Os clichês das propagandas de cerveja

Do Terra

Especialistas criticam guerra de musas das cervejas: é muito clichê

Alinne Moraes e Megan Fox, “musas” das propagandas das cervejarias Devassa e Brahma, não devem causar impacto significativo nas vendas dos produtos já que as campanhas com o artifício “mulher gostosa” não causam mais impacto no consumidor. Essa é a opinião de especialistas em marketing e gestão de marcas que afirmam que as cervejarias pecam ao pensar em campanhas pontuais com enfoque sexual que não ajudam a construir uma marca consistente.

“O consumidor não vê diferença entre essas propagandas. A Devassa aposta em uma atriz bonita, em evidência, mas sem identificação com o produto. A Brahma segue o padrão dos últimos anos, de apostar em personalidades estrangeiras, mas ainda não cria assimilação”, afirma o coordenador de marketing do curso de MBA da Trevisan e autor do livro “Branding – a arte de construir marcas”, Marcos Hiller. Segundo Hiller, as propagandas dessas cervejarias seguem sem consistência, perpetuando estereótipos. “É muito clichê, muito pasteurizado.”

Para José Roberto Martins, especialista em valor de marca, as marcas jogam dinheiro fora com personalidades, que não têm a ver com o posicionamento. “No Brasil, infelizmente, mulheres seminuas, praia e futebol significam cervejas baratas. Ainda não surgiu no Brasil nenhuma agência de propaganda com uma linha de comunicação inovadora, com comerciais inteligentes, alegres e sem apelação. Até que isso ocorra, é aguentarmos essa apelação e gastança que poderia ser direcionada para produtos melhores e inovadores”, diz.

O presidente do conselho do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), Cláudio Felisoni de Angelo, diz que as propagandas demonstram claramente que o mercado de cerveja continua fiel ao público masculino e à sensualidade em suas peças publicitárias, se esquecendo do mercado feminino. “Há quase que uma tradição das marcas de cervejas com apelo para a personalidade feminina. O mercado espera uma atuação dessa natureza. Todas as propagandas seguem a mesma rota.”

Para Angelo, o mercado deveria testar uma linguagem diferente, voltada para esse nicho específico. “O público feminino vem crescendo e uma das coisas importantes na propaganda é surpreender e o discurso com uma redação nova. O argumento usado atualmente já não mostra novidades nem espanta o público”, diz.

Alinne Moraes é a nova garota-propaganda da Devassa; Megan Fox promove a Brahma

Alinne Moraes é a nova garota-propaganda da Devassa; Megan Fox promove a Brahma

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador