O grampo no BNDES

Aproveitando o momento, pesquisei também, no acervo digital da Veja, as famosas fitas do BNDES, que revelavam os acertos com Daniel Dantas em 1999. É um documento interessante para os dias de hoje.


Luis Nassif

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é………….e a mídia
    Pois é………….e a mídia comprada finge que isso nunca existiu. É história da Carochinha. Imaginemos se esse diálogo tivesse sido entre Lula e Dilma?
    O Gilamas Dan… desculpe, Mendes mandaria prender os dois, com certeza.
    E a tucanopefelistaria faria o impeachment e o Serra assumiria sem precisar de eleição, porque ele foi candidato em 2002…
    Mas o pior é a cara de pau e semvergonhice do príncipe da sociologia brasileira querendo dar lição de moral pro Brasil.

  2. Esse fhc heim, todos aí no
    Esse fhc heim, todos aí no controle de estados, nos conselhos de orquestras, de fundacoes etc, nao já tá na hora de uma cpi das fundacoes?, desculpe tô forcando a barra.

    quem criou o cancer foi fhc Psdb/demo?, acm neto sumiu?, arthur cachorro doido sumiiu?, agripino que a dona dilma deu uma porretada nele sumiu?, e a briga na herança de painho, o ficaram sabendo que não interessou a ninguem e morreu por aí?

  3. ” TURBINAR VIA BNDES ”

    Não
    ” TURBINAR VIA BNDES ”

    Não mudou nada desde aquela época não ?

    Este BNDES turbina..e turbina..

    em falar em BNDES turbinar ..o que virou a tal operação Santa tereza ? que turbinou um bocado de gente… e fez o relator dep Paulo Piau, do conselho de ética, morrer de vergonha quando viu seus pares inocentaram o dep. Paulinho da força?

  4. Caro Luis

    Toda essa podridão
    Caro Luis

    Toda essa podridão de nossa republiqueta, será o trunfo eleitoral em 2010.

    Quem sair ileso ( que vai ser difícil ), vencerá.

    ” escol sampista, esta tremendo ”

    Tu tá parecendo aqueles professores de academia de artes marciais, que pra cativar o aluno, ensina um movimento por ano. Manda mais, né.

    Abraço.

  5. nassif, essa foi pra arrasar
    nassif, essa foi pra arrasar a turma
    da privatizacao…
    alem do andre lara rezende
    aparece ahi o mendonca
    e -pasmem – o mais sumido de
    todos, o ricardo sergio, pelo que
    me lembro eh aquele que era do
    banco do brasil na epoca e
    intermediou algo aih do negocio…
    Lembro disso por causa de uma
    olhada numas revistas velhas e
    encontrei uma istoeh desse tempo.

    O que mais impressiona agora,
    relendo essa parte ahi, eh
    como o lara rezende trata o
    presidente da republica…

    Quem praticamente dirige a
    conversa e o assunto eh o
    lara rezende…
    Isso eh no minimo antirrepublicano…
    mas eh meramente formal se comparado
    com o que estava sendo feito…

    Eh neste grampo que aparece uma expressao no final dizendo mais ou menos que estavam
    no limite da responsabilidade?

    Se pesquisar na internet vai aparecer todos
    os rolos do governo fhc nesses tempos da
    chamada privataria…

  6. Esse dialogo é muito atual,
    Esse dialogo é muito atual, Se fosse o Lula, já teriamos CPI e pedido de impeanchment. Fico perguntando, o ministro Gilmar Mendes, nessa epoca era o advogado geral? Se fosse, ele participou das reuniões acerca da privatização? Deu algum parecer?

  7. Pelo que sei, a PREVI
    Pelo que sei, a PREVI terminou entrando nessa canoa furada mesmo sem querer, por pura pressão de FHC, um negócio em que, embora o Fundo tenha entrado com a maior parte dos recursos, o comando ficou com Daniel Dantas, uma coisa estranhíssima. A PREVI sofreu diversos ataques criminosos no Governo FHC, chegando inclusive a sofrer intervenção com o objetivo de pilharem 3,5 bilhões de reais a título de imposto de renda, coisa que os fundos de previdência estatais jamais haviam pago, visto que não têm fim lucrativo. O dinheiro foi usado, ao que consta, para fechar as combalidas contas do governo.

    No início do Governo Lula, uma das primeiras medidas de Gushiken foi colocar ordem na casa, ordenando à PREVI que buscasse meios para reverter a situação. Daí os processos que resultaram na destituição do Oportunity do comando do empreendimento. Com isso, ele ganhou inimizades terríveis e teve a reputação assassinada, muito embora não haja, pelo que tenho lido, nenhuma prova contra sua honestidade.

    Infelizmente, a verdadeira e negra história do Governo FHC nós jamais saberemos. Poderemos esperar alguma isenção de “historiadores” como Elio Gaspari?

    O povo percebeu toda a perversidade da era FHC porque seus efeitos extrapolaram os porões e tomaram as ruas: o desemprego, o patrimônio vilipendiado, as greves sufocadas no nascedouro, o salário achatado, etc. coisas que não precisam ser ditas pela mídia, as pessoas sentem na pele.

    Como diria Caetano Veloso em seus tempos de lucidez: quantos tiranos ainda teremos que suportar? É por isso que 2010 me assusta.

  8. Fosse em tempos passados, não
    Fosse em tempos passados, não estaríamos gastando palavras e reflexões após o conhecimento de um diálogo desses. Meus avós simplesmente classificariam isso com uma única palavra: Pilantragem.

  9. Esse país não tem jeito. É
    Esse país não tem jeito. É uma desolação só. Corre por aqui, corre por ali e nada serve. Sarney não sabia nem o rumo do nariz quando assumiu, PSDB e FHC não prestam; Lula, PT e Cia. não prestam; DEM não presta; ninguém presta. Se ninguém presta é porque é assim mesmo. É o clima perfeito para o surgimento de novos paladinos salvadores da pátria… E segue a farça e o populismo. A julgar pela herança histórica, presume-se que qualquer uma que venha não prestará.
    Infeliz povo brasileiro!

  10. A Receita dos
    A Receita dos presidentes

    Sarney, Collor e FHC revelam à ISTOÉ quais conselhos dariam a Lula para enfrentar a crise econômica e falam de governo, eleições 2010 e Barack Obama

    Alan Rodrigues e Sérgio Pardellas
    (..)
    Governo Lula

    Ao seguir o Plano Real, o governo Lula mostrou ser capaz de se adequar às circunstâncias. Ao expandir as políticas sociais, da mesma forma, mostrou sensibilidade e sagacidade. Disso e da capacidade de comunicação do presidente – que todo dia está na mídia – resultou sua popularidade. Quanto à gestão, não creio que seja o forte do atual governo. Para mim, o lado mais negativo da atual administração é seu caráter clientelista e o descaso com o fortalecimento institucional. Este se vê na ingerência partidária na administração pública. Sem falar em uma atitude pelo menos indulgente para com os “companheiros” ou aliados flagrados em práticas administrativas menos recomendáveis. O problema com o PAC é que ele é mais uma “aceleração da comunicação” do que investimento real.


    matéria completa :
    http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2046/artigo123963-3.htm

  11. Foi nessa história aí, do
    Foi nessa história aí, do grampo do BNDES, que começou a safadeza que acabou sendo investigada pela ‘Operação Satiagraha’.

  12. Não é de admirar que os
    Não é de admirar que os resultados dos dois governos tenham sido tão diferentes. O governo FHC faliu o país 3 vezes, e vivia pendurado no FMII, o governo atual se livrou do FMI e conseguiu recordes atrás de recordes.

    Afinal alguma explicação tem que existir para os resultados tão díspares de um governo e de outro. Não há de ser “sorte” ou mera conjunção de fatores internacionais.

  13. Nassif, se você continuar
    Nassif, se você continuar pegando notícias como ‘boimate’ e ‘grampo do BNDES’ lá no acervo digital da ‘Veja’, então creio que eles irão fechar o acervo rapidinho…

    É bom aproveitar enquanto o acervo digital da ‘Veja’ está aberto, Nassif.. Acho que isso não irá durar muito, não…

    Pior do que essas notícias, Nassif, só se o você e o pessoal do blog começar pegar os textos do ‘Chapeleiro Louco’ e do Mainardi e postar aqui para o povo dar umas risadas…

  14. É isso aí…amostra grátis do
    É isso aí…amostra grátis do que estão tentando esconder do povo, acreditando que ainda existe uma pequena chance de voltar ao poder em 2010…mal sabem o que está esperando por eles!
    Do início ao fim, esta foi a realidade do estilo psdb de governar, defendendo interesses de empresários, de banqueiros, de especuladores e acumulando fortunas que agora tentam preservar, via destruição de todas as instituições sérias do nosso país !!!

  15. Uma investigaçãozinha mais
    Uma investigaçãozinha mais apurada nas operações desse sérgio ricardo colocaria um monte de pavão dentro das grades.

    E.T. Notem sempre o mesmo jeito de ser caracteristico de fhc. Dissimulado, em cima do muro, indeciso, no mínimo…..

  16. O fundos de previdencia das
    O fundos de previdencia das estatais e paraestatais são controlados pelo governo federal. No caso da PREVI, o dinheiro é do empregado publico do BB, mas o governo federal é quem controla.

  17. NASSIF

    Tudo isto lembra-me
    NASSIF

    Tudo isto lembra-me aquela música do Jair:

    Deixem que digam que falem
    eu não estou fazendo nada
    você também
    Faz mal bater um papo tão gostoso com alguém ?

  18. Nassif,

    um conhecido meu me
    Nassif,

    um conhecido meu me contou uma história interessante a respeito de um ex-ministro de país africano: o cara, depois de deixar o poder com uma reputação ilibadérrima, viajou para a Europa e visitou uma série de empresas de lá. Não se sabe o que foi fazer, mas voltou (ou teria voltado) de cada uma delas com os bolsos cheios de dindin. Chegou a dizer a esse meu conhecido que o arrecadado era suficiente para comprar uma casa em seu país africano.

    Voltando para Pindorama, lembro que esse príncipe amante dos cifrões, depois que saiu do Alvorada, andou palestrando mundo afora.

    Não me seria nenhuma surpresa se esse príncipe fez o mesmo que o ex-ministro africano.

    Quem sabe, cruzando-se as tais palestras em empresas, com os beneficiários do reinado do príncipe, esses números não digam alguma coisa.

    Talvez as palestras dadas se resumam numa frase :
    “ué rismai buck” (cadê o meu?)

    Só estou supondo – não sei ao certo – e posso estar enganado …

    A grande vantagem destas “palestras” é que tecnicamente elas não são corrupção .

  19. Imagine, se ,o intelocutor
    Imagine, se ,o intelocutor principal, fosse “o” metalurgico.
    O irmão,entre o ingênuo e oligofrênico ,pedindo “dois pau pra eu”,quase derruba o governo…
    Comparem currículos e gravações!

  20. A Nassif, voce vai lembrar de
    A Nassif, voce vai lembrar de cada acontecimento dessa República…..
    A pior, coisa que pode acontecer a um político que não se saiu bem na sua administração, por motivos próprios, é continuar a aparecer na mídia, com notas, conselhos, palpites e até demissões de outros, por conta de interesses políticos.
    A era FHC já acabou há muito tempo e o responsável pelo período, finge que não percebeu. Ele quer continuar no noticiário, do lado positivo, com todo o seu legado, e fazendo o que faz.
    Imagine se a partir de agora, Bush resolver comentar sobre o governo Obama. O que ele pode dizer que tenha credibilidade.?
    Acho que não fará isso. Parece que lá fora, eles tem um pouco mais de vergonha.Sdc

  21. O papel do GM na privatização
    O papel do GM na privatização da Telebrá foi de conseguir que todos os processos, liminares, etc, fossem direcionado para uma unica vara federal que julgaria, lógico a favor do grupo. Naquela epoca pipocaram ações contra privatização em muitos estados do Brasil e este foi o grande feito do Gilmar Mendes que lhe valeu a simpatia do grupo e posterior indicação para o STF.

  22. Se eu morasse em BSB,
    Se eu morasse em BSB, organizaria manifestações em frente ao STF, duvido se não ia aparecer na TV. Com faixas com frases simples e claras, contra esse pilantra, que hoje ocupa o posto de Pres. do STF

  23. Andrezinho “Currency Board”?
    Andrezinho “Currency Board”?

    Nassif,

    Se não me falha a memória…esse não é aquele que queria nos transformar em vassalos do Dólar???

  24. Tava no ar a raiz do
    Tava no ar a raiz do problema, mas ao vivo e em cores é estarrecedor. Se não rolar é porque Lula e FHC resolveram fazer a ciranda da troca de cadeira do poder.
    Antes que chamem o síndico, confio no presidente, com um nó na garganta por conta do Paulo Lacerda.

  25. Ciosas do PSDB: O Azeredo em
    Ciosas do PSDB: O Azeredo em Mg fez coisa identica,VENDEU UM TERÇO DA CEMIG PARA OS AMERICANOS E ELES É QUE MANDAVAM.A SITUAÇÃO SO CONSERTOU QDO O.ITAMAR ASSUMIU O GOVERNO DO ESTADO E COLOCOU A SUCIA PRA CORRER.

  26. Claro que Lula não sofreria
    Claro que Lula não sofreria um processo de impeachment por algo assim, não se iludam…não foi o mesmo que sabia de compra de votos na Camara e no senado e não fez nada?não é o mesmo que, segundo duda mendonça, teve sua campanha abastecida por marcos valério em 2002?Nada disso fez com que a oposição pedisse impeachment de Lula. Em verdade, o PT sempre foi mais fiscalizador que tucanos e demos. Se no Governo FHC fosse escancarado um esquema tão bem montado como o mensalão, 100 mil pessoas(sindicatos, PT e mst) iriam a brasilia exigir que ele saísse.

  27. 25/01/2009 – 08:57
    Enviado
    25/01/2009 – 08:57
    Enviado por: Adriana

    Querida Adriana, entendo sua revolta com as tramóias do Brasil, mas querer comparar mensalão do Roberto Jefferson, o Bob, que movimentou em torno de R$40 milhões para abastecer o caixa do PT e as falcatruas da privataria do fhc é de uma inocência que com o tempo a senhora ou senhorita deverá compreender…

  28. E o resultado desse ‘grampo’
    E o resultado desse ‘grampo’ foi uma investigação para apurar quem fez a gravação e só. Alguma semelhança com a operação Satiagraha?

  29. A PF virou uma polícia
    A PF virou uma polícia política, claro que não de agora, mas agora o que estamos vendo, em todas as instâncias governamentais, são como sempre, mudam-se os homens, mas a chibata continua a mesma, aumentou apenas a ração. So que agora se enche até cuecas, e o Marcos Valério, o Jose Dirceu, o Genuino….

    Nós estamos vendo o país perdendo a honra, as instituições se desviarem de suas atribuições precípuas, a drenagem dos recursos produtivos por ações governamentais, a desmoralização do Regime Democrático, As Porcarias antes Cortadas, avançarem ad finitum, e o que estamos descutindo é grampo telefônico que a toda hora acontece no mundo policial.

    Basta ligar televisão ou ler os jornais, que ouvimos e vemos estampados a PF, fez a operação alfa, gama,beta…nhui, mhui e etc… Os factoides estão dominando o país e as intelegências sucumbindo a lama.

    Nós ainda estamos fazendo apologia a redenção da pobreza, mas será que o que estamos vendo, não é a ascenção e a consagração da ignorância?

    Falou….

  30. Adriana, o esquema montado em
    Adriana, o esquema montado em redor de Fernando Henrique, se fosse divulgado, deixaria o Mensalão parecendo uma traquinagem de crianças.

  31. Claro, supõe-se então que o
    Claro, supõe-se então que o mega-esquema de corrupção de FHC não foi divulgado, porque o ex-presidente tinha nas suas mãos a mídia, os poderosos, etc. Mas eu acho extremamente simplista essa análise que do lado de Lula estão os pobres, e do outro a elite que não suporta o presidente. No meio que vivo conheço pessoas ricas, cultas, que estão com ele. Na verdade, é fato que antes de Lula assumir a maior parte dos intelectuais brasileiros estava com ele,haja visto sua famosa “equipe” na eleição de 2002. Meus professores na universidade na época estavam engajados na causa petista. Mas parece que a maioria deles foi esquecido na própria montagem do governo, muito mais político do que técnico.Então, não entendo motivos de acharem que Lula é perseguido, creio que ele é perseguido na mesma medida que FHC foi perseguido por movimentos de “fora fhc” desde 1995 pela cut, pc do b e boa parte do pt. Então, percebam que, em verdade, não há perseguição, há oposição, até muito branda comparada com os anos dos tucanos.

  32. Foi depois dessa que o Previ
    Foi depois dessa que o Previ e o City entraram pelo cano. Foram anos de prejuizos porque os lucros da Brt(?) foram usados para compra de favores, votos, politicos, aluguel/compra de jatinhos para uso de politicos, etc. E o pior é que depois desse acerto final, o Previ e o Citi não poderão mais brigar para recuperar os prejuizos.

  33. Entendo que o aprofundamento
    Entendo que o aprofundamento ou não das investigações das denúncias não se deve apenas à postura da imprensa em relação ao ocupante da Presidência. Sem dúvida, a existência de um engavetador-geral foi um grande diferencial do governo FHC. E também há o apoio da bancada parlamentar, bem coordenada. No caso do grampo do André Lara e FHC, a abertura de CPI foi barrada no congresso.

    Passados todos esses anos de imprensa implacável contra o governo Lula, sendo o último episódio o escarcéu que fizeram com o suposto grampo da conversa entre GM e Demóstenes Torres, não dá pra imaginar que esse grampo do André com o FHC não gerou maiores problemas para seu governo. E não foi o único grampo. Também teve aquela gravação da compra de votos para a emenda da reeleição.

  34. Faustino (12:17)

    ” Segundo a
    Faustino (12:17)

    ” Segundo a Mariazinha, a Isto É, que há anos não leio, está tentando ser pior do que a Veja.”

    se referia ao meu comentário das 20:01 de ontem :

    “A Receita dos presidentes

    Sarney, Collor e FHC revelam à ISTOÉ quais conselhos dariam a Lula para enfrentar a crise econômica e falam de governo, eleições 2010 e Barack Obama

    Alan Rodrigues e Sérgio Pardellas
    (..)
    Governo Lula

    Ao seguir o Plano Real, o governo Lula mostrou ser capaz de se adequar às circunstâncias. Ao expandir as políticas sociais, da mesma forma, mostrou sensibilidade e sagacidade. Disso e da capacidade de comunicação do presidente – que todo dia está na mídia – resultou sua popularidade. Quanto à gestão, não creio que seja o forte do atual governo. Para mim, o lado mais negativo da atual administração é seu caráter clientelista e o descaso com o fortalecimento institucional. Este se vê na ingerência partidária na administração pública. Sem falar em uma atitude pelo menos indulgente para com os “companheiros” ou aliados flagrados em práticas administrativas menos recomendáveis. O problema com o PAC é que ele é mais uma “aceleração da comunicação” do que investimento real.”

    Faustino respondendo:

    O lado comico do meu post é a gravação do FHC e Andre Lara Rezende ao lado deste “CONSELHO” dado ao presidente Lula , que é de autoria de Fernando Henrique Cardoso !!

    Só rindo não é ?

    bacho

    abs

  35. A gente tem o hábito de
    A gente tem o hábito de pichar um bandido depois que ele “paga a pena” e sai da cadeia, mas tem o mau hábito de esquecer de pichar o mau político depois que ele sai do poder.
    O CNJ deveria fazer propaganda para mudar esta incoerência da cultura brasileira.

  36. Pois é, mais clientelista do
    Pois é, mais clientelista do que Fernando Henrique, nunca vi.

    Muita cara de pau a dele em dar CONSELHO para o presidente nestes termos.

  37. 25/01/2009 – 08:57
    Enviado
    25/01/2009 – 08:57
    Enviado por: Adriana

    O mensalão é fato, mas foi alimentado por Daniel Dantas via Marcos Valério. Este mesmo Daniel Dantas que adquiriu as teles por interferência direta de FHC “no limite da irresponsabilidade”.

    Caso idêntico ao mensalão foi acompra de votos de parlamentares para garantir a reeleição de FHC. De onde veio a grana ninguém sabe.

    Até aqui FHC e LULA estão empatados.

    Vamos ao desempate com os seguintes escândalos:
    caso SIVAM=FHC
    privataria da VALE=FHC
    PROER/CACCIOLA=FHC
    VENDA DE TÍTULOS PÚBLICO POR 1 ADQUIRIDO 200=FHC

    Quer mais? Na próxima.

  38. 25/01/2009 – 08:57
    Enviado
    25/01/2009 – 08:57
    Enviado por: Adriana

    Adriana,
    Sabe por quê estão tentando minar a operação SATIAGRAHA? É porque nela está a chave de todas as falcatruas de FHC, GILMAR MENDES et caterva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador