Categories: MídiaPolítica

O Guardian e o pedido de Lula ao Irã

Nassif, saiu no R-7 que o The Guardiam informou que iogoverno Iraniano pode atender o pedido do presidente Lula sobre a mulher condenada a morte por apedrejamento.

Do R7

Jornal britânico diz que Irã pode atender pedido de Lula sobre condenada à morte

Sakineh Mohammadi Ashtiani foi condenada à morte por apedrejamento 


O jornal britânico The Guardian informou em sua manchete na versão online que o Irã dá sinais de flexibilizar sua posição em relação ao caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, a iraniana condenada à morte por apedrejamento. A mulher, de 43 anos, foi condenada por adultério, que é considerado crime no Irã.

AposA posição iraniana parece mudar, informou o Guardian, após o pedido de Lula para que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, permita que o Brasil receba Sakineh. Para o Guardian, o fato de as autoridades iranianas terem moderado o tom com os familiares da mulher e de que a imprensa oficial relatou o caso pela primeira vez no país, via a agência oficial Fars, são sinais de que ela pode ter sua vida poupada.

Sajad, filho de Sakineh, se mostrou esperançoso ao Guardian após o discurso de Lula.

– Eu não acho que o Irã pode ignorar o Brasil tão facilmente como ignorou outros países. É muito importante que o Brasil, um dos aliados mais significantes do Irã no mundo, tenha oferecido refúgio para a minha mãe.

Ele disse esperar que a Turquia, que também tem crescente i

influência com o Irã, se junte ao coro internacional para salvar a vida de Sakineh.

– Nenhum país do mundo tem o impacto que o Brasil e a Turquia têm com o Irã agora. Estes dois países podem salvar a vida da minha mãe.

Sakineh foi condenada em 2006 por ter “relações ilícitas” com dois homens e recebeu 99 chibatadas. Um tribunal do país adicionou à sentença posteriormente “adultério enquanto casada” e a sentenciou à morte por apedrejamento. Ela também foi inicialmente processada pela morte do marido, mas foi absolvida pela Justiça.

Lula sinalizou a possibilidade de intervir no caso no último sábado (31), em um discurso em Curitiba.

– Apelo ao líder supremo do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que permita ao Brasil conceder asilo a esta mulher.

A ação ocorre dias depois de críticas ao presidente por não atender aos pedidos da campanha Liga, Lula, que recolhe apoio na internet para que o brasileiro ligue para Ahmadinejad e interceda pela iraniana Sakineh Mohammadi Ahstiani, de 43 anos, e mãe de dois filhos, condenada a morrer pelo apedrejamento pelo crime de adultério.

Lula conseguiu em maio um acordo de troca de combustível com o Irã e por isso foi apontado como alguém que poderia conseguir ajuda para a mulher.

O presidente também ressaltou na ocasião que não era função do presidente realizar este tipo de ação e destacou como o Brasil ajudou a libertar a professora francesa Clotilde Reiss em maio.

Em 11 de julho, a Justiça iraniana suspendeu temporariamente a condenação. No entanto, o destino da iraniana ainda pode mudar a qualquer momento.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, chegou a ligar antes do anúncio da suspensão provisória da pena para o ministro da mesma pasta do Irã, Manouchehr Mottaki, para tentar convencê-lo de que ir adiante com o apedrejamento de Sakineh apenas iria atrair mais críticas ao Irã.

Ela divulgou uma carta nesta semana dizendo que tem medo de morrer, publicou a rede CNN no último sábado.

” O dia no qual eu recebi a sentença de apedrejamento foi como se eu tivesse caído em um buraco profundo e perdido a consciência. Muitas noites, antes de dormir, eu penso como alguém pode se preparar para jogar pedras em mim, em mirar o meu rosto e as minhas mãos”, escreveu a mulher, de acordo com seus advogados.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Sucessor de Salomão na Corregedoria do CNJ é definido, em meio ao julgamento de Moro e Hardt; saiba quem é e o que esperar

Salomão deixará a Corregedoria em agosto, após ter concluído a correição extraordinária, um feito histórico…

44 minutos ago

As invisíveis (2), por Walnice Nogueira Galvão

Nas artes o panorama não é mais animador. No Louvre há 35 mil obras de…

56 minutos ago

Da articulação ao desespero do financismo, por Bruno Alcebino da Silva

Desafio de conciliar interesses opostos tem se mostrado cada vez mais difícil, à medida que…

1 hora ago

Moraes não vê crime em estadia de Bolsonaro na embaixada da Hungria

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, apontou o ministro do Supremo…

2 horas ago

A transformação nos sistemas de proteção social do Leste Asiático, por Pedro M. R. Barbosa

Dos choques econômicos se desdobraram as transformações impulsionadas nos sistemas de proteção social a partir…

2 horas ago

Como o dinheiro sai do SUS para os cofres da Globo, por Luís Nassif

O lucro da Globo saiu das taxas pagas pelo BC, compensadas por cortes nas despesas…

3 horas ago