Petrobras: a mídia e a brutal desinformação
por Andre Motta Araujo
A jornalista Vera Magalhães, no programa TRÊS EM UM da Jovem Pan, de ontem, disse ser inteiramente favorável à venda da PETROBRAS porque agora as companhias de petróleo são todas privadas. COMPLETAMENTE ERRADO.
Das 20 maiores empresas de petróleo do mundo, 13 são ESTATAIS; das 5 maiores, 4 são estatais. São as ESTATAIS que mais crescem e a maioria foi criada a partir de 1970, ultrapassando as SETE IRMÃS.
A PEMEX mexicana vai triplicar de tamanho em dez anos porque vai investir em refino, a SAUDI ARAMCO está construindo a maior refinaria do mundo, as ESTATAIS crescem mais que as privadas, com estratégias OPOSTAS as da PETROBRAS, elas crescem no “downstream”, do óleo cru para as etapas seguintes, enquanto a PETROBAS quer se concentrar no pior segmento, o óleo cru, sujeito a oscilações e riscos muito maiores que o refino e a distribuição, que são o mais estável setor.
Como uma jornalista tão experiente como Vera Magalhães pode estar tão desinformada? Tem coluna no ESTADÃO, lá ninguém chuta, é preciso leitura.