NY Times chama a atenção para o apocalipse previsto pela mídia durante a Copa

Sugerido por Webster Franklin

Da Carta Maior

E houve Copa: deu até no The New York Times

O The New York Times estampou reportagem sobre a Copa chamando a atenção sobre as previsões apocalípticas lançadas pela mídia brasileira.

José Carlos Peliano (*)

 

A velha e carcomida mídia brasileira poderia ficar sem mais essa. Estilhaçou outra vez sua imagem na imprensa internacional. Tentou se camuflar de árvore e hoje não passa de um espantalho nos outdoors da cara de pau. Na sua campanha sistemática, antiética e despudorada contra o governo federal tentou enlameá-lo e culpá-lo mais uma vez empurrando a realização da Copa para o ralo e quebrou a cara no espelho.

Desnecessário listar e alinhavar as investidas que a velha mídia utilizou para desfigurar os acontecimentos e eventos que antecederam a abertura e os primeiros dias da Copa no país. Não deram trégua os jornalões da vida brasileira escritos, falados e televisados.

Vale lembrar, porém, que a primeira e monumental burrada foi de início ir contra as manifestações de junho do ano passado. A velha mídia sem exceção culpava diuturnamente os manifestantes como vândalos, irresponsáveis e marginais. A elite branca apoiava enfurecida.
Não é que poucas semanas após perceberam que entraram pelo caminho errado, o mote teria de ser outro. Deram um giro de 180 graus e passaram a engrossar a fileira dos descontentes, desavisados e mal informados. A bandeira era que o governo federal deixava de atender as necessidades básicas da população brasileira e do país investindo somas retumbantes na preparação da Copa de 2014.

As manifestações se diluíram no tempo e continuaram em surtos esporádicos aqui e ali. Mas a manifestação da velha mídia se manteve, ampliou e vendeu uma imagem profundamente depreciativa e arrasada do país aqui mesmo e no exterior. O lema passou a ser, como todos sabemos, não vai haver Copa!

Fizeram de tudo e por tudo para que o lema tivesse efeito e se mostrasse realidade. Tudo virou problema, dificuldade, irresponsabilidade, despreparo e corrupção. Infiltraram-se até pelos gastos sociais vendendo a mentira deslavada de que se gastava mais na Copa do que na educação e saúde. Infelizmente muita gente séria e informada embarcou nessa canoa furada.

Até que chega junho de 2014 e a Copa começa. Davi mais uma vez enfrenta Golias e o derruba com estilingue tupiniquim. A farsa é exposta. Como começa a Copa num país que não se aprontara minimamente adequado para tal? A velha mídia descarada, no entanto, não se dá por vencida, retira apenas a camuflagem e passa a noticiar efusiva o espetáculo do futebol. O mesmo que ela mesma ameaçava de não ter palco garantido.

Mas a farsa não passou desapercebida pela imprensa internacional. Jornais de vários cantos do mundo exaltaram a realização da Copa no Brasil, incluindo as mídias sociais. Passada a primeira semana e quase ao fim a etapa classificatória, os elogios vêm especialmente pela grandeza do evento e adequada organização.

A opinião de um estrangeiro é importante para avaliar o que se viu e se vê aqui no país em relação a Copa. Impressões isentas de alguém de fora, do ramo, capacitado e bem informado ajudam a classificar como vem sendo o transcorrer do maior certame do futebol mundial.

O americano The New York Times semana passada estampou reportagem do jornalista Sam Borden sobre a realização da Copa sem deixar de chamar a atenção sobre a maldição lançada pela velha mídia nacional que acabou por se transformar em pequenos problemas localizados, segundo ele “soluços”.

Previsões apocalípticas de que alguns estádios não estariam totalmente prontos a tempo ou que certamente outros não estariam acabados mesmo. Violentos protestos nas ruas iriam ameaçar torcedores e conturbar praticamente tudo. Greves em aeroportos e metrôs perturbariam a vida de milhares de visitantes.

Essas entre outras previsões de juízo final (literalmente ,“doomsday”), segundo o jornalista, eram preocupações constantes lançadas pela mídia brasileira nos dias anteriores à Copa do Mundo no Brasil.

Passada a primeira semana, no entanto, Borden escreve categoricamente que a situação no maior país da América do Sul é dificilmente desoladora. Para os fãs que se interessam por muitos gols, resultados surpreendentes e futebol com estilo, o torneio tem sido até agora de um sucesso inacreditável. Os jogos encantam os olhos e vêm sendo perfeitos para a transmissão televisiva.

A qualidade técnica dos gramados nos novos estádios foi destacada por um engenheiro inglês ao elogiar a permeabilidade alcançada, especialmente em Manaus e Natal que passam por um pesado período de chuvas.

Os pequenos problemas, os soluços, ficaram por conta de defeitos elétricos localizados, estádios com alguns reparos a fazer e cadeiras incorretamente numeradas. Nenhum deles foram totalmente comprometedores. Coisas que vieram sendo reparadas a cada dia.

Outros soluços como melhoria da segurança em volta dos estádios e uso de fogos de artifício prejudicaram alguns torcedores e a organização do evento tem tomado providências para serem os controles mais rigorosos antecipando dificuldades.

Soluços, no entanto, ocorreram, cita o jornalista, por exemplo, nos Jogos de Socchi na Rússia este ano, quando faltaram hotéis para todos os visitantes ou estavam incompletos para uso. Nos Jogos de Verão de Atenas em 2004 ocorreram greves e problemas de infraestrutura. No Park Olímpico de Londres em 2012 havia uma área ainda em construção logo na abertura da cerimônia.

É cedo ainda para ser feita uma avaliação completa do torneio. Afinal ainda faltam praticamente três semanas. Como dizem que a primeira impressão é a que fica, entretanto, é possível e bastante provável que a Copa continue transcorrendo em clima amistoso saudável mesmo com o calor reclamado por algumas seleções europeias. Mas afinal lá também no verão a temperatura circula entre 30 e 40 graus. E muitas vezes à sombra!

Redação

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornal Nacional culpa

    Jornal Nacional culpa estrangeiros por “boatos” pessimistas sobre a Copa

    27 de junho de 2014 | 07:43 Autor: Fernando Brito 

    gringos

    Um grande amigo me pergunta:

    – Viu o Jornal Nacional?

    – Eu não,  estava com um pouco de azia, não quis piorar.

    – Que nada, você ia era desopilar o fígado de tanto dar risada…

    – Por que?

    – Porque eles fizeram uma longa matéria desmoralizando os que ficavam dizendo que nada ia dar certo na Copa, ué!

    – O que? Autocrítica dos camaradas William Bonner e Patrícia Poeta?

    – Agora é você que tá de brincadeira, né? Desde quando a Globo disse isso, cara? Nem ela, nem a imprensa brasileira, segundo o Bonner.

    – Não?

    – Não, ele esclarece que a s reportagens não eram negativas, mas eram “ uma preocupação generalizada com as consequências dos atrasos, das obras não-concluídas.”

    – Sei…

    – E quem estava sendo “especialmente ácida” era a imprensa estrangeira…

    – Ah, bom…

    – E aí mostraram as revistas e os jornais estrangeiros dando o braço a torcer e confessando que a Copa era um sucesso…

    – Malditos gringos, né? Devem ser todos comunistas…

    –  Mais ou menos isso, derrubaram um por um com o que diziam antes e o que dizem agora…

    – E na mídia brasileira,nada…

    – Nada, nem aquela capa da Veja dizendo que os estádios só estariam prontos em 2038.

    – Nem é claro, o editorial de O Globo agorinha, em maio, dizendo que “o jogo” da Copa estava “perdido”…

    – Isso deve ser ilusão sua rapaz, a Globo sempre disse que a Copa ia ser um sucesso…Até mandou a turma dela, na área VIP, aplaudir a Dilma…

    – É?

    – Claro que é. Já sei de onde vem sua azia…

    – ?

    – Você está bebendo pouco, rapaz.  Vê se toma juízo e umas biritas também.

    E desligou…

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=18717

     

    1. Essa matéria do JN é de uma

      Essa matéria do JN é de uma cara de pau tão grande que quase não acredito que tiveram coragem de levá-la ao ar.

        1. Se eu nao tivesse visto eu

          Se eu nao tivesse visto eu nao teria acreditado!  Como o jornal nacional se rebaixa assim?!?!

          Eles tao pensando que todo mundo se esqueceu?!?!

      1. Jorge Luis,eu tenho dito

        Jorge Luis,

        eu tenho dito sempre que posso: esse pessoal já passou do ponto de retorno há muito tempo. E é isso que torna a situação perigosa: estão cada vez mais dispostos a tudo e qualquer coisa; não enxergam limites os “valentes guerreiros”. Para eles trata-se de uma luta do bem contra o mal. E contra este todo e qualquer expediente é justificado porque do mal sempre se espera algo pior. E contra o qual nunca se deve dar-se por vencido.

        Ou seja: é a “guerra total” de comunicação.

        Eu sugeriria pro pessoal da campanha do governo o slogan “nenhum passo para trás”.

    2. O porque da mudança no enfoque.

      Como toda empresa, que “vive” de resultados financeiros, a Globo achava que seus anunciantes, comparariam os espaços publicitários, de qualquer maneira, entretanto um “pool” de agências de publicidade, foram alertados de que seus contratantes, queriam uma mudança de enfoque, e menos mensagens depreciativas no país, pois isso afetaria seus “shares” e que estavam repensando as suas verbas publicitárias, e como no Depto Coml.de qualquer empresa, dinheiro é o que faz as coisas acontecerem, eles mudaram o enfoque, e de críticos e profetas do apocalípse, passaram a ser crentes de que o Brasil vai fazer a maior e melhor Copa de todos os tempos, e com a paior retôrno financeiro da história.

  2. No prego e na ferradura

    Manchetes da Folha On Line de agora (09:00): “’Não vai ter Copa’ virou o Mundial com maior média de gols desde 1954”; “Copa-2014 já é a mais inovadora do futebol”. Logo após a estes espasmos ufanistas, ou quase ufanistas, vem “Seleção só lidera um ranking: o de bolas perdidas”. Isto é o que se pode chamar de dar uma (ou duas) no prego e uma (ou duas) na ferradura. É piada, mas só dói quando eu rio.

    1. Alô Terezinhaa, Dilminhaa

      Infelizmente e graças a péssima comunicação, ou melhor, falta de, do governo. Tenho que falar isso (de novo), principalmente porque o Nassif reclama dos apoiadores do governo que não aceitam nenhum tipo de crítica.

      Não é meu caso, entre outras críticas, destaco essa. A comunicação do governo é uma lástima. Dilma nunca viu o programa do Chacrinha? “Quem não se comunica se trumbica”

      Exemplo? Acabei de ver no Cafezinho que o governo disponibilzou 48 mil ingressos para crianças do Bolsa Família. Alguém sabia disso? O Miguel do Rosário só soube agora, porque viu na colua do Ilimar do O Globo(!?). 

      Pode isso, Arnaldo?

      1. Concordo inteiramente, Juliano.

        A área de [falta de) comunicação é, muito provavelmente, o ponto mais fraco do governo.

        Não sei se esta página é do governo, mas tem divulgado várias informações que buscam esclarecer a desinformação disseminada pelo PIG: http://www.mudamais.com/

        O único problema é que não deixam comentar se você não tiver conta em rede social. Já escrevi duas vezes reclamando. Responderam uma vez, dizendo que iam analisar, mas, até agora, nada. É extremamente desagradável ser obrigado a ter conta em rede social, para poder dar um pitaco.

      2. tem um outro video
        No canal univision do exterior passa um video, onde eh sorteado um do amazonas ou manauara e recebe o convite para assistir a copa.
        Esta na fita.
        Parece que eh da Fifa.

      3. Fala Dilma…

        Concordo em gênero, número e grau. Até já entrei no “Fale com a Presidente” e deixei uma mensagem a ela para que vá aos canais de comunicação para expor o que o governo está fazendo, não deixando margem para a urubuzada midiática burra deste país ficar criando matéria contrária.

  3. Acho incrível a conceituação

    Acho incrível a conceituação de crimes no Brasil, quase exclusivamente baseado no patrimônio físico e na vida.

    O que se cometeu contra o Brasil pela nossa imprensa nesse caso que a matéria trata e em outros, deveria ser considerado crimes gravíssimos.

    Ainda que o conceito seja lastreado no patrimônio,

    o quanto de prejuízos diretos temos com o negativismo e má fé da imprensa?

    o quanto tivemos de prejuízo de imagem pelo que foi diariamente divulgado pela grande mídia.

    O direito penal tem que avançar em muito.

    1. Não uso as redes sociais, mas tenho uma sugestão…

      Em vez do “Imagina na Copa”, que tal usar um “Imagina se a Copa…” não tivesse sido boicotada de maneira tão irresponsável pelo PIG? Sem dúvida, Assis, o prejuízo causado por esses safados não pode ser medido. São burros e são canalhas porque quem foi prejudicado com essa campanha foi a imagem do próprio país e não do governo de plantão. Imagina se a Copa não tivesse sido boicotada pelo PIG? Provavelmente, teríamos muito mais turistas visitando o país…

      Se, com toda a torcida do contra, a Copa está sendo o sucesso que esta, Imagina se ela não tivesse sido boicotada pelo PIG?

      Triste o país que tem uma elite cuja mesquinhez só perde para a própria burrice.

    2. Muitos desistiram de assistir a copa no Brasil

      “O que se cometeu contra o Brasil pela nossa imprensa nesse caso que a matéria trata e em outros, deveria ser considerado crimes gravíssimos.”

      Concordo plenamente, Assis. A grande mídia é autora de grandes danos causados ao País, tanto moral como material. Conheço pessoas residentes na Europa e EUA que me afirmaram que estavam com muita vontade de assistir a copa no Brasil, mas que tinham desistido pelo medo da violência praticada no país.

       

  4. “Nada melhor que um dia atrás

    “Nada melhor que um dia atrás do outro”, costumava falar meu avô. Ou, “para frente é que as malas batem”.

  5. No fim e ao cabo, a nossa

    No fim e ao cabo, a nossa mídia nojenta apenas colocou uma vírgula na frase, que terminou assim: Não, vai ter Copa.

    E que Copa! Pelo menos até agora.

  6. Informacao
    O pior da informacao eh a opiniao na forma de calunia. Passa batido a critica e ideias para sentar no partidarimos e oportunidade.
    Nunca eh acaso, sem razao e sempre buscar seu proprio objetivo persistente.
    A informacao hoje definitivamente toma seu novo rumo e esta forma de reportagem, jornalismo e comunicacao esta sepultada como o papel de imprensa.
    O pior da comunicacao e informacao eh mentir.

  7. Mandantes engravatados

    Apoiaram a ditadura ativamente e somente depois de quase meio século admitiram dissimuladamente, na moita, que “erraram” na escolha. A geração atual não sabe sobre essa podridão.

    Novamente os Marinho tentam dissimuladamente se eximir dessa nojenta campanha contra o país e seu povo.

    Caso alguém veja por aí alguns soldadinhos dos Marinho em companhia de tucanos com picaretas e britadeiras avisem a polícia, eles podem estar tentando minar os pilares do Maracanã para culpar o governo Dilma.

    O exagero aqui pode não fazer sentido, mas remete a reflexões sobre o que essa gente teria coragem de fazer contra o povo brasileiro para defender seus interesses.

     

  8. Eu acho que o Brasil deveria

    Eu acho que o Brasil deveria se candidatar a sede da copa de 2038, já que segundo a Veja, nessa data nossos estádios estarão novinhos em folha.

      1. Existe arquivo, na sede da Abril ?

        Será que alguem da Abril(leia-se Veja) pesquisam os arquivos desta revista nojenta ? 

        Se fizerem isto, deverão ter vergonha, de ter pendurado em seus pescoços, crachás de jornalistas.

  9. Os comentários daqueles que

    Os comentários daqueles que são (ou eram) contra a Copa são quase todos contra o governo do PT (devido as paixões políticas) e contra a Globo (sempre a culpada por tudo). Afirmam que como a Copa é um produto da emissora, ela só mostra o que está dando certo! Flama que a Globo foi contra as manifestações que atrapalharam a Copa das Confederações, que só depois aderiu ao movimento pra não ficar mal com o povo e não cometer o mesmo erro que cometou na campanha das Diretas Já e, por aí vai. Aqui no blog os petistas atacam a mesma Globo de fazer campanha contra a Copa para prejudicar o governo do PT. Afinal, a Globo é contra ou favor da Copa? Faz alarmismo falso sobre o possível fracasso do evento ou os esconde para não prejudicar o seu produto?Obviamente que não terei resposta, pois a paixão fala mais alto que a razão dos dois lados. Mas, na minha modestíssima opinião, a Globo, como qualquer empresa, pensa em primeiro lugar no seu bolso, sendo assim, é melhor pra ela mostrar uma copa “maravilhosa”.

    1. Você assiste à globo?

      Não? Então não viu o Jabor vociferando contra.

      Também não viu o Faustão esculhambando a Copa. Deixando a Cláudia Leite sem graça ao dizer que a abertura foi uma “merreca”… e ao perceber a convidada com aquela carinha triste emendou que “só a Cláudia Leite salvou a bagaça…”

      Entenda: em programas de esporte a globo vende o peixe: a Copa é uma maravilha (principalmente agora). Mas, seus comentaristas e alguns apresentadores seguem a outra linha do patrão: se der para bater, bata sem dó nem piedade.

      1. Pior que a abertura foi uma

        Pior que a abertura foi uma merreca mesmo, espetáculo chocho e sem graça. Mas isso sempre foi o padrão FIFA : não me lembro de nenhuma cerimônia de abertura que tenha chamado a atenção, muito menos de algo inesquecível, como é o caso das aberturas das Olimpíadas.

        Espero que a qualidade do espetáculo em Rio 2016 seja muito superior ao que se viu no Itaquerão.

    2. A Globo

      A Globo era a favor da copa quando detinha a exclusividade dos direitos de transmissão, quando só ela, duas dúzias de jogadores e algumas dezenas de cartolas lucravam com a copa, e ainda podiam sonegar impostos. Nesta copa ela teve que dividir os lucros com outras emissoras e com milhões de brasileiros, por isso fez de tudo para que o evento fracassasse.

  10. Olha o gol!

    MEA CULPA

    Até sair o primeiro gol,

    quando enfiaram o rabo entre as pernas,

    todos os grandes veículos de mídia do mundo, sem exceção, incluindo o NYTimes, espinafraram, detonaram e achincalharam, com disposição assustadora, a Copa do Mundo no Brasil e, prá aproveitar o fogo colateral dos nefastos petardos do intenso deboche, distribuíram ataques às Olimpíadas em 2016.

    [video:http://youtu.be/TNV8-ERo88U%5D

    Essa é boa!

    Fernanda Gentil Eu Atleta (Foto: Arquivo Pessoal)

    Fernanda Gentil, tá batendo um bolão!

    [ 10 prá ela é pouco ]

  11. 2 coisas:1 – Com todo

    2 coisas:

    1 – Com todo transtorno IMANENTE a um grande evento como este, NOTA 10 para ESTRUTURA DE SEGURANÇA DO EVENTO, até agora.

    2 – O Psdb e o Pig conseguiram: NUNCA MAIS A FIFA VAI ORGANIZAR UMA OUTRA COPA NO BRASIL ´Essa veio do LULA para DILMA! Os caras viram! Até o fenômeno que dá calote em  ‘mulher de corda’ e que vira casaca disse que “Futebol tem que dar o exemplo’, isso vale somente para o Luizito…

  12. E agora José? Quando

    E agora José? Quando trocadores e motoristas, ou metroviários e trabalhadores em geral paralizam suas atividades por um só dia, na manhã seguinte os sindicatos e organizações patronais já estão inundando a mídia com números que, segundo eles, não se sabe com base em que planilhas, apontam o prejuízo causado pelo movimento grevista. Pois bem, repito: É AGORA JOSÉ? Quem vai se responsabilizar pelo GALÁTICO prejuízo causado ao país pelo absurdo terrorismo patrocinado pelo PIG?. Agora, como madalenas arrependidas, estão, assim como fazem com o dinheiro que sugam do erário, MESMO JÁ ESTANDO NA OPOSIÇÃO, enviando para o exterior a culpa pelos danos causados pelo crime de lesa pátria. Já disse antes e repito, o jornalismo da mídia, principalmente o da Globo, para se redimir, como diria o Brizola: ESTÁ COSTEANDO O ALAMBRADO. 

  13. “Na sua campanha sistemática,

    “Na sua campanha sistemática, antiética e despudorada contra o governo federal”. Acrescente aí a mesma campanha diária no cotidiano da fel-lha (arre, que mau hálito!) contra o governo do Haddad. Deêm uma olhada no cotidiano de hj quantas vezes a palavra falha (acho que eles gostam dessa variante de faia) se relaciona ao Haddad!

  14. Quando virão as confissões ?

    Será que após a confirmação do sucesso total da Copa no Brasil, em todos os sentidos, aqueles “urubús” vão vir a público, confessar que estvam redondamente enganados, e que tomaram a maior “bola nas costas” quando apregoaram(e até torceram) pelo insucesso deste evento, e que até as obras que pareciam “elefantes brancos” viraram um legado interessante, para as cidades-sedes ?

    Isso não seria feio, muito pelo contrário, seria a confissão de que estavam desinformando o contrário do que prega o bom jornalismo, que jamais deve embarcar na canoa furada da manada.

  15. Na falta de uma noticia ruim, apela-se!

    Nassif,

    Acabei de ver uma “piada” no site de Economia (!!!) do IG:

    http://economia.ig.com.br/2014-06-27/copa-do-mundo-frustra-prostituicao-popular-em-sao-paulo.html

    Na falta de uma noticia ruim sobre a Copa, que está sendo um retumbante Sucesso, apela-se para reportagens exdrulas como essa.

    O artigo sugere que a Copa está sendo um Fracasso para as p… e acrescento que para os “filhos” delas também!

    Abracao!

    1. É o Juízo Final!

      Todo dia tem notícia ruim sobre assuntos importantes e grandes novidades, como gente mijando nas ruas de SP, engarrafamentos, celular roubado, atropelamentos, bebedeiras… Coisa que não precisa nem de carnaval pra acontecer… Mas é preciso ainda forçar a pauta negativa!

  16. Colunista de Veja, Rodrigo Constantino virou piada na internet

    Mídia internacional debocha de colunista da Veja

    Los Angeles Times tira o sarro da revista Veja. Texto do colunista Rodrigo Constantino sobre “propagandas subliminares petistas” no logo da Copa do Mundo virou piada na internet

    rodrigo constantino veja copa 2014

    Colunista de Veja, Rodrigo Constantino virou piada na internet mais uma vez (Reprodução)

    A teoria da conspiração do colunista Rodrigo Constantino, da revista Veja, sobre o “2014” em cor vermelha no logo da Copa do Mundo ser uma propaganda subliminar em pleno ano eleitoral pode ter sido considerada uma genial sacada por muitos dos leitores do autor, na rede, no entanto, o texto virou motivo de discussão e Constantino virou piada.

    O correspondente do periódico Los Angeles Times, Vincent Bevins, leu o texto “O logo vermelho da Copa”, e postou em seu Twitter: “Oh Deus. Colunista brasileiro defendendo que o vermelho 2014 na logo da Copa do Mundo é obviamente uma propaganda socialista”.

    veja piada internet

    Não demorou muito para que seus seguidores caíssem na risada e sugerissem que a Coca-Cola também deve ser socialista.

    Veja também: Rodrigo Constantino leva chinelada de Francisco Bosco

    Ao passo que um dos seguidores tentou argumentar que o Brasil, sendo governado pelo PT vermelho, deve ter tido alguma influência na escolha, Bevins aponta que o colunista da Veja deveria ter no mínimo consultado o Google para saber quem de fato fez a criação do logo antes de escrever um texto inflamatório.

    O logo em verde, amarelo e o subliminar vermelho foi criado pela agência de publicidade África – que concorreu com outros cinco logos também criados por agências. Segundo a “Gazeta Press”, o logo foi escolhido por uma equipe de notáveis formada pelo presidente do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, o secretário da Fifa, Jerome Valcke, Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner

    Como apontou o site Muda Mais, provavelmente a maior má impressão que ficará para a imprensa estrangeira nessa Copa, será a “duvidosa” linha editorial de alguns dos periódicos brasileiros.

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/06/midia-internacional-debocha-de-colunista-da-veja.html

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador