto Ruim

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Moro, o agente da passiva

por Madrasta do Texto Ruim

Este post vai fazer mais sentido se você ler, antes, o post do Tijolaço que o provocou.

Vai lá que eu te espero.

Pronto?

Então, tá. Vou copiar do Brito as manchetes e a observação que ele fez. Vejamos as manchetes de capa dos principais jornais de hoje:

 

O Globo: Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Moro

Estadão: Lula vira réu na Lava Jato e será julgado por Moro

Folha: Acusado de corrupção, Lula será julgado por Sérgio Moro

 

Agora, vamos fazer o que o Britto fez de “colocar em evidência”.

 Lula vira réu pela 2ª vez e será julgado por Moro

 Lula vira réu na Lava Jato e será julgado por Moro

Acusado de corrupção, Lula será julgado por Sérgio Moro

 

A análise tá certinha, Brito! A manchete de hoje dos principais jornais é:

Lula será julgado por Moro.

Temos uma voz passiva aqui. Usada de maneira canalha, safada e indigente.

Provo.

O objetivo principal da voz passiva é tirar o agente dos holofotes do início de uma frase (o que dona Pragmática chama de tópico”)

A frase poderia acabar depois de julgado: Lula será julgado – ponto.

Ela já faria sentido. Uma oração em voz passiva é uma oração intransitiva. Não precisa de complementos.

Dona Maricota, em suas aulas d eportuguês, te ensinou que o “por Moro”, nessa frase, recebe a classificação de “agente da passiva”. Tá certinho. Só que essa classificação é Semântica, não sintática. Sintaticamente, “por Moro” tem o valor de um advérbio. Observe:

Lula será julgado amanhã

Lula será julgado no aeroporto

Lula será julgado irregularmente

E por aí vai. Tudo adjunto adverbial de tempo, lugar e modo. Por Moro também é adjunto adverbial (podemos chamá-lo de adj adverbial de, vá lá, agentividade). O fato é que adjunto adverbial é o resto da frase. Troço dispensável. Poderia ser omitido / ocultado da frase. Por que não foi?

ARRÁ!!

Porque a última palavra da frase é tão importante quanto a primeira. Temos uma frase que começa com Lula e TER MI NA    EM    MO RO. Entendeu? Termina em Moro. (sossega o facho que tem nada de teoria da conspiração aqui, é tudo Pragmática!)

Agora, vejamos o que o Manual de Redação do Globo (29ª edição, 2005, pág. 53) recomenda, com relação aos títulos:

Principalmente, em títulos, a força da frase depende da relação entre o sujeito e a ação (grifo meu). É por isso que “João terá seus bens leiloados” é inferior a “Bens de João vão a Leilão”.  A ação ocorre com os bens, não com João. (outro grifo meu).

Na verdade, o que Luis Garcia, o autor dessa coisa troço mequetrefa pitomba pacová manual, pronto, desse manual, diria se ele fosse um linguista competente (coisas que ele não é: linguista e competente), é que bens é o tópico da notícia, o tema  da notícia, e não João. (Ah, se um linguista fizesse uma revisãozinha básica nesses manuais de redação e estilo…) Sintaticamente falando, ele diria “Não use voz passiva. O agente tem que ter sempre destaque“.

E aí, querido leitor? Em Lula será julgado por Moro, A ação ocorre com Lula ou com Moro?

Pra mima está claro e cristalino que Moro  é o agente prototípico da frase

Moro julgará Lula.

– Moro comanda o verbo

– O verbo comandado pelo sujeito Moro transita sua ação do sujeito até o objeto direto Lula, que tem seu estado final alterado pelo sujeito.

Mas colocar essa frase na caradura iria editorializar demais a manchete.

Mas galhéra entendeu DI REI TI NHO a mensagem. Duvida? Vai ver os comentários dessa notícia, e conte quantas vezes a frase Moro vai julgar Lula e suas variantes (é o moro quem vaui julgar o Lula, é o Moro quem vai fazer justiça, etcetcetc) aparecem por lá.

Então, abiguinhos, hoje a gente entendeu como um jornalista manuipula uma informação e o raciocínio de seu leitor a partir de uma reles voz passiva – que você sempre achou que fosse embromação nas aulas de português.)

 

Pensa que acabou? Nãããããããooo…

Vamos ver a manchete da Folha:

Acusado de corrupção, Lula será julgado por Sérgio Moro.

Temos aparentemente duas vozes passivas, certo?

Aparentemente.

Esse acusado tem cheiro, gosto, forma e estilo de adjetivo.

Lula é um acusado. Se ele é acusado, conclui-se que alguma coisa existe contra ele (isso nas mentes mais suaves. Geral já raciocina: se ele é acusado, é porque ele é culpado e pronto!).

Quedizê: onde estava sua professora / seu professor quando você aprendeu particípio na escola?

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bela aula de português. Mas

    Bela aula de português. Mas vamos aos fatos.Não sei como explicar gramaticamente isso, mas para mim, como para 99 por cento dos leitores desse blog, Lula já está condenado. o resto é firula, encheção de linguiça. E só não está preso ainda porque foi à ONU. Aliás, li aqui ontem que o juix de primeira instância, tem “duvidas revelevantes “. acho que a única dúvida que esse caboclo tem é ” seu condenar o Lula agrado a globo e coxinhas, porém o mundo saberá os meus meios de praticar o direito e me condenará até a minha quinta geração. Se não condenar dou um breque na idéia que o mundo já sabe sobre meus métodos, mas o povo da paulista de 2015 e da globo, que é a mesma coisa, me incendeia em praça púbiica.” Até eu estaria com algumas dúidas relevantes. 

  2. O atalho entre a convição do MPF e o convencimento do Moro

    A menor distância entre a convição dos Procuradores Públicos Federais e o livre convencimento motivado do Sérgio Moro seria a existência de provas cabais. Mas essas provas inexistem. Mas não tem problemas. O Moro já se convenceu, inobstantemente a inexistência de provas cabais, da existência dos benefícios, tendo dúvidas apenas, no que se refere à Sra. Marisa, se ela sabia que tais benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobrás.

    O Moro está convicto de que a Dona Marisa sabia da existência dos benefícios, tendo dúvidas apenas se ela sabia que tais benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobrás. No que se refere ao Lula, O Moro está convencido, mesmo sem provas cabais, não só que ele sabia da existência dos benefícios mas também que sabia que tais benefícios decorriam de acertos de propina no esquema criminoso da Petrobrás.

    Se paret, condena; se non paret, absolve.

  3. “Moro julgará Lula”.
    Sujeito

    “Moro julgará Lula”.

    Sujeito oculto: Rede Globo. Sujeito omisso: Tribunais superiores. Verbo oculto: Linchará. Substantivo ausente: Provas. Substantivo oculto: Foda-se 

  4. “O primitivo judiciario brasileiro”

    Moro é exatamente isso: um agente passivo. E através dele, esse pequeno megalomano, com sede de poder, esperam prender Lula.

    Que ano…  Mas não vamos deixa-los roer o edificio até derruba-lo.

  5. Aula de como se se manipula

    Aula de como se se manipula uma simples frase, para que se crie significado. Ao contrário do que os ingênuos ou leigos acreditam, os significados são criados pela linguagem que formata a realidade, não a reflete, simplesmente. Por “coincidência”, há praticamente a mesma frase em três grandes jornais diferentes… Acrescente-se que o nome Lula, mesmo aparecendo primeiramente, é que sofre a ação do agente da passiva. Que aliás é também o agente principal do presente golpe político no Brasil. Evidentemente, ele não é o único, mas o que se quer evidenciar.

    Há quem diga que Moro é agente da CIA, mas provavelmente não chega a tanto. É só um colaboracionista. O principal é ser ele um agente, sim, do que há de pior nas oligarquias brasileiras.

  6. moro

    Moro é um agente da CIA.

    E, em sendo, comanda uma vara de instância única.

    É de instâcia única porque não faz parte do sistma judiciário tupiniquim, só responde a Washington.

    Ao circo tupiniquim só compete concordar atravez discursos cheios de erudição vazia.

  7. E alguns ainda pensam que a forma de redigir não importa.

    Prezados,

    Gostei muito dessa ‘aulinha informal’ de língua portuguesa. Notamos que uma simples frase, composta por cinco palavrinhas e menos de 30 letras (ou caracteres se preferirem), suscita uma discussão e análise capaz de render um artigo como este, cheio de informações, que esclarecem o uso maligno que a chamada ‘grande mídia comercial’ faz das manchetes, para linchar as pessoas que considera inimigos políticos, como é o caso de Lula.

    Quem leu “Padrões de manipulação na imprensa”, pequeno livro resultante pesquisas e estudos realizados por Perseu Abramo, publicado há vinte anos, sabe como funcionam as técnicas de manipulação, distorção, omissão ou construção de grandes mentiras, a partir de meias-verdades. Fazendo  uma analogia com as sandices proferidas por dartagnan propanolol, que afirmou “Provas são pedaços da realidade que usamos para formar uma convicção ou confirmar uma hipótese”, podemos inferir o seguinte:

    É possível produzir uma grande fraude jurídica, a partir de uma peça acusatória com frágeis indícios, ilações, suposições, crenças e convicções, desde que se espetacularize a apresentação e se faça adjetivação desabonadora em relação ao acusado; a mídia criminosa, com suas técnicas idem, se encarrega de transformar as meias-verdades e a fraude na mais absoluta e inquestionável ‘verdade’. Se houver um juiz tão canalha como os acusadores (e no caso sérgio moro o é em grau tão elevado ou ainda maior), já se garante a condenação do ‘inimigo’, com a apresentação da denúncia e sua publicação nos véiculos comunicação.

    Por fim tiramos uma última lição: é preciso extrema cautela, tino, observação atenta e capacidade análitica, para não sermos manipulados e ludibriados. Não existe jornalismo neutro; o que existe é jornalismo honesto ou desonesto, criminoso e manipulador – como é a regra na mídia comercial há pelo menos dez anos.

  8. Muito obrigada pela aula.

    Muito obrigada pela aula. Meus professores eram bons, euzinha é que maisnimenos. Sacomé, jovem, gatinhos, etc. E olha que eu era das que gostavam e gostam de estudar,  imagina o resto…E viva a pátria  amada mãe gentil, gentil?

  9. Texto confuso

    Esta senhora – madrasta do texto ruim – é bem melhor de texto do que como pessoa.

    Essa “democrata” me bloqueou no Facebook apenas porque eu disse que acreditava em Deus.

    Na minha página nunca bloqueei ninguém e entre amigos e seguidores tenho católicos, evangélicos, espíritas, muçulmanos e até ateus, aliás, talvez esses ultimos sejam maioria. 

    Muita gente não entende o porquê da esquerda, ladeada por ideais progressistas, não avançar mais, mas é simples compreender. Muitos de nós fazem apenas o discurso demagógico, mas estão aquém da grandeza de um democrata.

    Um grande abraço a todos.  

  10. O Brasil Não Separa; Mistura e Iguala: Vermelho, Branco, Negro..

    Aproveitando a Madrasta do Texto Ruim (Falcão):

    Não dá mais para fingir que não esta se vendo, o que está mais que escancarado.

    Não dá mais para ficar analisando e explicando, o que está mais que analisado, explicado e evidenciado.

    Não dá mais para ignorar que depois do golpe parlamentar, jurídico e midiático contra o governo Dilma, estão a providenciar a condenação e a perda de direitos de Lula, o último a ameaça-los no projeto da retomada e perenidade no poder.

    Não dá mais para ignorar para onde sempre levam o nosso país: à manutenção da desigualdade, ao patrimonialismo de estado, ao entreguismo da pátria ao capital internacional e consequentemente ao atraso, presente como futuro.

    Não dá mais para fugir do inexorável, não os impediremos de levar-nos todos a essa anunciada tragédia obscurantista do medo, da anulação da cidadania e do atraso, apenas pensando, escrevendo ou falando, indignados nessa hora, enquanto não nos calam e tomam inclusive isso.

    Só resta para valer um único caminho, não há outro, às ruas, para democraticamente demonstrarmos que não aceitamos esse estado de coisas estapafúrdias a ocorrer no estado democrático brasileiro, ameaçado com a justiça aparelhada politicamente pela maçonaria e uma mídia monopolista cancerígena.

    Fora Temer e cia., sim, como repulsa ao golpe paraguaio, mas também a coragem de apontar sem subterfúgios, os mandantes, patrocinadores, promotores e executores: Fora Rede Globo, Fora Marinhos, Frias e Civitas, Fora STF, Gilmar, Moro e Janot, Fora Fiesp e industriais sem indústria, Fora Rentistas e Cafetões da poupança alheia, Fora Rufiões Entreguistas da Pátria, Fora políticos corruptos inimputáveis, Aécio, Jucá, Boca de Jacaré, Angorá e tantos outros, Fora Casa Grande e a elite do atraso.

    Basta de medo em apontar explicitamente os golpistas e entreguistas da riquezas brasileiras, basta de apenas, Paulista, Copacabana e Esplanada dos Ministérios, vamos ocupar à frente da Rede Globo, Folha, Veja e Estadão, do Congresso, do STF, da vara única que passou a ser a justiça brasileira, a de  Curitiba, para que ouçam de perto o trovoar das ruas e atinja-se os corações e mentes de milhões de desavisados brasileiros, lavados cerebralmente pelos que após lhes tomarem a informação e a esperança, lhes tomarão os proventos, seguido do futuro. 

    Vamos faze-los entender – O Brasil não separa; mistura e iguala: Vermelho, Branco, Preto e Amarelo.

  11. Isto é: no fundo, Lula será

    Isto é: no fundo, Lula será julgado por Moro e, não, por corrupção. Qual a chance de um julgamento justo e isento? Nenhuma. Haverá alguma chance em uma segunda instância?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador