O novo sistema do Ibope para medição de publicidade na web

Da Folha

Ibope terá novo sistema para medir publicidade na web 

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

O Ibope lança nos próximos meses um sistema de medição de publicidade on-line comparável à métrica de audiência usada na TV.

Conhecido como OCR (Online Campaign Ratings, medição de campanha on-line), o sistema foi desenvolvido pela Nielsen nos EUA e será oferecido no país em uma parceria das duas empresas.

O OCR faz o cruzamento de informações do site em que a publicidade é veiculada com informações demográficas da base de usuários de um “parceiro de dados”.

Nos EUA, esse parceiro é o Facebook. No Brasil, o Ibope não informou se será a rede.

O acordo com o parceiro de dados permitirá ao Ibope expandir sua amostragem de audiência na internet de 25 mil indivíduos para, aproximadamente, 60 milhões -base de usuários registrados do parceiro do Ibope.

“A internet fornece uma infinidade de métricas, e o grande desafio é como usar os dados de forma que faça sentido para o anunciante”, diz Janette Shigenawa, diretora do Ibope Nielsen Online.

“Essa iniciativa possibilita um acompanhamento preciso da audiência de campanhas publicitárias na web.”

O sistema funciona por meio de tags (palavras-chave) adicionadas às campanhas. Toda vez que a campanha é veiculada, a tag é acionada, permitindo contar as impressões entregues (quantas pessoas foram impactadas).

A tag então envia automaticamente um comando para o parceiro de dados com informações sobre os usuários que visualizaram os anúncios.

O parceiro de dados identifica quais desses usuários estão registrados em sua base de dados e fornece a idade e o sexo desses usuários.

Os dados são então trabalhados pelo Ibope, de forma a representar o universo total da campanha.

A implementação do sistema acontece em meio a polêmicas sobre o uso de dados pessoais para fins de publicidade na web.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador