Prefeita de Paris processa TV americana por exageros em cobertura de atentado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Sugerido por Alfeu

Da RFI Português

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, confirmou que vai processar a emissora de TV americana Fox News por ter divulgado informações incorretas sobre a cidade, durante a cobertura dos atentados nos dias 7, 8 e 9 de janeiro. O canal disse que a capital francesa possuía bairros proibidos para os não-muçulmanos e onde nem a polícia conseguiria entrar.

Em uma entrevista à emissora CNN nesta quinta-feira (7), Hidalgo reafirmou a decisão de processar a Fox News por difamação. Segundo a prefeita, a cobertura do canal conservador foi “insultante” e “trouxe prejuízos para a imagem e a honra da cidade”.

A socialista quer que os responsáveis pela divulgação das informações sejam identificados e pretende pedir, na Justiça francesa, uma indenização pelos danos causados. Na terça-feira (10), Hidalgo vai apresentar a proposta para votação aos conselheiros de Paris – representantes eleitos, semelhantes aos vereadores.

Lei islâmica e camisetas de Bin Laden

Tudo começou no dia 8 de janeiro, um dia depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo, no 11º distrito de Paris. Na tentativa de contextualizar a realidade na França, que tem uma das maiores comunidades muçulmanas da Europa, a Fox afirmou que diversos bairros da cidade eram proibidos para os não-islâmicos. Nestes locais, chamados pelo canal de “no-go zones”, os moradores andariam nas ruas com camisetas de Osama Bin Laden, ex-líder da rede terrorista Al Qaeda, e a lei islâmica, a charia, teria sido adotada sem restrições por parte das autoridades francesas.

Um jornalista da emissora, apresentado como especialista em conflitos, também comparou o perigo nesses bairros a países em guerra como o Iraque e o Afeganistão. Entre os locais citados, estão bairros turísticos como Montmartre e a região central de Paris.

“Em 10 minutos de táxi a partir da torre Eiffel, você passa por ruas que se parecem com Bagdá”, declarou Nolan Peterson. O mapa mostrado pela Fox na realidade corresponde à indicação das “zonas urbanas sensíveis”, locais considerados prioritários para as políticas públicas municipais.

Europa permitiria invasão muçulmana

A emissora foi ainda mais longe – informou que a situação se repete em outros países da Europa, como o Reino Unido, e questionou “por que a Europa está deixando os muçulmanos tomarem conta do continente”. O canal entrevistou o líder da extrema-direita britânica Nigel Farage para falar sobre o assunto. Depois de uma avalanche de críticas na imprensa francesa, o canal americano pediu desculpas públicas pelas informações erradas.

Para os conselheiros de oposição, a realização de um processo é uma reação exagerada. “O tratamento dado pela Fox News foi escandaloso, mas seria melhor pedir um direito de resposta e convidá-los para conhecer de perto a situação”, declarou a presidente do partido conservador UMP no Conselho de Paris, Nathalie Kosciusko-Morizet. Já os conselheiros socialistas, verdes e comunistas disseram que pretendem aprovar a proposta da prefeita. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. como se o o que aconteceu

    como se o o que aconteceu nesse caso fosse uma novidade.

    é o ancestral e típico modo de agir da mídia  globalizada e hegemonica americana.

    o esquema é recorrente, em defesa do armamentismo e do

    capitalismo hegemonizado tb pelos eua.

    por isso, os repórteres de lá  cobrem guerras invasivas quase como

    se estivessem embutidos nos tanques norte-americanos,

    seguindo a pauta do pentágono….

    imagine no dia a dia.

    na venezuela, agora mesmo, o nyt e o jornalismo em geral

    recebem “denúncias” fajutas dos opositores a maduro como

    se fossem verdades absolutas, tratando-os como heróis.

    bandidos vão para os eua a são recebidos pela mídia como heróis.

     obama inclusive apóia esse tipo de ação…

    no brasil, bandidos delatam e alguns membros das instituições policiais e do judiciário

    deixam vazar para a grande mídia…

    ou a grande mídia inventa os tais vazamentos…

    e as verdadeiras instituições democráticas

    conseguidas com tanto esforço da população 

    parece que não têm força para reagir a esse estado de exceção,

    implantado, paradoxalmente, em pleno estado de direito democrático…

    então o estado de exceção passa a ter uma cara de regime democrático.

    daí a população aceitará o tal golpe paraguaio, enganada por essa esperteza dos golpistas;

     

     

     

  2. E se fosse aqui no Brasil? O

    E se fosse aqui no Brasil? O PT processar a Globo pelos danos à imagem? Seria o fim do mundo. 

    “Ataque à liberdade de imprensa”! “Ataque à liberdade de expressão”!

    Experimentem para ver. 

  3. Nossos…………………

    Nossos politicos, se não fossem socios da midia golpista, prostituta, e não tivessem orabo preso, também poderiam tomar atitudes como esta, contra a imprensa tupiniquim, mas……………

  4. Excelente! Imagina só se a
    Excelente! Imagina só se a moda pega por aqui! Só em reparação judicial o Rio de Janeiro poderia isentar seus habitantes do pagamento de IPTU por um ano. Já São Paulo não teria motivos para qualquer ação…

    O tratamento foi escandaloso e o UMP sugere uma visita de cortesia? Tudo para não desagradar à Fox… Porque será?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador