Categories: Mídia

O dia em que Gilmar foi grampeado

Por Stanley Burburinho

Olhando notícias de jornais e a agenda do Gilmar Mendes, relacionei abaixo alguns acontecimentos curiosos e algumas questões que para as quais não encontrei respostas. As datas que procurei foram 14/07/2008, um dia antes de ter ocorrido o suposto grampo e dia da visita do Gilmar ao Estadão, Conjur e Record e o dia 15/07/2008, dia em que teria ocorrido o tal grampo.

1 – Um dia antes da ocorrência do suposto grampo (ou seja, dia 14), o Gilmar Mendes foi até a São Paulo e, entre 13h00m e 17h30m, ele almoçou com a diretoria do Estado de São Paulo, no prédio do Jornal e depois visitou o Conjur e a rede Record. Depois disso ele desapareceu e só tivemos notícias dele, pela agenda do STF, no dia 15/07 às 18h25m, mais de 24 horas depois. Às 18h32m desse mesmo dia, sete minutos depois — segundo a revista Veja informou no dia 30/08 — foi quando se deu o suposto grampo da suposta conversa.

Link para sua agenda no STF

Link para a matéria da revista Veja

2 – Também achei curioso o fato de que, no dia 15/07, dia que teria ocorrido o suposto grampo e um dia depois da visita do Gilmar ao Conjur, as manchetes do site do Chaer, das 37 matérias, 12 falavam sobre grampos, metendo o malho nos supostos erros da PF, e falando no Protógenes e no De Sanctis, etc, além de ter publicado um clipping de matérias do Estado onde o Gilmar fala sobre “…colocar um ponto final no abuso de autoridade…” e “…lei dos grampos…”, etc.

Revista Consultor Jurídico, 15 de julho de 2008”

Clippings.

3 – Achei curioso o fato de que, ao contrário dos demais dias, nada foi anotado na agenda do Gilmar sobre onde ele estava e o que ele fez das 17h30m do dia 14/07 até às 18h25m do dia 15/07, hora da audiência com o Lula. O Gilmar ficou mais de 24 horas desaparecido. Até quando o Gilmar Mendes viaja ao exterior, a agenda dele traz todos os compromissos anotados, até mesmo eventos de lazer.

Agenda do STF.

4 – Segundo a revista Veja, quando a tal suposta conversa aconteceu, o Gilmar estava no seu carro se dirigindo para o Planalto para a reunião com o Lula. Ainda, segundo a Veja, a tal suposta conversa começou às 18h32m e teve um pouco mais de dois minutos e meio de duração. Se para ir até o Planalto para a reunião com o Lula o Gilmar saiu de carro do STF que fica, segundo o GooogleEarth, a menos de 230m de distância do Planalto, ele teria levado menos de 20 segundo para chegar até o Planalto. Devido à curta distância entre o STF e o Planalto, significa que na hora da suposta ligação ele teve que parar o carro até completar a conversa.

5 – Não existe informação se o Gilmar estaria no STF quando ele se dirigiu para o Planalto ou se ele estaria vindo de carro de qualquer outro lugar. Existe um indício de que ele estaria no STF entre às 18h00m e às 18h25m, quando o STF publicou na agenda do dia 15/07 às 18h25m uma nota dizendo que o Gilmar enviou uma mensagem ao Ministro Célio Borja pelo seu aniversário.

Agenda do Supremo.

Onde ele estava e o que fez o Gilmar das 17h30m do dia 14/07, depois que ele visitou a Record em São Paulo, até as 18h25m do dia 15/07, hora da audiência com o Lula? Lembro que, segundo a revista Veja, o tal suposto grampo teria ocorrido nesse dia, com início da tal conversa as 18h32m.

Como pode o presidente da Suprema Corte ficar das 17h30m do dia 14/07 até as 18h25m do dia 15/07 — dia que teria ocorrido o suposto grampo – mais de 24 horas, se dar notícias do seu paradeiro? Sem qualquer anotação na sua agenda que é publicada pelo STF.

– Não consigo imaginar outros representantes de outros poderes como o Lula, o Chinaglia ou o Garibaldi ficarem desaparecidos por 24 horas sem dar notícias e sem que ninguém saiba dos seus paradeiros.

6 – Nesse mesmo dia 15/07, aconteceram mais dois eventos envolvendo gente relacionada à Satiagraha: o afastamento do Protógenes da Satiagraha e o depoimento à CPI dos Grampos do Humberto Braz, braço direito do Dantas:

15/07/2008 – 18h16

Suposto braço direito de Dantas se cala em depoimento à PF

DEH OLIVEIRA – colaboração para a Folha Online

Humberto Braz, suposto braço direito do banqueiro Daniel Dantas, permaneceu calado durante o depoimento à Polícia Federal nesta terça-feira (…)

O caso da Tradutora

Uma das armações mais pesadas dessa história Daniel Damtas foi a entrevista concedida ao notório Consultor Jurídico pela tal tradutora italiana – que afirmava ter traduzido documentos que comprovavam inclusive a participação de Lula na guerra entre Dantas e a Telecom Italia (clique aqui).

Em seu Blog, o italiano Angelo Jannone, ex-segurança da Telecom Italia, sustenta que a tradutora recebeu 50 mil dólares pela entrevista, pagos pelo advogado de Dantas, Nélio Machado.

Clique aqui.

Por LM

Sobre o caso da grave “denuncia” da tradutora, o Governo brasileiro, através do presidente Arlindo Chinaglia, quando tomou conhecimento, imediatamente pediu informação do processo ao judiciário e governo italiano. Estamos esperando até hoje.

aqui vai a matéria da época, em jornal italiano. Clique aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Vera, tentei encontrar a
    Vera, tentei encontrar a agenda do Demóstenes e não consegui.

    Acredito que eles se encontraram para conversar. Poderiam ter resolvido por telefone, mas, também, acredito que havia mais alguém além dos dois nesse suposto encontro. Talvez, alguém da Veja.

    Acho que eles não se arriscariam falar por telefone com receio de supostos grampos. Esse suposto receio já denuncia alguma coisa. É bem provável que nesse suposto encontro, dos três, dois poderiam estar legalmente grampeados.

  • Tá bom,já me convenceram.
    Tá bom,já me convenceram.

    GM participou do teatro.

    Mas qual foi o propósito disso?

    Socorrer DD?

    Não tinha outros meios mais discretos?

    Não consigo fechar o raciocínio.

    Uma hipótese: falam da tal foto de um suposto encontro entre assessores dele e o Nélio Machado. Não sei se a foto existe. Se existir, seria uma maneira de destruir a Satiagraha antes que chegasse nele. Se não existir, seria uma represália contra os boatos espalhados.

  • grande rastreio, mas acho que
    grande rastreio, mas acho que aq essencia
    mesmo esta nas reunioes com a grande
    midia que passa rapidamente a desancar
    o governo e as instituicoes...
    Golpes...
    ou chantagens!

    dizem que eh a maior especialidade da
    elite dita cruel pelo mino carta...

  • O Serra costuma "desaparecer"
    O Serra costuma "desaparecer" por dias, sem que seus assessores supostamente saberem de seu paradeiro.

  • que jornalista vc em Nassif..
    que jornalista vc em Nassif.. cada vez que venho a esse blog percebo que vc é sem duvida o melhor jornalsta do Brasil. não dar nem pra comentar vc jah dz tudo.

    Dá para perceber que tenho o melhor time de comentaristas da blogosfera. O autor é um dos comentaristas assíduos do Blog.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

11 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

12 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

12 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

13 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

14 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

14 horas ago