Promotor que citou Nietszche manda jornal catar coquinho, data venia

Da BBC Brasil

‘Vão caçar o que fazer’, diz promotor sobre confusão entre Hegel e Engels

Por Ricardo Senra

“É claro que nós sabemos a diferença entre Engels e Hegel. Numa peça de 200 laudas, falando de crimes essenciais, vão preferir ficar discutindo a filosofia?”

Quem pergunta é o promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, um dos responsáveis pelo pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula, nesta quinta-feira. Ele se refere à confusão, feita no pedido encaminhado ao tribunal, entre Friedrich Engels, coautor do Manifesto Comunista junto a Karl Marx, e Friedrich Hegel, filósofo morto em 1831, 17 anos antes da publicação doManifesto.

“Vão caçar o que fazer. Vão catar coquinho”, continua o promotor estadual, questionado pela BBC Brasil sobre a repercussão em torno do erro presente na peça. “Isso é uma tolice, é um erro material que já foi verificado e será retificado. Tudo continua como está, não há qualquer gravidade nisso.”

A polêmica foi além da citação filosófica e dos comentaristas de redes sociais.

Juristas e advogados como Carlos Sampaio, coordenador jurídico do PSDB, e Gilson Dipp, ex-ministro do STJ, criticaram a fundamentação técnica da peça jurídica, afirmando que “não é usual fazer a denúncia e pedir a prisão do investigado” e que as chances de Lula fugir do país são pequenas.

A BBC Brasil levou os questionamentos ao promotor do MP-SP. “São ilustres juristas especulando sem conhecer os nossos autos”, afirma Blat.

“Nós fizemos todos os pedidos com absoluta convicção de segurança. Entendemos que houve efetiva afronta ao principio da garantia da ordem pública com a incitação (no discurso feito por Lula após depoimento à Polícia Federal), que é totalmente diversa de manifestação política”.

‘Condutas’

O texto, assinado por Blat ao lado dos promotores Cássio Conserino e Fernando Henrique Araújo, afirma que “as atuais condutas do denunciado Luiz Inácio Lula da Silva, que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 (‘o primeiro torneiro mecânico’ a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados.”

A troca entre os filósofos alemães provocou uma tempestade de piadas e críticas nas redes sociais. Adversários do ex-presidente, entretanto, contra-atacaram, alegando que a atenção exagerada sobre o erro seria uma forma de minimizar a discussão sobre corrupção.

“A ‘viralização’ é inevitável”, comentou Blat à BBC Brasil. “Mais um meme”, brinca.

Denúncias

Na denúncia contra o ex-presidente, a Promotoria afirma que o petista escondeu a posse de um tríplex no Guarujá e que este teria passado por reformas feitas pela empreiteira OAS para Lula.

O ex-presidente alega que não é dono do apartamento e que ele e a ex-primeira dama, Marisa Letícia, visitaram o imóvel apenas uma vez para avaliar a possibilidade de adquiri-lo.

A aquisição, de acordo com os promotores, teria ocorrido por meio de cotas negociadas pela cooperativa Bancoop, mas a defesa do ex-presidente alega que ele desistiu da compra após a quebra da cooperativa e porque a obra teria encarecido demais.

Em nota, o Instituto Lula afirma que a Promotoria “possui documentos que provam que o ex-presidente não é proprietário nem de triplex no Guarujá nem de sítio em Atibaia, e tampouco cometeu qualquer ilegalidade”.

A denúncia não significa que o ex-presidente tenha virado réu na ação criminal – isso só acontecerá se a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, acatar o pedido.

A confusão entre os pensadores no pedido de prisão preventiva ocorre junto à menção a uma frase, captada em um vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), em que é possível ouvir Lula dizendo “eles que enfiem no c* todo este processo”.

“São justamente essas condutas, ora deliberada e intencionalmente ofensivas às instituições do Sistema de Justiça e que sustentam o Estado Democrático de Direito que se ajustam à violação da garantia da ordem pública”, concluem os promotores a partir do episódio.

O MP-SP, que afirma que Lula teria uma “rede violenta de apoio”, justifica o pedido de prisão preventiva pela condição supostamente privilegiada do ex-presidente. “Sabidamente possui poder de ex-presidente da República, o que torna sua possibilidade de evasão extremamente simples”, diz o texto.

Ainda segundo a Promotoria, “ninguém está acima ou à margem da lei” e Lula “atentou contra a ordem pública ao desrespeitar as instituições que compõem o Sistema de Justiça”.

Em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, afirmou na quinta-feira que a fundamentação apresentada pelos promotores para justificar o pedido é “uma tentativa de banalização do instituto da prisão preventiva”.

“Lula jamais se colocou contra as investigações ou contra a autoridade das instituições. Mas tem o direito, como qualquer cidadão, de se insurgir contra ilegalidades e arbitrariedades. Não há nisso qualquer ilegalidade ou muito menos justificativa jurídica para um pedido de prisão cautelar”, diz o texto.

O advogado argumenta que o pedido não traz um fato concreto para justificar as acusações contra o ex-presidente e seus familiares, e que não há nada além de “hipóteses”.

Colaborou Mayra Sartorato, da BBC Brasil em São Paulo

Redação

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Idiotas. Passaram atestado de
    Idiotas. Passaram atestado de incompetência intelectual com firma reconhecida. E depois atestaram a própria ausência de humildade. Pobre MP paulista, órgão rebaixado e humilhado por sujeitinhos tão canhestros.

  2. Acusou o golpe, rs. Também

    Acusou o golpe, rs. Também quem manda ser ignorante? Vá abrir um livro rapaz antes escrever sobre o que não sabe…

  3. Esse recado foi para o MP-SP

    “Vão caçar o que fazer. Vão catar coquinho”

    Isso serve muito bem para o MP-SP. Eles deveriam ir trabalhar, ao invés de usar o cargo para fazer politicagem.

    Sugiro que processem a máfia da merenda, do metrô, do rodoanel, das ambulâncias…

    Pára, espera!  
    Impossível fazer isso!
    Os envolvidos são todos TUCANOS!!!
    Tucanos são inimputáveis e portanto, não podem ser processados!

    Ha, bom….

    Eles vão procurar algum petista para perseguir.

  4. Vá estudar, promotor!

    Vá estudar, promotor! O cara, que se acha, e acha, como todo antipetista e preconceituosos em geral, que o Lula é ignorante, quer mostrar sabença e fala de filosofia, sem saber do que se trata, no blablabla jurídico de sua peça de 200 laudas. Mal consegui ler duas, devido à péssima redação.

    Aliás, ontem, o repórter-locutor da Globo “corrigiu” um erro de concordância visível num trecho do papelório exibido na tela: sujeito no singular e verbo no plural. Como é que esses caras passaram em seus concursos? Como ganham tão altos salários pra fazerem essas porcarias? Resposta: correspondendo aos interesses políticos da direita. A pretexto de seguirem processos judiciais reforçam o Estado judicial que visa provavelmente à criação de uma “nova” República dos Bacharéis. Ou das baixarias, como essas.

    Além do mais, claro que as citações de Nietzsche, Marx e Hegel aparecem aí como parte da retórica direitista de culpabilização prévia de Lula, notório militante marxista e super-homem nietzschiano, como se sabe… Pobre Lula, pobre Marx, pobre Nietzsche!

    1. mais alguns para a lista

       pobre Hegel

       

      Mas principalmente pobres de nós, obrigados a sustentar esses vagabundos que só sabem fazer politicagem e não vão atrás das grandes máfias que assaltam os cofres paulistas a décadas.

       

      Deveria haver um RECALL para membros dos MPs e juízes também.

      Fez merda, cai fora!!

       

       

      1. Guilhotina

        Devíamos é fazer como na Revolução Francesa onde os juízes, promotore e policiais que abusavam de seu poder foram colocado no iníciod da fila da guilhotina.

        Estou achando que esse é o único jeito, já que eles não aceitam a via democrática.

    2. Concordo, mas foram TRES

      Concordo, mas foram TRES assinaturas, Jair.  Nenhum deles notou nada de errado pois nunca leram um livro que seja.  Como todo mundo de direita, alias.

      1. Só que Hegel pode ser lido tanto por esquerdistas como por…

        Só que Hegel pode ser lido tanto por esquerdistas como por direitistas, só que cultos!

        Isto é verdade que após a morte de Hegel surgiu a  discussão entre os filósofos Hegelianos de direita, versus os de esquerda.

  5. Reação de todo intelectual

    Reação de todo intelectual fajuto quando é desmascarado.

    De qualquer forma, o MP é mais uma instituição desacreditada no país… parabéns!

  6. Quizeram bancar os

    Quizeram bancar os intelectuais o que não são mas um bando de concurseiros e se deram mal. Sabedoria não é para qualquer um, é para o sábio mor LULA.

  7. esse é o zéca bla bla bla bla bla bla bla bla bla

    bla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla bla

    200 laudas depois

    bla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla blabla bla bla bla bla bla bla bla bla bla.

    assinado bla bla, cancerigeno e FHGA

    1. esse é o grande zeca,

      esse é o grande zeca, bravooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!

      bravooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      bravo zeca.

      a,lucidez vencerá a estupidez podes crer….

  8. “Numa peça de 200 laudas,

    “Numa peça de 200 laudas, falando de crimes essenciais, vão preferir ficar discutindo a filosofia?”:

    Depois sorriu docemente e acrescentou:  “Nos 3 prometemos ler um livro de filosofia nos proximos 3 anos”.

    Uma vez alguem me perguntou a respeito da barragem Hoover e eu, de proposito, sorri docemente e disse “eh, foi nomeada para um cara que usava vestido de vez em quando mas isso foi antes dele fabricar aspiradores de po”.

    Nunca pensei que uma gafe mais gafiosa que as minhas pudesse existir!

  9. De fato, trocar Hegel por

    De fato, trocar Hegel por Engels é um erro que pode ser cometido por qualque um. Eu mesmo cometi na faculdade, até porque a grafia sempre me pareceu muito semelhente. Para dizer a verdade ouve uma época, muito tempo atrás (quando eu era mais obtuso), que achava que os dois eram uma única e mesma pessoa! 

    Não, promotor, o problema não é esse ao meu ver. O problema são as 199 laudas que, segundo dizem por aí, cometem um erro elementar do Direito: não apresenta uma única prova para sustentar o pedido que os senhores fizeram…  Pra mim isso é muito pior do que trocar Hegel por Engels. Enquanto isso a gente tira sarro de toscos serviçais que posam de sabidos como vocês… 

    1. Marcos, eles citam somente dois autores fora do direito, e as…

      Marcos, eles citam somente dois autores fora do direito, e as duas citações estão erradas, erram não só no nome de Engels como também no nome de Nietzsche, que esquecem o z. Se não fosse para mostrar uma aparente erudição tudo bem, mas pedante e ignonante é dose.

  10. Qual Marx?

    O texto elocubrado e pretensioso do pedido de prisão cita um tal de Marx. Qual deles: Groucho, Harpo ou Zeppo? Os irmãso Marx entraram para a História como heróis anárquicos do humor. Por que um deles ficaria envergonhado com Lula? Se os três promotores se inspiraram na chanchada (chanchada vem do termo italiano bagunça) , ratificam a imagem de lerda ebangunceira que o povo tem da justiça. Com o salário que les ganham, poderiam ter poduzido um texto melhor. Creio que a inspiração foi Groucho: ele  não engolia desaforo.

  11. Capivara do Blatt

    O Blatt é aquele que perdeu a denúncia da justiça suiça sobre os trambiques do Trensalão, por anos, numa pasta, numa gaveta, num arquivo que era para ficar morto mas ressucitou para assombrá-lo.

    Ele também tem uma passagem com um coreano (?), que de repente foi liberado de tudo.

    Como é que um cara destes pode denunciar um político qualquer, que no mínimo possui algum respaldo popular. Quanto mais, denunciar o Lula.

    Mais grave do que trocar o nome do Engels pelo do Hegel, foi não ter tomado conhecimento da Filosofia do Direito, escrita pelo segundo, principalmente a passagem entre Vontade Geral e Moralidade Objetiva. Falta estofo intelectual, além de outros atributos necessários a um operador do sistema jurídico nacional.

  12. Além de burro, ignorante e boquirroto

    “É claro que nós sabemos a diferença entre Engels e Hegel. Numa peça de 200 laudas, falando de crimes essenciais, vão preferir ficar discutindo a filosofia?”

    Em primeiro lugar não sabe não. Se soubesse não cometeriam um erro tão grosseiro.

    Em segundo lugar, do que é que esse canalha está falando? Pois se foi ele mesmo que colocou a discussão sobre filosofia naquela merda de 200 páginas de imundície que ele produziu? Se não era para falar de filosofia por que falou? É burro ignorante e arrogante ainda por cima.

    Agora ainda descobrimos que é um boquirroto de merda!

    1. TRES ASSINATURAS!

      “Agora ainda descobrimos que é um boquirroto de merda!”  (2)

      Nao, espere, apague isso!

      Correcinha:

      “Agora ainda descobrimos que sao TRES boquirrotos de merda!”

      E nenhum dos TRES descobriu a tempo a diferenca entre Hendel e Gretel!  (Gretel eh a que tem seios.  Hendel nao tem.)

    2. Merendeiro

      Ruy, esse paspalho, o tal do Blat foi quem junto com o merendeiro propineiro Fernando Capez se incumbiram de uma força tarefa (tá na moda essa frase) para acabar com as torcidas organizadas em São Paulo, especialmente a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel.

      Outro dia num comentario sobre os tucanos roubando a merenda das criancinhas, acabeio elogiando esse traste porque não seguiu o mesmo caminho do seu comparsa merendeiro propineiro.

      Como um dia vem após o outro, queimei a língua.

      Só que no caminho dele (esse de prender o Lula), deixou as marcas das suas quatro patas e ficou com as orelhas de burro murchinha da silva.

      As redes sociais não perdoa ninguém, principalmente os burros.

      E ainda teem a coragem de dizer que o Lula que é analfabeto!

  13. Esse camarada não é alpinista

    Esse camarada não é alpinista de celebridade nos shows do Datena ??? . . . . volta e meia estão por lá . . . . . pedindo um biquinho . . .

  14. Três Patetas Tucanos ! É a cara do coxinhato analfabeto político

    Três Patetas Tucanos ! É a cara do coxinhato analfabeto político. Voltem para  a escola suas antas !  

  15. perder a boa eles podem, Lula não

    Mandar catar coquinho depois de assassinar a filosofia entre outras extravgâncias eles podem, né? agora o Lula, acusado, nervoso, não pode mandar mandar ninguém à merda! Muito justo. 

  16. é precio diimir a dúvida

    é precio diimir a dúvida sobre a decisão da juíza que saiu hoje no webjustiça…

    a decisão da juíza é contrária ao pedido de prisão feita pelo mp paulista.

    o gilson postou noutro artigo.

    vi num tal webjustiça…

    confere? é isto mesmo?

    no g1 não tem nada sobre isso..

    a juíz já decidiiu que arquvou o processo de pedido de prisão?

    se a decisão foi dada, por que a grande mídia

    ainda não deu até agora?

    para aoproveitar e  deixar no ar a matéria da mp a

    fim de turbinar as manifestações de domingo?

     

     

  17. esse blat persegue o pt há

    esse blat persegue o pt há mais de quinze anos….

    vide caso daniel de santo andré,

    esse mesmo da bancoop, o cara tá careca de saber que

    o lula não em nada a ver com isso….

    esse caso da bancoop trm mais

     de dez anos no mp  de  sp….

  18. Não esqueçam que usaram
    Não esqueçam que usaram inadequadamente Nietzsche, pois quiseram passar a idéia de que este em sua obra Assim falou Zaratustra teria defendido a igualdade dos homens .

  19. Eu tô igual a esses

    Eu tô igual a esses patricinhos do MP. Não sei porra nenhuma de Engels e Hegel. Mas eu não tô acusando ninguém…

    Um lembrete para os deslumbrados do MP:

    Aqui no Ceará, durante um julgamento, debate entre advogado de acusação versus defesa:

    Advogado de acusação Grita:

    – Eu estou montado num animal chamado justiça.

    Advogado de defesa retruca:

    – Pois se apeie desse animal que esse animal o Sr não conhece.

     

  20. se ele conhecesse a frase de

    se ele conhecesse a frase de nietszche – deus está morto -,o sábio blat

    poderia parafrasear o filósofo alemão contextualizando o seu

    – dele, blat – infame e  impiedoso besteirol :

    o mp paulista está morto!!!!!!!

  21. Esta é uma medida exemplar da

    Esta é uma medida exemplar da loucura que se apossou do país graças ao engajamento feroz da mídia, única fonte de informação de grande parte do povo brasileiro, que em esforço sem fim onde vale tudo, pretende alcançar o poder sem ter votos para isso. Três procuradores que nem têm qualquer brilhantismo, se reúnem e se acham no direito de fazer o fazem com um ex-presidente da República que foi a seu tempo – e ainda hoje é  – um dos homens mais admirados do planeta. Para confundir, mandam seus papagaios repetirem que “ninguém está acima da lei”. O Brasil, se resistir a isso de maneira minimamente adequada, terá atravessado um dos períodos mais difíceis e decisivos de sua longa história.

  22. beócios

    E ele que vá catar um livrinho. Come buchada e arrota caviar.  Decorar os códigos pra passar em concurso não encurta orelha de ninguém.

  23. E a emenda ficou pior do que

    E a emenda ficou pior do que o soneto, pois se um arcabouço jurídico se fundamenta em princípios e diretrizes e o tal começa assim…em um encontro impossível tudo o mais se torna impossível, pois, pois.!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador