Jornal GGN – A EBC elogiou, nesta quinta-feira (02), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, em favor do mandato do presidente da agência, Ricardo Melo. Em nota oficial do Conselho Curador, a instituição reafirmou a “defesa incondicional da comunicação pública e da lei que criou a EBC”. Também em comunicado, o jornalista celebrou a decisão.
“Congratulo-me com esta manifestação de respeito ao primado da Lei e do Estado de Direto, base do mandado de segurança que impetrei”, disse Ricardo Melo, completando que recebeu a notícia com “serenidade”, por ter a “convicção” de que a liminar de Toffoli será mantida pelo Supremo. Em defesa, afirmou que foi “ilegalmente exonerado”, no dia 17 de maio pelo presidente interino Michel Temer, e que pretende continuar contribuindo para “fazer avançar o sistema público de comunicação”.
Para Melo, a missão legal e constitucional da comunicação pública é a “oferta de conteúdos comprometidos com os valores democráticos, o respeito aos direitos da cidadania, a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira”.
Com a decisão do ministro do STF, o jornalista pode reassumir seu mandato, de acordo com o previsto na Lei nº 11.652/2008, que rege a EBC.
Na nota publicada, o Conselho Curador ressalta que “neste momento de intranquilidade do país, o direito da sociedade a um sistema de comunicação pública protegido contra intervenções indevidas de governo e livre das imposições do mercado deve ser assegurado”.
O colegiado lembrou que nesta terça-feira (31) realizou uma reunião plenária, em apelo para que o Judiciário se manifestasse “na urgência que as circunstâncias exigem para que todos possam contribuir para a construção e o fortalecimento de um Brasil melhor, com uma comunicação mais democrática”.
Em sua decisão, Toffoli afirmou que a EBC não poderia “ficar a critério discricionário” do chefe do Executivo e que no Conselho – que teria a responsabilidade de uma exoneração de membros – “há nítido intuito legislativo de assegurar autonomia à gestão da Diretoria Executiva da EBC, inclusive ao seu Diretor-Presidente”.
Por fim, o ministro também destacou que a permissão de uma exoneração desse tipo poderia gerar a “subversão à própria natureza da autarquia especial, destinada que é à regulação e à fiscalização dos serviços públicos prestados no âmbito do ente político, tendo, por isso, a lei lhe conferido certo grau de autonomia”.
Leia aqui a decisão do ministro Dias Toffoli pela presidência de Ricardo Melo na Empresa Brasileira de Comunicações (EBC).
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Fez-se justiça. E que a EBC
Fez-se justiça. E que a EBC não venha jamais ser uma TV CULTURA-TUCANA.
Cadastro
Caro Nasiff
Há tempos fui cadastrado numa plataforma gratuíta que vc publicou, que agregava vários blogues inclusive o meu. Éramos mais intitmista, sobretudo na questão musical que também tem a ver com o que fazemos. Tentei me cadastrar aqui, mas me parece que foi nega? Por uma mídia democrátiva, participativa, sem pautas de poderes públicos nem privados. Forte abraço;
cadastro aprovado
A demora é normal, dado o volume de pedidos feitos por trolls.
Ex-editor-chefe do Jornal
Ex-editor-chefe do Jornal Nacional diz que Merval Pereira faz “trabalho sujo” de O Globo; jornal dos Marinho não ouviu outro lado e Dilma vai à Justiça contra “calúnia”
03 de junho de 2016 às 12h00
TRABALHO SUJO
Merval Pereira é um poço sem fundo
por Mario Marona*, no Facebook
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/ex-editor-do-jornal-nacional-ataca-merval-pereira-e-diz-que-ele-faz-trabalho-sujode-o-globo-ao-publicar-denuncia-sem-base-factual.html
Plenário
Se ainda tiver que ir a votação em plenário, é melhor aguardarmos para comemorar, mas é uma excelente notícia.
Já imaginou o estoriador
Já imaginou o estoriador tucano Marco Antonio Villa na TV BRASIL?
TV Brasil
É uma satisfação ver Ricardo Melo de volta a TV Brasil. Que volte com eles todos os bons jornalistas,os programas de entrevistas… Os seres pensantes deste país agradecem.
TV Brasil
A TV Brasil lava a alma. Um banho de cultura do mais alto nível. Muito feliz pela notícia.
Esqueçam a BBC
O modelo não é a BBC. É Havana Connection em escala ampliada. Tem que “causar”. Tem que ficar na boca do povo. Tem que ter agressividade, ousadia, bom humor. Uma emissora que não leve os jornallões e a Globo a espumarem de ódio não está servindo para NADA. Uma emissora que não mereça editoriais exigindo sua extinção imedita não está servindo para NADA. Não conheço a situação interna, mas aposto que está aparelhado, sim, com gente incompetente que nunca pôs os pés numa emissora de televisão ocupando postos importantes só porque é amigo de não sei quem. Quem quer saber a situação do setor energético no Brasil lê um bom artigo, ou uma boa entrevista escrita, onde é possível parar, pensar, ler de novo. Televisão tem que ser rápida, cortante, contundente, imediata. Não tem dinheiro para grandes reportagens. Mas tem dinheiro para botar um desses atores talentosíssimos que trabalham a troco de jantar nos teatros da Praça Roosevelt para cobrir o Congresso com perguntas à la Ernesto Varella. Causando. Causando muito. Tem dinheiro para escrachar o jornalismo da Globo DIRETAMENTE, dando nome aos bois e comentando os comentários feitos por esses bois na notícia da notícia, com muito sarcasmo e sacanagem. Uma mídia contra o oligopólio da mídia – sob a supervisão, é claro, de advogados capacitados a dizer o que dá processo e o que não dá. Esqueçam a BBC, porra!. No atual contexto, BBC é coisa de BaBaCa. É facílimo ter TRAÇO de audiência, que é o que vocês tiveram esse tempo todo. Basta botar duas câmeras e três cadeiras dialogando a respeito de assustos elevadíssimos ao longo de uma hora. Farão um grande jornalismo que ninguém vê. Melhor pegar o dinheiro e doar à Santa Casa.
Imprensa é diferente de expressão
Em Niterói tinha um jornal chamado Jornal do Poste.
Era um blog dos anos 80, tinha cultura, tinha políitica, tinha poesia, arte e alegria no Jornal do Poste. Era uma expressão da liberdade de expressão!
Hoje os postes são os blogues que levam luzes do iluminismo para muitos cantos do planeta.
Os Band dos Bandeirantes também estão na luta para expressar sua opinião na imprensa e na prensa e na pressão das óticas pela metade! São pagos caros para isso. Muitas Ferraris e Hospedagens em hotéis ns suiça são dados aos expressionistas da imprensa restritiva da liberdade de expressão geral e popular.
A maioria brasileira é de origem sofrida, de escravos, pobres, negros, índios e mesmo imigrantes europeus pós-guerras diversas de várias regiões e continua sendo assim (from Haiti, oriente médio, Japão, Itália, Romênia, Hungria, Áficas to Brazil).
Isso é o Bréaszil e a expressão será reprimida exceto aquela dos que escondem que o maior gasto público é com juros e por isso lutam todo dia para convencer a maioria de que é preciso acabar com creches, universidades públicas e não deixar pobres terem casas e nem divulgar seus sberes e culturas. Senão os juros irão abaixar e eles ganharão a vida como? Terão que trabalhar. Ah não! Já pensou o presidente da FIESP deixar de ganhar com juros de 14,25% e ter que criar postos de trabalho e produzir algo? Af!
E o pato teria que caçar comida para viver?
Assim, falta liberdade de expressão!
Portanto a EBC precisa continuar e os blogues também, mesmo os reacionários…. A retórica e o contraditório darão conta do esclareciemento com coerência , teorias, calma e sem rancor!
Desde que voltei a
Desde que voltei a acompanhar a programação das TVS federais de uns meses para cá, sim há bem pouco tempo, descobri que são os únicos canais que consigo deixar rolando sem sentir aversão ou irritação com algo que passa, irritação essa causada pelos outros canais pelo aumento desproporcional de volume nos comerciais, pela absoluta falta de empatia com o programa, pela sensação de estar sendo alvo de estelionato em programas para advinhar charadas ou religiosos, pela manipulação da pauta de jornalismo golpista, pela a forçação de barra nas novelas da Globo e no desfile de perucas e barbas postiças da Record.
Os canais públicos apresentam desde reportagens com imagens reais de Vargas até entrevistas com médicos de transplantes, programas infantis não tradicionais, programas do mundo todo, até engraçadas novelas Angolanas. É um trabalho valiosíssimo que precisa ser divulgado e incentivado.
Brasil: Qual a competência???
Aqui, é difícil! Quando não é o Governo a interferir na comunicação pública, é a grande mídia, liderada pela Rede Golpe a interferir nos Governos.
É histórico! O lixo, as mentiras, as calúnias, a devassa, a incompetência até para se punir devidamente.
O prejuízo é sempre do povo, para o povo e pelo povo – a única certeza!