Procuradoria dá 48 horas para Facebook explicar exclusão de páginas do MBL

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Débora Brito

MPF pede informações ao Facebook por remoção de perfis suspeitos

Na Agência Brasil

O Ministério Público Federal em Goiás solicitou ao Facebook explicações sobre a decisão de remover 196 páginas e 87 perfis por violação das políticas de autenticidade da rede social. O Facebook recebeu prazo de 48 horas para apresentar a lista de todas as páginas e perfis removidos com justificativa para cada exclusão.

No ofício dirigido ao Facebook, o procurador da República Ailton Benedito de Souza, responsável pela iniciativa, ressalta que o Ministério Público pode propor ação civil pública e implicar responsabilidade em caso de “falta injustificada ou retardamento indevido” da solicitação.

O Facebook justificou mais cedo que as páginas removidas faziam parte de uma rede de contas falsas que tinham o objetivo de espalhar desinformação. Entre as páginas excluídas está a do Movimento Brasil Livre (MBL). Em nota, o MBL criticou a exclusão e argumentou que a página não era falsa, pois continha informações que permitiam a identificação dos responsáveis.

Benedito investiga o Facebook desde setembro do ano passado alegando supostos atos de censura e bloqueio de usuários brasileiros que se manifestaram nas redes sociais para protestar contra a mostra Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, promovida pela Santander Cultural, durante os meses de julho a setembro de 2017, em Porto Alegre.

Em documento que instaura o chamado procedimento preparatório referente à investigação de 2017, o procurador diz que as normas que regulam a internet no Brasil atuam ‘‘sempre com vistas à liberdade de expressão, ao direito de acesso de todos à informação, ao conhecimento e à participação na vida cultural e na condução dos assuntos públicos; a impedir a censura bem como a discriminação dos usuários, por motivo de origem, raça, sexo, cor, idade etc”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Movimento calculado..

    Estão aplainando..

    como o MBL dos caiado era muito radical para os planos de legitimação do golpe via alckmin, teve que ser bloqueado..

    .. sem falar que os caras deram uma despirocada, né, passaram a chamar até o PIG de esquerdista.. rs..

    Não dá certo, eles vão tentar legitimar o golpe via eleições, é um momento + zen, não pode balançar a canoa..

    Mas não se iludam, existem milhões de perfis falsos nas redes sociais, milhões de agentes da cia influenciando o debate..

    .. a esquerda brasileira não se preparou para o debate nas periferias (deixou na mão dos pastores) nem na internet (deixou na mão da cia)..

    .. como Deus é grande, nos deixou Lula..

  2. Meu dinheiro sendo mal utilizado

    Por que diabos o MPF age como advogado de uma organização privada?

    Esses vagabundos têm dinheiro, podem pagar advogados, a mentira não é um bem tutelado, o que o MPF está fazendo aí? É parte da quadrilha também?

  3. Risco

    O perigo é o Facebook resolver que não vale a pena, que a insegurança jurídica é demasiada… e deixar de operar no país.

    Imagina a coxinhada furiosa por que tiraram o seu brinquedo – e a culpa foi do MBL.

  4. Estou rindo aqui. O que um

    Estou rindo aqui. O que um promotor patético de um país de terceiro mundo pode fazer contra uma empresa que está meramente fazendo cumprir as regras dos termos de uso do site dela, regras que TODOS têm que respeitar se quiserem fazer uso do site?

    E mais ainda, as regras infringidas são perfeitamente razoáveis: Não usar nomes falsos ou informações de contato falsas, não tentar enganar os outros usuários com links falsos, etc. Esse promotorzinho vai ter que sair com o rabo entre as pernas depois do CHOQUE DE REALIDADE que ele vai tomar na cabeça.

  5. Hoje é o MBL ( uma das coisas

    Hoje é o MBL ( uma das coisas mais execráveis pela sua xucrice que há no país). Quem garante amanhã que não é um vídeo do Nassif? Tio Zuck só está fazendo isso não por ideologia ( Zuck não é feito de células, mas cédulas de dólar rs ) mas porque quer amenizar um pouco a queimada de filme que foi o facebook vender o dado de seus usuários – coisa que não se admite que uma lojinha da periferia da periferia faça. 

    1. Não dá mais para ser republicano.
      Em condições normais de um estado de direito você estaria certo.
      Quando somos atacados em um guerra híbrida nunca interrompa o inimigo quando eles se matam ou cometam erros entre si.

  6. Melhor assim
    Desta maneira ficara comprovada a má fé que estes senhores praticaram,cabendo ação de reparação de danos, e dando um fim na moral destas pessoas.

  7. Tiro pela culatra?

    Se o Facebook quiser, agora dá o tiro de misericórdia no MBL: pode desnudar a investigação que fez (já que a pedido do MP não poderia ser considerada exposição pessoal, quebra de sigilo, etc) e mostrar com detalhes toda a rede do MBL, suas conexões, seus IPS, e talvez até quem paga por isso.  

  8. tem q fazer isso com as

    tem q fazer isso com as milharees de paginas de esquerda q mentem na cura dura.e atacam outros candidatos ,distorcendo a realidade…..

    1. Da pra ver no nique ai
      É

      Da pra ver no nique ai

      É assim que esses boys a serviço do Império agem: se escondem no anonimato para inocular o veneno

    2. Veinho, você devia ter

      Veinho, você devia ter vergonha de vir aqui fazer esse comentário estúpido. E aí, qie dia que vocês vão lå cobrar do Moron herói seus o indiciamento de Lula por usar um laranja na Friboi ou pressioná-lo para confiscar aquela ferrari de ouro que vocês espalharam no fasciburro ou mesmo repatriar os bilhões roubados por ele que estão em paraísos fiscais. Ou será que ele já repatriou e não ficamos sabendo, se é que me entende.

    3. Veinho, você devia ter

      Veinho, você devia ter vergonha de vir aqui fazer esse comentário estúpido. E aí, que dia que vocês vão lå cobrar do Moron, herói seus, o indiciamento de Lula por usar um laranja na Friboi ou pressioná-lo para confiscar aquela ferrari de ouro que vocês espalharam no fasciburro ou mesmo repatriar os bilhões roubados por ele que estão em paraísos fiscais. Ou será que ele já repatriou e não ficamos sabendo, se é que me entende.

    4. Vai lá e você mesmo faça a

      Vai lá e você mesmo faça a denúncia dessas tais “páginas”.
      Mas não vai fazer porque como todo fanático pseudo-direitista, seu negócio é ficar reclamando e não fazer absolutamente nada à respeito.
      Facebook é uma empresa privada, tem todo direito de estabelecer as próprias regras, e os usuários aceitam e concordam com essest termos quando fazem registro na ferramenta. Não gosta da forma que eles trabalham? Exclua sua conta, simples, ficar aqui dando chilique não vai te ajudar em nada

    5. mimimimimimimimimimimimimimim

      mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi. BuAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. snif snif snif. Enquanto vc alimentar seu ódio, não serás feliz nnunca. Os esquerdistas lutam contra injustiça, censura, perseguição com criatividade ( vide artistas que apoiam lulalivre , Kd os artistas fãs do MBL? Frota? Dr. Bumbum? Suzana vieira? kkkkkk), inteligência e, sobretudo , amor. O amor sempre vence o ódio na corrida para a felicidade. Esqueça esses ricaços da elite de quem vc ou é parte ou baba ovo, e seja feliz. A direita é, foi e sempre será broxa e malcomida. Para gozar, o ser humano precisa de amor, não de raivinha. Fui

  9. Piada pronta

    É gozado ver a “direita” tentando usar o estado contra a iniciativa privada do dólar…

    Pegando carona no que disse nosso colega jruiz, abaixo, a “direita” precisa entender que a firma “Facebook” está é ajudando-a, ajudando a disfarçar a selvageria da própria “direita” contra o estado democrático do Brasil. E entendendo isso, ficar quietinha, de preferência tentar desvincular sua imagem à de movimentos como o MBL, o Instituto Millenium e toda sorte de barbárie que-tal.

  10. “Fake News is my business”… a hilária reação do MBL

    O MBL se perdeu completamente na reação contra a queda no Facebook:

    1-NÃO FAZEMOS FAKE NEWS

    2-A ESQUERDA TAMBÉM FAZ FAKE NEWS

     

    1-VAMOS BOICOTAR O FACEBOOK

    2-ENTRAMOS NA JUSTIÇA PARA RETORNAR AO FACEBOOK

     

    1-O FACEBOOK É SOCIALISTA

    2-O FACEBOOK NÃO TEM DIREITO DE ENCERRAR NOSSA CONTA

     

    Estão completamente desesperados… sem “fake news” não existe MBL… e quanto mais choram, mais engraçado fica… mais piadas são feitas.

    Arrumaram uma maneira de enfiar o PT no meio da história via Sakamoto… Janaína Paschoal também entrou no meio já passando vergonha… espero que essa queda esteja sendo bem documentada pela esquerda.

     

    1. é pra rir ou pra chorar?

      Tanta coisa importante para se preocupar e um procurador da república vem com essa? O CCJ tem abrir sindicância contra ele para apurar o porque disso. Facebook não é rede pública, é particular, um serviço gratuíto com regras. Como qualquer página e perfil deve cumprir suas regras de publicação.

      Se o MBL não está satisfeito que saia de mansinho e pela porta dos fundos.

      É por isso que o Ciro anda dizendo que no governo dele cada um ficará na sua casinha, no seu quadrado.

      Onde nós paramos!!!!

  11. hum…. acredito em papai noel e saci-pererê

    Agora Procuradoria quer sair como defensora da democracia e liberdade(?), o mbl como vítima, perseguido etc(?)…. e FB como defensor da moralidade contra o fake new(?)… Boa estratégia para perseguir quem eles realmente querem perseguir como alvo mas sem dar na cara,  justamente nessa época crucial sobre o destino político do Br. Para mim, pura estratégia pára preparar trerreno. O mbl estva morto antes desse circo todo! Acredite nesse movimentp de “moralização” quem quiser. Faces da mesma moeda …

    Quem aqui não se lembra da atuação do mbl e a mobilização via FB na época do golpe de Estado contra o governo legítimo da Dilma travestido de impeachmente??? Faces da mesma moeda ou forças que utilizam a tal dita rede social e  “movimentos socias-políticos” tidos como espontâneos, aliás muito bem financiados, para manipular incautos, simples assim;……! 

    Um dia toda essa manipulação vai ser contada com todos os pingos nos “is”. Quem paga a conta manda.. Armações as vezes são travestidas de defesa da moralidade e liberdade de expressão.

    Eles não vão banir ou perseguir quem eles realmente querem banir e perseguir. Precisa do circo para dar roupagem. Aliás, a foto do post é interessante.. Triste figuras….sinistras.. 

     

     

  12. MP = MERO PALPITEIRO

    Só não consigo entender qual é a razão do MP se imiscuir nesse assunto. Esse órgão do poder público, virou casa da mãe joana e ninguem pode mais com ele!!!

  13. Marx Zuckenberg

    Minha total solidariedade aos valorosos meninos do MBL.

    Esse grupelho autodenominado “facebook”, liderado por um tal de Marx Zuckenberg é, na verdade, um partido de esquerda. Perceba-se que o facebook se diz uma rede “social”. Ou seja, socialista.

    A coisa mais comum é pessoas bilionárias se deixarem seduzir pelo comunismo. A começar dos irmãos Marinho, que transformaram sua rede de TV em um antro esquerdista. Bill Gates também, sempre preocupado com a “fome na África” e outras bobagens comunistas.

    Até mesmo Donald Trump, por incrível que pareça, é um esquerdista. Basta ver suas reuniões com os soviéticos e com o ditador da Coreia Comunista. Trump é cor de laranja por fora, mas vermelho por dentro.

  14. Mas nao houve reaçao qdo o Face ameaçou blogs progressistas

    Risco mesmo é uma instituiçao como o Facebook poder operar no país.

     

  15. KKKKKKKKKKKKKK

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, e se o face não cumprir as decisões do procuradoreco? vão fechar o face book? HAAHAa. Os poucos procuradores que trabalham na vida não tomam nenhuma atitude ao ver o filme do MP ser queimado de vez nacional e internacionalmente? É um poder independente que custa carísssimo aos cofres públicos, não serve pra nada, salvo fazer politicagem, e ainda quebram a economia de vez em quando com suas perseguições, ops. investigações. O povo tinha de protestar menos no congresso, cujos congressistas estão lá pq nós lá os colocamos, e mais na frente de PGR, STF e outros antros ocupados por decoradores de fórmulas do Cespe que em nada representam ou ausxiliam o povo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador