O Globo responde críticas sobre matérias envolvendo Freixo com manifestantes

Do O Globo

O dever de um jornal
 
Muitos criticaram a postura da imprensa em geral, e do GLOBO em particular, de publicar fatos que tocavam diretamente a Marcelo Freixo
 
Não existem homens acima do bem e do mal. Mas, se existissem, nem eles poderiam ganhar imunidade da imprensa

Se há algo a que os jornalistas estão acostumados é a contrariedade que a publicação de fatos negativos sobre pessoas, partidos, artistas, políticos, empresários gera naqueles que os admiram, respeitam e os têm acima do bem e do mal. O fenômeno é diário, e recebido pelo jornal como algo natural.

Essa contrariedade se expressa de diversas formas: cartas, e-mails, telefonemas e comentários em redes sociais. E até mesmo em colunas assinadas publicadas por colaboradores: como o jornalismo deve buscar a expressão livre de opiniões para que o leitor tenha diante de si uma pluralidade de ideias, é normal que colunistas divirjam do próprio jornal em que escrevem.

O episódio em torno do deputado Marcelo Freixo é um exemplo. Muitos criticaram a postura da imprensa em geral, e do GLOBO em particular, de publicar fatos que o tocavam diretamente.

No dia em que foi preso Fábio Raposo, réu confesso de participar diretamente da ação que resultou na morte do cinegrafista Santiago Andrade, Marcelo Mattoso, o estagiário do advogado que defendia o detido, disse duas coisas: a ativista Elisa Sanzi Quadros telefonara para ele e oferecera ajuda jurídica; e que, ao passar o telefone para o próprio advogado, Jonas Tadeu Nunes, este ouvira dela que o homem que atirou o rojão contra o jornalista “era ligado ao deputado Marcelo Freixo, do PSOL” e que o deputado estaria à disposição de Fábio. Ao telefone, a ativista avisava que estava indo à delegacia junto com outros ativistas para protestar contra a prisão. Tudo isso foi registrado, oficialmente, num termo de declaração prestado pelo estagiário na delegacia.

Logo em seguida, de fato a ativista e alguns colegas foram à delegacia. A primeira parte do termo de declaração, prestado antes de Elisa aparecer na repartição policial, estava confirmada. Um dos ativistas, Yan Carrazoni de Matos, chegou a ser agredido por um dos jornalistas ao dizer a ele e seus colegas que estavam de plantão na delegacia: “Tomara que vocês sejam os próximos” (os próximos a levar um rojão na cabeça). O que fez a imprensa e O GLOBO em particular?

Ligou para o deputado e relatou o ocorrido. O deputado primeiro disse que não sabia de nada e que só se manifestaria depois de ler o termo de declaração. De posse dele, decidiu gravar uma entrevista para a TV Globo, a primeira a procurá-lo. Na gravação, o deputado decidiu admitir que recebera um telefonema da ativista naquela manhã, solicitando assistência jurídica porque temia que o ativista preso fosse torturado. No telefonema, segundo seu relato, negou assistência jurídica, porque para isso existe a defensoria pública, mas concordou em agir para que torturas não ocorressem.

Por fim, negou ter dito à ativista que o atirador de rojão fosse ligado a ele. E prometeu processar a ativista e o advogado se insistissem nessa afirmação. Mais tarde, revelou que o advogado Jonas Nunes tinha sido o defensor de Natalino Guimarães, um dos líderes das milícias cujos crimes foram denunciados por ele quando presidia a CPI sobre o tema. Insinuou, assim, que o relato do advogado era enviesado.

A ativista, por sua vez, confirmou aos jornalistas que oferecera assistência jurídica e que telefonara para o deputado para pedir ajuda, mas negou ter dito que o atirador do rojão fosse ligado a Freixo. O delegado que cuidava do caso deu entrevista afirmando ter ouvido o telefonema e, por esse motivo, pedido ao estagiário para documentá-lo no termo de declaração.

A imprensa agiu corretamente. De posse de um documento oficial com uma narrativa grave como essa, num momento grave como aquele, ouviu todos: o advogado, a ativista, o deputado e o delegado. Parte do que a ativista disse ao telefone se confirmou: ela de fato compareceu à delegacia para protestar (e um de seus amigos ameaçou os jornalistas) e ela própria admitiu ter telefonado ao estagiário oferecendo ajuda jurídica e reconheceu ter telefonado ao deputado naquela manhã em busca de proteção ao preso contra maus tratos. Depois de dizer que não sabia de nada num primeiro instante, o deputado admitiu ter recebido um telefonema da ativista solicitando ajuda, mas negou envolvimento com o homem que atirara o rojão (desconhecido naquele momento).

O que faz um jornal diante disso? Omite os fatos na presunção de que o deputado Marcelo Freixo é um homem acima do bem e do mal? Mas esses homens, infelizmente, não existem. E, se existissem, nem eles poderiam ganhar da imprensa essa imunidade. O dever da imprensa é jogar luz sobre os fatos, não importando se atingem fulanos ou sicranos.

Confirmado que o telefonema existiu, e parte do seu conteúdo, não cabia ao jornal julgar se o trecho onde não havia coincidência de relatos era ou não verdadeiro (se o homem do rojão era ou não ligado a Freixo). O certo, ali, a obrigação da imprensa, era revelar a discordância e dar espaço igual para que todos a manifestassem. Inclusive destacando a informação de que o advogado Jonas Nunes fora o defensor de um miliciano. Isso foi feito, sem dúvida alguma.

O jornal não disse em momento algum que o deputado Marcelo Freixo era ligado ao homem do rojão, nem de forma alguma induziu seus leitores a acreditarem nessa versão. Seria absurdo e leviano, porque não há prova alguma sobre isso. Mas, certamente, o jornal foi leal com os leitores, publicando, com o destaque merecido, uma notícia, dando amplos espaços para que todos se manifestassem, o deputado principalmente. Agindo assim, foi respeitoso com a família do cinegrafista, interessada em tudo que lhe possa fazer justiça.

O que resta agora? Jogar mais luz no episódio. Acompanhar as investigações policiais, fazer investigações jornalísticas próprias para que, ao fim, a verdade apareça. Seja ela qual for. Jornalistas não são adivinhos: a verdade só aparece quando se expõem os fatos sem preconceitos.

Que essa atitude irrite os que admiram Freixo é absolutamente compreensível. Como dissemos, é um fenômeno cotidiano, e atinge pessoas de todos os matizes, origens, crenças e valores.

E não irrita O GLOBO. Ao contrário, ajuda-o a rever seus procedimentos e verificar se acertou ou errou. Como faz agora.

 

Redação

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O delegado que cuidava do

    “O delegado que cuidava do caso deu entrevista afirmando ter ouvido o telefonema e, por esse motivo, pedido ao estagiário para documentá-lo no termo de declaração”:

    Eh LEGAL pro advogado colocar um delegado na ligacao?

    Continua na mesma:  so o advogado e o delegado ouviram isso, e so os dois ouviram Caio falar em 150 reais.  Continua com cara de armacao.

  2. Pessoal, esqueçam o que o

    Pessoal, esqueçam o que o Globo publica, ele não se mostra pelo que publica, ele se mostra pelo que esconde…sem entrar no mérito do Freixo, se fosse um tucano ele não mostrava…nada contra eles irem ao panamá ver de quem é o Hotel do emprego do Zé Dirceu, o problema é ele ter feito isso sem nunca ter entrevistado um promotor frances ou suiço pelo caso alston. O problema não é ele marcar pênalti para um time, é ele marcar para um time (ter o penalti  acontecido ou não é irrelevante)  e ignorar os do outro time.

  3. nessa O Globo agiu corretamente…

    quando as próprias declarações dos envolvidos contribuem para o embasamento da notícia, mesmo que teoricamente, no meu entender O Globo agiu corretamente

    1. E – M – O- C – I – O – N – A – N -T – E

      Lindo ! Tão cândido editorial , um elogio a verdade !

      Deve ser de autoria do Barbosa Mendes ou do Merval da ABL.

      Então tá , aproveita e paga o  D – A – R – F !

    2. “quando as próprias

      “quando as próprias declarações dos envolvidos contribuem para o embasamento da notícia, mesmo que teoricamente(…)”:

      Entao a noticia fica assim:  globo disse que advogado disse que estagiario disse que ativista disse que o culpado tem alguma coisa a ver com Freitas!

      1. E o que sabemos do PSOL pela internet ?

        Só que o que está OMITIDO nesse debate todo é o que mais esclarece os fatos: o que sabemos do PSOL pela internet. Vimos, sim, no jornal do PSOL, de Plínio A Sampaio, a oferta de bom espaço para organização de verdadeiros baderneiros, bandidos mesmo, a incitar bárbara perseguição a policiais e políticos adversários. Juntando com as manifestações que também vimos contra mensaleiros e até mesmo pedindo a inclusão de Lula no julgamento, temos que esses grupos estão fazendo exatamente de acordo com o principal objetivo da globo, evidentemente, golpista. Não é diz que diz que da globo, são fatos que mostram a plausibilidade das suspeitas, independentemente do que diz a globo nesse episódio. A sorte do PSOL é a não abrangência da midia alternativa, pela internet, assim, no plano do formalismo da midia oficial, tudo pode bem ser esclarecido a contento. 

        1. “OMITIDO nesse debate todo é

          “OMITIDO nesse debate todo é o que mais esclarece os fatos: o que sabemos do PSOL pela internet. Vimos, sim, no jornal do PSOL, de Plínio A Sampaio, a oferta de bom espaço para organização de verdadeiros baderneiros, bandidos mesmo, a incitar bárbara perseguição a policiais e políticos adversários”:

          Omitindo nao, Nilce!  Ninguem (particularmente os petistas) esta “esquecendo” do radicalismo do Psol, e todos tem toda razao.  Mas voce faz um ponto bom que ja foi feito varias vezes:  o advogado tinha razao pra acusar sem prova!  O que quer que isso signifique, nao eh coisa boa.

          1. Mas nenhum petista pode se

            Mas nenhum petista pode se dar ao luxo de ficar batento tanto na mesma tecla para desfazer algo propagado, levianamente na midia. Você já imaginou se Lula fosse fazer todo esse escândalo para exigir retratação de Tuminha ? E Dirceu, com aquela biografia de alguém que nunca sequer chegou perto dele ? Simplesmente eles confiam que ninguém acredite e pronto, quando não há base para a calúnia ela não pega, cai no absurdo, é o que tem acontecido diariamente com o PT, após o mentirão, esses sim, tem que ser revisto e anulado, pois se chegaram a prender pessoas e ainda cobrar essas multas.

          1. O PSOL inda não fez, mas o

            O PSOL inda não fez, mas o fez o próprio PT do Rio, lançando seu manifesto de solidariedade. Não bastasse, o bobão do LIndenberg ainda foi prestigiar o movimento de apoio de intelectuais, para satisfação da extrema direita, que propaga que o próprio PT está envolvido nisso.

          2. é isso mesmo…

            muitos não percebem que os partidos, a depender dos interesses político do representante local, fazem o mesmo que a mídia faz………………

             

            acredito até que é justamente por ser assim que eles não conseguem fazer nada para melhorar

             

            algumas vezes até beira o absurdo……………………ficamos aqui metendo o malho nos amigos do FHC, por exemplo,

            e eles elogiando ou negando seguimento ao que se noticia na mídia independente ou em livros reveladores

             

            agora eu pergunto: dá para alterar alguma coisa nesse andor?

          3.  A verdade é que tem muito

             A verdade é que tem muito tucano no PT. Falam tanto de Suplicy, mas comenta-se também que Mercadante é o Serra do PT, e esse Eduardo Cardoso, então ? Para mim, miraram muito bem o alvo, esses que estão presos garantiam um alinhamento melhor, estão fazendo muita falta, poderiam prender esses 3 e soltar os que estão presos. Vamos fazer uma proposta de trocarem os reféns ?  

        2. Nilccemar..

          o PSOL andou se banhado em águas turvas e agora paga o preço de ter virado suco..

           

          PSOL se solidariza com petistas perseguidos injustamente

           No CONEB da União Nacional dos Estudantes, no lançamento da Comissão da Verdade da entidade, militantes do PSOL tentaram abafar o grito de justiça por Honestino Guimarães, presidente da entidade assassinado pelo regime militar, com palavras de ordem de “cadeia aos mensaleiros” (foto). Uma vergonha. O PSOL se junta ao Supremo Tribunal Federal, que condenou dirigentes do PT sem provas. O mesmo STF que reafirmou a Lei da Anistia negociada com a ditadura para salvar a pele de torturadores e assassinos. Que aliança vergonhosa!

           

          1. E põe vergonha nisso. Vergonha para o movimento estudantil

            Nunca a história do movimento estudantil tinha registrado um episódio desses antes. Depois vão lá tentar impedir que Bolsonaro entre no prédio onde funciona a Comissão da Verdade daquele modo escandaloso, só para aparecerem, quando na verdade pouco estão se lixando para a Comissão da Verdade, como se vê claramente nessa foto.  

  4. Pena que o Globo não tenha os

    Pena que o Globo não tenha os mesmos “criterios” quando se trata de politicos do PT e da base aliada. Pelo menos eles teleforanaram para o deputado. E publicaram os esclarecimentos que o deputado forneceu. As ilações ficam por conta das “entre linhas”. Se fosse o PT não haveria a mesma “deferência”. É paulada sem ouvir o outro lado … 

  5. O Globo simplesmente colocou

    O Globo simplesmente colocou a nu o PSOL e o Freixo…o relato é límpido….a grita é típica de quem foi pego em flagrante…a tática do ad hominem do Freixo e dos “intelequituais” é suja…

  6. Brincando de democrata

    Já que o direito de resposta – na prática – foi limado da constituição, o sistema agora é assim: o cidadão acusado é defendido por um contratado da empresa de comunicação, e, se for conveniente, faz-se ali um simulacro de contraditório.

    A tentação de aceitar a cooptação política (quando já não a houver) será potencialmente maior por parte do acusado – sem alternativa. A empresa assim também diminui a pressão sobre a discussão da regulamentação dos meios de comunicação.

    Se o processo será sempre ”civilizado” assim? Não.

  7. Na falta de uma noticia

    Na falta de uma noticia concreta um meliante Marinho ira colocar sua tenebrosa teoria em um editorial e pronto !!!!, esta feita a noticia, so nao contavam com uma mobilizacao popular tao grande, novos tempos .

  8. O Globo piscou… mais uma

    O Globo piscou… mais uma vez. E está piscando cada vez mais. 

    Acabou o tempo em que apenas tratorava quem se postasse em sua frente. Prepare-se, pois vai piorar.

    Uma prática recorrente entre os jornais é esquentar a manchete, induzindo o leitor de acordo com a conveniência do jornal. Os muitos leitores que não leem a matéria serão induzidos pela manchete. Muitos dos que leem a matéria notam a disparidade entre manchete e seu corpo. Quando confrontado, o jornal defende-se apenas citando o corpo da matéria.

  9. “Não existem homens acima do

    “Não existem homens acima do bem e do mal. Mas, se existissem, nem eles poderiam ganhar imunidade da imprensa”

     

    Uma lição de hipocrisia! clap, clap, clap.

     

    A menos que Daniel Dantas tenha deixado de ser homem.

  10. Eu acho que o Psol tem

    Eu acho que o Psol tem ligação com os black blocs. Mas até que ponto, e se, principalmente, participa do financiamento, prefiro aguardar as investigações da Policia Civil. A Globo pegou um “fulano disse que beltrano disse” e resolveu jogar o Freixo às feras.  

    O que prova que o candidato dos globais e da gente sofisticada da zona sul juntamente com seu partido não tem as benesses incondicionais da Globo. Isso só o príncipe (da privataria) tem. O que alias desmente a afirmação mais furada do editorial: 

    “Não existem homens acima do bem e do mal. Mas, se existissem, nem eles poderiam ganhar imunidade da imprensa”

    Claro que existem. Eram três. O príncipe (da privataria), o Zé (da privataria) e o Demóstens. Agora só existem dois. Para a Veja ainda são três

    1. Se a questão envolvesse um

      Se a questão envolvesse um petista, no lugar de espaço para defesa e retratação, estariam é fazendo era uma grande investigação jornalítica bem à moda deles e de seu funcionário Joaquim. Já teriam colhido depoimentos de vários inidentificados, implicando petistas, alguns até que receberam do próprio Lula dinheiro e incentivo. 

    2. Eu acho que o PT tem ligação

      Eu acho que o PT tem ligação com o crime organizado. Eu acho que o PT tem ligação com os assassinos do Celso Daniel. Viu? Achar todo mundo acha. Aliás tá mais do que na cara que PT tem ligação com as Organizações Globo. Sempre que um majoritário do partido ganha corre a dar entrevista exclusiva à Vênus Platinada. Mesmo tendo poder é incapaz de peitar a Rede Bobo. E aí?

      1. Se você nadar no sentido da

        Se você nadar no sentido da correnteza, não precisa nem fazer nada, a correnteza o leva ao destino pretendido. Mas, se estiver do lado oposto, todas as forças do universo vão conspirar contra você. A globo está do lado oposto, os tucanos e pseudo esquerdas também, o STF do lado deles e vem dando golpes, todos atendendo aos interesses por trás, que os alimentam, e que estão dando golpes no mundo todo, atrás de mais poder, atrás de petróleo. O poder popular, único que Dilma tem, está sendo questionado, mas estamos lutando, porque não é só poder dela que contestam, mas o nosso.

    3. A esquerda que a direita gosta.

      A ingenuidade dessa esquerda de ipanema não tem jeito. Quando esse pessoal estava no PT eram eles que o Brizola apelidadva de “UDN de macacão”.

      Ganharam cartaz da globo desde a época em que fizeram coro com a farsa do “mensalão”. Quem não se lembra da Heloísa Helena berrando pra lá e pra cá? Sim, ela mesmo que o ACM viu lá que na hora de berrar ela berrava – gostava do papel – mas não hora de votar pela cassação do Luiz Estavão vacilou. Enfim, berrava, berrava, e foi crer que a globo era parceira de “cruzada moral”. Em toda oportuiidade a globo puxa-lhes o tapete mas não aprendem.

      Agara há pouco o RJTV “cobriu” o ato de desagravo ao Marcedlo Freixo, com a presença de “intelectuais, artistas e movimentos sociais…” A reunião de pauta deve ter sido na praia de ipanema…

      1. Em sua carta, ao invés de cobrar da globo que pague os impostos

        Em sua carta, ao invés de cobrar da globo que pague os impostos, como todos nós, que mostre o DARF, veja o que ele cobra da globo, para que detone mais ainda Cabral ” Estranho é O GLOBO não demonstrar tamanho ímpeto editorial quando o assunto é, por exemplo, a comprovada ligação entre o ex-governador em exercício Sérgio Cabral e o empreiteiro Fernando Cavendish.” Perdendo a chance de cobrar que a Globo se manifestasse editorialmente sobre os motivos pelos quais não paga os impostos.

    4. Os radicais de esquerda são

      Os radicais de esquerda são mais unidos…

      Em algumas manifestações isoladas, no começo da passe livre, por exemplo, o apoio dos partidos radicais eram presentes. Na própria autodescrição do MPL, declaram que o apoio vem desde o ínicio. Que aliás há vários militantes, mais de esquerda; Só lembrabdo que o black blocs aqui no Brasil foi importado no 11 de junho – 2013. 

      Antes disso, jamais havia ouvido deles.

  11.  
    É sinal que a máfia vai

     

    É sinal que a máfia vai tentar arrastar a galera Zona Sul que votaria no Freixo para a campanha de uma candidatura que represente “o novo” ( Talvez queiram a candidatura do ator Marcos Palmeira e o Bernardinho do volei numa ampla aliança apoiando a candidatura de Edurina) .

    E a ainda extra oficialmente ainda contariam com uma declaração do Batbarbosa .

     

  12. O PSOL mpstra que pimenta nos

    O PSOL mpstra que pimenta nos olhos dos outros é reFREIXO..simples assim. Atacar mensaleiros e acreditar nesse assunto é mais fácil. Ve se te manca PSOL!

  13. Resposta de Freixo a rede

    Resposta de Freixo a rede globo:

    “Estranho é O Globo não demonstrar tamanho ímpeto editorial quando o assunto é, por exemplo, a comprovada ligação entre o ex-governador em exercício Sérgio Cabral e o empreiteiro Fernando Cavendish. Quantos editoriais foram dedicados ao fato de a empresa de advocacia da primeira-dama ter contratos com concessionárias estaduais? Quantos textos forem escritos sobre as relações entre o governador e Eike Batista?”

    O Jornal do Brasil estranha que, após as contundentes afirmações de Freixo, até o momento o Palácio Guanabara não tenha feito qualquer comunicado que pudesse responsabilizá-lo criminalmente. O que dá margem para se concluir que devam ser verdadeiras suas afirmações.

    Os desmandos, os descasos com o cidadão, as relações nebulosas entre o poder público e a iniciativa privada, e sobretudo as inúmeras evidências de corrupção são os verdadeiros responsáveis pela revolta, pela indignação do povo e pelo aumento da violência. O governo é que precisa de uma UPP, e não os morros. A falta de ética de quem comanda é o pior exemplo que pode ser transmitido ao povo, que ainda é obrigado a enfrentar todos os dias péssimos serviços, sobretudo no transporte, na educação e na saúde. No transporte, passageiros vivem uma rotina de falhas em trens decadentes e superlotados. Na educação, greves de professores mal remunerados pelo governo deixam alunos por meses sem aulas. Na saúde, nem é preciso dar exemplos.

    A corrupção corrói o destino dos jovens pobres. Deve ser muito triste para o jovem da Baixada Fluminense, ou dos nichos de pobreza do país, ver seu poder aquisitivo ficar ainda mais comprometido com aumento das passagens ou com qualquer outra medida do governo prejudicando ainda mais seu já sacrificado dia a dia. Deve ser muito triste constatar que a corrupção compromete seu acesso às necessidades mais básicas, como a saúde, a educação e a segurança. 

    As passeatas parecem já ter sua razão. Pelo que diz Freixo, a passeata está mais do que justificada. O que é preciso mesmo é a prisão dos corruptos e dos corruptores, como aponta Freixo no caso da Delta e de Eike Batista.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador