O samba de uma nota só de Aécio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Folha privilegia o novo posicionamento de Aécio Neves, em detrimento das respostas oficiais da CGU e de Dilma Rousseff
 
 
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo publicou uma suposta denúncia na edição desta terça-feira (14), afirmando que o governo esperou o fim da eleição para dar cabo à investigação da SBM Offshore, no pagamento de propina com a Petrobras. Em entrevista a jornalistas, a presidente Dilma Rousseff desbancou a suposição. A Controladoria-Geral da União também explicou a inviabilidade da sustentação. Mas a Folha deu voz a Aécio Neves (PSDB-MG), na edição desta quarta. Para o senador, a denúncia do jornal justifica um impeahment.
 
O senador tucano disse que se ficar comprovado que o governo esperou o fim da eleição para processar a empresa holandesa, suspeita de pagar propina para fazer negócios com a Petrobras, haverá motivo “extremamente forte” para o pedido de saída da presidente.
 
Na reportagem, a Folha diz ter revelado que a CGU recebeu informações detalhadas sobre o assunto do ex-diretor da SBM Offshore Jonathan Taylor, entre agosto e outubro, durante a campanha eleitoral, mas só abriu o processo contra a empresa no mês seguinte, em novembro, após a reeleição de Dilma.
 
A jornalistas, a presidente contou que Taylor procurou a CGU, disse que nos Estados Unidos o governo pagava por informações e quis vender as que ele tinha. Aqui, não foi aceito, entre outros motivos, porque o processo poderia ser anulado pela justiça brasileira, e porque a CGU mantinha contato com as autoridades holandesas e poderia ter acesso oficial às provas.
 
Leia mais: Dilma fala de Jane, Lula e SBM
 
Em coletiva, a própria Controladoria afirmou que corria na imprensa oficial, naquela época, a notícia de que as informações de Taylor foram obtidas de maneira ilegal. Além disso, o tempo entre o primeiro contato do ex-diretor da companhia e o agendamento de reunião seguiu as agendas dos servidores. 
 
“Eu gostaria, em nome do Ministério da Justiça, de repelir com veemência qualquer insinuação de que possa ter havido tentativa de acobertamento. Nós temos trabalhado em conjunto desde que os fatos foram revelados. Quem quer acobertar não investiga. Quem quer protelar não toma as medidas que foram tomadas”, afirmou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na coletiva da CGU.
 
Leia também: Simão e Cardozo negam agenda política em investigação da SBM
 
O PSDB, em contrapartida, está em esforço para tornar unânime a bandeira do impeachment entre os correligionários. Se antes, Aécio evitava defender publicamente o processo, agora adere ao grupos que organizaram as manifestações. Em reunião com deputados nesta terça, o senador questionou aos colegas quais eram a favor de investigações contra a presidente, e todos levantaram as mãos em apoio.
 
Também nesta terça, Aécio Neves encontrou-se com representantes do movimento Vem para a Rua. À Folha, ele confirmou que o PSDB pediu ao jurista Miguel Reale um estudo das denúncias contra Dilma.
 
Ainda que privilegiando a mudança de tom de Aécio Neves, pautando-a na “denúncia” do jornal, e não inserindo na nova publicação as respostas oficiais da CGU, do Ministério da Justiça e da própria presidente, a Folha de S. Paulo fez referência a uma restrita declaração de Dilma aos jornalistas: 
 
“Em entrevista a blogueiros alinhados com o governo, Dilma disse nesta terça que o país saiu da eleição presidencial “com muita gente no terceiro turno”, mas afirmou que o cenário deve melhorar.
 
‘Que tipo de crise política nós temos? Saímos da eleição com muita gente no terceiro turno. […] Vamos fazer 13 anos de governo e quem não está [no governo] reage dessa forma’, afirmou a presidente, segundo trecho publicado pelo site ‘Jornal GGN‘.”
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Qual orgao do pig nao virou
    Qual orgao do pig nao virou samba de uma nota só? E pensar que a privataria tucana aguarda investigaçao ha decadas e a Folha tucana nao reclama.

    1. Só a Privataria Tucana

      Só a Privataria Tucana aguarda investigação?

      Tem tanta coisa engavetada. Lista de Furnas, aeroportos, caso do Condado de Liechtenstein (citado por Nassif), a delacão não vazada do  Youssef, o helicoca do amigo…

      Nesse caso da SBM, parece que o tal “delator” conseguiu enfim  uns “trocadinhos”. Com a turma do vale tudo pra emplacar um impeachment (datafolha é pouco).

  2. Aécio é um pateta medíocre e

    Aécio é um pateta medíocre e irrelevante

    Vazio de todo, perdeu em Minas, que o conhece bem e no Rio, onde mora.

    Não tem a menor expressão, sobrevive no balão de oxigênio do PIG.

    Serra conseguiu se eleger senador e Alckmin, governador, graças ao PIG.

    Mas o Aécio, nem o PIG levanta, apesar do hercúleo esforço.

    Duvido que vença mais alguma eleição,  seus 15 minutos de fama estão na reta final e sua voz é o canto do cisne.

     

    1. Vigi, Cunha, eu não sei não,

      Vigi, Cunha, eu não sei não, pois o que não falta é besta / bairrista, aqui na terra das alterosas.

  3. Tranparência e regras claras X Desvio de Poder & Finalidade

    Lei é lei, discutida, votada e sancionada.

    Desvio de poder é uso indevido de faculdade legal.

    É a distorção de um poder de escolha do administrador público.

    É a utilização de uma liberdade de escolha legalmente conferida direcionada a fins não previstos na lei.

    É o ato praticado a partir da disposição legal, mas que não se dirige ao interesse público.

    É a atividade administrativa que desvia da lei para obter resultados diversos dos visados pela mesma.

    Em relação à sua definição, por desvio de poder também se entende excesso de poder, abuso de poder e desvio de finalidade. Desvio é afastamento, mudança de direção. Poder é faculdade, competência para decidir determinado assunto. O Desvio de poder seria, assim, o afastamento na prática de ato de poder visando a objetivos não previstos na lei.

    Partindo-se da natureza muito semelhante de conceitos e definições, haja vista a sua diferença ser quase que basicamente filosófica, entende-se que, tanto os conceitos quanto as definições de desvio de poder vão analisar todas as realidades envolvidas nas situações em que o agente público, ao exercer a sua competência legalmente estabelecida, o faz não com vistas ao interesse público, comum, de toda a sociedade, mas para obter objetivos particulares, para si ou para outrem.

    1. Ok. Já fez propaganda dos

      Ok. Já fez propaganda dos seus conhecimentos de direito administrativo. Agora desenha pra mim porque eu não tenho competência pra juntar os pontos.Enquanto isso, arrisco uma opinião bem inocente, quase infantil: lá na estratosfera dos agentes políticos de primeiro escalão, abuso e desvio de poder são tratados rotineiramente como acertos e ajustes de forças, até o limite das melhores intenções permitido pela conjuntura social e cultural vigente.  Ou é isso, ou a aposição te mastiga e te cospe fora, abusando, desviando, estuprando e mutilando a lei, com o irretrito apoio da grande imprensa golpista.

  4. Realmente cansa, é tedioso e

    Realmente cansa, é tedioso e nada agregador, ouvir ou ler o que Aécioporto diz.

    Esse garotão de mais de 50 é uma nulidade. Só mesmo a mídia e a claque da Paulista para levar esse sujeito à sério.

    PS: Está engraçado ver como a blogosfera incomoda o PIG, que não se cansa de utilizar o termo “blogueiros alinhados com o governo”.

  5. O Lobão disse:

    O Lobão disse; “O PT tem que ser extinto e a Dilma tem que sair porque o povo não vai dar sossego ao governo”

    Eu digo: Se o PSDB continuar do jeito que esta acabará extinto e enquanto o Aécio não for preso o governo não terá paz.

  6. Bastidores e palco do Teatro Brasil

    Getulio, ocupante máximo do poder durante a maior parte do período de 1930 a 1954, disse já no final:

    “Em todo esse tempo em que estive no poder, NUNCA alguém veio a mim pedir algo pelo país…”

    Há uma avassaladora maioria de politicos, empresários, jornalistas e, enfim, pessoas que poderiam fazer a diferença, ocupadas completa e ferozmente apenas em derrubar os inimigos de SEUS interesses (pessoais ou grupais).

    Não há uma discussão antagônica, diferenciada sobre os interesses do país, que é apenas um palco para suas representações teatrais. A ação real se passa sempre nos bastidores.

    Há épocas mais tenebrosas (como agora) onde a intensa representação consegue convencer enganosamente o público na platéia.

    Aí, perdem a vergonha e passam a agir no palco mesmo. Com o aplauso da platéia!

    Sim, aquela que pode pagar os ingressos. (“eleitos” que são, por terem “Deus, famílas e propriedades”)

    Aí, esta descarada desfaçatez com (o resto d’)a nação, com quem está lá fora do teatro e com adversários dentro, se libera desde o cinismo, a truculência do vale-tudo e até a molecagem explícita, desavergonhada.

    Aécio Cunha (e o ancião FHC) são exemplares representantes desses extremos. 

  7. E o mensalão tucano, que está esperando a

    eleição passar já faz quase vinte anos para ser julgado, será que o Aécio não tem nada para falar sobre isso?

  8. Fracasso

    Acostumados aos caprichos, não aceitam o fracasso.

    Lá na Argentina tem “paneleiro” da oposição ainda afirmando que o fiscal Nizmam foi assassinado pelo governo Kirchner. A noite todavia ouvem-se uivos em forma de lamento.

    Dilma deixou uma ferida no playboy dificil de sarar e que não o deixa sentar…

  9. um erro chamado Aécio

    Existem experiências científicas que terminam em um erro, algo inservível. Esta criatura possuída por todos sentimentos vingativos que existem e por um caráter reconhecidamente péssimo; usuário de drogas, agressor de mulheres e transgressor de leis infelizmente é a mistura dos Cunha com os Neves. O lado melhor – dos Neves – em nada o inflenciou, mas os do Cunha, vindo do facínora Tristão da Cunha, nazista nojento compõe todo o péssimo caráter do neto Aécio. um coito interrompido, uma masturbação em vez do coito entre os infelizes pais deste verme seria muito melhor do que termos que suportar o experimento de uma transa mal sucedida.  

  10. Impeachment e cadeia?

    Eu ouvi falar de um governador que mandou o diretor da estatal de água do estado esconder que nao foram feitas obras que deviam ter sido feitas a dez anos para evitar perder a eleicao com decreto de racionamento… vai ter impeachment pra ele tambem? [1]

    E ouvi falar de outro (agora ex-)governador que mandou construir nao um mais DOIS aeroportos em terras de familiares, vai ser preso por acaso também, senhor senador? [2]

    Na minha terra tem um ditado para falastroes como esse: “vai arrumar uma lavagem de roupa”!

    [1] http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/10/24/por-ter-que-seguir-orientacao-sabesp-nao-revelou-crise-da-agua-antes-da-eleicao/

    [2] http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/07/aecio-construiu-aeroporto-em-outra-cidade-que-tem-fazenda-montezuma-5061.html e http://g1.globo.com/minas-gerais/eleicoes/2014/noticia/2014/07/governo-de-mg-fez-aeroporto-em-terreno-de-tio-de-aecio-diz-jornal.html

  11. Esta na hora dos companheiros

    Esta na hora dos companheiros do estabelecimeto compreenderem, o terrivel trauma que representou para o vadio playboy do Leblom, a derrota eleitoral, ate na propria sesmaria, para um adversario do sexo femenino. 

    Para pessoas, digamos assim, normais e saudaveis, isso nao representa absolutamente nada. Mais esse sujeito, nunca fez porra alguma alem de curtir no mercado de entretenimento adulto, as facilidades que o dinheiro abundante  e de origem nebulosa propicia. Claro que o machao do Leblom, nao havia apanhado de mulher. Muito pelo contrario, estava habituado a espancar. Pra isso o cabra se achava o homem. 

    Agora, coitado. Caiu no desespero e passou a arreganhar os dentes. Querendo se passar como pitbul, enquanto ate as criancas o veem como um sestroso e inofensivo poodlle.

    Eh de lascar gente. Tenham mais tolerancia com o infeliz.

    Orlando

  12. Coitada da folha/uol

    Já embarcaram no navio do FHC, no barco de Serra, na canoa de Alckmin. Agora tentar a prancha quebrada de Aécio é o fim de seus tempos. Vão morrer abraçados e afundar rápido pelo peso morto do coitado. Que se vão, então. Sabichão!!!

  13. Só nós mesmo

    Só nós, que gostamos de debate e de trocar opiniões, para dar valor ou prestar algum interesse no pensamento inócuo de um playboy,que em nada acrescenta nen numa conversa de boteco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador