O duplipensar de Merval ao acusar Dilma de ameaçar a democracia

Jornal GGN – O colunista Merval Pereira disse no jornal O Globo que a presidente Dilma ameaça a democracia ao acusar oficialmente de golpistas os 70% da Câmara dos Deputados que votaram pelo seu impedimento.

“A presidente Dilma assumiu ontem formalmente a tese do golpe parlamentar que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, vem defendendo temerariamente há algum tempo. Se na boca de Cardozo essa afirmação já era potencialmente perigosa, na da presidente transforma-se em ameaça à democracia. De instrumento da política partidária, passa a ser acusação oficial do governo”, afirmou Merval.

Duplipensar é a capacidade de armazenar duas crenças contraditórias simultaneamente e aceitar ambas. O conceito foi criado por George Orwell no livro 1984.

Do Brasil 247

Defensor do golpe, Merval diz que Dilma ameaça a democracia

‘É surpreendente que um pronunciamento de mais de 70% da Câmara, num processo que está todo controlado e avalizado pelo Supremo, possa ser acusado oficialmente de golpista. A presidente Dilma assumiu ontem formalmente a tese do golpe parlamentar que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, vem defendendo temerariamente há algum tempo. Se na boca de Cardozo essa afirmação já era potencialmente perigosa, na da presidente transforma-se em ameaça à democracia. De instrumento da política partidária, passa a ser acusação oficial do governo’, diz o colunista Merval Pereira, como se o voto de 54 milhões de brasileiros fosse uma ameaça à farsa montada por Eduardo Cunha (PMDB) na Câmara 

247 – Em mais uma declaração surreal na tentativa de legitimar um golpe que já virou piada global, o colunista Merval Pereira agora diz que a presidente Dilma Rousseff, eleita por 54 milhões de votos, é uma ameaça à democracia.

‘É surpreendente que um pronunciamento de mais de 70% da Câmara, num processo que está todo controlado e avalizado pelo Supremo, possa ser acusado oficialmente de golpista. A presidente Dilma assumiu ontem formalmente a tese do golpe parlamentar que o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, vem defendendo temerariamente há algum tempo. Se na boca de Cardozo essa afirmação já era potencialmente perigosa, na da presidente transforma-se em ameaça à democracia. De instrumento da política partidária, passa a ser acusação oficial do governo’, disse.

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para que replicar materia

    Para que replicar materia sobre o merdal??

    Seriia melhor publicar os pensamentos de uma ameba.

    Boicote a globo urgente!!!!

  2. Perguntar não ofende. Merval

    Perguntar não ofende. Merval Pereira é um personagem? Porquê o que ele fala é nonsense demais para ser uma pessoa de verdade.

  3. Continua vivo

    Já houve aqui muitos motivos para citações de George Orwell no seu famoso livro “1984”. Esta é a primeira vez que percebo uma. O Grande Irmão já esteve presente em posts de várias situações da nossa conjuntura politica 

  4. O Merval esta p/ o jornalismo, o que Gilmar esta p/ o judiciario

    Valei-me, meu são Longuinho, senão eu vou começar a surtar com tanta hipocrisia! Dai-me paciência numa hora dessas com tanto descaramento, cinismo, pouca vergonha, falsidade…

  5. Merval engana

    Começou enganando Roberto Marinho com sua sabujice extremada em cargos de direção. Com a morte dele, passou a contemplar seus filhos com o mesmo empenho de sabujo, agora travestido de jornalismo. O que espanta é como com tão pouca qualificação nas letras continue a enganar seus patrões. Parece que estes preferem a ira do que a inteligência.

  6. Vocês ja repararam como o

    Vocês ja repararam como o merval tem a mesma expressão de eduardo Cunha? Aqueles olhos pequenos de rato. Sem expressão.

  7. Primo Altamirando Ponte Preta

    Merva é a cara  – e o caráter – escarrado de Altamirando Ponte Preta, Mirinho. É identico a caricatura que o cartunista Jaguar fez do personagem. Primo de Stanislaw Ponte Preta, cronista genial das décadas de 50 e 60, que assim o descreve :

    Um dia Gumercindo entrou em casa com um embrulho debaixo do braço, um embrulho de jornal – se não nos falha a História, o jornal O Dia – e disse para Tia Zulmira: 

    – Trouxe isto para você, Mamãe. 

    Como Gumercindo nunca fora de dar nada a ninguém, todos correram para ver o que era. Desembrulharam o presente – era Mirinho. Tio Gumercindo tinha trazido a criança para a velha criar na sua chácara da Boca do Mato, recusando-se solenemente a dizer quem era a mãe (de Mirinho, naturalmente), talvez encabulado com o que andara fazendo 9 meses antes do episódio ora relatado. 

    Hoje Tia Zulmira defende a tese de que Mirinho é de chocadeira, porque um sujeito com um caráter deletério como é o do primo, não pode ter tido mãe de jeito nenhum. Mas passemos aos dados biográficos. 

    Mirinho nasceu no ano da desgraça de 1926.Para que vocês tenham uma idéia de como foi diferente o ano de 1926, basta lembrar que, nesse ano, o São Cristóvão foi campeão carioca. Aos cinco anos de idade Mirinho conseguiu um fato inédito na vida dos maus caracteres existentes em todo o mundo: foi expulso do Jardim da Infância. A professora pegou-o, no recreio, falando mal de São Francisco de Assis. 

    Graças aos mais rebarbativos processos de tortura chinesa, Mirinho conseguiu ao menos se alfabetizar, abandonando os estudos no 4º ano primário para fugir com a professora de Ciências Físicas e Naturais, matéria que fazia parte do curso na época e que o primo resolveu estudar a fundo, para tanto raptando a mestra e inaugurando sua vida amorosa de forma escandalosa, como – de resto – tem sido até hoje sua vida nesse setor. 

    Aos 15 anos era um esplêndido marginal, com curso intensivo do SAM e ninguém tinha dúvidas de que haveria de superar o pai nisso de ser inimigo de todos os códigos, desde o penal ao de trânsito. O pai tinha como uma de suas glórias a idéia que um dia deu ao Barão de Drumond, para inaugurar o jogo do bicho; o filho superava longe Gumercindo, tantas e tais foram as suas delinqüências juvenis.

    cronica completa em:

    http://ericksilveira.blogspot.com.br/2012/06/biografia-do-primo-altamirando.html 

  8. Farsa montada por Cunha ?

    É meio complicado emplacar essa tese.

    Ontem me dei ao trabalho de somar os votos dos Deputados eleitos em 2014. Mais de 60 milhões.

    Quem acompanhou as atividades na sexta, no sábado e no domingo, sabe que os deputados se manifestaram de olho no seu eleitorado, e não na vontade de Eduardo Cunha.

    Daqui há dois anos esses caras terão que ir lá garimpar votos e é isso que importa prá eles. Político sem voto vira fumaça.

    Quer se culpar a mídia pela impopularidade da Presidente que foi transmitida aos Deputados votantes, tudo bem. Mas acreditar que Cunha  controla o voto aberto transmitido para todo o país ao vivo e o teor dos discursos proferidos da tribuna durante todo o fim de semana, é muita ingenuidade.

    Também tenho vistomuitos comentários, até preconceituosos, contra a postura e até contra o “nível intelectual” dos Deputados. Ora, é óbvio que a erudição foi banida do Congresso brasileiro. Isto está claro não é de hoje. 

    O mais interessante é que aqueles que reclamam desta falta de erudição, saõ os mesmos que acusavam a Democracia brasileira de ser uma Democracia sem povo, onde só “seu dotô” se elegia Deputado.

    Sem dúvida, é algo irônica esta constatação.Até porque, foi com neste mesmo Congresso que os governos do PT encontraram sua “base”.

     

  9. o post é importante não

    o post é importante não porque é o merdal que está falando suas abobrinhas mas

    porque revela o medo das organizações golpistas a uma possível reação do governo

    e, especialmente, da população contra os golpístas, pelos quais merdal tanto mente e inventa…

    temer – duplicemente pensado – é o que o apavora…

    temer, o execrável golpísta como ele,

    temer, o que poderá ser punido pela sua traição, temerária, merdálica…….

    e temer, verbo, o medo de que as pessoas percebasm como já começaram a perceber,

    que os reis do golpé estejam nuzinhos – inclusive ele e seus patrões e conluiados  –

    sem póder esconder suas vergonhas, suas indecencias e ridicularias…

     

  10. no futuroo, empresas como o

    no futuroo, empresas como o grupo de comunicação GGN irão dominar a mídia, no lugar dos pigs (nunca esqueçam do trocadilho).

  11. Sem dúvida que na péssima

    Sem dúvida que na péssima qualidade intelectual do 90% dos pensadores da direitona golpista, este sujeito é o presidente da burrice. Seus comentários não tem nenhuma sagacidade, nenhuma altura, apenas mediocridade. Deve ser um cãozinho que late os latidos dos seus donos fazendo a alegria destes com as suas graças..

  12. O que ameaça a democracia sãp

    O que ameaça a democracia sãp atos como o dele que enquanto os votos estavam ainda sendo apurados, minutos após confirmar-se matematicamente a re-eleição de Dilma, perguntava atgônito com a nova derrota, se não havia alguma forma de fazer o impedimento da presidenta.

    Fascistas que ululam falsa defesa de democracia é marca registrada da elite brasileira, que ainda não saiu do século 19.

  13. muito muito muito ruim

    esse fulano é muito, muito, muito ruim.

    quando ouvia a cbn e não conhecia a figura me perguntava: quem é esse cara tão ruim nos comentariospoliticos;

    as pessoas têm direto de serem conservadoras mas o caso dele é para internar!

    e gagejava muito o que tornava o comentario pior ainda.

  14. os abutres da globo

    Deve-se acompanhar o que o inimigo está fazendo ou a fazer e no caso é a globo, mas confesso que não tenho esômago para assistir essas personalidades, e o pior os comentaristas políticos são todos muito fracos, é de dar pena, o único atributo é falar mal do governo e ajudar no golpe e esse Merval Pereira é triste, e o pior é membro da Academia Brasileira de Letras, esculhambaram tudo. Sem comentários

  15. Doublethink: um valetudo verbal e verborrágico

    O que Orwell mostrou claramente é que para certas circunstâncias a posição A é fatal, enquanto que, para circunstâncias opostas a mesma posição A seja ou é exatamente ao contrário, benéfica.  

    No caso em pauta, o daquela reunião do circo minimo de Brasília, a maior parte das pessoas dizendo ‘sim’ fizeram-no lendo um papel, ou um script, previamente circulado em que toda a responsabilidade do voto positivo era repassada à “família, aos filhos, netos, esposas, igrejas, etc etc etc” mas nunca ao fato em si, em vias de ser julgado e com que o votante tomava uma posição valiosa. Ou seja, nunca ninguém ou quase ninguém pessoalmente se responsabilizou pelo feito, repassando a culpa a outrem.

    Essa é a variedade brasileira de “doubletalk” — que no meu modesto entender se chama –BRINCADEIRINHA BRASILEIRA !!!

    Como os deputados não se limitaram a responsabilizar os seus e as suas igrejas, e até mesmo, de todos os mais graves acontecimentos mundiais, a paz em Israel (!) entre outras gracinhas locais e piadas de cunho pessoal, nota-se que não houve nada mais preciso que a deturpação do ato maravilhoso que nos permite a democracia, o ato do VOTO!!!  Pois as pessoas incrivelmente mostrando uma posição de ignorância à ciência política, NUNCA SE RESPONSABILIZAVAM PELO SEU ATO DEMOCRÁTICO!!! E por tal declararam as suas preferências de sugestão ou de imposição do que afirmavam!!!

    DONDE SE VÊ CLARAMENTE QUE ESTE MERVAL AÍ ESTEJA NÃO MAIS QUE PERDENDO O SEU TEMPO COM ARGUMENTOS SOFÍSTICOS DE BAIXÍSSIMO NÍVEL E CATEGORIA — PORQUE É IRRACIONAL — PORQUE NÃO SEGUE (does not follow) NEM RESPONDE A PERGUNTA MÁXIMA DO CIENTIFICISMO: “E DAÍ?” ( IN ENGLISH: SO WHAT? Já que chamamos o Orwell para opinar!))

    Fora com esses tipo de racionalismo estravagante, bizarro e mesmo bizantino. Não pertence ao nosso tipo de cabeça pensante do século XXI. Fora!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador