Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

No reino do Fake News, da Duquesa de Alba ao fim da recessão, por André Araújo

aa_060317.jpg
 
Por André Araújo
 
Cayetana Fitz James Stuart, a lendária Duquesa de Alba, morreu em novembro de 2014, um personagem único na vida social de Espanha. Casou três vezes, a última com um homem que poderia ser seu filho, usava biquíni aos 80 anos, dançava flamenco nas ruas de Sevilha. Tinha 46 títulos de nobreza e era a maior proprietária de terras da Espanha, mais nobre que a Familia Real dos Bourbons espanhóis, dinastia muito mais nova que a dela. 
 
A Duquesa tinha dois Palácios fabulosos, o de Leiria no centro de Madrid e o de Las Duenas em Sevilha, este era sua residência preferida.
 
O governo andalus sempre a pressionou para abrir o Las Duenas para visitação pública, mas a Duquesa enquanto lá morava não aceitou, não queria ser perturbada. Com sua morte a família, através da Fundación Alba, fez um acordo com o governo e recebeu isenção de impostos ao transformar o Palácio em museu. 
 
O Las Duenas está na família Alba desde o ano de 1.484, mas a construção remonta ao Século XIII, é um Palácio em estilo gótico-mouro com grandes pátios e magníficos salões.

 
A coleção de obra de artes e antiguidades é impressionante, são 1.425 peças em quadros, tapeçarias, móveis, estatuaria, armaduras, prataria, a coleção pela Lei espanhola NÃO pode ser vendida e nem desmembrada, tem que se manter una como conjunto. 
 
Portanto, a notícia da venda do Palácio com a coleção de arte em “porteira fechada”, assim saiu na notícia do blog de Hildegard Angel, não só é falsa como é inverossímil, o Palácio não só nunca esteve a venda como não pode ser vendido em “porteira fechada”, transação feita por um corretor português, segundo a  “notícia”  que saiu em muitos blogs, reproduzindo o blog da Hildegard Angel, o que mostra a facilidade de disseminação de fake news.
 
Outro “fake news” é a notícia bombardeada em certos canais de mídia sobre o “fim da recessão” e a retomada do crescimento. Não há o mais remoto sinal dessa ocorrência porque:
 
1.O fim de um ciclo recessivo se dá por sinais FIRMES E CONTINUADOS, mesmo que modestos, de recuperação da atividade econômica, não é apenas algum sinalzinho de um mês para outro.
 
2.A taxa de juros REAL E NOMINAL na ponta da pessoa física e das empresas NÃO CAIU, apesar da queda da Selic.
 
3.O primeiro GRANDE SINAL de aumento da atividade econômica é a ALTA DA INFLAÇÃO por maior demanda de bens e serviços e NÃO A BAIXA DA INFLAÇÃO, esta que está ocorrendo e é CAUSADA PELA FALTA DE PODER DE COMPRA.
 
A alta da inflação é o grande indicador que os bancos centrais apuram como sinal de crescimento e incremento da atividade.
 
4. O investimento estrangeiro que entra e faz subir a bolsa é para compra de ações que estão muito baratas por causa da recessão, é um sinal de ativos e empresas no Brasil estão sendo comprados porque estão em liquidação, na bacia das almas, xepa de feira. Não está entrando investimento estrangeiro para NOVOS PROJETOS E EMPREENDIMENTOS, só para compra de de bens já existentes e isso não gera emprego algum.
 
5.Finalmente, não há sinal algum, nem mínimo, de diminuição do desemprego.
 
“Fim da recessão” de um mês para outro, mas em que manual de economia isso existe?
 
Fake news são notícias inventadas e postas em circulação para criar “verdades virtuais” em pessoas sem capacidade de compreensão de fatos reais, suas causas e circunstâncias. Parece que é uma nova tendência de nossa neo civilização.
 
0gif-tarja-mensagens.jpg
 
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para que mnão viu a noticia

    Para que mnão viu a noticia anterior sobre o Palacio Las Duenas, o blog  de Huldegard Angel informou que um empresario dos mais recentes envolvidos na Lava Jato  teria comprado esse palacio de “porteira fechada” e na propria noticia foram estampadas as fotos que se encontram no portal de visitação publica do palacio.

    1. Desconfiei desde o principio

      Desconfiei desde o principio , nossos especuladores financeiros consomem arte nao como interesse historico , mas como forma de ocultar patrimonio , dizem que na casa do Serra há uma coleçao que vale muitos milhoes , duvido que le conheça alg5um coisa sobre arte !

  2. Dois exemplos verdadeiros, mas não comparáveis.

    Nesta análise correta e objetiva, André Araújo apresenta dois exemplos de notícias falsas, ràpidamente disseminadas pelos meios digitais (ou virtuais, para os que assim preferem). Entretanto, há grande diferença entre a gravidade (ou importância) das duas falsificações citadas. Em que pese o multimilionário – quiçá bilionário – valor monetário do Palácio de Las Duenas, assim como do valor artístico e histórico dos objetos nele contidos, a notícia (falsa) da venda da edificação e seu conteúdo é muito menos grave do que a falsa notícia de que o Brasil já saiu da recessão.

    A falsa notícia da venda de La Duenas afeta apenas especuladores, pessoas endinheiradas ou as interessadas em futilidades; ela não tem impacto real algum na vida dos cidadãos espanhóis e muito menos brasileiros. Já a mentira difundida pelo PIG/PPV e por apoiadores das quadrilhas políticas, empresariais e judiciárias que hoje comandam o Brasil impactam a vida de milhões de brasileiros, sobretudo os mais pobres, os excluídos e aqueles que estão perdendo os empregos. Portanto, embora as duas notícias citadas no artigo sejam falsas, nem de longe elas podem ser comparadas.

    1. http://www.diariodocentrodomu

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/hildegard-angel-o-castelo-na-espanha-do-operador-do-pmdb-jorge-luz-mestre-de-cunha/

      Meu caro Paiva, agradeço o comentario. De fato a campanha “fim da recessão” é muito mais danosa mas registro que

      o caso do Palacio da Duquesa foi posto em circulação com notorios fins politicos aqui no Brasil, no rastro de muitas outras noticias sobre a Lava Jato com disparates sobre riqueza de personagens, sempre na linha de AUMENATAR a culpa e

      o valor dos eventos, como por exemplo mostrar quadros apreendidos, obvias copias, como se fossem autenticos ou

      dizer que no apartamento de um investigado foram encontradas 1.200 obras de arte, volume que cabe em poucos museus do mundo, depois revelou-se que eram 84 quadros, mas a versão de 1.200 foi aceita como boa por toda a imprensa.

      Há um comentarista de radio e tv que todo dia diz que o “petrolão” é o maior caso de corrupção da historia da humanidade,

      quando perto de saques em paises africanos é uma misera fração do que já se praticou de corrupção no mundo, casos como Ferdinand Marcos nas Filipinas,  os desposas arabes, o saque do petroleo iraqueano DEPOIS da ocupação americana,

      no livro THE CCCUPATION OF IRAQ, Ali Alawi, ex-Ministro da Justiça do Iraq, editora da Universidade de Yale, há registro de roubas de mais de 30 bilhões de dolares no Ministerio do Petroleo do Iraq durante a ocupação americana.

      Então há uma usina de “fake news” engrossando numeros e esse caso do Palacio da Duquesa é apenas um deles.

  3. A mensagem é essa: que a recessão já terminou

    “O Brasil hoje já está crescendo. Isso é muito importante, porque todos nós passamos por um momento muito difícil, quando o Brasil enfrentou a maior recessão de sua História. Mas a mensagem importante é que essa recessão já terminou. Vivemos ainda as consequências dela em muitos aspectos. Ela foi longa, difícil, dura, gerou esse número de desempregados, mas o Brasil já começou a crescer”. – Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda.

    A recessão terminou, mas quem vai tomar seu lugar não é a recuperação da economia, mas a recessão. A compra de ações nas bolsas só ocorreu porque a Selic teve uma pequena baixa, o que fez com que alguns investidores deixassem de investir em títulos da dívida pública e investissem em ações e também, porque, como apontou o André, o valor dessas ações está tão baixo quanto o preço de banana em fim de feira.

    André, vou lhe dar uma estrela de quinta grandeza.

    1. A recessão terminou e estamos no começo da depressão

      Errei. Eu queria dizer que a recessão terminou mas quem vai tomar seu posto não é a recuperação econômica, mas a depressão.

      Qualquer dúvida, vejam o esquema de Schumpeter:

      boom;recessão;depressão;recuperação

       

  4. Gregório Duvivier

    A coluna de hoje de Gregório Duvivier na Folha fala disso. Alguns especialista também já haviam comentado isso.

    A pós-verdade não é uma novidade; a política e a imprensa sempre se pautaram por ela. O que precisamos saber é se vamos entrar num momento da pós-mentira.

  5. Essa duquesa, caro AA,

    Essa duquesa, caro AA, obviamente não é a mesma que serviu de modelo para a “maja desnuda” de Goya, também de nome Cayetana. Era a musa e a grande paixão do pintor espanhol.

    Embora não se tenha provas definitivas de que era ela mesmo na pintura. Senão geraria outro fake news: Musa de Goya morre aos duzentos e cassetada anos”

    O fake sobre a recuperação econômica tem a verossimilhança dessa aí da Duquesa ter vivido de mais ou menos 1780 a 2014. Quem acredita numa acredita na outra.

    1. Meu caro, existe uma versão

      Meu caro, existe uma versão desde a epoca da pintura de que a modelo foi a então Duquesa de Alba, antepassada da ultima Duquesa mas nunca houve comprovação historica nesse sentido, o quadro de Francisco de Goya é uma das mais celebres pinturas espanholas do neoclassicismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador