O pelo em ovo do Globo

O pelo em ovo : para o Globo, filiados ao PT trabalharem em agências do governo do PT é o que há de estranho (!). E como, por interesses eleitoreiros, decisão da Justiça não é para se cumprir, segue a novela dos “aloprados” – pois sempre tem quem leia, tem quem creia, tem quem vote de acordo. 

De O Globo

REFÚGIO DE PARENTES
Aloprados: mulher de Osvaldo Bargas e filha de Jorge Lorenzetti ocupam cargos na Apex-Brasil 

Publicada em 14/09/2010 às 23h14m

O Globo

BRASÍLIA – Responsável pela promoção de exportações do país, a Apex-Brasil tem se revelado também um espaço ocupado por simpatizantes e filiados do PT. A agência abriga na presidência, em cargos de confiança, duas assessoras que têm relações familiares com dois personagens-chave do escândalo dos aloprados petistas, que está completando quatro anos.

A chefe de gabinete da Apex, Mônica Zerbinato, é mulher de Osvaldo Bargas, ex-secretário do Ministério do Trabalho, que perdeu o cargo com a revelação do caso em 2006. Seu papel no escândalo dos aloprados seria de articular entrevista para divulgar supostas denúncias contra o então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra. Mônica foi secretária de Lula durante 13 anos e se transferiu para Apex em agosto de 2007.

Também lotada na presidência, Natália Lorenzetti é filha de Jorge Lorenzetti, que participou do suposto esquema de compra de um dossiê contra o tucano Serra. Ele ficou conhecido como o churrasqueiro de Lula. Lorenzetti, na época, era analista de risco e mídia de campanha do petista. Hoje, está de volta à Universidade Federal de Santa Catarina, onde é professor no Departamento de Enfermagem. Natália está na Apex desde outubro de 2009.

O presidente da Apex, o gaúcho Alessandro Teixeira, é um petista histórico. Ele deixou a Apex momentaneamente e tirou dois meses de férias, no início de agosto, para ser um dos coordenadores do programa de campanha de Dilma Rousseff. Ricardo Schaeffer, outro gaúcho petista, diretor de Gestão e Planejamento, responde pelo comando da Apex neste período de ausência de Teixeira.

A Apex faz parte do chamado “sistema S”, como o Sebrae, tem natureza jurídica privada, mas a gestão é do governo. O presidente da agência é indicado pelo presidente da República. Os funcionários, cerca de 300, foram admitidos por concurso, ou por indicação, no caso dos cargos de confiança. Os concursados são regidos pela CLT e não têm estabilidade.

Alessandro Teixeira aspira assumir algum ministério em um eventual governo Dilma. Nos bastidores, Teixeira trabalha para emplacar Schaeffer como seu sucessor na Apex, que ganhou um orçamento de R$ 300 milhões em 2010. A maior parte desse bolo é consumido no pagamento dos funcionários, muitos deles com salários acima do mercado.

Questionada sobre o número de petistas que emprega no momento, a Apex informou que, ao contratar seus funcionários, leva em conta tão somente “critérios técnicos, de competência e qualificação”. Sobre a relação de parentesco de Mônica e Natália com os aloprados, a Apex respondeu que “o parentesco de seus empregados também não está entre os critérios para as contratações, que são os de qualificação técnica”. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador