Perícia contratada por senador diz que Veja editou fita da capa

Enviado por André Paulistano

Perícia comprova: Veja fraudou fita da CPI

Do Brasil 247

 
Uma perícia contratada pelo senador Delcídio Amaral (PT/MS) demonstra que a revista Veja editou a fita que motivou a capa da última semana, sobre uma suposta farsa na CPI da Petrobras; “Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequência das falas”, diz a análise do IPC, o principal instituto de perícias do Mato Grosso do Sul; “O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas”; ontem, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã; a revista da Marginal Pinheiros aceitará o desafio?
 
247 – O laudo elaborado pelo Instituto de Perícias Científicas de Mato Grosso do Sul revela que a gravação da conversa entre dois funcionários da Petrobras – José Eduardo Barrocas e Bruno Ferreira – e uma outra pessoa não identificada, divulgada esta semana pela revista Veja, foi editada, o que compromete qualquer avaliação sobre a participação de senadores em uma suposta tentativa de fraudar os trabalhos da CPI da Petrobras, conforme denunciado com alarde pela revista.

 
O documento, assinado pelo perito Fernando Klein, conclui , com base na análise feita na gravação disponibilizada pela Veja em seu site na Internet, com duração de 2 minutos e 40 segundos, que não há uma sequência lógica que permita vincular o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) a eventual orientação repassada aos depoentes da CPI da Petrobras, uma vez que no momento imediatamente anterior à citação do nome “Delcídio” na conversa há uma interrupção de 1 minuto e 14 segundos na gravação, o que comprova a montagem.
 
O laudo esclarece que o uso de arquivo editado pode trazer interpretações equivocadas em relação ao contexto de todo um diálogo.
 
“Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequencia das falas, a primeira com 1 minuto e 12 segundos e a outra com 1 minuto e 30 segundos. O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas. Dessa forma, não há credibilidade para a interpretação do conteúdo e da aplicação dos diálogos constantes na gravação de 2 minutos e 40 segundos disponibilizada no sítio eletrônico da revista Veja, dada a evidente edição do mesmo”, assegura o perito.
 
O IPC é o maior e mais conceituado instituto de perícias de Mato Grosso do Sul. Ele é responsável por pelo menos 70 % de todas as investigações periciais requisitadas pela Justiça no estado. 
 
Nesta quarta-feira, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã (leia aqui).

 

Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Vendagem…

      Acho que contam todas as revistas distribuídas como lidas, passei pelo Galeão semana passada, como passo todo mês devido ao meu trabalho, vi a mesma cena de várias óias empilhadas… quase a dizer: me leve!!!… dai que figuras como o tio rei e o augusto nunes criam aquela realidade paralela deles onde 220 milhões de brasileiros levam fé em todos os seus delírios.

    1. Cachoeira só mandou um

      Cachoeira só mandou um recado: ou deixa ele em paz ou a respública vai abaixo. Ninguém mais falou nada dele. Talvez Lula quando fizer comício por lá mande ele e sua turma se lascar.

  1. Será que essa “revista”

    Será que essa “revista” continuará impune ? Pra mim…isso é crime. E aí Congresso Nacional…até quando irão difamar, criar factoídes sem uma punição ? Cadê a Lei de Médios…???? 

  2. Esse esgoto midiático vai

    Esse esgoto midiático vai lançar um factóide por semana, até as eleições. E, o pior, é que o candidato dela não decola nem tendo pistas particulares. 

  3. Essa gente, que deseja só o

    Essa gente, que deseja só o bem do Brasil, pensa que ainda estamos na década de 60: É bolinha de papel virando Tijolo, é fita “manejada” , é grampo sem voz. Tudo por falta de um escândalo verdadeiro envolvendo o governo Federal. Está batendo o desespero ! Mas parece que o PT está aprendendo a ser mais atuante. Deo Gratias !

  4. propagandas

    quanto a Petrobrás, os Correios, a CEF, o BB e o próprio Governo Federal enterram em propaganda na Veja?

    essa pouca vergonha de financiar mafiosos com dinheiro público tem que acabar!

  5. A caneta espiã é o Caneta.

    A caneta espiã é o Caneta. Ele próprio, Policarpo, editor de políticagem velhaca da sucursal de Brasília.

    Editor, como o nome diz, edita. E isso ele aprendeu a fazer muito bem no curso de jornalismo por correspondência do Carlinhos, seu cumpadre

  6. Já que esta bolinha de papel

    Já que esta bolinha de papel foi desmascarada, agora jogaram bolinhas de papel naas cabeças da leitão e do sarnemberg pra ver se cola. Eita, opósição! Assim teus dias estão contados!

  7. “ministro Ricardo Berzoini,

    “ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã”:

    “Defendeu”?

    Que falta faz um judiciario, heim?

  8. poucos ainda veem a

    poucos ainda veem a veja…

    mas parece memo que o pt acordou e começou a exigir respostas…

    apresentem a fita.

    e o darf?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador