O futuro da mídia independente no governo Temer, por Paulo Nogueira

Enviado por Gilberto Cruvinel

Do Diário do Centro do Mundo

O que vai acontecer com os sites independentes num governo Temer?

Por Paulo Nogueira

O que vai acontecer com os sites independentes num governo Temer?

A resposta cabe em duas sílabas: na-da.

Há uma imensa torcida da plutocracia para que eles desapareçam. O motivo seria o fim, neles, de propaganda do governo federal.

Há várias tolices contidas aí.

A mais importante é que quem verdadeiramente depende da publicidade do governo federal são as grandes empresas de jornalismo.

Elas não vivem e nem sobrevivem sem dinheiro público em torrenciais quantidades. Apenas a TV Globo levou nestes anos todos do PT 500 milhões de reais em média ao ano em propaganda governamental.

Foi um dos maiores erros do PT. As administrações petistas financiaram as companhias de jornalismo e contribuíram para a colossal fortuna particular das famílias Marinho, Civita e Frias, para ficar nas principais.

O efeito destruidor da internet sobre a imprensa tradicional brasileira foi extraordinariamente mitigado pelo duradouro e multimilionário mensalão da publicidade federal.

A Abril provavelmente já estaria morta, por conta do mercado, não fossem as remessas constantes de dinheiro público oriundas do Planalto.

Fazia já anos que a Veja se dedicava meticulosamente a tramar a derrubada do governo com um jornalismo bandido e, mesmo assim, cerca de 100 milhões por ano iam dar na Abril em anúncios federais publicados numa mídia já virtualmente sem leitores.

A Abril conseguiu, no apogeu da guerra de exterminação contra o PT, até um financiamento do BNDES parareformar a base tecnológica de seu sistema de assinaturas.

Acionistas então riquíssimos foram poupados de investir num negócio de interesse exclusivo dos Civitas. (O tamanho da fortuna da família é tanto que, há pouco tempo, os Civitas colocaram 450 milhões de reais na Abril.)

São as grandes empresas, repito, que não vivem e nem sobrevivem sem o dinheiro público.

Isso vem de longe. Num livro que reuniu documentos guardados pelo presidente Geisel, há um despacho de um ministro do círculo íntimo do poder que dizia que o governo deveria jamais esquecer da dependência da imprensa de favores governamentais. Era uma “arma extraordinária” para lidar com os donos dos jornais.

Publicidade, financiamentos subsidiados em bancos oficiais, vista grossa para a sonegação de impostos, manutenção de privilégios abjetos como a isenção de impostos na compra de papel – tudo isso o ministro de Geisel alinhavou para explicar por que a imprensa não se sustentaria de pé sem a mãozinha providencial do governo.

A administração Geisel usou isso, por exemplo, ao ameaçar cortar o dinheiro público que salvar as contas do Jornal do Brasil depois que este contratou como colunista Carlos Lacerda.

Lacerda já era então inimigo mortal da ditadura porque os militares ceifaram seu sonho presidencial ao decidir permanecer no poder em vez de devolvê-lo aos civis rapidamente.

Pode-se dizer que os únicos governos que encheram as empresas de mídia de dinheiro sem nenhumacontrapartida foram o de Lula e o de Dilma.

Republicanismo ou burrice, cada qual fique com sua visão das coisas.

Repare que jamais, ao execrar os gastos exagerados do governo, os jornais tocaram na questão das absurdas verbas publicitárias.

Este quadro de dependência visceral do dinheiro do contribuinte está na cultura da mídia brasileira.

O PT perdeu uma chance formidável de promover um choque de capitalismo na imprensa. Bastaria forçá-las a viver das próprias pernas. Os barões da imprensa não seriam tão bilionários, mas pelo menos aprenderiam o que é capitalismo.

Os sites independentes vivem uma realidade completamente diversa. Receberam sempre uma migalha miserável da publicidade governamental, isto quando receberam alguma coisa.

Toda a estrutura da Secom, o departamento do governo responsável pela publicidade federal, foi montada de forma a beneficiar as grandes empresas, a começar pela Globo.

Também isso o PT nunca mudou.

A internet já respondia em países como a Inglaterra por metade da verba dos anunciantes e no Brasil estatais destinavam menos de 5% de seu orçamento para a mídia digital. E mesmo assim a fatia maior desses 5% esqueléticos ia, claro, para os sites das grandes empresas.

É portanto uma falácia, um cinismo, uma piada dizer que os sites independentes foram financiados pelo PT.

É uma inversão sórdida: financiadas foram as empresas da mídia plutocrata, para usar a expressão de Glenn Greenwald.

Com seus custos obscenos – você pode imaginar os dividendos dos donos –, elas não podem se manter como são sem a publicidade federal.

Os sites independentes têm, em oposição, custos mínimos.

No caso específico do DCM, a publicidade programática – anúncios que vão diretamente para os sites, de acordo com sua audiência, e sem intermediação das agências – cobre com folga todos os custos.

O futuro é da publicidade programática. No Reino Unido, metade das verbas digitais dos anunciantes deriva da publicidade programática, e o crescimento é vigoroso.

Você depende de apenas uma coisa para ter uma receita boa nesse campo: público. E para isso, como sempre na história da imprensa, você tem que ter qualidade no conteúdo.

A mídia plutocrática, com sua partidarização, abre um mercado enorme para sites voltados para leitores que não toleram seu conteúdo manipulador.

Isso quer dizer o seguinte: ao contrário do que gostariam as grandes empresas e seus jornalistas vassalos, os sites independentes continuarão sua escalada no mercado de notícias, seja com que governo for.

O mercado os quer.

Na contrapartida, as corporações da plutocracia enfrentarão inevitavelmente a crescente erosão de sua audiência por força da internet.

Receberão de governos amigos, como o de Temer, caso o golpe se concretize, dinheiro em doses indecentes.

Mas mesmo isso não impedirá que o mercado faça com elas o que fez, no passado, com os fabricantes de carroças quando surgiram os carros: as transforme em pó.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito!

     

     O Governo e o PT nunca deram a mínima atenção para a mídia independente. O Governo e o PT diziam que bastaria usar o controle remoto para tirar de Globo. O ex-Mnisitro do Plim-Plim e a esposa, por sinal, foram denunciados por Janot. Fogo amigo.

    Há várias questões a serem pensadas. A mais importante é como os movimentos sociais e a esquerda irão se organizar para não serem dizimados pela nova estrutura de poder montada pela inteligência do golpe.

    É óbvio que o PT terá seu registro cassado e Lula irá para a prisão. Lá encontrará Dirceu, que ele abandonou durante o processo do mensalão.

    Os movimentos sociais não poderão agira como se  vivêssemos numa democracia. O jogo agora será pesado.

     

  2. O PT, governando, respeitou

    O PT, governando, respeitou as decisões de governos anteriores.

    Foi aí que errou. Mas, por pura ignorancia aos fatos e como se deram. Inexperiência, na forma involuntária! 

    Não havia Transparencia de governos anteriores. 

    Me digam…Estão todos os documentos produzidos em governos anteriores digitalizados e disponíveis para consulta???

     

  3. Para começar,
    Quero

    Para começar,

    Quero transparencia em todos os acordos firmados nas delações premiadas da “lavando a jato” ! Onde estão?

  4. Acho que Paulo Nogueira erra
    Acho que Paulo Nogueira erra em analisar apenas pelo lado da distribuição de verba pública a relação entre a imprensa e o governo Temer. Mesmo sem corte de verbas ou sem verbas mesmo, pode haver perseguição sim. A própria lava-jato em determinado momento mostrou isso ao lançar acusações por exemplo à Rede Brasil Atual, dizendo que a gráfica deles lavava dinheiro. E isso para mim é café pequeno dentro do que pode vir. Pode haver empastelamento, guerras judiciais, prisões e até mesmo justiçamentos fora da lei tal como ocorre com pequenos blogueiros do interior do país. Veja a reportagem da BBC brasil abaixo para entender do que eu estou falando.

    http://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/05/160503_blogueiros_violencia_tg

    1. Franquias

      Mais uma ferramenta para des-popularizar a internet, que alias nem foi completamente popularizada!  

      Este tipo de coisa vem de peixe grande, não qualquer temerzinho, que mexe neste vespeiro. Imaginem a Telefonica na Europa advogando que os custos e a estrutura é cara no Brasil e por isso eles tem que vender “pacote de dados” (esmola, só para não dizer que é inexistente). Uma multinacional ir contra as premissas de mercado é o mundo de ponta cabeça.

  5. Discordo do Paulo Nogueira

    E disse isso pra ele no DCM.

    Duas coisas vão fazer os blogs independentes afundarem:

    1) Traffic Shaping: As páginas alinhadas com a Mídia Mofada Mafiosa abrirão em um instante, os blogs independentes abrirão em velocidade de 33.600 kbps.

    Vão dizer:

    – Ah, mas o Marco Regulatório da Internet vai pará-los!

    Eu digo:

    – O Cunhagresso revoga isso daí em dois tempos. 

    2) Franquia de dados. Dispensa comentários.

  6. Republicanismo ou…

    “Republicanismo ou burrice, cada qual fique com sua visão das coisas.”

    Bem, não tenho dúvida alguma de afirmar que é burrice, não uma burrice qualquer mas em dose cavalar e entranhada no dna do partido, o que significa dizer que lhe é impossível mudar.

    O PT desenvolveu muito o corpo e esqueceu da cabeça, ou seja deixou de pensar, articular e empreender iniciativas de afirmação de autoridade nas relações com as raposas do tripé dominante do cenário brasileiro, que são a mídia (principalmente esta), o empresariado classista e os políticos.

    Essa inabilidade crônica que o PT se atribui como republicanismo, e que muitos podem julgar como ausência de esperteza e malícia, eu vejo como provincianismo, vejo como falta de inteligência mesmo.

     

  7. Acredito que irão proibir os

    Acredito que irão proibir os blogs de divulgar/reproduzir matérias de jornais e portais (G1 po.ex).

    Forçarão os blogs terem os seus próprios conteúdo.

    Isso será uma forma de “censura”.

     

    1. Quem mais propagandeia a Grande Imprensa são os Blogs!

      Se fizerem isto ainda fica pior, pois vão matar a propaganda indireta que os blogs (todos) fazem da grande imprensa, e pior vão matar sem impedir a divulgação, pois qualquer um poderá de posse de duas ou três reportagens do mesmo assunto escrever algo, e o mais importante, escrever algo com outra visão.

      1. Exato. O blog não precisa

        Exato. O blog não precisa reproduzir, basta parafrasear e comentar o que foi dito na grande mídia.  Por exemplo. O comentário de Luis Nassif sobre o artigo de Noblat.

  8. O PT por causa do PMDB não
    O PT por causa do PMDB não conseguiria fazer lei de mídias nunca! Teria que fazer campanhas propagandas enfrentar a manipula da mídia todo dia dizendo que é censura, ou seja esclarecer a população e pedir apoio nisso seria complicado e o resultado muito difícil de ser favorável, a mídia não ia deixar de destruir a ideia. O esquema seria distribuir concessões e créditos para jornalistas independente dentes, investir em TV pública , regulamentar os artigos constitucionais sobre a mídia e cortar a publicidade do PIG, cobrar suas dívidas na receita federal, usar a rede de cadeia nacional para desmentir o PIG, ou seja teriam que ser estratégicos demais como em operação de guerra para enfrentar e resolver o problema. Eu entendo que teria que ser um rolo compressor não ficar debatendo demais dando tempo ao inimogo, tivesse o PT sido mais esperto menos ingênuo em nomear no judiciário tudo seria diferente. Entregaram o ouro para o bandido. Podem ter certeza que os golpistas faram alguma lei para tirar grana que financia os blogs, seja vinda do Google ou de onde for. É os blogueiros não são unidos, não agem estrategicamente em conjunto isso é ruim quando o assunto to é sobrevivência em tempos de guerra. Usam pouco as redes sociais o YouTube e etc. Falta ser mais presente ocupar os espaços da direita.

  9. Se o governo do PT tivesse

    Se o governo do PT tivesse reduzido drasticamente as verbas publicitárias dos barões da mídia, o Lula não teria concluído o primeiro mandato. Com boa parte do Congresso atrelado ao esquema vigente e um judiciário refém e submisso aos ditames midiáticos, somente um governante vindo  de outra dimensão, com um poder indestrutível, poderia romper com tudo isso e permanecer ileso.

    1. sim!!

      Concordo, o PT teria sucumbido bem rápido. No entanto, o pergunta que fica o que mudou? Quais as forças que cresceram para definir o fum do PT? As empreiteiras na ultima eleição deram mais dinheiro para oposição, ou seja, havia uma escolha de lado. Embora somente ganharam mais dinheiro somente no período militar. Essa pergunta é que tem que ser repondida.

      Será que são as forças externas, USA, que determinou a mudança de governo e de orientação. Aceita pelo judiciário e por parte da elite econômica.?

  10. Pasquim

    O Pasquim foi grande e com TREMENDA IRREVERÊNCIA  FOI MINANDO ABSURDOS DA DITADURA…

    E como vão controlar a internet?

    As contradições dos golpistas não poderão ser expostas?

    O que mata um regime são suas contradições…

  11. demorou

    Impressionante como o governo dilma fez tudo certo pra cair. 500 milhões por ano pra Globo e mais alguns bilhões anualmente das estatais.  Essa midia técnica e mais  o zé na justiça. Queria o quê.

  12. bem, de repente estou muito engando…

    mas, a meu ver, não é o governo que faz isso, é o Estado

    intenacionalmente prejuízo maior é o Estado, a começar de dentro ou pela mídia, ser declarado falido

    mais importante, quase vitória, o fato de que mesmo com toda esta grana sempre a disposição não conseguiram retirar ou afastar o Brasil do diálogo internacional ( vide reação internacional ao golpe )

    tempo FHC mesma coisa, grana de sempre, e o diálogo intenaciona nunca deixou de ser humilhante

    aí sim, só depende do governo

  13. “Eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou”

    Aviso do Cunha ao Temer.

    Eduardo Cunha ameaça Temer: “Eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou”

    http://www.debateprogressista.com.br/2016/05/eduardo-cunha-ameaca-temer-eu-posso-ser.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    Anthony Garotinho em seu Blog – Ontem conversei por telefone com um deputado federal do PR amigo íntimo de Eduardo Cunha. Ele tinha estado com Cunha minutos antes em sua residência oficial. Fez algumas afirmações que são de arrepiar os cabelos. Talvez não seja próprio revelar todas, mas uma, com certeza, já deve ter chegado a Michel Temer. Eduardo Cunha disse em alto e bom som a seguinte frase: “Se eu for abandonado não vou sozinho para o sacrifício. É bom que alguém diga a Michel (Temer) e a (Romero) Jucá que eu posso ser o início do fim de um governo que nem começou”. O amigo de Cunha me revelou que nunca tinha visto Eduardo no estado que o encontrou nessa visita. Cunha estava abatido, ansioso e com espírito de vingança. 

    Em um certo momento da conversa ele deixou transparecer que, na sua opinião, o Supremo não tomaria a decisão que tomou sem uma sondagem prévia ao presidente do Senado, Renan Calheiros e ao próprio Michel Temer. Cunha desconfia de traição embora Temer tenha sido um dos primeiros a ligar para ele assim que o ministro Teori Zavascki concedeu a liminar para suspender o mandato e afastá-lo da presidência da Câmara. Uma das afirmações que chamou a atenção do deputado do PR amigo de Eduardo Cunha foi a seguinte: “Não sou bobo. Tem gente que manda matar e depois vai chorar no velório ao lado da viúva. Se estão pensando que vou aceitar solidariedade sem uma solução concreta estão enganados”. Disse também que sabia que uma parte da assessoria próxima de Michel, referindo-se a Moreira Franco, estava dando graças a Deus pela sua situação. Demonstrou ainda grande irritação com Leonardo Picciani, que resistiu, segundo informações que chegaram a ele, a assinar uma nota de solidariedade pelo momento que estava vivendo. Eduardo também reafirmava que não renunciaria chegando a dizer que seu substituto, o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) é uma espécie de Severino Cavacanti (ex-presidente da Câmara) melhorado e que não duraria nem 15 dias no cargo. 

    Foram feitas outras afirmações que prefiro não revelar porque, afinal de contas, são quase que uma chantagem a ministros do STF a quem Eduardo Cunha afirma categoricamente que lhe devem muitos favores. 

    Como a fonte é altamente confiável é bom Michel Temer se preparar para dias nervosos, afinal Eduardo Cunha como amigo é um perigo, e como inimigo é mais perigoso ainda. Imaginem na situação de ex-amigo. Eu não sei porque sou casado com Rosinha há 34 anos e nunca tive outra esposa. Mas dizem que os piores estragos que podem ser feitos na vida de um homem são por ex-mulheres e ex-amigos.

  14. Continuo perplexo com a

    Continuo perplexo com a ingenuidade da maioria com relação à nossa elite, à nossa direita. Perguntem em Minas se existe “mídia independente”. Serão todos “legalmente” criminalizados, banidos da face da terra e, se preciso for, devidamente encarcerados. Acorda, gente!

    1. Também fico impressionado.

      Também fico impressionado. Não sabem mesmo com quem estão lidando. Se os golpistas chegaram até aqui, por que não seguiriam em frente?

      Países inteiros foram destroçados e tem gente achando que está lidando com “cavalheiros”…

  15. Quando os BRAVOS JORNALISTAS

    Quando os BRAVOS JORNALISTAS DOS GRANDES GRUPOS DE MÍDIA COMEÇAREM A TRABALHAR MAIS DE 8 HORAS POR DIA, COM INCERTEZA ABSURDA SE SEGUIRÁ NO EMPREGO E TENDO QUE SEGURAR A CAMERA OU MICROFONE COM O ALMOÇO NA OUTRA MÃO E TERCEIRIZADOS!

    A partir deste dia, vão virar petistas de carteirinha…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador