Por Luciano Martins Costa
Uma campanha publicitária da rede de lojas O Boticário para o Dia dos Namorados causa enorme repercussão nas redes sociais há dez dias e ganha espaço nos principais jornais do país na quarta-feira (3/6). O filme “Casais” já teve mais de 1,15 milhão de visualizações no canal Youtube e gerou mais de 40 mil citações espontâneas no Twitter, o que significa que a mensagem ganhou vida própria e passou a transcender o conteúdo publicitário original.
É bastante possível que a propaganda venha a impulsionar as vendas de cosméticos e perfumes da maior empresa varejista do setor, mas o mais interessante aqui é analisar as causas e efeitos da grande polêmica que tem produzido.
Uma das primeiras reações registradas nas redes sociais foi a tentativa de boicote de representantes de igrejas denominadas neopentecostais, mas uma onda de defensores do anúncio praticamente abafou a reação dos conservadores. A peça de propaganda, exibida em larga escala, inclusive nos horários de maior audiência da televisão, mostra casais heterossexuais e supostamente homossexuais se presenteando com produtos de O Boticário e se abraçando carinhosamente.
Segundo os jornais, os dirigentes da empresa estavam conscientes de que a iniciativa poderia provocar reações contrárias, levando-se em conta a onda de conservadorismo que tem caracterizado recentemente as relações sociais no Brasil.
Desde a campanha eleitoral de 2010, quando a mídia deu grande destaque a manifestações de líderes de seitas religiosas discutindo propostas como a da descriminalização do aborto e a oficialização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a onda conservadora tem sido amplificada e manipulada por órgãos da imprensa. Essas escolhas da mídia são utilizadas como instrumento político de pressão contra o governo federal, bem como contra personalidades e intelectuais que defendem publicamente certas bandeiras progressistas.
Inserida nesse contexto como uma cunha, a campanha de O Boticário obriga milhões de pessoas a tomarem uma posição pública e clara sobre a questão da diversidade sexual e mostra que o perfil médio do brasileiro é de mais tolerância do que se imagina quando se observa o barulho de pastores, padres e outros agentes do obscurantismo.
Arriscando o futuro
A progressão das manifestações nas redes digitais revela que os indivíduos cuja visão de mundo impele a uma condenação liminar da homossexualidade se expressam mais rapidamente: até o começo da noite de terça-feira (2/6), os que condenavam a mensagem publicitária eram a maioria nas redes digitais.
Natural: a palavra irrefletida sai mais facilmente da boca.
Mas no último registro dos jornais, feito pela Folha de S. Paulo no fechamento da edição de quarta-feira (3), os números de “curtir” e “descurtir” no Youtube mostravam uma virada no jogo, com uma maioria de 211,4 mil clicadas a favor do anúncio contra 155,7 mil, contra.
Observe-se que a iniciativa de condenar a peça publicitária foi estimulada por alguns movimentos organizados por lideranças religiosas, que vinham convocando seus seguidores a assistir ao vídeo e clicar na opção negativa. Aos poucos, porém, a própria divulgação impulsionada pelos que condenam a mensagem provocou o engajamento espontâneo da parte do público que considera legítimo o relacionamento amoroso entre pessoas do mesmo sexo.
O movimento levou a empresa anunciante a mensurar o efeito da campanha, com uma pesquisa sobre as reações dos consumidores, mas o resultado só deverá ser conhecido após o balanço das vendas do Dia dos Namorados.
O episódio traz importantes lições para observadores da cena social e, ainda mais valiosas, para os analistas dos campos comunicacional e político. A primeira delas é a constatação de que a fração conservadora da sociedade brasileira tornou-se mais ativa e barulhenta, mas não representa necessariamente a maioria. A segunda é que, embora demore mais para se manifestar, a parcela mais progressista acaba dando a última palavra.
A campanha de O Boticário levanta uma outra vertente, esta de interesse especial para as empresas de comunicação: o risco de se aliar a grupos de opinião extremamente conservadores.
Engajada numa longa cruzada contra todas as políticas progressistas, desde a inauguração dos primeiros programas sociais, a mídia tradicional vem dando espaço e holofotes para o que existe de mais retrógrado no espectro ideológico, ajudando a tirar do anonimato figuras virulentas que radicalizam o embate político.
Num primeiro momento, como se vê, tais forças reacionárias fazem muito barulho, mas no longo prazo predomina a reflexão mais ponderada.
Cada vez mais identificada com o obscurantismo, a imprensa está comprometendo seu próprio futuro.
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Se vai boicotar O Boticário, deixe de lado também Facebook e Apple
Gil Alessi, El País
http://brasil.elpais.com/brasil/2015/06/02/politica/1433264063_080082.html
O primeiro passo é sair do Facebook. Sim, se você quer boicotar empresas que defendem direitos dos homossexuais vai ter que deixar a rede social de lado. Ela é uma das 379 empresas que assinaram um documento entregue à Suprema Corte dos Estados Unidos em março pedindo o fim da proibição do casamento gay. Não procure a lista das signatárias no Google: o buscador mais popular da Internet também está entre elas. Deixar de usar produtos da O Boticário, que lançou na semana passada uma campanha do Dia dos Namorados com casais homossexuais trocando presentes, parece fácil comparado a abandonar a sua timeline e ficar sem os likes.
O vídeo da marca de cosméticos, com pouco mais de 30 segundos, foi ao ar na TV aberta e no canal da empresa no YouTube. Alguns internautas criticaram as cenas de afeto – um abraço – entre casais gays, e pediram um boicote à marca. O Boticário reagiu divulgando uma nota onde afirma que a campanha busca “abordar com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor. Independente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”.
Então se você optou por boicotar o Facebook, ainda pode contar com Twitter certo? Errado. O microblog também assinou o documento entregue à Suprema Corte. Bom, que tal deixar as redes sociais de lado um pouco e descontrair jogando videogames? Se você quer boicotar as companhias pró-LGBTs, fique longe da franquia Fifa e da série The Sims, já que a Eletronic Arts, responsável pelos produtos, é a favor do casamento igualitário. Mas quem precisa de videogames na era dos smartphones? A não ser que você tenha um iPhone ou um celular com sistema operacional Android ou um Windows Phone. Neste caso, se livre dos aparelhos: Apple (o presidente da empresa, Tim Cook, é gay assumido) e Microsoft também assinaram a carta, e o Android é da Google.
Para o boicotador de verdade, calças Levis e produtos da Nike também estão vetados. Inclusive aquela camisa da seleção brasileira que vez ou outra sai do armário para ir a manifestações contra a corrupção e contra o Governo. Acostume-se também ao sabor dos refrigerantes Dolly: tanto a Coca-Cola quanto a Pepsico, fabricante da Pepsi, assinaram a lista. O café no Starbucks e o sorvete da Ben & Jerrys também terão que ser deixados de lado. E nem pense em pagar nada disso com seu cartão de crédito Visa ou do Citibank.
Viajar para a Disneylândia também não pode: a empresa responsável por Mickey & companhia é signatária do documento. Mesmo se não fosse, o boicotador sério jamais poderia ir para o mundo da fantasia a bordo de um avião da United Airlines, Delta ou American Airlines: todas apoiam o casamento gay. E nunca a passagem de avião pode ser adquirida com desconto no site de compras coletivas Groupon. Se deixar de consumir todas estas marcas parecer triste e der vontade de chorar, não seque as lágrimas com lenços de papel Kleenex: a fabricante deles, Kimberly-Clarck, também é a favor do casamento gay.
Então, senhora …
que medo é esse?
Tem alguém ameaçando a senhora aí? O apelo à igualdade ameaça a senhora ?
Sinta-se então ameaçada. Porque não tem volta.
A vida não se passa dentro de nossas casas apenas.
Ela é o MUNDO, somos o que somos.
Deixe quieto, vai ver a senhora e seus filhos nem se sentiram tão ameaçados assim !
A senhora é homossexual, bissexual ou tem outras orientações sexuais na família que não essa a que a senhora chama de tradicional. Não. Então, pronto, senhora. Deixe disso.
Respeito a senhora e peço que respeite os outros com suas orientações de gênero, identificações de gênero etc.
Suave, senhora, suave !
Acho lamentável esse tipo
Acho lamentável esse tipo de gente usar o rótulo cristã como escudo ou justificativa para a sua intolerância.
O cristo continua sendo cricificado diariamente por alguns que se dizem cristãos.
Sugiro a quem discorda do
Sugiro a quem discorda do conteúdo do comercial do Boticário que construa um abrigo, do tipo antinuclear, e se enfurne por lá, com seus filhos e demais parentes, para o resto da vida, sem televisão, internet, rádio ou qualquer outro meio de comunicação e mídia. Não esqueçam de levar o Malafaia e outros do gênero menos votados….
O mundo mudou para o bem maior da humanidade.
Os direitos de todos os seres humanos são iguais perante as leis de Deus e dos homens.
A diversidade de gêneros e a liberdade de opção sexual são reconhecidas e apoiadas pela maioria dos habitantes do mundo.
Parabéns a empresa Boticário pela coragem e ousadia de fazer esse comercial, que aliás é muito bonito e bem feito.
Bipolar…
(Atenção: a frase contem alguns parêntesis jornalísticos 🙂 )
Acho gozado como alguns movimentos levam um tempão reclamando da (suposta) falta de visibilidade para logo a seguir, quando esta lhe é dada, passarem a reclamar da (suposta) superexposição.
Vai entender…
Sabe o que ameaça a família?
Sabe o que é imoral e ameaça a família, minha senhora?
Os dignos pais de família cristãos que frequentam prostíbulos onde se prostituem garotas menores de idade.
As pias senhoras cristãs que pulam a cerca quando acham que não tem ninguém vendo (nem a Duquesa da Cornualha escapou dessa: http://bit.ly/1Q76TvV).
É esse povo, podre de iniquidade por dentro, e que por fora bota crucifixo no cordão e vai pra Igreja rezar, comer hóstia e beijar o anel do padre. Ou então vai dar dinheiro pro pastor pagar o aluguel do canal de TV onde ele prega morte aos gays.
Esse povo que se acha dono da verdade é que ameaça a família – inclusive a minha, que não vê o menor problema na propaganda do Boticário.
Se não gostam não comprem. Podem andar fedidos à vontade. O mau-cheiro vai combinar com o que vai pelas mentes e almas de vocês!
E o medo de se descobrir homo ou bi?
Fui ver o comercial e nada de mais. Céus, as pessoas ainda hoje se preocupam com a vida sexual dos outros! Lembrei agora de Mulholland Drive e do filme Frida Kahlo, nos dois as mulheres se envolvem sensualmente e sexualmente. Filmes intensos, lindos e que nos incomodam (a mim não pelo envolvimento das mulheres). Essas pessoas precisam sair da frente das novelas e programas policiais e viver!
E no fim das contas, não fosse a fôrma, poderiamos todos amar os dois sexos!
Blues da Piedade neles!
[video:https://youtu.be/kWSahr_NqUI%5D
Mais recente
O filme Azul é a cor mais quente.
Roberto Carlos será ouvido em
Roberto Carlos será ouvido em audiência pública do STF sobre a proibição ou não de biografias não autorizadas. Por isto, resolvi sacanear ele (censor de biografias) e o Malafaia (censor de perfumes) numa série de mensagens pelo Twitter.
@JaniceAscari O @robertocarlos quer ser dono de sua história. O @PastorMalafaia crê ser dono de Jesus. Ambos fazem rir sem ser comediantes.
@JaniceAscari O @PastorMalafaia não te dará o céu meu bem… https://www.youtube.com/watch?v=vErvPhCC2iM … se você comprar “O Boticário” também.
@JaniceAscari @robertocarlos te dará o céu meu bem… https://www.youtube.com/watch?v=vErvPhCC2iM … . Mas não te dará o direito de escrever ou ler biografias.
@JaniceAscari Quando o @PastorMalafaia usar “O Boticário” vestindo um https://www.youtube.com/watch?v=rKAYxr3myP8 … o @robertocarlos liberará as biografias?
@JaniceAscari Vai ser uma https://www.youtube.com/watch?v=ACP8FN_BWAk … quando o @PastorMalafaia usar um perfume gay e o @robertocarlos permitir biografias dele.
@JaniceAscari Se cantasse como @robertocarlos o @PastorMalafaia teria mais fiéis. Por ser censor como o pastor, o rei perdeu admiradores.
@JaniceAscari O @PastorMalafaia proibiu “O Boticário”. O @robertocarlos quer proibir biografias. Não respeito ambos https://www.youtube.com/watch?v=f1DV8W0nJSE …
@JaniceAscari Em 100 anos ninguém lembrará das músicas de @robertocarlos . Muitos lembrarão, contudo, que ele censurou seus biógrafos.
@JaniceAscari Em visita ao @STF_oficial o rei @robertocarlos cantará contra a liberdade dos escritores: “Eu sou terrível, vou lhe dizer…”
@JaniceAscari O tremendão, amigo de fé irmão camarada @robertocarlos, ficaria com tremedeira caso alguém fizesse uma biografia dele?
@JaniceAscari Dizem que o @robertocarlos quer escrever sua biografia. Ele já é um grande censor. Não sei se ele será um grande escritor.
@JaniceAscari Durante a jovem guarda @robertocarlos era maneiro. O calhambeque dele enguiçou e enferrujou quando ele proibiu uma biografia.
@JaniceAscari Depois que proibiu uma biografia dele o @robertocarlos morreu de fato e de direito. Ele perdeu mais de 1 milhão de amigos.
E os “jênios” vão reclamar no
E os “jênios” vão reclamar no “Reclame Aqui” ….
Deixa essa gente expor seus preconceitos e suas ignorãncvias. Isso é ótimo. O sol é o melhor desinfetante.
O efeito que provocam é exatamente o contrário.
Só dá Boticário agora…
Parabéns´a agência de publicidfade.
Perceberam o momento que atravessamos e foram precisos no recado.
Ponto para O Boticário
Conseguiu. Eu não tenho certeza, mas a dois anos na mesma época, não foi um comercial onde o “filho” compartilhado por casal “separado” tenta uní-los novamente com produtos dessa marca? Ainda não vi o atual, mas esse “mais antigo” era muito bem feito e de grande qualidade. A técnica, tática e método ao que tudo indica vêm funcionando pois otários manipuláveis encontra-se em todo lugar.
O anúncio é tao “inocente”… Essa gente tem m* na cabeça mesmo!
Ocorre apenas uma troca de presentes e um beijo, haja moralismo hipócrita para ver uma ameaça nisso.
Eu vi a propaganda e achei
Eu vi a propaganda e achei muito bonita.
Não tenho namorado nem namorada, mas fiquei com vontade de comprar um perfume .
Ô atraso !!!
Trocando em miúdos ahahahhah
Trocando em miúdos ahahahhah Natura é a empresa que queria ser O Boticário. De uma “briga interna” saiu uma sócia e fundou Natura. Aí TERMINAM as semelhanças.
BOTICÁRIO tem um público mais exigente, e produtos de melhor qualidade.
NATURA prefere o nincho POPULAR, inclusive em política: Malafaia/Marina/Natura TUDO A VER! Acho que Malafaia está ganhando alguma coisa para tentar desviar clientes de uma empresa, para outra. ahahahahah Mas o tiro está saindo pela culatra.
Vou renovar o meu estoque de creme hidratante da Boticário. 😛
Cinismo é alguém boicotar o
Cinismo é alguém boicotar o Boticário, por uma campanha linda e delicada. Mas não pedir BOICOTE PARA A CAMPANHA “VAI VERÃO (mostrando a b* de uma mulher em “close”) VEM VERÃO (mostrando os seios, também em close) onde a maioria da população é de mulheres. ESSA AUTO-REGULAÇÃO É UMA PIADA MESMO.
Boicota essas tambem
Se vai boicotar o Boticário pela propaganda que apóia gays, vai ter que boicotar muitas outras empresas também.
Google, Apple, Microsoft, Motorola, Intel, lenovo, dell – que computador ou celular ela vai usar?
Vejam o site que fizeram no Tumblr
http://aproveitaeboicota.tumblr.com
Alias….
Essa daí não deveria usar nenhum tipo de computador ou celular ou outro dispositivo com processador eletrônico
Esses aparelhos não existiriam sem o trabalho do matematico Alan Turing
Que era um ATEU HOMOSSEXUAL.