O jornalismo da Record

Do Grupo de Mídia da Comunidade do Blog

A TV Record faz um Jornalismo Independente?

* Posted by Jair Alves

Sim e não! Mas, isso nem parece ser o mais importante, conta a seu favor ter em seu quadro de funcionários ao menos cinco jornalistas-repórter, tidos como “donos do próprio nariz” (Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha, Carlos Dorneles, Rodrigo Viana e Celso Freitas), além de ser a única Rede não endividada no mercado financeiro. É provável que resida nesse último componente à resposta para outra pergunta, aí sim mais importante: a TV Record faz o melhor jornalismo para a Sociedade Brasileira? (continua)

Luis Nassif

113 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente, para a mim a
    Sinceramente, para a mim a Record News é bem melhor que suas concorrentes, inclusive, as de TV por assinatura. Bem mais plural.

  2. Claro que não é isento o
    Claro que não é isento o jornalismo da Record, mas, os jornalistas que ela tem fazem a diferença e deixam o jornalismo das outras longeeeeeeeeeee.
    A estrategia do Bispo Macedo lembra-me a da Folha na decada de 70, quando resolveu derrubar o Estadão do pirmeiro lugar, utilizando-se para isto de um jornalismo mais isento e mais à esquerda, com jornalistas do nivel de um Kotscho, por exemplo.

  3. se voce reescrever a frase:
    se voce reescrever a frase: “a TV Record faz o melhor jornalismo para a Sociedade Brasileira?”

    dessa forma: “a TV Record faz o menos pior jornalismo para a Sociedade Brasileira?”

    Responderiamos sim.

    Depois de ter dado gancho ao Boris, essa emissora perdeu qualquer credito q poderia ter na sociedade.

  4. Particularmente, não acredito
    Particularmente, não acredito que jornalistas comp PH Amorim e Azenha sejam isentos (basta ver o site do primeiro). Os outros jornalistas mencionados … nem os conheço.

    O jornalismo da rede Record é uma cópia (mal feita) do jornalismo da Rede Globo. Os jornalistas desse canal, se, de fato isentos, deveriam fazer reportagens sobre o charlatanismo dos ‘bispos’ da igreja universal, que dentre outras coisas, fazem apologia à cura de Aids em seus templos (mediante pagamento de dízimo e contribuições financeiras ‘voluntárias’).

    Aliás, os jornalistas da rede record são, indiretamente, pagos com o dinheiro oriundo dos fiéis desta seita, cujos programas de TV são a principal fonte de receita da emissora.

    (…)

    A Record já é auto-suficiente.

  5. Jamais devemos confundir alho
    Jamais devemos confundir alho com bugalho. Os jornais da globo são direcionados contra a realidade, a favor daqueles que eles pensam que o favorecerão no futuro, tirando a globo da crise, criada por ela para aterrorizar o povo brasileiro. Nota zero para a Globo. O jornal da Record até os meus netos assistem, é leve, solto e verdadeiro. Tem poucos economistas de plantão. Nota dez para a Record em toda a sua programação. A Globo não nos serve nem como despertador, para não acordarmos aterrorizados.

  6. É uma ponta de 1 Grupo
    É uma ponta de 1 Grupo Financeiro…
    Logo, em curto espaço de tempo, estará mais claramente à serviço do dono (não conseguiu eleger Marcelo Crivella dessa vez…)
    O problema não são os “jogadores” e sim as regras do jogo !
    O Sistema Político está podre, senhores !!
    Ele, hoje, serve p/ os Grupos Financeiros patrocinarem sua bancada em nível estadual e federal. E seus “políticos” legitimarão seus interesses assim que assumirem seus postos, nas Assembléias Legislativas e no Congresso !!
    É muito simples!!
    É aqui que nós perdemos a luta do BEM contra o MAL !
    É assim que a Amazônia será devastada e nada efetivo será feito !
    SOLUÇÃO :
    -Concurso Público p/ Deputado Estadual/Federal/Senador……………..
    (acabo de postar esse “discurso” no assunto de hoje do Gilmar Mendes : http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/01/07/as-duas-faces-do-supremo-gilmar/ )

    Att.

    Martin

  7. Nassif:
    Acredito que o
    Nassif:
    Acredito que o jornalismo ainda não é o melhor para a sociedade, mas breve virá a sê-lo, basta fazer algumas modificações nos seus horários e também nos apresentadores e repórteres. Vejo por exemplo, a reporter Cristina Lemos faz tudo ou quase tudo que a Delis Ortiz (Até as expressões faciais)faz, enquanto a Adriana, no dia que for ela mesma, será em dúvida uma grande ancora. Quanto ao fato do fanatismo relogioso, não devemos nos esquecer que pior do que fanatismo religioso, é fanatismo por poder, que é o caso da Globo, que se aliaria até ao diabo para não perdê-lo.

  8. dUVIDO MUITO DESSA
    dUVIDO MUITO DESSA INDEPENDÊNCIA, MESMO PORQUE ESSES PROFISSIONAIS DE RECONHECIDA POSTURA ÉTICA NÃO ASSUMEM POSIÇÕES FUNDAMENTAIS DENTRO DO JORNALISMO DA TV RECORD. A EXEMPLO DO PHA, QUE EM VEZ DE DESENVOLVER A ATIVIDADE QUE LHE É MAIS APROPRIADA (JORNALISMO POLÍTICO E ECONÔMICO), APRESENTA UM PROGRAMA DE VARIEDADES QUE NÃO INCOMODA NINGUÉM.
    MAS É COMPREENSÍVEL. TODOS NÓS TEMOS NOSSOS MICOS A PAGAR.
    AINDA ASSIM, PARABÉNS, PHA POR ESSA TRINCHEIRA QUE É SEU BLOG.

  9. Gosto muito da tv record,
    Gosto muito da tv record, seu jornalismo não tem o rabo preso, e uma tv com cara de nova.Percebo que no jornal da noite.faz a notícia e argumenta em cima na hora sem olhar o que esta escrito.Muito diferente da globo, onde tem 2 bonecos que falam olhando o que roda , esqueci o nome.

  10. O que me entusiasma na Record
    O que me entusiasma na Record é a gana que ela tem em desbancar a Globo. Para quem sofre há décadas com o reinado dos Marinhos, vendo-os influenciando a classe mérdia, fazendo a cabeça de emergentes, caluniando adversários políticos, bajulando banqueiros, fazendo um Jornal das 8:00 hs insuportável, saber que uma outra rede de televisão disputa a primazia das audiências, com chances reais de sucesso, é animador.

    A Olimpíada de Londres, monopolizada pela Record, vai ser um evento que poderá significar uma virada. Para sustentá-la é necessário que a Record consiga o futebo brasileiro, mas isso depende também da CBF.

  11. Acho que não.

    Faria
    Acho que não.

    Faria diferença se ela(Record) fizesse um jornalismo totalmente oposto ao da platinada, pior ainda copia a dita e normalmente faz mal feito.

    Uma faz plim pim e a outra dim dim rsrsrsrsr

  12. Deixei de ver o jornal
    Deixei de ver o jornal nacional ano passado. Optei pelo jornal da Record por sentir que há mais matérias condizentes com a realidade brasileira, acho mais leve, dinâmico. Os jornalistas citados sao exemplo de bons profissionais da mídia, gente que nao se vende (muito embora eu nao concorde sempre com eles, principalmente com o PHA) Qto. a ser o canal do bispo, eu nao sou evangélica, mas creio que só o fato de haver opcao além do JN já é um alento. Na verdade me informo mais na internet do que em qlqr outro veículo de comunicacao.

  13. Karl Zimmermann, para se
    Karl Zimmermann, para se atingir o nível de isenção jornalístico almejado por você, entre a Rede Record de televisão e a Rede Globo, é necessário que os jornalistas desses dois canais de televisão tenham – além das prerrogativas que têm hoje os membros do judiciário e ministério público, como vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos – seus salários pagos pela rede concorrente. Explico-me: além das prerrogativas acima, a rede Record pagaria os salários dos jornalistas da Globo e a Globo dos jornalista da Record. Isso vale também, para tudo que tenha o binômio concorrência x isenção.

    Edmar Melo

  14. Nassif, senhores(as), bom
    Nassif, senhores(as), bom dia.

    Jair Alves. Lembrando-se? Parabéns pelo excelente tema proposto. Li todo o texto lá na comunidade e a discussão que se iniciou. Lamentavelmente por falta de tempo tive de sair de lá.
    É por demais oportuno discutir a ascensão da Record, independente dos patrulhismos que conhecemos , bem assim elaborar uma sadia discussão acerca da competição e competência nessa seara, os motivos da queda permanente da Globo, ainda que com algumas ilhas de excelência, mas em contínua queda. Comungo dos mesmos pensamentos que li em seu texto completo sobre as bases de sustentação e crescimento da Globo no passado.
    Bom para todos nós que subsista concorrência nessa forma de mídia, tão popular, tão formadora de opiniões. Em país algum do mundo onde exista uma rede de TV absolutamente líder, concentrando grande parcela das receitas publicitárias, existe democracia plena.
    Record, SBT, Band têm realizado grandes esforços.
    Parabéns pelo tema. Continuo aqui pelo RJ na nossa guerra.
    Abs.

  15. É claro que a pluralidade é
    É claro que a pluralidade é sempre bem-vinda. Desde quando foi inaugurada eu acompanho diariamente a Record News, no geral acho o jornalismo bom porém as vezes eles exageram, basta lembrar da cobertura feita no caso Eloá. Para mim, ficar vários dias direto transmitindo ao vivo o que estava acontecendo do lado de fora do apto além das entrevistas com o sequestrador, foi um exagero puro jornalismo sensacionalista que nada contribuiu para melhor informar o telespectador. As demais emissoras fizeram o mesmo eu sei, cito o caso apenas para contrabalancear a análise posta.

  16. Dizer que o jornal da Record
    Dizer que o jornal da Record é Cópia do jornal da Globo, é falta de entendimento do que está falando. Na questão de como são abordado os assuntos são ABSOLUTAMENTE DIFERENTES, talvez até por ser a anti-globo, não sei, mas de fato o jornal da Record é mais idependente, disso não há dúvidas.

  17. Não sei se faz um jornalismo
    Não sei se faz um jornalismo independente- com certeza não o faz. Mas o simples fato de fazer contraponto ao consenso das demais Redes já é muito significativo.

  18. olha, gosto do PHA, mas não o
    olha, gosto do PHA, mas não o considero isento, o Celso Freitas, nada contra ele, mas a função dele não permite opinar, ele apenas apresenta a noticia, de forma exemplar mas somente isso, portanto ele ser ou não dono do proprio nariz não pode ser provado.

    Nassif, você acredita mesmo que a Record esta independente da IURD? acho que a forma como catolicos são apresentados na emissora deixa claro o nivel de independencia da emissora!

  19. O ideal que a Band fosse uma
    O ideal que a Band fosse uma alternativa
    Mas a Band, do esporte ao jornalismo, é a cara de São Paulo, com sotaque de São Paulo, não consegue ser plural.
    è uma pena, poderia ser uma ótima opção.

    gas.

  20. Há algum tempo neste blog em
    Há algum tempo neste blog em um post que tratava da importância da Rede Brasil para o governo Lula, eu disse que para o Lula mais importante era a Record News e continuo achando isso.

    Não tenho tv paga e assisto quase que diariamente a Record News desde que entrou no ar, de um modo geral gosto do que vejo seja pelo formato ou conteúdo. Neste tempo a única linha editorial que percebi é que assuntos relacionados a criança e pedofilia tem um destaque diferenciado na cobertura jornalística. Só não sei se tem a ver com os problemas da Igreja Católica com este último tema.

  21. Tenho acompanhado o
    Tenho acompanhado o amadurecimento do Jornalismo da Rede Record e pelos menos para mim é o mais correto e o mais isento,tanto que quando quero ver o tanto que a Globo manipula certas notícias,isso quando não esconde,vejo lá primeiro e depois na Record,inclusive já citei isso em alguns comentários meus postados aqui.Na Band os apresentadores tem a triste mania de fazer comentários após certos fatos,não que não tenham o direito,mas pelos menos deveriam respeitar a inteligência do telespectador porque nem todos são alienados ou idiotas.Um exemplo?Quando da inventada epidemia da febre amarela,o apresentador,vou evitar citar o nome, acrescentou depois de ler uma matéria sobre o assunto,”enquanto isso Lula está passeando em Cuba”.Queria ele que o Lula fizesse o que?Primeiro o Ministro já tinha falado em rede nacional que não existia a tal epidemia e segundo,será que ele queria que o Lula entrasse na do PIG,alarmasse ainda mais a população ou então fosse para os postos vacinar os que caíram no conto? A Record só tem um senão, o Brito Junior,como fala certas besteiras no ar depois de ler algumas “notícias”.Acredita ser expert ou especialista em tudo.

  22. Olá,
    A Record não está
    Olá,
    A Record não está endividada? Claro que não. Com a verdadeira lavanderia que fazem da grana da IURD não dá para se endividar emsmo. Pesquisem lá quanto que a IURD paga pelos horários que “compra” da Record nas madrugadas e quanto que ela paga para as outras redes pela mesma retransmissão.
    Quanto à “isenção” dos citados, vamos ser justos: é mais ou menos igual à isenção dos seus correlatos globais né?
    [ ]´s

  23. A pergunta é pertinente, o
    A pergunta é pertinente, o termometro é que é o problema porque tem vários leitores. Muitos comentários falaram em isenção.Bom, para mim isto é um divertimento filosófico.Não existe essa isenção, existem opniões jornalísticas mais ou menos permeáveis ou provocadoras do debate. Por isso a palavra independente é melhor no caso. Mas independente de que? Do status quo da mídia dominante? Se se olhar o modelo de jornalismo que parece ter sido adotado, que agrega jornalistas cheio de opiniões próprias e de preferência nenhuma isenção, é um jornalismo mais independente sim. Talvez a forma, como comentaram alguns, ainda copia a conconrrência, o que não deixa de ser um denodo. Mas no conteúdo está batendo a concorrência justamente por esta independência. Fazer matéria contra o bispo não é necessáriamente passaporte de independência, o comentário beira o lugar comum.Talvez, se a Record tiver uma administração profissionalizada e independente num modelo de transparencia empresarial até isto venha a ser possível mas mais importante que azucrinar o bispo é a transparência. É como disse o nassif, mais do que a prisão do dantas, o modelo que ele revelou, em parte, do banditismo do “colarinho sujo” é mais importante até do que vê-lo trancafiado por 100 anos em vez de 10. Acho sim que num certo sentido, não fosse a lama que é o resto da programação da tv aberta no Brasil com raras exceções, a record tem um jornalismo mais independente.

  24. Assisto muito pouco tv
    Assisto muito pouco tv aberta. Maldosamente a net tirou a recordnews da grade. Parece que os programas de debates por lá são mais ricos em conteúdo.

    O fato positivofoi a emissora ter contratado jornalistas como Azenha e Dorneles que não eram considerados, assim como outros, confiáveis ao padrão Ali Kamel.

    Coincidência ou não Carlos Dorneles sumiu da programação global após lançar o livro “Deus é inocente, a imprensa não”. Esse livro fala, entre outras peripécias, de como a mídia pavimentou o caminho de Bush no Iraque e Afeganistão.

  25. Não acredito em em jornalismo
    Não acredito em em jornalismo que é patrocinado por grandes corporações. Talvez, como já comentaram antes, o jornalismo da Record seja o menos pior dentre os praticados pelas grandes redes.

    O melhor jornalismo hoje é feito dentro da internet

    PS: admiro muito a coragem do PHA, mas não entendo muito o comportamento dele diante de certas situações. Ele é muito passional. Um grande exemplo foi a postura dele diante da eleição para prefeito do Rio de Janeiro. Apoiou abertamente Eduardo Paes contra Gabeira. Agora está baixando o cacete no prefeito eleito. A postura de um jornalista isento seria mostrar quem era cada um dos candidatos e as forças aglutinadas em torno das candidaturas.
    Eduardo Paes é uma coisa horrorosa, um político sem ideologia, sem princípios. Gabeira tem uma história melhor, mas era apoiado pelo que há de mais conservador na política carioca.
    Era isso que ele deveria ter mostrado, ao invés de apoiar incondicionalmente um candidato.

  26. Aparentemente parece que está
    Aparentemente parece que está melhor que a globo, principalmente com a record news, que é muito boa. Nos próximos anos ela deve entrar firme nos esportes, brigando com a globo. Agora, cá entre nós, não da pra confiar no tal do Edir Macedo né ?

  27. A rede Globo segue o modelo
    A rede Globo segue o modelo de alienação americano que tem na rede FOX o seu exemplo maior.
    Não existe pluralidade, somente são permitidas as correntes de pensamento único. Não há contra-ponto.
    A Record assemelha-se mais ao que se espera de um tele-jornal, isso em todos os aspectos e nos dois canais (Record e Record News).
    Porque será que o JN termina todo dia com aquela estorinha do “Brasil Bonito” e outras afins. Pura alienação.
    Em relação a Band depois que declarou o seu apoio a candidatura do Serra perdeu credibilidade. Ainda ontem mostrava uma reportagem sobre a violência na Bahia, com direito à questionamento ao Secretário de Segurança e ao comentário indignado do Boechat. Engraçado, não que não deva mostrar, mas que diferença com os estados governados por tucanos (SP, MG, RS, PR). Repararam como não há violência, problemas de saúde, greves, alagamentos e outras misérias nas capitais desses Estados.
    Belo Horizonte e P. Alegre será mesmo que ainda existem?. Quando faz-se necessário mostrar como ontem no jornal referido, a Band noticiou os problemas de saúde em Brasilia, numa reportagem dúbia em que jogava nas entrelinhas a culpa no Governo Federal. Porque não entrevistar o Secretário de Saúde do Distrito Federal?
    Estranho que após 2004, mazelas só existem nos Estados do Pará e da Bahia, com nome e identidade é claro do PT. Isso é jornalismo seletivo, assim como já faz parte de sua doutrina a ética seletiva.
    O Canal Livre é o exemplo claro do que se transformou o outrora independente jornalismo da Band.
    Aproveitando o post sobre TV / Jornalismo:
    Tenho assistido pouco TV aberta. Também com essa manipulação explicita de de todos e quaisquer fatos…
    No entanto, não acompanhei neste tipo mídia nem em alguma outra qualquer manifestação ou nota oficial de entidades, congregações, associações e afins da comunidade judaica-isrelita, que senão de repudio pela situação em que se envolveram seus pares, pelo menos quanto a sua posição e dando explicações ao resto do Brasil.
    Afinal são uma das comunidades mais unidas a ponto tal de não aceitar ninguem a não ser deles enterrados em seus cemitérios.
    Aonde andará aquele rabino chegado numa gravata alheia ou seu preposto que ainda não se manifestou?

    Também poucos jornalista de origem sabidamente judaica manifestou-se, alem daqueles da direita reacionária quaisquer condenção ao ato terrorista.

    Aliás vocês viram Boris Casoy gritar com a aquela mascara de indignação que : “Isto é uma vergonha”
    Casoy, que sempre terminava o seu Jornal da Record com uma historia / reportagem sobre o sofrido povo de Israel e sempre com viés favorável a este.

    Se alguem viu alguma destas manifestações me corrija por favor, e se assim sendo, peço desculpas antecipadas.

  28. Claudio
    O jornal da globo é
    Claudio
    O jornal da globo é cópia dos jornais televisivos americanos, inclusive .no cabelo e nas roupas, e na fala tb.Nada se cria tudo se copia Lavoisier.

  29. Os telejornais da Record,
    Os telejornais da Record, Rede TV, SBT, etc. apenas pautam as “grandes notícias” do dia que são dadas pela Globo, Uol, etc. Ontem por exemplo estava assistindo o jornal da madrugada da redeTV e a notícia sobre os culpados da cratera do metrô foi exatamente igual a dada pela Folha e Estadão: nem uma culpa para o governo ou secretarias de obra de SP..

  30. O unico noticiario que eu
    O unico noticiario que eu sentia realmente ser diferente dos demais era o da TV cultura ( jornal das dez, me parece era o nome…)

    Os outros se parecem muito, e todos buscam a padrão globo, para o bem ou para o mal.

    Quanto ao preconceito contra a Record alegado pelo autor como sendo de origem religiosa, sei não…
    Acho que entra aí a relação “religião/dinheiro” adotada pela IURD.

    Eu, pelo menos, nem, me lembro ( salvo raraos episódios) que a Record é de uma igreja.
    Mas não esqueço como essa igreja obteve meios para adquiri-la…

    Agora, a “catalogação” de jornalistas pelo autor é uma gracinha, né…?
    Sem comentarios….

    E como diz Millor Fernandes: “opinião pública é a opinião que se publica”

    E tem outra dele, muito boa, na discussão posterior ao estrondoso sucesso do Pasquim, já no primeiro exemplar. Alguem sugeriu que o Jornaleco mantivesse a todo custo sua “independencia”.
    O filosofo do Meier saiu-se com algo mais ou menos assim: ” Se o pasquim for independente não dura tres edições. E se durar tres edições não será mais independente”
    Sábias palavras. Valem pra TVs, jornais e blogs….

    E para concluir com o mestre do suburbio: “imprensa é oposição. O resto é armazem de secos & molhados”

    Pois é…. Uns vendem mais “secos”, outros mais “molhados” mas todos estão no ramo….

  31. wilson cunha junior

    se não
    wilson cunha junior

    se não me engado na Net Rio o canal da Record News é 92 ou 93. A band news também fica por volta desta numeração. Mas pelo menos na Net Rio até ontem ainda estava na grade de programação.

    Abraços,

  32. “A Record já é
    “A Record já é auto-suficiente”

    Não, não é auto-suficiente

    me mostre qualquer notícia ou número que comprove isso. Recentemente, o jornalismo do UOL mostrou que quase 1/4 do faturamento total da rede record vem da igreja universal.

    Repito : se o jornalismo (PHA, Azenha e outros) é isento deveria denunciar Edir Macedo de proselitismo religioso, curanderismo/ charlatanismo (‘curar ‘ aids)… para ficar só naquilo que a própria iurd mostra de madrugada. O apoio da rede record em sua cobertura ao casal estelionatário da renascer também é revoltante e mostra a ‘isenção’ do PHA.

    nojento

    MOstre você. Você é quem afirmou que não é auto-suficiente.

  33. Assisti no último
    Assisti no último domingo,dia 4, o programa do PHA Domingo Maior, foi de chorar a matéria enviada pelo correspondente em Israel sobre a invasão (sic) israelense, parecia coisa de Ali Kamel. Nem a Rede Goobbels faria melhor.

  34. Alguém viu a matéria do
    Alguém viu a matéria do Jornal da Band de ontem (6/jan)sobre as estradas comparando as Estaduais em MG com as Federais?

    Parece peça de propaganda do Governo de MG.

    Aécio deve ter gostado.

  35. Caro Juliano Winkert,

    meu
    Caro Juliano Winkert,

    meu professor de sociologia na PUC, Edmilson Bizelli, costumava dizer que precisavam amarrar a mão direita do Bóris Casoy durante a apresentação do seu telejornal (isso é uma vergonha!). Segundo o Prof. Edmilson com o braço solto Casoy, durante seus discursos, faria saudações ultra-nacionalistas gritando no final “ANAUÊ”.
    Brincadeiras a parte, pra mim, Casoy sempre foi um âncora com indignações seletivas. Outro dia liguei a TV na Band e lá estava ele. Apenas 5 minutos de programa, seu personagem ainda é o mesmo.

  36. Assisti domingo,dia 4, o
    Assisti domingo,dia 4, o programa do PHA Domingo Espetacular! O correspondente no Oriente-Médio era tão pró Israel que deve ter dado inveja na Rede Gooebels de televisão, nem Ali Kamel faria melhor. Às vezes me pergunto… sera medo de perder anunciante tipo Casas Bahia ou suspender aquelas excursões que a Igreja Universal faz a Israel com seus pastores e fiéis para melhor “explicar” a bíblia?

  37. A briga é boa. Está claro que
    A briga é boa. Está claro que a poderosa e competente máquina da Globo tem falhado muito nos últimos anos. Pesam os momentos em que adota posturas semelhantes ás da Veja e deixa a credibilidade escorrer por entre os dedos.. Hoje mesmo fiquei estarrecido com a felicidade da Renata Vasconcellos e da Míriam Leitão ao praticamente comemorarem a derrocada da economia brasileira. Elas vibravam!! com o “acerto” da Míriam que, eufórica, já antecipou uma recessão!!! Quanto á Record, temo pelos exageros e pelo populismo de baixo nível. Receio tb que adote o padrão Sílvo Santos de tiro no pé: mudar tudo de repente, na busca sôfrega pela audiência.

  38. A Record News é, de longe, a
    A Record News é, de longe, a melhor opção em canal de notícias. Quando se trata de repercutir assuntos da atualidade, convida especialistas para opinar de nível muito melhor do que os apresentados pela concorrência.

    Agora, não se pode dizer que ela seja totalmente independente. Não podemos esquecer que a Igreja Universal tem uma bancada numerosa no parlamento, e lógicamente, o jornalismo vai puxar a sardinha para esse lado.

    Atualmente, o PSDB faz uma ofensiva muito grande para cooptar a Record, acenando com um pacote de verba$$$$ Publicitaria$$$$.

    Vamos ver o desdobramento disso….

  39. Grande diferença entre jornal
    Grande diferença entre jornal da Record e da globo…Record informa-nos do ocorrido e globo tenta nos fazer entender o ocorrido e geralmente ao seu modo
    O que pega é que a globo não tem modos interessantes, detesta os optativos

  40. Enquanto isso, em Fortaleza
    Enquanto isso, em Fortaleza …

    ISSO É QUE É ESPIRITO PÚBLICO

    Em Fortaleza, o Vice rompe com a prefeita Luizianne, antes da posse. Veja o aparato de que vai dispor o vice para “não fazer mais projetos para a prefeitura” e “cuidar da vida pessoal”.
    Isso é que é espírito público! Isso não pode ser denunciado?

    Veja a declaração, no jornal O POVO, de Fortaleza:
    “Não farei mais projetos para a prefeitura, não dedicarei nenhum espaço de tempo como vice-prefeito e vou cuidar da minha vida pessoal. A partir do meio do ano, vou dedicar o pouco do meu tempo aos colégios eleitorais”.

    Tin Gomes (PHS), vice-prefeito de Fortaleza, admitindo que a crise com a prefeita Luizianne Lins (PT) é incontornável e que irá trabalhar para se eleger deputado estadual em 2010. Até lá, ele contará com verba de R$ 2,8 milhões por ano e 21 funcionários e assessores no gabinete, além de salário de R$ 8,6 mil.

  41. Aproveitando o gancho que
    Aproveitando o gancho que fala sobre jornalismo, em minhas andanças pelo esgoto (é mazoquismno mesmo) li algo que me fez pensar. Em dado momento, o seu titular comentando sobre a Revista Piauí, soltou a seguinte conclusão: “A Piauí tem tudo para se candidatar ao Bolsa Mídia do apedeutismo: diz-se independente, tem uma tiragem mirrada e lhe faltam leitores. É, em suma, a candidata ideal a alguns anúncios de estatais e do governo federal”. Se no lugar da palavra “federal”, a substituirmos por “estadual” isso nos faz lembrar um outro periódico. Qual era mesmo? Qual? Qual? Ah, lembrei: a finada Primeira Leitura.
    O cinismo deste cidadão é de um padrão executivo. Aonde ele consegue arrumar autoridade moral pra falar de uma publicação que, de forma leviana, ele insinua ser candidata à receber verbas de governos e estatais. Ou ele não considera o Banco Nossa Caixa, uma entidade ligada a um poder governamental? E neste caso Primeira Leitura não era candidata a nada. Era participante efetivo do esquema de verbas de publicidade do Banco. Por sinal, quando o esquema foi denunciado, por uma incrível conhecidência, pouco tempo depois, a revista fechou suas portas.

  42. Nassif .

    a questão que o
    Nassif .

    a questão que o Jair coloca traz muita provocação e abre para diversas leituras .
    Uma delas ,remete p/ a importância do jornalismo praticado em algunas blogs . especialmente o seu , que tem influenciado de maneira positiva muitos leitores , ajudando no esclarecimento e trazendo pluralidade ao noticiário pautado diariamente por grandes corporações midiáticas , detentoras dos meios mais importantes de se produzir a notícia sem questionamentos e de maneira alienante .Esse é o nó da questão a que nos remete o Jair .
    Os acontecimentos da guerra no oriente médio nos dão uma medida pertinente desse nó . Comparo-o aos acontecimentos recentes envolvendo o STF na pessoa de Gilmar Mendes frente a atuação dos delegados da PF , procuradores e juízes submetidos ao escarnio e difamação promovidos pela alta corte e reverberados onde ?… de maneira inverídica e tendenciosa , em praticamente toda a grande mídia . Exceção aos blogs e outros meios de opinião independentes , ou nos corações e mentes de todos os que se sentem ultrajados com o conteúdo da notícia programada para o consumo digestivo do senso comum , cada vez mais incomum com tanta desfaçatez de parte desses pseudo-jornalistas , que vendem até a mãe para salvar o pescoço e o bolso , ou a bolsa de valores imorais .
    Como participar dessas discussões , não sendo por esse caminho novo da mídia interativa , onde a opinião e as postagens livres dos cidadãos recebem o devido crédito , são inclusive questionadas , produzem a verdadeira informação e não a verdadeira verdade , como querem eles , os senhores dos anéis , ao tentar nos convencer que nehum elefante se esconde sob os tapetes . É isso que assisto , leio e escuto diariamente , quando não estou aqui na internet . As atrocidades em Gaza , não há como relativizar , tentar nos convencer que é uma guerra , pior , contra o terror , o mesmo terror que deu ao satânico Bush plenos direitos de fazer o que fez no Iraque . Qualquer cidadão que se sinta digno de participar dessa invasão à Palestina , que busque se informar com a história , mais precisamente 1948 , onde combinou-se uma partilha possível para aquele território , as conseqências , cabem noutra discussão , mas só aqui pela internet . Na tv , no rádio e no jornalões não será , NUNCA , possível .

    Obrigado , desculpe pelotamanho desse post .

    Paulo Sérgio

  43. Tsc…bom jornalismo que
    Tsc…bom jornalismo que explorou até dizer chega o caso Isabela Nardoni em troca de pontos de audiência.
    Desculpem-me , a Record é vergonhosa.Ela é a outra face da Globo, até o logotipo é parecido.

    “Maldosamente a net tirou a recordnews da grade”

    A Record News estava no pacote degustação até onde sei ,que findou no dia 31/12/2008. Para adquirir o canal é necessário aderir a outro pacote.

  44. Assim como qualquer rede de
    Assim como qualquer rede de televisão, quando o jornalismo começa a entrar em conflito com os interesses da empresa inicia-se o processo de pautar as notícias.

    Deixa José Serra começar a ter interesses em comum com a record que PHA perde o emprego na mesma hora.

  45. Depende.Os dirigentes da
    Depende.Os dirigentes da Record,deverão manter à distância segura as intromissões de fé religiosa,que possam comprometer a isenção das opiniões de seus profissionais da comunicação. Mantido esse padrão, as Organizações Globo,terão um respeitável adversário pela frente, e o público
    uma alternativa confiável.

  46. Na comparação com telejornais
    Na comparação com telejornais de outras emissoras, em termos de audiência, que é o que permite faturar, globo já sacou o pulo do gato faz tempo : investir forte na telenovela que vem depois…enquanto rola o jornal nacional, tem muita gente esperando entrar a novela, nem aí para as notícias ou quase nada, ou seja, globo fatura horário mais na audiência da novela do que do jornal.
    Afaste uma coisa da outra…jornal às 7 e novela às 10! em nada me surpreenderia se a audiência do jornal despencasse !
    para concorrer com globo basta saber tratar com horário !!!

  47. Nassif,

    Aqui em Goiás, o
    Nassif,

    Aqui em Goiás, o jornalismo da Record é o único decente. Todo o restante é financiado diretamente pelo estado.

    Concordo com o texto integralmente.

  48. Record News é o melhor
    Record News é o melhor jornalismo na TV comercial.

    E o JN da rede globo é apenas a máquina de propaganda dos ricos para adestrar a classe média e anestesiar os pobres.

  49. Nassif:
    Tenho 51 anos, 5
    Nassif:
    Tenho 51 anos, 5 filhos, 1 neto. Como, depois de velho, resolvi aumentar a família (por adoção), se minha filha mais nova resolver estudar até a pós graduação, ainda terei que trabalhar por mais 1/4 de século. Passei o dia pensando nisso, enquanto ouvia brilhantes profissionais (com idade para ser meus filhos) discorrendo sobre “gadgets”, “brain-stormings”, “bail-outs”, “budgets”, “targets”, férias na Disney e almoços na Daslu, enquanto o coitado do cliente só queira ouvir sugestoes sobre como aumentar o número de consumidores para a bela empresa que fundou, há muitos anos, lá no interior.
    Cheguei em casa de saco bem cheio, pensando onde é que foi parar aquela vida aparentemente simples que tinha na juventude e comecei a ler os “posts” do seu “blog” (entre aspas, desta vez, sem ironia, porquê não inventaram neologismos).
    A garotada está discutindo independência jornalística, quando nós aprendemos o que era jornal eletrônico ouvindo… Repórter “ESSO”(testemunha ocular da história)!!!!!!
    E o Jornal só é Nacional (e não da Globo) por causa do patrocínio do… Banco Nacional (saudoso Magalhães Pinto ahahahah). Eles fundiam o logo da Globo com o logo do Banco na abertura do Jornal (ao som do Pink Floyd, prá quem se lembra). E o Mappin Movietone, conta?
    Curta Memória…. O Amaral Neto eu nem vou citar. E Era REPÓRTER (dá-lhe pororoca e transamazônica).
    Depois de 2 drinques (neologismos legal), resolvi escrever. Só para provocar risadas.
    P.S.: desculpe, mas, quem levantou a bola foi você, ao AFIRMAR que a Record é auto suficiente (portantgo independente da IURD). O Zimmerman me parece ser apenas leitor e citou a fonte (matéria do UOL, afirmando que 1/4 do $ da Record vinha da IURD).
    Rabugices e sacos cheios à parte, para quem é isento e olha de fora, soou esquisita sua indignação.

    abração e boa noite.

    Indignação? Talvez com o tom dele.

  50. Ao Tony,

    Sua análise é
    Ao Tony,

    Sua análise é perfeita com relação à Band. Eu vejo o Jornal da Band todo dia, mais por falta de opção, pois a Globo eu não suporto.
    Quem não vê dá uma olhadela e vão ver que no Brasil hoje só os estados da Bahia, Pará e Rio têm problemas na saúde, educação e segurança.
    Lembro que quando no RS o goveno era do Olívio Dutra, e a Bahia ainda não era do PT, as coisas eram diferentes. O RS era massacrado diariamente pelo pseudo-jornalismo da Band.
    O estado mais importante do Brasil desapreceu do Jornal da Band, lá não existe bala perdida, pessoas nas filas nos hospitais, etc.
    Aí eu penso, pra ver uma porcaria dessa, talvez seja melhor desligar a tv.

  51. Por mim a TV Globo e
    Por mim a TV Globo e derivados poderiam fechar as portas.
    Sinceramente, não há nada que possa ser aproveitado em sua programação.
    Até os jogos futebol tem aquela sensação de superficialidade, enganação e manipulação tão característico de seus programas.
    Sem falar esse círculo vicioso de auto-propaganda e promoção de seus produtos em que um programa seu elogia outro e recebe convidados que são, logicamente integrantes da sua grade, sua folha salarial ou de seus patrocinadores.
    Simplesmente abominável.

  52. Até onde eu saiba o Record
    Até onde eu saiba o Record News é canal aberto. Se a antena for boa, dá para assistir sem ser assinante de nenhum pacote a cabo. E também continua sendo transmitido normalmente pela Net (canal 93 em Sampa).

    O jornalismo da Record anda sim bem melhor do que o da Globo. Há mais jornalismo investigativo, os telejornais têm uma pauta mais diversificada e ao encontro do interesse público. E é também mais isento. Por exemplo, é mais fácil ver uma discussão sobre o aborto no canal do Bispo do que no JN. Para um canal ligado a uma igreja evangélica, me parece bastante interessante.

    O problema é que a Record também gosta daquele “jornalismo” sensacionalista e, dependendo do assunto que o canal está cobrindo, é tão duro de engolir quanto aqueles programecos horríveis do meio da tarde. Mesmo o Record News.

    TV Cultura e Gazeta também têm um jornalismo superior ao da Globo e ao da Band (igualmente horroroso).

  53. Mesmo que ela seja auto
    Mesmo que ela seja auto suficiente hj (com certeza ela recebe uma grana preta pela venda de horário pra igreja), o dinheiro pra sua compra só pode ter vindo da igreja..

  54. O único jornal que tenho
    O único jornal que tenho gosto de assistir é o da Band, justamente a mais pobre das quatro grandes.
    O Joelmir Beting arrasa.

    O Joelmir e o Boechat também.

  55. Nassif ,

    o Sr Zimmermann
    Nassif ,

    o Sr Zimmermann acha que a Record copia tudo da Globo . Ele tem razão , mas se esquece que esse é o grande trunfo da Globo , copiar descaradamente outros veículos . Se um programa acontece em outro canal , logo é copiado na Globo , se não dá pr’á copiar eles vão lá e fazem uma proposta milionária p/ tirar alguém do elenco na concorrente . ´Exemplos não faltam , mas vou dar um apenas … o canal multishow poderia se chamar MTV , é tudo igualzinho , até o pessoal que está lá na programação veio da MTV. O Zimmermann certamente dirá que é a lei do mercado , eu vou concordar com ele mais uma vez ,dizendo , a Record aprendeu direitinho e tem em suas mãos o mesmo trunfo da concorrente e é assim ,como disse o velho Chacrinha , ” no Brasil nada se cria , tudo se copia ”
    Abraço
    Paulo Sérgio

  56. Record e Globo pra mim são
    Record e Globo pra mim são lixo. Uma é lixo orgânico a outra é lixo industrial.
    A Igreja Universal despeja 300 milhões todos os anos em sua emissora.
    Apesar dos bons profissionais, niguém é independente. Nunca vi o PHA fazer algum comentário sobre o Daniel Dantas ou Serra. Estão todos “pianinho”.

  57. Caro Luis

    Entendo que
    Caro Luis

    Entendo que devemos ter calma nesta analise, pois a “pauta também é pesada, e por um braço fortíssimo, e não é da IURD, companheiro”.

    Se sabe de onde, e os objetivos são outros…

    Abraços

    Tecla SAP, Mário, que não entendi nadinha.

  58. Sinceramente, a Record é tão
    Sinceramente, a Record é tão ruim quanto à Globo. As vezes assistia ao jornal pois é sequencia do pica-pau. Depois que baixei todos os desenhos não vejo mais…

    Sem contar a record news. A cada meia hora reprisa tudo….

    Gostava do jornal da band, mas como já dito nos comentários acima, tem piorado e muito nos últimos, mas continuo assistindo mais por falta de opção mesmo (pelo menos AS jornalistas valem a pena..hehe)

    Agora, quando o interesse é notícia mesmo, vasculho na internet. melhor opção mesmo…

  59. Carlos Toledo, Andrea e
    Carlos Toledo, Andrea e McCain. Aqui em Goiânia nem aberto nem fechado pela net. Talvez pela tva ou parabólica. Que não tenho.

    Mas valeu.

  60. Na Globo voce assiste o
    Na Globo voce assiste o Brasil arrasado por uma crise que será resolvida por Serra ou Aécio . . . . . na Record voce assiste um Brasil que dá vontade de lutar, e que com trabalho iremos vencer e em breve . . . . . eu prefiro lutar . . . . . .

  61. Respondo a pergunta com outra
    Respondo a pergunta com outra pergunta:
    Para uma emissora que sonha ser um globo, a qual copia em todos os sentidos, é confiável?
    Aposto que não esteja lá quem estiver.

  62. Caro Gilson,

    Você toca em
    Caro Gilson,

    Você toca em uma questão muito séria, sobre o que anda acontecendo com a imprensa brasileira – o mito. É preciso muita informação para derrubar os mitos, pois eles não ajudam a entender o Brasil em que vivemos. O jornalista Ricardo Kotscho, citado por você, nunca foi um exemplo de jornalismo de esquerda, muito menos pode ser considerado referência como o melhor jornalismo. Ele, seguramente, é
    uma excelente pessoa, afável, amigão, mas não pode assumir esta responsabilidade que você dá a ele. Após o episódio Vladimir Herzog, em 1975, muitos jornalistas marcaram posição nesse jornalismo combativo (Audálio Dantas, Júlio de Gramont, Jorge Batista, e muitos outros). Isso remete a uma outra questão, que você enfatiza: estratégia da Folha para derrubar o Estadão. O que foi mais relevante nessa estória? O objetivo comercial e empresarial da Folha, ou o espaço que essa vertente abriu para a Sociedade Civil aproveitar e radicalizar, rumo à redemocratização do país? Não só a Folha, mas diversas outras iniciativas aconteceram no período, além do que essa força e determinação, geraram uma nova realidade. Se mudarmos de perspectiva, vamos poder compreender o papel que o jornalismo poderá ter daqui para frente. A Record, é apenas uma etapa que a Sociedade brasileira vai viver. Todos esperamos, que seja para melhor.

  63. O autor do artigo, não está
    O autor do artigo, não está dizendo que a Record faz um jornalismo independente. Estabelece, inclusive, uma diferença entre o jornalismo independente e o jornalismo democrático, e afirma que, dentro das circunstâncias, atinge melhor qualidade, em relação a todas as demais emissoras de televisão. Por outro lado, não apregoa que a Record faz a melhor programação. Isso, também precisa ser revisto em muitas opiniões aqui expressas. Uma televisão comercial é, antes de tudo, um empreendimento financeiro, e não vi ninguém aqui repercutir o que o autor afirmou, que o público cativo da Record (ou da Igreja Universal, como queiram alguns dizer) é um segmento importante para quem deseja e precisa vender seus produtos. No programa Domingo Espetacular, tem um quadro que deixa isso muito claro – Saudade da minha gente (este não é um quadro jornalístico, mas ilustra o que o autor quis dizer). É fácil identificar os patrocinadores desse quadro, fornecedores de móveis; tevê via satélite; bicicletas; fogões e sofás. São os consumidores desses produtos que financiam, em última análise, o jornalismo da Record, ora aqui debatido.

  64. Seria muito bom se
    Seria muito bom se aproveitássemos este espaço, aberto pelo artigo e pelo Nassif, para aprofundarmos uma discussão sobre se a Televisão que se faz hoje, especialmente o seu jornalismo, mostra a “cara” do Brasil? Já dizia Cazuza, “Brasil, mostra sua cara”, há 20 anos atrás. Fiquei muito emocionada com a reportagem feita por PHA, sobre a cobertura da enchente em Santa Catarina, quando ele subiu ao morro do Baú, na cidade de Ilhota. Foi um exemplo do melhor documentário, que já vi na televisão. Por outro lado, achei demagógica a participação da mesma emissora, na campanha de arrecadação de fundos para os desabrigados. Precisamos separar muito bem, certas coisas, do contrário corremos o risco de um dia ter um Berlusconi na presidência do Brasil ou quem sabe até, um ex-presidente da Fiesp. E isso, seguramente, eu não quero.

  65. Estou bastante satisfeito com
    Estou bastante satisfeito com a repercussão do artigo, justamente porque para mim foi uma surpresa a postagem do mesmo neste Blog. Queria, no entanto, acrescentar uma informação, que vai se perder no tempo, se não for suficientemente discutida. Poucos dias antes do lançamento da Record News, com a presença do Presidente Lula, em sua inauguração, a Rede Globo formou uma tropa de choque, em Brasília, para impedir que o ato fosse realizado. Não porque Lula estivesse presente, mas para invibializar que a tevê fosse ao ar. Por que isso? Por que não se tentou impedir o Canal 21, da Rede Bandeirantes, ou mesmo a Globo News, da própria rede Globo? A afirmação, esdrúxula, era que a regulamentação sobre as concessões, não permite duas emissoras, de canal aberto, na mesma cidade. Curioso! A Globo é a que menos pode reclamar, sobre a aplicação do Código Brasileiro de Telecomunicações. Se for assim, vamos fazer uma auditoria dos últimos quarenta anos e ver se todos os empréstimos contraídos pela Rede foram saudados para com a União. Esta é uma briga boa. Claro, a Globo estava blefando. O que ela queria, era impedir que uma forte concorrente colocasse em prática o seu plano de vôo. Como resposta, um outro blefe; esse de mestre. Veja como:

    O Grupo Record apresentou um contrato de constituição da Tevê Mulher (antecessora da Record News), sediada em Araraquara. Qualquer morador de Araraquara sabe que naquela semana, no endereço aonde consta sediar a rede, só existia uma construção abandonada, com cabras e cavalos pastando e fugindo do mau tempo. Como vivemos num Brasil de ficção, o argumento valeu e a Rede foi ao Ar, e não vai sair mais. É um fato. Esta, a Globo perdeu. Está perdendo, também, na essência e, ao meu ver, aonde vai perder a guerra. Falo da escolha de estratégia. É só dar voz e voto à população mais simples. E, isso, a Globo nunca vai fazer.

  66. Sinceramente acho que é uma
    Sinceramente acho que é uma piada dizer que a Record faz um jornalismo isento. Pode-se dizer que o jornalismo da Record não serve aos mesmos senhores do jornalismo da Globo, mas também serve a um grande senhor. Como a Record pode ser isenta se representa a Igreja Universal? Como a Record pode ser isenta se faz campanha aberta a um politico: Marcelo Crivella. Como a Record pode ser isenta se hoje possui o maior número de redes afiliadas no país(?), logo concessões, que são conseguidas utilizando-se laranjas. Eu até admirava o Paulo Henrique Amorim até o dia em que o vi fazendo uma entrevista com o Edir Macedo que não era uma entrevista, mas sim um papo de compadres, no qual ele apenas ouvia o que Edir Macedo falava. Lógico, seu patrão. Alguém falou que a Globo é pior que a Record porque quer o poder econômico. Ora, os bispos da Igreja Universal querem mais poder religioso para ter mais e mais poder econômico para ter mais poder político. É vergonhoso saber que os altos salários da equipe de jornalismo da Record é bancado pelos dizimos de milhões de fiéis da Igreja. Igreja esta que não paga impostos. Logo, pode ser um dinheiro até legal, mas é bastante imoral. E o que dizer sobre o caso da enchente em SC, no qual a Record se aproveitou de uma tragédia para fazer proselitismo, tirar proveito pessoal, criando uma campanha que pede doações da população para se construir casas para os desabrigados. E o jornal isento da Record, que a cada minuto fazia promoção da campanha, ainda tinha a pachorra de dizer que a conta seria auditada pelo Ministério Público, que veio a público para negar essa mentira deslavada. Ora, senhores, isso é jornaslimo isento, isso é jornalismo correto? Não existe menos mal. Torcer pelo fortalecimento da Record apenas para destronar a Globo lembra o comportamento das potências que fechavam os olhos a Hitler esperando que ele derrubasse Stalin. Um mal muito maior que o dos Marinho pode estar por vir.

  67. O Jornalismo da Rede Record
    O Jornalismo da Rede Record pode ser sério e imparcial, mas a emissora só chegou a tal nível de qualidade por conta do dízimo dos fiéis da Igreja Universal.

    O valor que a IURD paga para ter as madrugadas na Rede Record é super-faturado, se comparado com o preço, no mesmo horário, em outras emissoras.

    Nesse ponto eu acho justo dizer que a família Marinho e Edir Macedo são farinhas do mesmo saco. Ambos, através de suas empresas, manipulam a população ignorante.

    Então fica a pergunta, Nassif: se o jornalismo é mesmo imparcial, Paulo Henrique Amorim faria uma reportagem denunciosa a respeito da coação dos Bispos da IURD, que alegam que Jesus Cristo é capaz de curar uma cegueira, por exemplo?

  68. Nassif,
    A record faz o melhor
    Nassif,
    A record faz o melhor jornalismo, também não precisa muito esforço para ser melhor do que aquela que abriga os nomes mais repudiados pelas pessoas conscientes, os nomes de peso do PIG, quais sejam: Miriam Porcão, Alexandre Garcia, Lúcia Hippolito, Merval Pereira, Sadenberg, dentre outros deturpardores de informação.

  69. E se me permite mais um
    E se me permite mais um adendo, Nassif

    Um jornalista que veícula a enquete abaixo em seu blog, não é digno de ser levado à sério.

    Enquete

    O tema da próxima campanha da Sabesp será:

    * Enxugar gelo no Pólo Norte (34%, 48 Votos)
    * Promover o surf no Planalto Central (25%, 36 Votos)
    * Oferecer água encanada em Gaza (23%, 32 Votos)
    * Limpar o esgoto em Israel (18%, 26 Votos)

    Como o leitor do blog dele pode dar credibilidade, se ele mesmo faz piadinhas como essa?

  70. Quando é da globo, sabe da
    Quando é da globo, sabe da onde veio cada centavo. Quando é da record não sabe e/ou não diz de onde veio toda grana. Podia contar pelo menos o que mais dizem: que Edir pegou uma avião e foi encontrar-se com deus lá nas nuvens, o qual encheu o seu avião de grana.

  71. o jornalismo da record não é
    o jornalismo da record não é isento, mas sem duvida é o menos pior. na tv, a record/record news são, fácil, os menos piores em jornalismo – mesmo com as excessivas coberturas dos casos de violencia como o da isabella e de eloá. deve ser por isso que a NET/BHZ nem colocou a Record News na grade, apesar de ser uma das emissoras em UHF regular daqui – e nem pretende colocar, já perguntei sobre isso várias vezes.

    boris casoy é um direitista empedernido convicto – e nem disfarça. O escuto na bandnews fm e é dureza o excesso de parcialidade do elemento em questão…

    De resto é fato a cooptação das midias jornal/radio e tv pela direita demotucana. Fato incontestável e muitas vezes irritante, pois o contraditório, frequentemente inexiste. Esboço desta praxis básica, só mesmo na Record/RecordNews e alguns na radio BandNews. O resto parece estar “vendido” mesmo, assumidamente. Pena.

    Salva-nos a internet.

  72. Senhor Johnny melo,

    Li e
    Senhor Johnny melo,

    Li e reli o texto acima e não encontrei onde o autor do artigo escreveu a Record faz jornalismo independente. Escreveu sim que dentro do possível faz um jornalismo democrático. Aliás acho que se fossemos todos jornalistas isso daqui seria o melhor jornalismo, porque vemos o direito ao contraditório.Eu graças a Deus sou químico, não sou jornalista, e sei que para toda ação haverá uma reação. E pelo que posso entender do que escreve algumas escritores da modernidade, o grande embate do futuro será sobre alimento e água. Na ausencia ou escassez a fé religiosa permeará todas as guerras. Estamos diante de uma guerra religiosa senhor do Meio. E nós aqui que frequentamos o Blog do senhor Nassif estamos na sua maioria ficar fora dessa disputa. Entendeu Jonnhy?

  73. O comentário de Gilson faz
    O comentário de Gilson faz todo sentido.
    Lembra realmente os confrontos entre organizações.
    A própria Globo, em tempos de Walter Clark e Boni, e apoiada em montanhas de dinheiro, surgiu para desbancar Tupi, Excelsior e Record, acabando por fixar o famoso (famigerado?) “padrão”. Mas impérios têm prazo de validade.
    Considerando apenas a TV aberta, que afinal é o que a maioria da população tem acesso:
    Record renasce agora respaldado pela força da grana evangélica, investindo, ao que parece, em jornalismo qualificado, com viés mais aprofundado e menos “show da vida”.
    Resta ver se esta inovação se estende a toda a grade. Porque Globo impôs uma identidade de ponta a ponta. Resta ver também até onde irá a tolerância “cristã” do bispo. É esticando a corda que se vê sua resistência.
    A briga é boa, principalmente para o público, que ganha visões alternativas, um alívio ao massacrante padrão global de qualidade.

  74. Bezerrão, o titulo do artigo
    Bezerrão, o titulo do artigo é “A TV Record faz um jornalismo independente?” Talvez você tenha passado direto pelo titulo e não tenha percebido também que a maior critica feita a TV Globo é que esta está a serviço de grupos econômicos-politicos. Dentre todas as redes de TV a Record é a que mais está atrelada a um grupo econômico, a própria Igreja Universal. E esse grupo econômico – vide crescimento da bancada evangélica – está vinculado a um projeto político: a eleição de Marcelo Crivella para um cargo executivo e a de quantos pastores e bispos puder para o legislativo. Quem não lembra da ferrenha campanha anti-lula promovida pela Record em anos anteriores. Será que o tal jornalismo democrático da Record se deve a uma nobre intenção, meramente técnica, ética, ou é apenas algo momentâneo até que ela passe, também, a apresentar em seus telejornais pautas ditadas por PSDB/DEM? O proprietário da afiliada da Record aqui no RN é ninguém mais ninguém menos que o senador José Agripino e a tv exibe duas vezes ao dia, manhã e noite, discusos dele e do seu filho, Felipe Maia, no Senado e na Câmara. O que chama minha atenção é ver muita gente torcendo para que a Record suplante a Globo tão somente para comemorar o fim dos Marinhos. Dizem que seria o fim do monopólio. Mas será apenas a substituição do monopólio via Rio de Janeiro para o monopólio total via São Paulo. Como eu disse, e mostrou uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, a Record já detém a maioria das pequenas tvs retransmissoras de programação pelo país a fora. Caso consiga também colocar-se como primeira colocada na disputa pela audiência nacional, será o dominio completo. Dominio de uma tv cuja principal orientação é ditada por membros de uma igreja cujas atitudes são criticadas até mesmo pela maior parte das demais igrejas evangélicas. Como esquecer também que a Record foi comprada por meio de uma maracutáia envolvendo Fernando Collor de Melo? Como não pensar que os altos salários dos profissionais são pagos mediante uma sonegação branca de impostos? Não sou defensor dos Marinho, mas querer que um mal suplante outro é uma atitude mais que temerária. Entre os executivos da Globo e os bispos da Record, eu, sinceramente, acho os primeiros bem menos nocivos.

  75. Os jornalistas citados fazem
    Os jornalistas citados fazem a diferença, maior credibilidade e (maior) independência. Sem tv paga, a Record News é outra opção, bom jornalismo com grandes reportagens e reprise do Jornal da Record.

  76. Como simples telespectador,
    Como simples telespectador, não consigo enxergar muita diferença nos noticiários, p.ex., da Globo News e o Record News. A programa que concorre com a Conta Corrente global é simplesmente terrível. Concordo, porém, que há um esforço para maior pluralidade, especialmente nas entrevistas e grandes reportagens, e aguardo a evolução da rede.

  77. “MOstre você. Você é quem
    “MOstre você. Você é quem afirmou que não é auto-suficiente”.

    Não só afirmo quanto mantenho

    Não me parece que o ônus de mostrar isso cabe a mim. Você diz que estou errado e não prova , fica o dito pelo não dito

    PHA, Azenha e outros que trabalham para o autointitulado ‘bispo’ têm o rabo preso, pois trabalham numa emissora que divulga todos os dias, campanhas de arrecadação de dinheiro para ter em troca cura de doenças (inclusive aids) e ganhos financeiros

    Aliás, sem o superfaturamento do horário das madrugadas pago pelo dinheiro seguidores da seita, a rede record teria prejuízo ao invés de lucro

    http://resumododia.wordpress.com/2008/05/16/iurd-paga-entre-r-300-e-r-400-milhoes-a-tv-record/

    ADNEWS

    Em reunião com a imprensa realizada hoje pela manhã, em São Paulo, a Rede Record comemorou 2008 e o crescimento de 30% e o faturamento de R$ 1,3 bilhão de reais.Entre novidades para o próximo ano, diretores frisaram a parceria com a mexicana Televisa para produção de novelas.

    Ou seja, o crescimento do faturamento em 2008 é igual ao total que a IURD paga pelo horário, segundo dados mencionados no seu link. Se isso é correto, o percentual da IURD no faturamento total caiu de 30% para 23%. É sinal evidente que a emissora está em ascensão. Quanto a condenar os jornalistas pelo fato de trabalharem para uma emissora ligada à IURD, é a mesma coisa que condenar todos os jornalistas em atividade não pelo jornalismo que praticam, mas pelo histórico de suas respectivas empresas, sem levar em conta que a mídia é cartelizada e não oferece muitas opções. Levado ao extremo, esse seu maniqueísmo não aceitaria que ninguém que trabalha na imprensa pratica jornalismo, pelo fato de servirem a empresas com histórico complicado. Ou seja, todo jornalista da Exame é venal pelo fato da Abril estar ligada a Daniel Dantas. É correto? Daí, que o único virtuoso nessa história seria você. Fácil, né?

  78. Epa Opa Jonnhy,

    O foco é a
    Epa Opa Jonnhy,

    O foco é a Record, mas também a Televisão brasileira, ou não é isso que se discute não só no artigo, mas nas profundezas do poder. Wedecley professor de jornalismo e coordenador do grupo mídia fala disso nos debates. A Globo não é nem independente muito menos democrática. No caso, e na atualidade, a Record ao menos por interesse economico, estratégico, religioso (sei lá, seus proprietários podem querer um dia mudar a religião oficial do Brasil), embora o estado brasileiro ao menos na constituição é laico…..ufa, quase me perdi. Então…Seja lá porque que motivo for a Record está possibilitando mudar a pauta de discussão do Brasil. Entendeu? Vc viu o premio Esso quem ganhou? Você vê a Globo, a band, a SBT mostrando a realidade do nordeste brasileiro? Tudo isso mudando o seu eixo de enfoque. Neste domingo mostrou uma matéria sobre estupro onde um deputado do do PT da Manaus propõe uma especie de bolsa estupro. Vc vê isso na Globo?

    Jonnhy. sinceramente, parece que nós dois tontos estamos aqui “se esforçando” e quem devia estar aqui discutindo essa questão era os jornalistas de outras emissoras, não acha? Mas imagine você se eles vão dar esse boi. Avestruzes……é o que eu acho.

    Valeu brigar com você. Você é leal. Isso é democrático.

  79. É evidente que a Record não
    É evidente que a Record não faz jornalismo democrático nem independente. O compromisso da emissora não é com a democracia, e os jornalistas carecem de independência porque, por suposto, devem ter cuidados com o que há de mais atrasado, preconceituoso e discriminatório, que é esse evangelismo de corte norte-americano e excludente. Quando se vê o senhor Paulo Henrique Amorim e seu comportamento subserviente na entrevista ao “empresário” Macedo, seu patrão, se tem a exata dimensão do que eu aponto aqui.
    O autor do artigo não leva em consideração que a rede aplica uma concorrência desleal às outras emissoras, com a tranaferência de não se sabe quanto dinheiro arrecadado nos cultos de igrejas espalhadas pelo Brasil.
    Só isso deveria chamar a atenção das autoridades e dos jornalistas independentes: como é possível se arrecadar tanto dinheiro e não se prestar contas e transferi-lo para uma empresa privada que visa o lucro sem que nem se saiba como? Essas questões eu gostaria ver respondida pelo jornaismo independente e democrático da Record.

  80. Gosto dos telejornais da
    Gosto dos telejornais da record porque as matérias sao mais aprofundadas, diferente da globo, que faz jornalismo vapt-vupt. Mas as jornalistas Adriana Lima e Cristina Lemos (?) realmente sao realmente difíceis de engolir. Em uma entrevista sobre sua vida profissional, na record news, a Cristina discorreu sobre o problema ético e falta de decoro no Congresso Nacional. Quais imagens foram colocadas no ar para ilustrar a matéria? Suplicy e Ideli Salvati cantando na tribuna, Angela dancando, Chinaglia brigando com o Inocencio e mais alguns petistas que nao recordo no momento. Nenhuma imagem de parlamentares do PSDB ou do DEMO. Veja bem, nenhumazinha. Os de oposicao sao todos probos e éticos? E as imagens do Virglio, ACM Neto e Heloisa Helena dizendo que iam bater no presidente da república? E o Jeressaiti chamento um colega senador de boneca e fazendo trejeitos de homossexual? E tantas outras que vemos nas CPI´s? Isso pode ser independência, mas democracia jamais.

  81. O que me deixa mais
    O que me deixa mais satisfeito é verificar que, pelo teor dos comentários postados, o preconceito de fundo elitista – estimulado pelo PIG – contra a Record está diminuindo expressivamente. Me recordo que – não muito tempo atrás – a maioria dos comentários postados neste blog quando o tema era Record desancavam a emissora, sob o fundamento de que era “a TV do Bispo Macedo”. O viés conservador (com base histórica no udenismo e no catolicismo integrista), sob a hegemonia ideológica da “elite branca” não percebia o profissionalismo e a competência com que a Record estava construindo uma alternativa mais popular, mais nacional e mais democrática à TV Globo.
    Agora – felizmente – pelos comentários que ora leio – tal preconceito parece que está cedendo.
    Por fim, faço a minha observação. Anotem bem: o sucesso da renovação promovida pelo empresário Edir Macedo na TV nacional, enfrentando o elitismo da Globo está diretamente ligado à capacidade que a Record está tendo de falar para o páthos (e o éthos) do povo brasileiro (esse o segredo do crescimento de sua audiência). Uma das funções ideológicas da Globo, tanto na ditadura como agora (embora existam exceções ontem e hoje na sua programação) é procurar diminuir, minar e negar o Brasil real. Está na Folha da última 2ª f. “Dias Gomes costumava dizer a colegas autores da Globo: ‘Nem adianta criar pobre, a Globo não sabe fazer. Você coloca um barraco no texto, e eles já transformam em mansão’.”

    A propósito, é também a profunda (e bela) relação que Lula (e o que ele representa simbolicamente) tem com o páthos e o éthos do povo brasileiro, que igualmente ajudam a entender o sucesso do seu Governo e – simetricamente – é o distanciamento e mesmo a aversão da grande mídia tradicional (e da ‘elite branca’ em geral) em relação a esse páthos e a esse éthos que nos permitem entender o seu rotundo fracasso em procurar desacreditar e desmoralizar a Lula e ao seu Governo (e também à Record e ao próprio Edir Macedo) junto ao povo brasileiro. E tenho dito…

  82. Cara (o) Alceste,

    Me
    Cara (o) Alceste,

    Me desculpe a franqueza,mas você está fazendo proselitismo à moda da Folha em defesa do padrão Globo. Essa formulação de que a Record se sustenta com dinheiro de fiéis é no mínimo simplória. Se você estiver de fato interessada (o) em compreender o que está acontecendo leia um pouco mais os demais comentários e tire suas conclusões. Tudo já foi dito, surpreendentemente esse debate foi além do esperado. Talvez possamos nos entender se você der uma definição do que seja um jornalismo democrático no Brasil. O que acha?

    Ainda a pouco o escritor Liu Sai Yam postou um comentário acentuando que a Globo tem um padrão em toda sua programação. o mesmo não acontece com a Record. Pudera são quarenta anos de “liderança” de audiência. A Record é meio anárquica assim porque ainda não aprendeu a fazer telenovela no padrão médio brasileiro. O humor é um horror e os programas à moda americana são píores ainda. Mas isso é a cara do Brasil atual – multi-racial e socialmente heterogêneo. É tudo o que a Globo e a Folha não quer. Estou esperando sua definição de democracia no jornalismo brasileiro.

  83. Recentemente, o jornalista
    Recentemente, o jornalista Carlos Dornelles saiu da globo e foi pra Record. Foi feita uma entrevista com ele, apresentada na Record News, em que ele deixa bem claro por que saiu da Globo. Suas colocações foram muito pertinentes. Em uma delas, ele argumenta que a Globo tenta transformar a agenda dos poderosos em uma agenda nacional, ao noticiar com alarde as oscilações do dólar, o índice da bolsa de Nova York e outros fatos financeiros como se isso fosse de relevância cotidiana para maioria da população (quando sabemos que não é). O cidadão comum quer saber se tem emprego e se pode sustentar sua família. Dado isso, pouco importa se o fluxo de capital no país é positivo ou negativo… É exatamente por esta razão que o governo Lula tem alta popularidade, uma vez que tem melhorado diretamente a vida da população, não um conjunto de indicadores que beneficiam apenas os poderosos.

  84. Quando o Lula pediu a cabeça
    Quando o Lula pediu a cabeça do Boris e foi atendido
    a Record já mostrou a que veio. Mais um exemplo de jornalismo
    chapa branca.

    Combine com os comentaristas petistas que acusam a Record de campanha virulenta contra o PT e o governo.

  85. (…)

    Prezado, você é
    (…)

    Prezado, você é aquele professor de Química, desequilibrado, que se identificou com um post que coloquei no Blog, anos atrás, sobre as personalidades doentias que povoam a Internet. Foi muito gozada a sua reação.Sempre que leio esse nick Verbo Demolidor e o email Vergasta Diária imagino uma sessentão vestido de roupa do Capitão América, com capa e máscara, sentado em um tico-tico (para simular a moto do herói) e martelando furiosamente na Internet, atrás dos vilões que povoam seus sonhos infantis.

  86. O jornalismo da Record está
    O jornalismo da Record está se consolidando e já é muito melhor do que o da globo, até porque esta não pratica jornalismo e sim tentativa de convencimento. Vou poupá-los dos clichês em relação a globo, todos sabem o grau de degeneração desta empresa, sempre aliada ao que há de mais atrasado no país. A Record se tivesse mais ousadia poderia enterrar de vez o jornalismo da globo, basta se espelhar na BBC. Simples!

  87. Engraçado, as pessoas
    Engraçado, as pessoas criticam a Record por ter ligação com a IURD e acham normal a globo ser ligada a OPUS DEI com direito a todo o santo dia uma matéria enorme no jornal nacional do sermão do papa no Vaticano. Pra mim, isso é preconceito! Com relação ao jornalismo atualmente praticado no país a Record já é bem melhor do que a globo, aliás o que havia de bom na globo como Azenha, Dorneles, Cabrini e outros foram para a Record e deu um salto de qualidade visível.

  88. Nâo diria que a Record faz um
    Nâo diria que a Record faz um jornalismo independente. Porém, que ela dá de dez a zero na Globo, isto com certeza. Por exemplo, o “Domingo Espetacular” é muito melhor que o “Fanático”. Depois que o PHA foi para lá, seguido pelo Rodrigo Vianna, Cabrini e, recentemente, o Azenha, a qualidade do jornalismo deu um salto. Para ser sincero, há meses que não assisto nada de jornalismo na Globo, com uma ressalva, o excelente “Globo Rural”. O “Globo Repórter” também é um cadáver jornalístico. Prefiro o “Câmera Record”. Além disso devo citar as reportagens especiais que o “Jornal da Record” sempre veicula. Um show!!

  89. Quando o padre Julio
    Quando o padre Julio Lancelotti estava sendo acusado de pedofilia, a Record apresentou uma reportagem em que uma mulher que não mostrava o rosto e nao dizia seu nome afirmava ter visto o padre acariciando um jovem que também não tinha nome. Também não foi dado o direito da palavra ao padre acusado.
    Independente do fato, todas as regras do jornalismo foram quebradas nesta reportagem. Se jornalistas e editores deixam passar uma matéria com tantos furos não devem ter noção da ética que deve permear uma reportagem. Então não acredito na qualidade do jornalismo da Record.
    Com raras exceções vejo a mídia brasileira sempre a serviço de uns e outros. A Record faz o mesmo jogo.

  90. Apenas um pequeno testemunho
    Apenas um pequeno testemunho pessoal:
    Quando fazia curso de comunicação visual, fui bater um papo com a turma da TV Cultura, isso em 75/76, quando a Cultura promovia uma pequena revolução “gráfico-televisiva” que nada tinha a dever à toda-poderosa Globo.
    Acabou faltando o essencial: investimento. Tempos de governadores biônicos, como Paulo Egidio Martins, logo depois veio Maluf, e cultura paulista virou terra arrasada.
    “Pipoca”, encarregado da programação visual, dizia: “Tem talento pra cacête por aí. Os conformistas vão pra Globo ou agências de publicidade, os porra-loucas estão sendo encostados”.
    Não sei se o mercado consegue silenciar propostas pessoais. Penso que a “encostação” promovida pela ditadura é exercida hoje pelo mercado e interesses corporativos.
    Por outro lado, não há como negar propostas e projetos tentando se expressar à margem dos sistemas corporativos, tiros livres.
    Mas a “novela” troca de camisa de Ana Paula Padrão, por exemplo, simboliza uma guerra de grupos.
    Nisso Jair tem toda razão: lendo Folha, Estadão, Globo, Veja e outros exemplares da mídia hegemônica, constata-se que a Record está incomodando.
    Só não consigo ver se será duradouro, mas qualquer espasmo hoje é benvindo!

  91. “Enviado por: thiago

    Quando
    “Enviado por: thiago

    Quando o Lula pediu a cabeça do Boris e foi atendido
    a Record já mostrou a que veio. Mais um exemplo de jornalismo
    chapa branca.”

    Incrível como o imaginário corre solto. Essa afirmação do Tiago, além de ENE vezes rolar pela net, ouvi ano passaod- e olha faz tempo que o Casoy saiu da Record- no Parque da Agua Branca, por um grupo de pessoas da terceira idade, revoltadissimo.

    Fui confirmar com uma amiga que trabalha há milênios na pauta de telejornais e ela me disse que simplesmente a Record queria mudar para o padrão igual ao da Globo, o casal telejornal e jovem, e o sr. em questão já estava pra lá de passado, embora sempre tenha prestado bons serviços.

    Outro imaginario que rola há anos é o tal Alexandre Garcia, que teria sido demitido da Globo por causa de comentario contra o Lula.

    Pior- ou melhor- isso significa que quem fala não assite a Globo onde está lá o tipo, funcionario desde os tempos da ditadura, alias quando foi porta- voz do Figueiredo, aquele do animador lema do “Prendo e arrebento”.

    Já sobre a Record, acho que tem coisas boas sim, por exemplo fazer reportagens sobre o Nordeste e a gente de lá, coisa que nunca sai em lugar nenhjum.

    Dai a achar qualquer coisa mais animadora, perdoem, eu não acho nada.

  92. Elizabeth,

    Você já deu
    Elizabeth,

    Você já deu contribuição valiosa a discussão, acredite. Mas esse seu pessimismo já virou um charme. Já implicou comigo porque tropecei nas concordâncias (é assim mesmo a vida, às vezes discordamos); já se pegou de tapas com o Liu (o que importa é o que vocês escrevem não o quanto brigam); e já permitiu que a pressa atropelasse o teclado (veja só quantos errinhos no seu post). Mas acima de tudo sua lembrança das pautas que o jornalismo da Record vem abrindo sobre o nordeste. Isso vale um “bifinho”, ou até uma Caloi. Isso prova uma coisa – você e a Record nos tempos atuais são indispensáveis. Acredite.

  93. Nassif
    não sei se você sabe,
    Nassif
    não sei se você sabe, mas aqui em Salvador há anos atrás um Pastor da IURD, pedófilo assinou um menino. O pai deste adolescente correio o mundo atrás de entidades internacionais, para poder obter apoio e assim prender o acusado do crime. A rede Record nem local nem nacional, inclusive este jornalistas “donos dos seus narizes” em seus blogs da internet não deram nenhuma nota, por menor que fosse. Independente até certo ponto .

    O espaço do jornalista em um órgão de imprensa qualquer não lhe pertence, mas aos donos. Não tem como fugir dessa lógica. Essa cobrança, de que devem escrever contra a própria empresa onde trabalham, e serem mandado embora, é irrealista e demagógico. Jornalistas dignos são aqueles que se recusam a escrever contra sua consciência. Ou que se recusam a ser puxa-sacos e se dispor a qualquer jogo proposto pela empresa. Escrever contra a própria empresa onde trabalham não é forma de mostrar independência, pela simples razão de que no dia seguinte seriam mandados embora. E isso vale para jornalista da Folha, Estadão, Globo e Record.

  94. Nassif
    Há anos em Salvador
    Nassif
    Há anos em Salvador um pastor da IURD, pedófilo, nãio “assinou” um menino. Ele, de fato, assassinou” um menino.
    Quanto à briga por audiência entre a RECÓPIA e a GLOBO, a primeira pode ter um bom jornalismo, bons apresentadores que, aliás, já foram da Globo, porém a cópia jamais irá superar o original. Sempre sairá perdendo. Tanto no que diz respeito ao jornalismo quanto aos demais programas, a TV do bispo deve contentar-se com um honroso segundo lugar!
    O bispo pEdir Mais Cedo tem à sua disposição uma mina ouro. O dinheiro do dízimo e de outras contribuições dos trouxas da seita por ele fundada em 1977 lhe garante uma colossal fortuna. É isto, enquanto existirem otários no mundo, os falsos profetas e as falsas religiões prosperarão.

  95. Espetacular o programa de
    Espetacular o programa de hoje domingo dia 11/10/09 no final da tarde, sobre predios onde moram pessoas de idade sem elevador, hospitais de SP e de outros lugares que nao dao prioridade para as pessoas de idade, asilos que nao respeitam a idade de cada um.
    Meu nome é Elisete Gastmann, a minha opiniao é só minha pois uma andorinha só nao faz verão, o que acho de tudo isso, o governo nao toma providencias nenhuma, enquanto o aumento de salarios e mordomias p/ pessoas que nao sao dignas de receber, os velhinhos sao abandonados por filhos que nao tem coraçao e o governo que nao investe nestes casos, os filhos nao sabem que foi a mãe deles que cuidou deles trabalhou para dar saude e os mesmos poderem estar onde estao, foi com a ajuda dos pais, essa senhora que foi cozinheira a vida toda e hoje esta numa cadeira de rodas, esse trabalho foi para sustentar os 07 filhos, os mesmos deveriam ser punidos por deixar a mae sozinha num ambiente distante deles, porque nao coloca ela mais perto dos filhos. As duas senhoras que tem que subir até 14 andares isso é um descasso muito grande pois elas pagam impostos como todos nos, se nao pagarmos iremos presos.
    A reportagem foi ótima espero que continuem fazendo esse tipo de reportagens para ver se as pessoas, os filhos, o governo e as instituições acordem para poder dar um final de vida mais feliz para quem precisa, e nao deixar nesse descaso total. o Sr. do Asilo sendo tratado como um cachorro. SERÁ QUE ELES MERECEM ISSO.
    Coloquem DEUS no coração dessas pessoas. Agraeço o espaço que nos dão para podermos colocar o que sentimos. A RECORD ESTA DE PARABENS. obrigada

  96. A record não deve se espelhar
    A record não deve se espelhar em niguêm e sim crer que pode crser uma jigante em tudo e tenho a convicsão que ela vai ser muito grande em todo o mundo
    é somente crer.

  97. Sou moradora daqui do
    Sou moradora daqui do Jd.Pantanal onde morreram duas crianças afogadas no Pesqueiro,assisto todos os dias a emissora e adoro todos os programas,principalmente o Brasil Urgente,sabemos que vcs são competentes,e precisamos de vcs urgente…Datena aqui eu moro a 10 anos outros moram a + de 20 anos,e ninguém lembrava de nós,aqui quase não era conhecido,só que nós moradores estamos sofrendo pressão do Governo para sair por causa do Parque Linear,eles fizeram isto de próposito,pois estamos com os córregos cheios a 1 mês,por causa da Barragem da Penha,um dia antes eu passei pela marginal e vi só uma das compotas abertas pela metade,eles não conseguiram tirar as famílias com máquinas e mandaram enchente pro povo,pra pegá-los de surpresa,só que já sabiamos que isso iria acontecer,pois esse é o jeito do Governo trabalhar com os pobres,não queremos miséricordia queremos ser respeitados pois somos trabalhadores tentando ganhar o pão de cada dia,ninguém ,nenhuma emissora quer colocar no ar a verdadeira história que aqui estamos passando,ninguém quer sair de sua casa por qualquer valor,quem vai nos garantir que eles vão fazer o que estão prometendo,pagar 30 meses de aluguel dentro desses meses eles farão as casas pra quem sair,não confiamos na palavra de nenhum partido dependendo de quem seja…nós oriente por favor

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador